Como substituir de forma independente a membrana na coluna de gás
Na maioria dos aquecedores de água, da mais antiga à nova geração de aparelhos com equipamentos inteligentes embutidos, há uma membrana especial para a coluna de gás. É necessário separar o espaço interno do regulador de fluido. Esta parte pertence à classe de consumíveis e, eventualmente, se desgasta. Com relação a isso, os proprietários de aquecedores a gás geralmente têm uma pergunta, como realizar a substituição da membrana, e um mestre deveria ser chamado para isso?
Conteúdo
O que você precisa saber
Com o tempo, até mesmo a membrana mais confiável se torna inutilizável - este é um dos problemas mais comuns para os aquecedores de água a gás. Substituir um item gasto com suas próprias mãos é bem possível.Se você seguir exatamente as instruções nas instruções, até mesmo uma pessoa comum pode facilmente lidar com isso.
No entanto, deve ser lembrado que o reparo de equipamentos a gás está associado a um certo risco. Os erros cometidos podem não apenas danificar o equipamento, mas também causar ferimentos, vazamento de gás ou incêndio.
O desgaste de uma peça geralmente ocorre com o tempo como resultado de um trabalho intensivo, mas isso pode acontecer de repente. De qualquer forma, uma microfissura aparece na barreira, através da qual a água da cavidade vizinha do regulador de água começa a vazar. Causas de estouro de água queda de pressãoe a coluna não pode funcionar normalmente. Com o tempo, a diferença aumenta, reduzindo a pressão cada vez mais. Como resultado, o sistema é desligado completamente.
Como determinar a falha da membrana
A razão pela qual a coluna de gás não funciona corretamente, muitas vezes se torna uma membrana rasgada. Primeiro cheque nível de pressão de água e gás. O funcionamento normal de um eletrodoméstico é impossível se for instável ou não atingir a norma. Calcule a quantidade de água quente consumida pela torneira. Seu volume deve estar dentro de dois a três litros por minuto. O nível de pressão do gás pode ser estimado a olho nu, com foco na forma do fogo nos queimadores de um fogão a gás. Para diferentes tipos de colunas, os seus próprios caminhos.
Ignição do pavio
Ao lidar com dispositivos deste tipo, preste atenção à localização da luz do queimador piloto e seu tamanho. Idealmente, a língua deve atingir de três a cinco centímetros de altura e estar diretamente abaixo da borda do queimador principal.
Se os sinais não coincidirem, isso pode significar problemas, por exemplo, jato entupido. Tente limpá-lo e inspecioná-lo novamente. Se o procedimento não ajudou, e a coluna deixou de acender, então o problema está definitivamente na membrana.
Ignição da bateria
Se a coluna se acender com um botão, você deverá monitorar periodicamente as tentativas de ignição. Quando ligado, o proprietário deve ouvir um certo som, como um clique. Isso significa que a membrana de borracha está funcionando corretamente e que a fonte do mau funcionamento deve ser procurada na parte de gás ou no eletrodo de ignição. Se cliques não puderam ser ouvidos - alta probabilidade de ruptura da membrana.No entanto, existem várias razões para este fenômeno, é possível descobrir qual é o problema apenas desmontando um nó.
Outros casos
Existem modelos de aquecedores de água em que o desempenho da membrana é detectado por movimento de estoqueregulando a operação da unidade eletrônica com um microinterruptor. A maneira mais fácil de perceber isso é removendo a capa protetora. O detalhe estático com uma torneira aberta fornecendo água quente torna-se uma evidência clara de uma membrana defeituosa. Neste caso, a substituição da haste não é necessária.
Como escolher uma membrana de substituição
Tendo identificado a causa do problema, você pode proceder à seleção de uma peça de substituição. Nesta fase, o proprietário pode enfrentar dificuldades, porque para alguns modelos, especialmente a produção estrangeira, simplesmente não há peças sobressalentes. Aquisição da membrana torna-se um problema real: você só pode obtê-lo de um revendedor autorizado do fabricante, o que superestima muito o custo. Há duas maneiras de sair dessa situação: comprar uma nova coluna ou tentar pegar uma peça de outro modelo.
Com gêiseres mais populares, tais problemas não surgirão.Peças de reposição para eles podem ser compradas em lojas especializadas ou encomendadas on-line. Mesmo um mestre chamado para a casa pode instalá-los para você por um custo extra. O custo da membrana aumentará dependendo do tipo e do material usado na fabricação. A marca do eletrodoméstico também pode ter um impacto no preço, porque a manutenção de colunas anunciadas é mais cara.
