Nós consertamos aquecedores por nós mesmos
A questão de como reparar aquecedores domésticos de vários tipos é feita com bastante frequência, uma vez que esses dispositivos são usados em todos os lugares e não são cobertos por vários tipos de danos.
Aquecedores modernos, seja convectores, infravermelho ou oleo, feitos de acordo com os mesmos princípios, no entanto, eles podem diferir drasticamente em soluções de layout e engenharia. Considere algum tipo de esquema universal de lidar com problemas, abordando as principais características de classes individuais de dispositivos.
Conteúdo
Regras básicas de segurança
Deve ser sempre lembrado que os aquecedores domésticos são aparelhos potentes de alta tensão. Portanto, regulamentos de segurança - a primeira coisa a seguir ao realizar reparos em um aquecedor elétrico:
- Certifique-se de desconectar o dispositivo removendo o plugue de alimentação da tomada.
- Alimentos duplicados devem ser fornecidos. Além da tomada na qual o aquecedor foi ligado, você precisará de mais um, ou um cabo de extensão com contatos confiáveis e um fio projetado para a potência apropriada do dispositivo.
- Somente ferramentas com alças isoladas são usadas.
- Não trabalhe com um aquecedor desmontado com as mãos molhadas.
- Para verificar os circuitos do dispositivo, você precisa usar dispositivos de medição especiais. Artesanato "discagem" é inaceitável.
- É necessário fornecer uma boa iluminação do espaço de trabalho.
E a principal coisa que precisa ser feita ao reparar aquecedores de uma casa é seguir do simples ao complexo, não apressar, e antes de realizar qualquer operação, pense se existem meios para eliminar suas conseqüências.
Avarias elementares
A primeira coisa a verificar é integridade do fusível. A causa de sua combustão pode ser o aumento da tensão na saída ou uma reinicialização acentuada dos parâmetros. Portanto, verifique e substitua os fusíveis, se estiverem disponíveis - o primeiro passo sensato.
Uma causa comum de quebra de aquecedores elétricos é descrita como "circuito aberto". Grosso modo, a energia não circula ao longo do contorno calculado. Pode haver vários motivos:
- quebra de contatos;
- solta ou fuligem nas peças do garfo;
- queima ou quebra do cordão na zona de sua entrada no plugue;
- danos no cabo mecânico;
- Nagar, separação, separação de fios dentro do dispositivo.
Antes de proceder à desmontagem do caso, é necessário verificar cuidadosamente as coisas básicas. Por exemplo, conecte o dispositivo a uma tomada diferente. Se isso não ajudar, você pode continuar a trabalhar.
Inspeção do aquecedor
Plugue elétrico é uma causa muito comum de danos. O contato deficiente na tomada é possível; dano mecânico, como resultado do qual ocorre um circuito aberto ou curto-circuito. A ficha é desmontada, após o que é efetuada uma inspeção visual. Os contatos não devem mostrar sinais de superaquecimento. Também vale a pena verificar a confiabilidade de todas as conexões mecânicas e varrer as extremidades do cabo de alimentação.
Inspecione e verifique a integridade do cabo
O ponto de saída do cabo da caixa do plugue é o lado fraco de todos os aquecedores elétricos. O cabo de energia geralmente quebra. Se não for possível determinar a quebra do núcleo visualmente ou por sentimento, você terá que se armar com um multímetro e monitorar a integridade do fio. Antes disso, este último é inspecionado ao longo de todo o comprimento para a presença de danos mecânicos e fraturas. Se houver algum, o cabo deve ser trocado.
Inspeção visual para problemas com circuitos elétricos
Até que a análise do caso tenha começado, é útil procurar sempre que possível. É extremamente útil lanterna pequena, mas poderosa.
- Através das rachaduras na grelha do aquecedor, é possível inspecionar os cabos para contatos ou caminhos quebrados.
- Você pode inspecionar facilmente o interior do dispositivo quanto à presença de carbono nos contatos.
- O principal local de inspeção, se disponível, são os contatos dos aquecedores: elementos de aquecimento, elementos espirais, frascos de infravermelho.
Muitas vezes, uma inspeção visual revela outras razões para a quebra do aquecedor: a presença de objetos estranhos, o fluxo de fluido, etc.
