Aquecedor de aquário para garantir o microclima em uma lagoa artificial
Atualmente, há um grande número de fãs para manter peixes exóticos em casa. E sua manutenção e reprodução não estão completas sem equipamento especial. Se você vai ter peixe em um aquário, você definitivamente precisará de um aquecedor de água. Com isso, é possível manter a temperatura ideal em um reservatório artificial para o pleno desenvolvimento e subsistência dos moradores.
Conteúdo
Espécie
Existe uma grande variedade de aquecedores de aquário:
- Submersível. Produzido a partir de uma variedade de materiais (plásticos, titânio, vidro). Tem a forma de um frasco no qual o elemento de aquecimento é inserido. Este aquecedor está parcialmente ou completamente imerso no ambiente aquático.
- Fluxo através aquecedores de agua. O termostato deste tipo de dispositivo é exibido fora do aquário. Isso economiza espaço interno.
- Cabos de aquecimento. Perfeito para aquecer aquários redondos. O cabo é colocado sob o solo. Isso garante o aquecimento uniforme da água.
- Esteiras para aquecer a água. Instalá-los deve estar sob o aquário. A água é aquecida pelo fundo do tanque.
Aquecedor para aquário com termostato
Se o aquário contém peixes tropicais, a temperatura da água deve ser muito maior do que a temperatura do ar na sala. Para manutenção uniforme da temperatura da água durante o dia e à noite, instale aquecedores para um aquário com um termostato especial. Este último está equipado com um sensor. Aquece a água a uma temperatura predeterminada, após o que desliga o elemento de aquecimento. Quando a temperatura da água começa a cair, o termostato liga o aparelho novamente.
O termostato permite que você mantenha um certo microclima, e os aquaristas não podem se preocupar que seus animais morrerão devido a hipotermia ou superaquecimento da água.
Existem dois tipos de termostatos:
- Mecânico. Tem um custo relativamente baixo. Exibe as leituras de temperatura com uma precisão de mais ou menos 2 graus.
- Eletrônico. Uma ordem de magnitude mais cara que mecânica. A temperatura da água no aquário é alta.
Também os termostatos são divididos em:
- Embutido. Juntamente com o elemento de aquecimento estão em um gabinete selado que é instalado diretamente no ambiente aquático.
- Portátil. Instalado fora do aquário. Conecte-se com um fio com um sensor de temperatura, localizado no aquário.
Usando um aquecedor de água
Use um aquecedor de água deve ser estritamente de acordo com as regras:
- O aquecedor está incluído na rede somente após a imersão no ambiente aquático.
- Antes de mergulhar o aquecedor na água, você deve desconectar todos os aparelhos elétricos da rede.
- Não use aquecedores de água danificados.
- Se o fio estiver danificado, substitua todo o dispositivo, não apenas o fio.
- O aquecedor de água é usado estritamente para o propósito pretendido.
Instalação
Para manter o microclima desejado no ambiente aquático, você precisa saber como instalar o aquecedor no aquário.O aquecedor de água pode ser instalado horizontalmente e verticalmente. Para instalação vertical, o botão de ajuste deve estar localizado acima do nível da água. Com um arranjo horizontal, o aquecedor é totalmente imerso no ambiente aquático.
As marcas do nível de imersão são geralmente marcadas no corpo do aquecedor. O dispositivo deve ser instalado de modo que a água esteja acima do nível mínimo de imersão. Com o tempo, a água evapora, então você precisa garantir que ela não caia abaixo da marca mínima.
O aquecedor não deve ser instalado em cascalho ou areia.
Um suporte é instalado sob a cabeça do aquecedor, que é anexado à parede do aquário com ventosas.
Por favor, note que o dispositivo instalado só pode ser ligado. depois de 15 a 20 minutos. Durante este tempo, a temperatura do aquecedor é igual à temperatura da água no lago artificial. Somente depois disso, o dispositivo é conectado à rede.
Como fazer você mesmo
Ao fazer um dispositivo para aquecer o aquário, você pode economizar muito. O método mais antigo de aquecimento de água era a queima de combustível seco. Para isso, o aquário estava equipado com uma pequena fornalha.Este método foi utilizado principalmente no transporte de peixes, principalmente no inverno. Só podemos imaginar o quão problemático esse negócio foi.
Com o tempo, as pessoas aprenderam a fazer um aquecedor para um aquário com as próprias mãos - de resistor. Para isso, o último foi colocado no meio de um tubo comum. Devido ao fato de que o ar conduz mal ao calor, o vazio entre o resistor e os tubos de vidro começou a se encher de areia de quartzo. O gargalo do tubo de ensaio foi preenchido com um composto impermeável. Segundo os usuários, esse aquecedor está totalmente operacional.
Há também um aquecedor de sal para o aquário. Considere como fazer isso sozinho.
Antes de começar a fazer um aquecedor de sal, você precisa se familiarizar com os regulamentos de segurança para trabalhar com aparelhos elétricos.
Materiais necessários:
- Garrafa de plástico.
- Fio elétrico com plugue (pode ser removido de um dispositivo quebrado).
- 2 anéis de cobre de 15 a 20 mm de comprimento.
- O arame é médio duro com 20 cm de comprimento.
Primeiro de tudo, na rolha de garrafa você precisa fazer três furos.Em dois orifícios, empurre dois fios com bordas sem arestas. Anéis de cobre são presos aos fios e achatados com um golpe de martelo. As extremidades dos fios, em nenhum caso, não devem fechar, caso contrário, ocorrerá um curto-circuito. Na garrafa você precisa colocar a ponderação, para isso você pode aplicar o solo do aquário ou pedras.
Garrafa cheia de água. Os fios devem estar localizados abaixo do nível da água. O terceiro buraco da cortiça é necessário para sair do condensado. Para fixar o aquecedor, feito à mão, use um fio de dureza média. Enrolamos uma extremidade do fio em volta do gargalo da garrafa, dobramos a outra em forma de gancho e penduramos na parede do aquário. Colocamos nosso próprio dispositivo para aquecimento de água no aquário, de modo que o pescoço fique acima do nível da água do reservatório artificial.
Por que o aquecedor é declarado sal? É simples! Para regular sua temperatura, você precisa adicionar à garrafa. salmoura. Para aumentar a temperatura, adicione mais solução. É muito importante não exagerar, caso contrário, você corre o risco de perder seus animais de estimação devido à água fervente. Todas as manipulações com um aquecedor de água caseiro gastam somente depois de desconectar da rede.
Para a criação de um aquecedor caseiro, segure somente se você tiver pelo menos um pouco de experiência no reparo de engenharia elétrica! Caso contrário, pode ser perigoso para você e seus animais de estimação.
Para o pleno desenvolvimento e subsistência de peixes tropicais simplesmente não pode fazer sem aquecedor de aquário. Não importa se você comprou em uma loja ou decidiu fazê-lo sozinho, o principal é observar as precauções de segurança ao trabalhar com ele.