Tipos de membranas
Existem membranas de uma forma especial, cujo princípio de funcionamento é diferente do esquema padrão. Um excelente exemplo de tal detalhe poderia ser um consumível para o aquecedor de água Ariston Fast GIWH. Ela é chamada "oito».
Ele é moldado em uma forma especial, usando borracha preta densa para fabricação. O preço médio de mercado pode variar de trezentos a quinhentos rublos, dependendo do local de compra.
A partição de um eletrodoméstico da empresa Electrolux ou Vaillant é muito mais simples. Criado no mesmo princípio que o G8, tem um custo de apenas duzentos e duzentos e cinquenta rublos.
Existe uma visão ainda mais simples, por exemplo, uma membrana para uma coluna de gás da empresa Neva ou Astra. Apesar de sua simplicidade externa, a parte lida perfeitamente com suas funções. Uma vantagem adicional desta forma é substituição fácil.
Existe um tipo de membrana adequado para todos os modelos de aquecedores de água a gás - uma espécie de peça de reposição universal. No entanto, deve ser lembrado que ele pode ser usado como um substituto temporário, porque é muito difícil conseguir configurações precisas do equipamento sem peças de fábrica.
Substituindo uma peça com falha
O procedimento para substituir sua membrana gasta não causa dificuldades.
Primeiro de tudo, você deve desligar o eletrodoméstico, bloquear o acesso a água fria e gás. Além disso, não esqueça reduza a pressão no oleoduto. Para fazer isso, abra uma das torneiras de água quente e aguarde um pouco. O procedimento para a liberação da pressão tem suas próprias nuances. É melhor abrir a torneira localizada na parte inferior da coluna, geralmente localizada na torneira do banheiro. Isto permitirá que a água que se acumulou no permutador de calor e os tubos se fundam livremente devido ao efeito de sifão. Claro, você pode abrir e torneira da cozinha, mas pode ser fixado em um nível superior ao regulador de fluido. Neste caso, você precisa estar preparado para o fato de que, ao analisar a coluna, parte da água, ou seja, três a cinco litros, será derramada no chão. Prepare um recipiente adequado com antecedência e fique atento.
Tendo terminado com a pressão, você pode prosseguir para desmontar a cobertura de proteção aquecedor de água. Os parafusos de fixação, dependendo do modelo, podem estar localizados em locais diferentes, mas não é difícil encontrá-los. Em alguns casos, eles podem ser ocultados por elementos ou painéis decorativos, bem como sob as chaves de alternância de controle do dispositivo. As unidades da nova geração podem até mesmo dispensar parafusos de montagem - sua carcaça é mantida por ganchos especiais e removida com uma leve pressão. Ao remover a barreira, você terá acesso ao espaço interno do dispositivo e, sem interferência, poderá substituir a partição.
Alto-falantes antigos
Gêiser da geração anterior tem uma estrutura especial. Sua membrana é colocada em um regulador de fluido, que é definido como item único. É muito fácil distingui-lo de outras partes - este é o primeiro elemento ligado ao tubo, através do qual a água fria é fornecida à coluna.
Para remover o regulador de água é necessário:
- desapertar algumas porcas de fixação de canos de água;
- depois, desaparafuse os três parafusos que executam a função de fixar o regulador na seção de gás;
- Remova cuidadosamente o ajustador da ranhura puxando-o para baixo.
Eletrodomésticos de nova geração
O progresso não pára e os dispositivos de um novo tipo estão se tornando cada vez mais difíceis a cada ano. Fabricantes constroem neles sistemas de ignição automática e controle sobre aquecimento de água, baterias e telas sensíveis ao toque. No entanto, para desmontar o filtro de água, você terá que fazer o procedimento descrito acima.
Para trabalhar com o dispositivo será necessário remova sua capa. Isso pode ser feito desaparafusando algumas porcas e parafusos com uma roda dentada interna. Tendo pegado uma chave de fenda adequada, você lidará rapidamente com isto. Elimine a interferência, desmonte o regulador de fluido e mude a partição desgastada para uma nova. Siga cuidadosamente a instalação da peça, não a coloque na posição errada. Depois disso, monte a coluna na ordem inversa. Assim, a membrana é substituída em uma coluna de gás convencional.