Vantagens e diferenças do ar condicionado inverter

O que é um ar condicionado tipo inversor? Na aparência de tais dispositivos climáticos não são diferentes de sua própria espécie. Montagem externa também é típica para representantes de tais dispositivos. Você pode dizer o mesmo sobre funções. Mas, ao mesmo tempo, o ar condicionado tipo inversor é considerado um dispositivo mais avançado com operação estável. Uma análise das possibilidades da tecnologia do inversor ajudará a entender se isso é verdade ou um golpe de publicidade.

 Ar condicionado inverter

Princípio de funcionamento

Quais são as diferenças entre os condicionadores habituais e os nossos heróis? E o que é um sistema split inverter? Qual ar condicionado é melhor - inversor ou normal? Existe o risco de pagar demais? Estas e outras questões surgem na cabeça do futuro proprietário da tecnologia climática.E você pode respondê-las apenas analisando as diferenças entre o condicionador de ar do inversor e sua contraparte usual.

 Sofá vermelho e três aparelhos de ar condicionado

Ar condicionado normal

Um aparelho típico deve regular a temperatura em uma sala com base nas leituras do sensor de temperatura - O último usuário expõe. A linha inferior é que quando você excede este indicador, o dispositivo simplesmente desliga. Naturalmente, depois de algum tempo a temperatura começa a subir, então há uma reinicialização, durante a qual o ar-condicionado normal começa a funcionar em plena capacidade. Assim, a técnica funciona todo o tempo especificado.

Estes on-off não têm as melhores consequências:

  • pico de carga no dispositivo no momento do lançamento;
  • um salto na rede elétrica (aumento do consumo de energia);
  • peças de desgaste do mecanismo.

Acontece que o dispositivo não-inversor trabalha ciclicamente. E para que seu motor acelere, grandes correntes de partida são consumidas. Após o início, o compressor começa a bombear 50% do volume total do freon da zona de baixa para alta pressão. Ao mesmo tempo, todos os sistemas estão envolvidos ao máximo.

Como a pressão é normalizada depois que o compressor é desligado? O sistema de aceleração é responsável por isso. Mas em qualquer parte do sistema permanece freon ferver risco (pode ocorrer na linha, no receptor e no tubo capilar). E o frio potencial não utilizado é liberado irracionalmente, resfriando o ar do lado de fora. Claro, há compensação, mas é pequena - ao mesmo tempo o frio é produzido na sala. Até certo ponto isso equaliza a perda quando o compressor é ligado novamente.

Modelo do inversor

O ar condicionado com inversor é diferente dos modelos convencionais. Aqui, a unidade de controle converte a corrente alternada em corrente contínua e, em seguida, a converte de volta para a freqüência alternada, mas já atual.

O conhecimento da física ajudará a responder à questão do que constitui um inversor em um ar-condicionado. Acontece que o inversor tem como objetivo aumentar e diminuir a freqüência usual da rede. Este condicionador de ar de controle de energia do inversor e formou a base para o nome do dispositivo. Influenciou mudança de velocidade do motor compressor, e, portanto, em seu desempenho.

O princípio de funcionamento do ar condicionado inverter é o seguinte. O dispositivo tem um termostato, fornecido como um medidor de temperatura padrão, mas quando atinge o nível desejado, ele não desliga, mas simplesmente reduz a potência no trabalho (deixando apenas 5-10% do usual).A temperatura neste caso cairá muito mais lentamente, mas quando o limite permissível é ultrapassado, o compressor começará novamente. O compressor do inversor opera na faixa de 1 a 1,5 graus (em comparação com o convencional, no qual esses dados variam de 1 a 5 ° C). Ao mesmo tempo, não haverá carga absoluta no dispositivo.

O esquema do condicionador de ar do inversor inclui o blocos externos e internos.

  1. Elementos como um compressor estão localizados na parte externa, seguidos por um filtro de sistema com Freon, seguido por um ventilador para resfriar o freon e um condensador. Também vale a pena mencionar o painel de controle e conexões.
  2. Agora, sobre a unidade interna: a primeira coisa a mencionar é o evaporador para resfriar o ar, o ventilador, as peças da grelha, bem como o filtro e o poço no qual o condensado flui.

 Dispositivo de dois tipos de condicionadores

Prós e contras do uso de sistemas inversores

Tendo entendido o que significa o nome do modelo “split system inverter”, é hora de falar sobre os prós e contras das unidades. Inicialmente sobre bônus - mesmo após um curto período de uso, os usuários têm tempo para apreciar os benefícios dessa técnica.