Desmontando o corpo do aquecedor
A maioria dos aquecedores elétricos modernos não é difícil de desmontar. O gabinete desmonta rapidamente, depois de desatarraxar vários parafusos. Mas você precisa seguir cuidadosamente o procedimento para remover peças. Muitos fabricantes usam o case como uma estrutura de suporte, fixando nele os detalhes da solução de engenharia do aquecedor.
Se não houver confiança em uma boa memória ou se não houver experiência na desmontagem de aparelhos elétricos, vale a pena fotografar cada ação para montar adequadamente toda a estrutura de trabalho após o reparo.
As maiores dificuldades surgem quando desmontagem aquecedores a óleo. Aqui os principais circuitos e sensores são cobertos com uma tampa. É facilmente removido: para forçar o retentor, você precisa segurar com cuidado um objeto de metal fino (chave de fenda, faca) ao redor do perímetro da tampa. Isso deve ser feito com cuidado, sem riscar a peça. Depois de determinar a localização da trava, pressione-a e remova a tampa.
Verificação de peças internas
Depois de desmontar o aquecedor, todos os elementos estruturais são cuidadosamente inspecionados. Se houver um depósito, ele será raspado, se houver penhascos, eles serão eliminados.A fonte de alimentação do cabo de 220 V. Verifique se um testador é usado para isso. Para se certificar de que o cabo não está quebrado e em boas condições, durante o teste ele é dobrado, movido, sondado. Se as leituras do testador mudarem neste caso, é melhor substituir o fio de energia.
Verifique os nós principais do aquecedor
Notamos imediatamente, aquecedores diferem no princípio de funcionamento e peças usadas. Para testar o desempenho da maioria dos nós, você precisa de habilidades para usar um multímetro e conceitos sobre o projeto de circuitos elétricos. Portanto, vamos abordar as coisas mais simples disponíveis para o usuário médio:
- Fusíveis. A primeira coisa que é verificada é a integridade dos fusíveis. Em alguns modelos de aquecedores, esses elementos estão escondidos dentro, o acesso de fora é impossível.
- Sensor de posição. Presente nos aquecedores de ventoinha mais potentes e em alguns modelos de aquecedores a óleo. A verificação é simples: se o sensor estiver funcionando, quando o dispositivo estiver inclinado, ele abrirá o circuito. Na posição vertical - a resistência é quase zero. Você pode verificar qualquer discagem. Se o sensor estiver quebrado, ele muda completamente.
- Regulador Nagar e óxidos em controladores de temperatura são uma causa comum de falha do aquecedor. É necessário desmontar os elementos, limpe cuidadosamente tudo com lixa fina, limpe-o com álcool.
- Sensor térmico, termostato. O sensor de temperatura do dispositivo é bastante simples. Dentro da unidade mecânica responsável pela abertura do circuito a uma determinada temperatura, há uma placa bimetálica. É necessário colocar o regulador no mínimo, para obter um elemento, inspecionar a presença de traços de fuligem, rachaduras, delaminação, quaisquer óxidos e depósitos. Se presente, a placa deve ser substituída.
- Ressonador de quartzo. Presente em Aquecedores de cerâmica, a mudança de seus parâmetros se desenvolve com o tempo, como resultado do qual o dispositivo deixa de obedecer aos reguladores. A peça deve ser substituída, outro reparo do aquecedor não é possível.
Para eliminar outras avarias, a experiência no trabalho elétrico, a capacidade de testar os parâmetros de elementos de aquecimento, enrolamentos do motor, capacitâncias de partida e o estado de outros nós é necessário. Portanto, é irracional residir em detalhes, especialmente porque cada classe de aquecedores tem suas próprias características.
Como conclusão
Em conclusão, você pode trazer mais algumas dicas. Ao reparar aquecedores de óleo deve estocar várias coisas:
- Primeiro, o tanque para drenar o óleo do transformador, se você precisar trocar o elemento de aquecimento ou selar o vazamento.
- Em segundo lugar, um selante especial que é usado para tratar a zona de vedação após a instalação do elemento de aquecimento.
- Em terceiro lugar, a presença de um poderoso ferro de solda e fluxos especiais para eliminar pequenos vazamentos nas costuras. Selantes, adesivos, massas de vários tipos não farão isso.
A regra principal ao reparar é avaliar sobriamente as suas capacidades e não fazer trabalho desnecessário se for mais barato comprar um novo aquecedor.. Além disso, não ocupe o trabalho, se o período de garantia não tiver expirado.