Como reparar um umidificador com as próprias mãos
O umidificador é um eletrodoméstico saudável, razoavelmente seguro (em termos de choque elétrico ou incêndio). Este é um dispositivo muito simples. Reparar um umidificador com suas próprias mãos não é difícil, já que nem a desmontagem nem alguns tipos de diagnósticos são um problema.
Conteúdo
O que é um umidificador?
Para realizar os reparos, é necessário entender o funcionamento do umidificador. Os dispositivos são divididos em 3 grupos:
- Streaming (tradicional). Aqui, a hidratação ocorre da maneira mais lenta. Um jato de ar sopra a superfície da água no tanque do evaporador ou, além disso, com um ventilador, bombas pequenas são usadas para bombear ar através da coluna de água. A taxa na qual a umidade na sala cresce é muito pequena.
- Aquecido (vapor) O princípio de operação desses dispositivos é quase o mesmo que o streaming. A diferença é que o aparelho dessa classe aquece a água e proporciona umedecimento com a ajuda do vapor resultante. A temperatura não é tão alta quanto em uma chaleira, mas os umidificadores de trabalho perceptíveis podem causar desconforto quando você toca a capacidade do evaporador.
- Ultra-som. Ele usa o princípio da formação de uma suspensão muito fina de água, que é chamada de vapor para simplificar. Isso é feito usando uma placa de cerâmica. Quando um sinal de controle é aplicado, a vibração começa, e a água é literalmente chicoteada no nevoeiro. Este último com um ventilador é alimentado no espaço da sala.
Os umidificadores ultra-sônicos são considerados os mais seguros e eficazes. Portanto, no mercado moderno eles literalmente dominam. Os umidificadores ultrassônicos Boneco, Electrolux, Bork, Venta estão entre as marcas mais vendidas no setor de eletrodomésticos em questão. Considere as características do seu reparo.
Problemas com a parte elétrica
Curto-circuitos e outros problemas com a eletricidade são muito comuns.Isso geralmente ocorre devido à falha do usuário ou devido a danos no dispositivo devido a uma queda. Se tudo estiver claro com a última razão - o dispositivo caiu, a junta pode ter mudado, uma parte do corpo estalou, então o primeiro precisa ser esclarecido.
No circuito do umidificador, existem duas aberturas tecnológicas com as quais o usuário interage. A água é derramada em uma, o vapor sai da outra. A maioria dos proprietários de dispositivos não tem ideia de como os dispositivos são organizados internamente. Portanto, as tentativas de despejar líquido através dos orifícios de saída de vapor são repetidas com bastante frequência.
Para reparar um umidificador da Electrolux, Boneko ou qualquer outra marca que não mostre sinais de vida, você deve primeiro (desconectando o dispositivo da rede) verificar:
- a presença de poder na tomada;
- o estado do fusível no plugue, que são fornecidos com modelos da Venta;
- integridade do cabo de força;
- a ausência de quebras de arame nos pontos de saída do plugue e na entrada do alojamento;
Se possível, tente ligar o umidificador, substituindo a fonte de alimentação se o modelo for alimentado por um conversor de voltagem.
Se tudo estiver em ordem e o umidificador não funcionar, você precisará abrir o gabinete (mais sobre isso abaixo). Tendo acesso ao interior do dispositivo, vale a pena inspecioná-lo quanto à umidade. Se for, você terá que lidar com a parte elétrica. A eliminação deste problema requer a intervenção de especialistas.
No entanto, o umidificador pode não iniciar. devido ao bloqueio automático de proteção. Para se certificar de que não existe tal motivo, você precisa inspecionar todas as partes do dispositivo que usam eletricidade. Na placa de controle não deve haver escurecimento ou detalhes com cores irregulares, as bobinas do ventilador, se visíveis, também devem ter uma cor uniforme.
Se visualmente tudo estiver em ordem, você deve remover toda a umidade do interior do dispositivo e secá-lo completamente por 24 horas. Este reparo ajuda a restaurar a capacidade de trabalho dos umidificadores na maioria dos casos.
Abrindo o caso
Entenda umidificadores sem dificuldade. Para isso:
- O dispositivo desliga e desconecta da rede.
- Removido o tanque de água.
- O caso vira.
- Para obter acesso ao interior do dispositivo, vários parafusos auto-roscantes são desenroscados. Eles podem estar escondidos sob os pés de borracha.Em casos raros, o caso é fornecido com snaps que seguram suas partes. Para procurá-los, você precisa usar uma lâmina fina: levando-os ao longo da linha de contato, você pode encontrar o lugar de fixadores, que você deve pressionar.
Após desmontar o alojamento do umidificador, todos os seus componentes estarão visíveis. Estas são juntas de vedação, uma unidade de ventilador, um setor de membrana, um tubo de derivação para uma entrada de líquido, uma placa de controle, várias peças para converter o fluxo de ar e a descarga de vapor.
Se não houver habilidades para montar construtores, recomenda-se pré-fotografar a localização de todos os elementos.
Falhas típicas e sua remoção
Reparação de um umidificador, se não estamos falando sobre a parte elétrica, você pode fazer isso sozinho. As falhas são as seguintes:
- Cheiro desagradável quando se trabalha. Para corrigir o umidificador, neste caso, é muito simples. Isto é devido à contaminação banal e multiplicação de bactérias ou fungos. É necessário remover, limpar e enxaguar cada uma das partes, e de acordo com os resultados de uma inspeção visual, é possível decidir sobre a substituição de elementos individuais ou a unidade como um todo. Não use produtos químicos agressivos para limpeza.A melhor escolha, se você não quer mexer com água morna - uma solução fraca de peróxido de hidrogênio ou amônia.
- O umidificador faz um som, mas o nível da água não diminui. É necessário verificar a condição do motor de alimentação e da membrana de conversão de pressão (tipo ultra-sônico). A causa da falha pode ser a contaminação, a falha da bomba ou o deslocamento de elementos estruturais como resultado da queda do dispositivo. Partes do dispositivo são inspecionadas, se necessário, recuperadas ou limpas, o dispositivo está sendo testado.
- Se as correntes de vapor não são visíveis, a razão mais frequentemente está nas aberturas de saída entupidas. Você deve verificar a grade de saída, o funcionamento da ventoinha de sopro, limpe o filtro. Se houver suspeita de falha do motor, um especialista deve ser chamado.
A maioria dos danos ao umidificador, se levarmos em conta a simplicidade do seu design, associada à poluição. Portanto, se a limpeza e verificação da posição de todos os elementos estruturais não trazem resultados, e não há manifestações visuais de problemas com a parte elétrica, é mais razoável procurar ajuda qualificada.