Possui sistemas de ar condicionado multi-zona
O sistema de ar condicionado multi-zona encontrou a sua aplicação onde até sistemas potentes divididos não conseguem lidar. Ao contrário das versões domésticas, o VRF e o VRV são sistemas centralizados de ar condicionado. grau industrial, representando todo um complexo de módulos. Os sistemas VRF e VRV são semelhantes aos sistemas multi-split domésticos ou semi-industriais, mas em muitos aspectos são superiores. Eles são projetados especificamente para a manutenção de edifícios residenciais ou administrativos em vários andares.
Conteúdo
Visão geral
Os sistemas multizona são projetados para ar condicionado em várias zonas (quartos ou salas) através de uma única unidade externa. Existem outros nomes: VRF ou VRV - o significado é o mesmo, a diferença nas abreviaturas ocorreu depois que o fundador do sistema patenteou sua invenção (VRF).Portanto, todas as três designações implicam o mesmo complexo de ar condicionado.
Estruturalmente, o sistema é um complexo de módulos externos e vários módulos internos, dos quais o prefixo "multi" se origina. A peculiaridade dos sistemas VRV / VRF permite reduzir o número de módulos externos, o que reduz o custo de instalação, operação e também facilita o projeto de instalação e manutenção de condicionadores de ar.
De um ponto de vista técnico, é muito mais fácil manter a operação estável de uma ou duas unidades externas a vinte, além disso, um grande número delas na fachada do edifício estraga a aparência.
Os multissistemas VRV / VRF são fabricados por vários fabricantes - desde os japoneses de elite aos russos orçamentários. Entre as marcas mais populares estão Mitsubishi, Daikin (o autor do sistema VRF), Sanyo, Ballu e muitos outros, cada um deles representa o mesmo sistema com pequenos desvios.
Recursos de design de sistemas
O princípio de funcionamento do complexo é uma reminiscência de um sistema multi-fenda, mas é mais produtivo, esquema mais complexo.Cada sistema VRF / VRV é construído em um tipo de bloco: quanto mais salas, mais módulos internos. Todos os blocos são combinados entre si. linha de freonconsistindo de vários tubos. Coletores ou refnets são instalados nos pontos de ramificação. O sistema de dois tubos é projetado para resfriamento alternativo ou aquecimento, e a rota dos três tubos permitirá aquecer e resfriar o ar em diferentes cômodos ao mesmo tempo.
Para que o trabalho de todo o complexo não dependa da confiabilidade de um compressor, é permitido instalar até três módulos ao ar livre. Isso possibilita usar uma unidade como backup ou expandir o sistema no futuro. A vantagem do design é que, após o lançamento, você pode alterar o sistema de ar condicionado, incorporar linhas adicionais ou substituir áreas desgastadas.
O comprimento horizontal do percurso é de cerca de 150 m, e o vertical - 50 m, que permite organizar o sistema de ar condicionado no piso, em todo o edifício ou numa parte separada do mesmo.
Gestão O Multizone VRF / VRV é implementado de várias maneiras:
- através de um computador usando um programa de controle especializado;
- controle remoto para cada módulo interno;
- de um painel de controle centralizado, que é um painel.
Deve-se ter em mente que os condicionadores de ar multi-zona de diferentes fabricantes podem diferir, a diferença estará no número máximo de módulos internos, o comprimento da rota e a composição do refrigerante.
Tipos de blocos
Como o sistema split, os sistemas de ar condicionado multi-zona têm dois módulos: internos, instalados diretamente dentro da sala e externos, que são montados no lado da rua do prédio. Em qualidade módulo externo na maioria das vezes escolhem modificações no telhado. É mais rentável e mais fácil em termos de manutenção: não há necessidade de recorrer aos serviços de alpinistas, além disso, o design da fachada do prédio não sofre.
Módulo interno não é diferente das versões diárias:
- cassete;
- montado na parede;
- parede e teto;
- canal.
