O princípio de funcionamento do umidificador
Hoje você não vai surpreender ninguém com um umidificador de ar, e você pode conhecer este dispositivo em muitas casas do nosso país. Apesar da grande popularidade dos dispositivos, o princípio de seu trabalho permanece inalterado e possui vários recursos de design, que serão discutidos abaixo. Convencionalmente, os humidificadores domésticos (industriais exigem consideração separada, uma vez que são complexos e, na verdade, assemelham-se ao funcionamento de aparelhos de ar condicionado em vez de evaporadores convencionais) são divididos em tradicionais e ultra-sónicos. Considere como esse tipo de umidificador funciona.
Conteúdo
Qual é o dispositivo para?
Muitas pessoas perguntam: por que precisamos de um umidificador na sala? Não será difícil responder a esta questão se nos lembrarmos de que uma pessoa tem mais de 70% de água. Quanta umidade as pessoas perdem no clima árido, em condições em que todos os radiadores, convetores e assim por diante funcionam? Em tais condições, a pele seca e descasca, superfícies mucosas e problemas com o sistema respiratório podem ser exacerbados. Aparelhos deste tipo (incluindo um umidificador portátil) são necessários apenas para minimizar os efeitos negativos do microclima árido de apartamentos modernos.
Diferentes tipos de umidificadores funcionam de maneira diferente. A base do seu trabalho pode ser a ultrassonografia, a evaporação a quente ou a frio, a “poeira” da água. Portanto, ao escolher um dispositivo para empresas domésticas ou industriais, é necessário levar em conta o algoritmo de sua ação.
Como funciona um umidificador de evaporação quente?
Se a nomeação dos umidificadores for mais ou menos clara, resta entender as características de seu funcionamento. A base do funcionamento destes dispositivos é princípio da evaporação de líquidos (a transição da água de um estado para outro).A água no processo de ebulição começa a evaporar-se e a unidade produz vapor que é dispersa por um ventilador. O mesmo processo é alcançado por ebulição duas (par) de eléctrodos mergulhados em um tanque de líquido. Eles estão fechados e isso dá origem ao aquecimento da água.
Por quanto tempo esse dispositivo deve funcionar? Contanto que contenha líquido. Quando tudo isso evapora, os eletrodos se abrem e a tensão de alimentação é bloqueada automaticamente. É por essa razão que você não deve se preocupar que um umidificador possa causar um incêndio. Em alguns casos, faz sentido conectar o cabo de alimentação após o dispositivo ser montado e estar pronto para uso. Alguns modelos podem funcionar de USBEsses dispositivos compactos são projetados para pessoas que trabalham muito no computador.
Se for detectada uma falha (à prova de fugas, há lugar estrias ou cabo danificado), você deve consultar imediatamente o instrumento a um centro de serviço.
Devido às suas características, este umidificador está em funcionamento constante. em condições de perigo aumentado (altas temperaturas, corrente elétrica e água estão próximas e interagem no mesmo alojamento).
Umidificador consiste em um pequeno número de componentes e montagens:
- Recipiente de água.
- Fã
- Filtrar
- Elemento de aquecimento (caldeira).
- Ionizador (opcional, não instalado em todos os modelos). Com esta opção, você não só pode umedecer, mas também enriquecer o oxigênio em ambientes fechados com íons carregados negativamente.
Para obter um efeito aromático ou inalatório, basta adicionar um óleo aromático a uma bandeja especial (ou tanque de água) e aguardar o efeito correspondente. No entanto, esteja ciente de que nem todos os modelos de umidificadores suportam esse recurso.
Quanto deve o umidificador trabalhar para reduzir o nível de umidade na sala para um confortável? Tudo depende de uma variedade de fatores: que época do ano, o grau de aridez / secura da sala, material da parede, etc.