  1. A diferença entre o ar condicionado inverter e o habitual éque não há restrições no trabalho (para um dispositivo tradicional não é mais do que 8 horas por dia).
  2. Não se preocupe com sobrecarga de rede. E sua ausência já é economia de energia na faixa de 30 a 50%. Ao pagar contas de serviços públicos, a diferença é significativa.
  3. O dispositivo pode ser chamado econômico - não há "cargas ociosas".
  4. Existe uma manutenção exata da temperatura definida.
  5. O impacto do fluxo de ar também se torna mais confortável: durante o condicionamento, um fluxo suave de 12-15 ° C sairá. Isso reduz a probabilidade de ficar doente (como é o caso quando se usa um análogo comum).
  6. Nível de ruído reduzido (apenas 19-23 dB) permite operar tal dispositivo mesmo à noite (em comparação, na versão usual é 30-32 dB).
  7. Serviço longo.
  8. Finalmente, um dispositivo com um inversor ajudará a aquecer o ambiente, mesmo a uma temperatura de até -25 graus.

 Características comparativas de dispositivos

Existem certas desvantagens dos condicionadores de ar do inversor.

  1. "Raisin" na forma de termorregulação suave não é adequado para todos os quartos. O que é ideal para quartos e quartos de crianças, absolutamente não pode lidar com a criação de uma atmosfera confortável em escritórios e outros locais públicos (as pessoas entram e saem constantemente, fecham e abrem as janelas).
  2. Você não deve colocar o inversor de ar condicionado na cozinha, o seu trabalho vai quebrar o calor da chaleira ou fogão. A tecnologia climática simplesmente não consegue lidar com essas mudanças constantes de temperatura.
  3. Não é a última palavra para a manutenção dos dispositivos. Por exemplo, as variedades de compressores inversores e não inversores são exatamente as mesmas, mas se a placa eletrônica falhar, sua substituição custará pelo menos 10.000 rublos. E peças de reposição não podem ser encontradas na venda geral.
  4. Por razões econômicas, não é rentável operar tal unidade no país, que raramente é visitada por residentes.
  5. Finalmente alto custo o dispositivo torna problemático para qualquer pessoa comprá-lo.

Escolhendo o melhor modelo

Hoje, o sistema split do tipo de inversor apresentado é um produto do desenvolvimento de quase todos os fabricantes, especializado na produção de tecnologia climática. Entre eles estão nomes como Daikin, Toshiba, Panasonic, Mitsubishi e muitos outros. Cada marca tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Daikin De acordo com as análises dos usuários, eles são os dispositivos climáticos mais populares. Eles trabalham em freon seguro e estão prontos para cumprir sua missão mesmo nas condições de um inverno rigoroso. Existem duas linhas de produtos no mercado - FTX e FTXN.Ambas possuem excelentes indicadores econômicos e ergonômicos, longa vida útil, ar-condicionado com inversores de piso e parede. Outro bônus é o baixo ruído declarado (em modelos top pode até ser de 19 dB, no entanto, a maioria dos compradores ainda objetam que o ruído ainda aparece em velocidades elevadas).

 Ar condicionado Daikin

Amor e modelos de pessoas selos Lg. Atrai baixo desgaste e a capacidade de escolher uma variedade de condições de temperatura sem uma carga da rede elétrica. A unidade pode funcionar com rotações muito baixas. As características desta marca são marcadas por um nível de potência bastante alto. Mas também existem desvantagens: o equipamento é muito sensível e não pode suportar grandes picos de tensão.

É muito caro como a técnica em si e os componentes nela.

 Ar condicionado Lg

Panasonic produz dispositivos de alta qualidade e acessíveis. Os produtos desta marca são diferenciados pelo uso de uma unidade do tipo pulsada - isto significa que eles são menos suscetíveis a surtos de energia. Muitos dos modelos são ótimos para escritórios. Eles também são bons para a casa, como eles têm um modo de aquecimento noturno.

 Ar condicionado Panasonic

Agora sobre BEKO - uma marca que mostra o que é um sistema split de inversor em toda a sua beleza: a facilidade de controle é combinada com alta potência (uma unidade mais avançada é usada). O modelo tem um modo de desumidificação e existe até um ionizador de ar embutido.

 Ar condicionado BEKO

Sobre qualquer inversor dividido Electrolux falar sobre o dispositivo bom universal e qualitativo. Avaliações positivas ele ganha, antes de tudo, boa gestão. No entanto, o modelo também usa proteção especial anti-gelo.

 Condicionador de ar Electrolux

Inversor da marca Toshiba Você pode refrigerar uma sala de 30 metros quadrados. metros Existe uma unidade de pulso integrada que protege o sistema contra picos de energia. A eficiência energética não excederá o valor de 80%. Sistemas de divisão desta marca com controle inversor - um dos mais acessíveis.

Aliás, a Toshiba foi a primeira a introduzir esses dispositivos.