A escolha de uma unidade adequada não é limitada e é baseada na arquitetura ou no design da sala.
Vantagens do sistema multizonal
Esses complexos de ar condicionado adquirem bancos, escritórios, edifícios comerciais ou administrativos.Os sistemas VRF / VRV possuem muitas vantagens, o que compensa o alto custo no estágio de instalação e instalação.
- Tais sistemas são caracterizados pela flexibilidade de operação, devido ao fato de que cada módulo interno é usado conforme necessário e pode ser ajustado.
- A instalação do complexo é bastante simples, devido ao baixo peso dos blocos internos. Para a organização do sistema de ar condicionado a partir do zero, alguns especialistas são suficientes.
- Unidades interiores conectadas são apresentadas em várias modificações e podem diferir na aparência e no desempenho, os modelos podem ser escolhidos de acordo com as características das instalações (arquivamento, residencial, escritório, armazenamento).
- Apesar do alto custo de instalação, os sistemas de ar condicionado VRV / VRF econômico em operação.
- Válvulas com ajuste eletrônico fornecem uma dosagem precisa de freon, portanto, a temperatura definida é mantida com uma precisão de +/- 1 °.
- Qualquer modificação dos sistemas de ar condicionado (VRF / VRV) pode ser combinada com a unidade de ventilação. Para isso, a ventilação com entrada e saída (HRV), capaz de operar em três modos: troca total de calor, bypass ou modo automático, é conectada ao complexo multizona.
- Integração no sistema intelectual do edifício está disponível, com base em software especial, todos os módulos são monitorados, planejados e gerenciados. A otimização da operação economiza energia em grande parte, eliminando o trabalho ocioso.
Tais indicadores permitirão o uso de aparelhos de ar condicionado multi-zona, não apenas para fins de produção, mas também para ar-condicionado. em um edifício residencial.
Segurança e confiabilidade
Se nos sistemas de divisão convencionais, se o lado externo quebrar, todo o sistema de ar condicionado estiver paralisado, a instalação de vários módulos externos é permitida em VRF / VRV. Quando um deles falha, a carga é automaticamente redistribuída para os demais, mantendo o desempenho de todo o complexo.
A simplicidade do design é benéfica apenas de um lado - a rede unificada de tubulações fornece dezenas de módulos internos com refrigerante. Se a pista estiver danificada, existe a possibilidade de vazamento de freon, o que paralisa todo o sistema de ar condicionado.. Além disso, apesar das garantias dos fabricantes, o refrigerante pode ser prejudicial aos seres humanos.
Soluções alternativas
Os condicionadores de ar multi-zona VRF / VRV são mais seguros do que seus concorrentes, mas funcionam como uma alternativa bobina do refrigerador-ventilador. Apesar da semelhança externa, o chiller é inferior ao VRF / VRV em vários pontos-chave:
- o custo do resfriador é menor, mas o consumo de energia é cerca de duas vezes maior, respectivamente, a operação custará mais;
- requer pessoal permanente;
- a capacidade de instalar bombas, tanques, trocadores de calor e outras adições são expressas em grandes custos de mão-de-obra durante a instalação e o projeto;
- sem conectividade com a HRV.
O modo de operação do funcionário é semelhante ao VRF / VRV, o controle é exercido através de painéis centralizados, painéis de controle remoto ou através de um computador pessoal. A comparação mostra que o VRF / VRV é mais seguro e prático do que um sistema celler ou multi-split.
De acordo com as características declaradas, os sistemas multizona são bastante adequados para instalação em uma casa de campo, mas na prática isso não é racional, porque o custo de instalação é bastante alto.
Resumindo, podemos notar o alto desempenho dos sistemas VRF / VRV, flexibilidade e confiabilidade do design, facilidade de manutenção.Hoje, eles são amplamente utilizados para ar condicionado em edifícios de escritórios e escritórios, centros de exposições ou clubes.