Tipos de umidificadores para violão
Fabricantes de guitarras afirmam que eles devem estar contidos em um clima cuja umidade é de 45 a 55%. Em suas fábricas, eles estabelecem um controle climático especial, que permite manter a umidade em torno de 47%. Este indicador é considerado ideal para armazenar guitarras. Manter este nível em casa é muito difícil, então os fabricantes desenvolveram um umidificador especial para o violão, o que impede que ele quebre e lhe permita manter a qualidade do som.
Conteúdo
O que acontece se a umidade prescrita não for observada?
Se você toca constantemente, ou leva o violão nas mãos uma vez por mês, para o instrumento precisa se importar. O violão é muito caprichoso e, sem o devido cuidado, você não "tocará junto". O que acontece com o instrumento se você não usa um umidificador?
- O pouso de cordas é extremamente baixo.
- Uma “protuberância” pode se formar na junção do pescoço com o corpo.
- O deck da frente se inclina.
- As pontas dos trastes com suas partes afiadas começam a sair do forro.
- O pesar vem para a ponte.
Escusado será dizer que as consequências podem ser muito terríveis, até o aparecimento de rachaduras e danos à ferramenta.
Como resolver o problema
A fim de não zombar do instrumento e não deixá-lo sem umidade, um umidificador especial para guitarras foi inventado. O que você precisa saber sobre esses dispositivos? Isto é o que eles estão divididos em dois tipos:
Umidificadores tipo loja:
- Se você comprar um umidificador tubular, compre o maior de diâmetro.
- Umidificadores "dos bancos", pode ser usado somente quando a perda de umidade é muito pequena, como eles emitem água em porções.
- Umidificador do tipo vinil lida bem com sua tarefa. A única coisa que estraga a impressão é que a umidade é coletada no caso, não caindo no pescoço.
Se você mora em um lugar onde a umidade é sempre baixa, recomenda-se usar umidificadores enlatados, mas não se esqueça do dispositivo de suporte.
Umidificadores tipo self-made:
- Uma opção é pegar uma pequena esponja, colocá-la em polietileno para fazer vários furos e colocar esse desenho no corpo da guitarra.
- Borracha de espuma molhada pode ser colocada em um recipiente de creme ou creme dental. O design também é fixado no corpo da ferramenta, sem esquecer de fazer furos no tubo.
Não importa qual opção você escolha, o principal é não esquecer que os umidificadores precisam ser trocados periodicamente.
O que mais você precisa saber
No processo de aprender a tocar violão, pode haver várias questões relacionadas ao manuseio do instrumento. Especialmente muitas vezes estas questões dizem respeito ao cuidado:
- Se a umidade varia entre 20-35%, então é necessário trocar a água no umidificador uma vez por semana.
- Se você mora em um clima cuja umidade é próxima do normal, 35-45%, então é recomendável trocar a água 2-3 vezes por mês.
- Se você estiver usando uma guitarra elétrica, o umidificador deve ser colocado em um estojo de proteção.A segunda opção pode ser manter a umidade na sala, mas isso não é totalmente razoável, pois neste caso você não poderá levar o instrumento com você.
- Se a umidade na sala ao contrário, aumentada, é necessário incluir condicionadores de ar, que durante a operação absorvem a umidade. Você também pode usar secadores de ar especiais.
- Para saber o que a umidade na sala, compre um dispositivo especial - um higrômetro.
- Não guarde o instrumento perto da porta.
- Certifique-se de que não caia na luz solar direta.
- Em uma sala seca, guarde a sua guitarra na prateleira mais baixa ou debaixo da cama, onde a umidade é sempre maior do que no topo.
Não compre um higrômetro em lojas de música. Você vai ter o dispositivo a um preço inflacionado, é melhor andar pelas lojas de engenharia elétrica.
Umidificador DIY para guitarra
Tais dispositivos não são os mais baratos, mas se você gosta de fazer tudo sozinho, então faça o dispositivo não é difícil. Para isso você vai precisar de:
- Mangueira de silicone ou material de PVC com um diâmetro de cerca de 10-13 milímetros.
- Esponja para lavar pratos, e melhor se for feito de celulose. Usando opções de espuma também é possível, mas eles absorvem a água pior.
- Uma ferramenta que pode fazer furos com um diâmetro de 2-3 milímetros.
- Pistola de cola com materiais relacionados.
Assim que você obtiver todos os detalhes necessários, você pode começar a montar um futuro umidificador para sua guitarra:
- Corte uma tira da esponja, igual ao comprimento do nosso tubo.
- Marque os buracos, observando a regra importante: quando o umidificador está na guitarra, os buracos devem estar localizados nas laterais e não olhar para cima e para baixo. A distância entre eles você escolhe de acordo com o seu gosto, em média, cerca de 60 milímetros.
- Depois de aplicar a marcação, começamos a fazer furos. Se você fizer furos, então você gasta menos tempo.
- Se você tomou uma esponja de pratos, não esqueça de cortar uma camada dura dele.
- Recorte das listras da esponja que correspondem ao diâmetro do nosso tubo. A maneira mais conveniente de fazer isso é com uma tesoura, mas uma boa faca serve.
- Para toda a umidade veio uniformemente, a tira deve ser conectada uns aos outros com uma agulha e linha.
- Coloque a tira esponjosa acabada no tubo, pré-umedecida com água.
- Depois disso, é necessário construir abas com uma pistola e cola.
Vantagens e desvantagens de um umidificador caseiro
Para aqueles que amam seus instrumentos, é extremamente importante mantê-los em ordem. Escolhendo para este humidificador caseiro, você deve entender o que é melhor ou pior do que a loja.
Desvantagens:
- A mangueira self-made não é de todo flexível devido às paredes grossas, o que dificulta o processo de colocação no violão.
- A aparência do aparelho não é muito atraente, mas quem o vê no corpo da guitarra?
Se falamos sobre os méritos do dispositivo resultante, então basicamente é sua o custo, que é agradavelmente diferente da loja em uma direção favorável para você.
Modelos populares
Se você decidir comprar um umidificador na loja, então você deve saber o que os fabricantes são, e como eles diferem uns dos outros:
- Modelo Planeta Ondas Gh Bom para acústica. Isso não danificará seu instrumento e criará a umidade necessária.
- Umidificador KYSER KLHU 1A. Ele não só irá proteger o seu instrumento de secar, mas também remover o excesso de umidade, se necessário.
- Semelhante ao seu antecessor, o modelo KYSER KLH AA protege guitarras acústicas de umidade excessiva ou falta dela.
- Opção KYSER KLH CA Proteja ferramentas clássicas do sol ou da umidade.
- Mas o dispositivo CRAFTER GHC-200 Para guitarras acústicas não só irá protegê-los da umidade, mas também informá-lo sobre o nível de água na atmosfera.
- Set PLANETA ONDAS Pw—HPCP-03 projetado especificamente para corrigir uma grande re-secagem da guitarra.
- Dispositivo PLANETA ONDAS Pw—GH-HTS não só hidrata seu instrumento, mas também mostra informações atualizadas sobre sua condição. Além disso, tem a função de manter o nível de umidade.
Se você decidir comprar um umidificador na loja, então pegue o modelo com sensores, eles são necessários para monitorar o nível de água no ambiente.
É claro que os amantes podem não notar os primeiros sinais de ressecar o violão, mas os profissionais sentirão a menor mudança em seu som. Para não ter que ajustar constantemente a ferramenta, recomenda-se usar um umidificador. Você pode comprá-lo na loja e pode fazê-lo sozinho. A guitarra é tudo a mesma coisa, o principal para ela é o clima de qualidade.