 Ar condicionado Toshiba

Existe outra marca mencionada - COOPER E CAÇADOR. Ao contrário de outros modelos, as unidades possuem uma unidade de potência transformadora. As vantagens deste ar condicionado inversor também estão em excelente controle de velocidade.

 Ar condicionado COOPER & CAÇADOR

Dicas para comprar qualquer um desses dispositivos

Para escolher o sistema split correto com controle do inversor, você precisa ouvir as seguintes recomendações.

  1. Se o orçamento é limitado, é melhor não comprar o mais barato dos modelos de inversor disponíveis. Que seja melhor a divisão usual, mas de um fabricante bem conhecido e ter uma boa reputação.
  2. É melhor escolher um modelo com grande capacidadeespecialmente se você planeja instalá-lo em um quarto ou quarto do bebê. Tal dispositivo funcionará sem ruído e rascunho.
  3. A instalação do sistema deve ser confiada apenas a profissionais. De acordo com os centros de serviços, 80% de todas as falhas são causadas por instalação analfabeta.
  4. É melhor realizar a instalação na primavera, e não na "estação quente", quando cheio de sugestões de especialistas incompetentes.

Trabalho de manutenção

Até mesmo um super condicionador de ar moderno pode falhar sem o devido cuidado. É importante saber que sistemas divididos com controle inversor exigem o cumprimento de certas regras para o seu tratamento.

  1. Não permita que líquido entre no circuito refrigerante. Isso é preocupante com a formação de ácido, que corrói o isolamento do motor.
  2. Na verdade, monitore constantemente o nível de óleo e refrigerante usado.Freon vai cair - e a pressão no sistema vai cair, e, portanto, o dispositivo começará a trabalhar por desgaste.
  3. Importante e regular limpando o permutador de calorAfinal, o acúmulo de sujeira é um caminho direto para o superaquecimento, aumento de pressão e carga.

Ignorar essas recomendações pode causar danos ao dispositivo.

A informação sobre o que um inversor divide tecnologia, permite em toda a beleza entender as perspectivas do seu uso. Mas vale a pena pagar mais por sua compra? A resposta será esta: com um orçamento pequeno, é melhor optar por condicionadores de ar convencionais, mas da classe mais alta. Disponibilidade real de centros de serviços onde eles podem fornecer assistência qualificada.

Condicionadores de ar deste tipo podem ser recomendados para instalação em apartamentos - os residentes apreciarão a operação fria e silenciosa "suave". Mas se houver constantes picos de eletricidade na casa, é melhor recusar essa compra. E mais uma coisa: você não deve pensar que o dispositivo irá se pagar rapidamente devido ao seu consumo de economia de energia. Segundo especialistas, esse período deve ser de no mínimo 5 anos - durante esse período, nenhum equipamento é seguro contra avarias e sobrecargas.

Comentários: 1
Continuando o tema:
Comentários: 1
Dmitry 07/04/2018 às 07:09

Em essência, condicionadores de ar inverter, condicionadores de ar no projeto de que há um motor assíncrono e um regulador de freqüência, que controla a velocidade ou qualquer um pode controlá-lo. A tecnologia está longe de ser nova. Quinze anos atrás, chastotniki usado no exterior.
Know-how para usar uma fonte de alimentação pulsada não, não! Para impulsniki estão em todo lugar! Pegue qualquer TV, cobrando de um laptop ou celular, lâmpadas de LED, consoles de vídeo e um monte de outros equipamentos que são usados ​​na vida cotidiana.
Quanto ao barulho, você pode dizer isso, meu Conder em casa é o Almak mais comum (isso não é um anúncio - não é legal), funciona sem ruído. É o tipo “primeiro” mais comum, ou seja LIGADO. O fato de que há um pouco de barulho na rua - eu não me importo. Do lado de fora da janela ainda não é audível, mesmo se as janelas se abrirem, quase não farfalharem. Mas se a turbina na unidade interna. Quando funciona, o ruído será naturalmente ouvido. Eu não vi nenhum deste tipo de ar condicionado, cujo ventilador na unidade interior não seria barulhento. A partir daqui, a conclusão pode ser tirada da seguinte forma: o ruído fora da janela não é um assunto particularmente quente, mas na sala a unidade é tão barulhenta quanto provavelmente fará algum ruído. Você pode abaixar o ventilador e abaixá-lo.
Provavelmente um pouco mais econômico será o "novo" tipo de condicionador de ar, mas seu preço, às vezes, é 2-3 vezes maior. E se você levar em conta os prós e contras, então o “novo” tipo de Conder é DEAR PONT! Para o mais simples o dispositivo - o mais confiável!

    Responder

    Filmadora

    Cinema em casa

    Centro de música