Comparação de pistola de calor e aquecedor infravermelho
Fontes de calor adicionais são mais frequentemente relevantes em condições em que a possibilidade de realizar sistemas de aquecimento não é fornecida. Existem muitas ofertas alternativas no mercado, entre as quais as favoritas. Um dos principais dilemas é a pergunta: o que é melhor escolher uma pistola de calor ou um aquecedor de infravermelho? Vamos tentar resolvê-lo.
Conteúdo
Recursos do instrumento
A tarefa de ambos os dispositivos é criar um ambiente confortável e acolhedor na sala. Mas o princípio de atingir o objetivo que eles terão diferente. É tudo sobre as características do funcionamento da tecnologia.
Pistola de calor
Existem muitos tipos desses dispositivos, a única diferença está no tipo de combustível usado. Na maioria das vezes eles usam fogo ou eletricidade. Une todos eles - o aquecimento será fornecido sob pressão das massas de ar. Na prática, o trabalho "com fogo" ficará assim:
- Sob pressão na câmara de combustão é um jato de combustível.
- O ventilador cria um fluxo de ar que é direcionado para as fontes de calor já aquecidas.
- O ar aquece a cerca de 200 graus. A temperatura da própria câmera nesse momento chega a 800 graus.
- O jato queima no fluxo de ar.
- O produto residual (monóxido de carbono) é removido para a chaminé.
- Eletricidade envolvida, necessária para girar o ventilador e a bomba de combustível do motor.
É muito importante, ao instalar, considerar todas as regras de segurança contra incêndio.
Alimente o dispositivo pode e atual. Se em qualidade aquecedor elétrico arma de calor é usado, é bastante adequado para instalações residenciais (sendo mais seguro na vida cotidiana). Só neste caso estão envolvidos elementos de aquecimento feitos de cerâmica e aço inoxidável.
Uma pistola de calor aquece a sala com socos contínuos. Em vez disso, ele usa kernels fluxo de ar. O poder do trabalho permite em poucos minutos aquecer grandes áreas da sala.
Equipamento Infravermelho
A base da fonte de radiação infravermelha é a ação das ondas eletromagnéticas. Eles têm um certo comprimento que corresponde ao espectro. Um fato interessante é que somente objetos não refletivos serão afetados - se a superfície for brilhante, branca e transparente, ela permanecerá fria.
O mesmo ar será então aquecer de objetos - e este é um grande dispositivo adicional. Mesmo depois de desligar o aparelho, a atmosfera permanecerá agradavelmente aquecida durante muito tempo (a ventilação da sala não impedirá isso). Então você pode falar sobre como economizar energia gasto em aquecimento.
Existem outras vantagens em usar esses dispositivos eficientes:
- simpatia ambiental (oxigênio não é queimado e não há cheiro desagradável);
- facilidade de instalação;
- versatilidade e estética.
No entanto, não foi sem inconvenientes - vale a pena sair da zona de conforto, como se sente frio. E se tal aquecedor de infravermelho não for colocado corretamente, pode ocorrer dor de cabeça. Aparece devido às ressonâncias das zonas térmicas do corpo, especialmente quando apenas uma parte dele é aquecida. E os médicos só têm certeza de que são esses dispositivos que são os culpados da pele seca e lançam dúvidas sobre a segurança de uma longa permanência perto da radiação infravermelha.
Âmbito das armas de calor
Nem todas as instalações podem ser aquecidas (e, em alguns casos, por exemplo, em espaços abertos, é até inútil fazer isso). Aqui pode ajudar uma arma de calor.
O combustível usado impõe algumas restrições ao escopo de tais dispositivos. Isto é especialmente visível no caso das opções de gás - elas são usadas em salas onde as pessoas não são permanentes. Na maioria das vezes estes são armazéns, instalações de produção, pregões, pavilhões e locais de construção.
Existe uma especificidade em unidades elétricas. Em primeiro lugar, devemos nos lembrar do alto custo da eletricidade - eles são racionalmente usados apenas para aquecimento local ou em salas com um pequeno quadrado. Para o último caso são usados modelos compactos (o dispositivo terá uma potência de apenas 2-3 kW).Há também um limite na faixa de temperatura - de -10 a 35 ° C, que também precisa prestar atenção.