Como funcionam os dispositivos tradicionais (evaporação a frio)
O princípio de funcionamento desses dispositivos parece ainda mais simples do que o dos bolsistas.A evaporação a frio ocorre principalmente devido ao fato de que o líquido no tanque flui através de tubos especiais para a panela, e a partir daí vai para os elementos de evaporação. Em seguida vem o ventilador. Ele sopra o fluxo de ar direcionado através do evaporador, como resultado do qual a umidade purificada é obtida na saída. A água fornecida ao evaporador, sob a pressão do ar do ventilador, passa por um filtro antibacteriano e sai do bocal na forma de umidade. Assim alcançado também efeito desinfetante, o que é muito importante na estação quente, quando o número de bactérias e organismos prejudiciais aumenta muito.
A desvantagem desse tipo de dispositivo é a necessidade freqüente de substituir filtros. Em média, a vida de um filtro antibacteriano de papel é de 2-3 meses. Existem análogos que podem ser operados por mais tempo, até seis meses, mas também são, respectivamente, mais caros.
Apesar do fato de que o princípio do umidificador "frio" é bastante simples, existem modelos com diferentes tipos de umidade de pulverização.Por exemplo, em modelos mais caros, em vez de filtros, são usados discos plásticos que são perfurados com pequenos furos. Esses discos giram durante a operação e absorvem gotas de água da panela. Para desinfecção em tais umidificadores encontram os eletrodos na panela.
Um plus de umidificadores "frios" é trabalho autônomo, o processo de umedecimento neles é auto-regulador. O nível de umidade será mantido em estrita conformidade com os indicadores especificados. Se a umidade atingiu o limite exigido, a intensidade do trabalho é reduzida quase ao mínimo. Devido a esse recurso, recomenda-se que um evaporador tradicional esteja localizado próximo a um aquecedor, radiador ou convetor. Neste caso, não apenas o aquecimento do ar circulante será fornecido, mas também seu umedecimento e limpeza, o que aumentará muito o efeito.
O princípio da operação de umidificadores tipo ultra-sônico
Em contraste com os umidificadores discutidos acima, este tipo de dispositivo usa um princípio bastante curioso de operação. O líquido do reservatório entra em uma placa especial, que começa a vibrar em uma freqüência ultra-sônica.Flutuações quebram a água nas gotículas mais pequenas, formando algo como névoa ou vapor. Como resultado, uma nuvem é formada, que é expelida do dispositivo com a ajuda de um ventilador localizado no interior. Em outras palavras, no processo de trabalhar umidificador ultra-sônico cria neblina.
Na aparência, pode parecer que a névoa gerada pela frequência das vibrações do disco é quente. Na verdade, partículas de água fragmentadas por ultra-som são frio, e não representam um perigo para crianças ou adultos, você pode tocá-los facilmente.
Para descobrir quanto mais baixa umidade é necessária, um higrostato é instalado nos dispositivos.
A desvantagem deste tipo de umidificador é a falta de purificação da umidade emitida. Ou seja, o pólen de água que é liberado no espaço da sala não sofre filtração. Além disso, recomenda-se usar em humidificadores de ar ultra-sônicos. apenas água destilada.
A vantagem desta unidade é a segurança na operação e um dispositivo bastante simples, bem como um método confiável e comprovado de operação.
O princípio de funcionamento dos atomizadores (dispositivos do tipo spray)
Como funciona um umidificador atomizador? Vale a pena notar que tais dispositivos são usados apenas em escala industrialonde é necessário umedecer grandes áreas. Gotas de umidade são transformadas em pó fino, fazendo o caminho várias dezenas de centímetros do bocal do bico. A pulverização é conseguida por uma forte pressão.
A desvantagem desse tipo de dispositivo pode ser chamada de preço alto. A vantagem dos atomizadores é o alto desempenho.
Conclusão
Como você pode ver, o princípio de funcionamento do umidificador depende de vários aspectos, por exemplo, em sua finalidade (residencial ou industrial), tipo e estrutura interna. Estes dispositivos são unidos não pelo princípio de ação, mas pelo resultado desejado - o nível necessário de umidade na sala.