A possibilidade de usar aquecedores infravermelhos
Tais equipamentos podem funcionar tanto com eletricidade quanto com gasolina e até com combustível líquido (por exemplo, diesel). Cada tipo é bom para um aplicativo separado.
- Por exemplo, um modelo baseado em gás ou óleo pode ser usado quando necessário aquecimento de áreas abertasPor exemplo, um café de verão ou um playground. Para uma área de 25 metros quadrados é bastante adequado aparelho com uma potência média. A radiação em tais modelos será bastante alta energia, por isso é melhor que as pessoas permaneçam em tal sala por um curto período de tempo.
- Opção elétrica é mais adequada para uso doméstico - aqui o elemento de aquecimento irá operar a baixa temperatura. E as ondas produzidas são semelhantes em comprimento àquelas emitidas pelas próprias pessoas. O bônus será a absoluta durabilidade e segurança de seu serviço.
Especialistas aconselham a instalação de um aquecedor infravermelho no teto ou outra altura máxima da área atendida.Isso ajudará os emissores a aquecer mais espaço, e não apenas os itens que estão “a caminho”.
Como escolher o dispositivo certo
Não importa qual fonte o consumidor escolheu. O principal é produtos de qualidade. Você não pode “olhar para” um custo baixo - essas economias não são justificáveis, pois os produtos serão preenchidos com fios de baixa qualidade e contatos ruins. Produtos de qualidade podem ser identificados pelos seguintes recursos:
- caso forte e confiável;
- cabo isolado grosso;
- ótimo plug.
Dispositivos duvidosos correm o risco de não apenas falhar rapidamente - o principal perigo aqui é a probabilidade de um curto-circuito. O resultado pode ser um incêndio, então você não deve salvar sua própria vida.
Teste de eficácia comparativa
Dúvidas dos usuários na escolha de um determinado tipo de dispositivo são claras. Para entender este ponto, você pode comparar a taxa de aquecimento da atmosfera em uma determinada área do espaço. Tome, por exemplo, garagem isolada de 20 metros quadrados na temporada de inverno. O objeto é interessante, pois não há outras redes de aquecimento especialmente instaladas, por isso vamos trabalhar a partir do zero.Como a ventilação está conectada, é melhor usar versões elétricas de ambos os dispositivos.
A pistola de calor Bau Master (fabricada na Rússia) e o popular aquecedor infravermelho chinês Ballu BHH / M-09 participam da “competição”. Os resultados podem ser vistos na tabela comparativa:
Pistola de calor Bau Master, 3000 W | Aquecedor infravermelho Ballu BHH / M-09, 900 W, 4 peças, penduradas no teto em paredes opostas | ||
---|---|---|---|
Condições | O resultado | Condições | O resultado |
Fora 0, dentro + 18 | O aquecimento foi realizado dentro de 30 a 40 minutos. | Fora -14, dentro de +14 | Toda a sala foi aquecida por meia hora, mas o conforto de estar na zona de impacto vem depois de 10 segundos. |
Fora - 5, dentro + 15 | A sala foi aquecida por 1 hora. | Fora - 21, na garagem custa +8, juntos, acaba-se com + 10 | Demorou 1 hora para criar uma atmosfera calorosa em toda a sala, mas estava quente de uma vez em um raio de um metro do aquecedor. |
Fora - 20, dentro de 0, no final, acabou + 5 graus. | O aquecimento ocorre dentro de uma hora e meia, mas é impossível trabalhar em tal sala no futuro. | ||
O funcionamento conjunto de ambos os dispositivos dará + 20 dentro da garagem em - 20 fora, mas você deve se preparar imediatamente para grandes contas de energia elétrica. |
É claro que esta experiência está longe de ser um indicador ideal de trabalho, mas, no entanto, conclusões já podem ser tiradas. Cada consumidor é guiado por qual unidade usar, com base nos parâmetros e finalidade do quarto, a taxa de aquecimento desejada, tecnologia de energia e outros indicadores relevantes.