Por que a água na coluna de gás não é aquecida
Aquecedor de água a gás é um eletrodoméstico popular. Caracteriza-se pela simplicidade do dispositivo, confiabilidade e despretensão no manuseio. Com o devido cuidado e a substituição oportuna de consumíveis, essa unidade pode durar muito tempo. No entanto, como qualquer mecanismo, o aquecedor de água está sujeito a algum dano. Combustível pobre, impurezas na água, operação inadequada - tudo isso causa sua impressão, levando a avarias. Se você perceber que a coluna de gás não aquece bem a água ou não a aquece, isso é um indicador claro de problemas sérios no interior do dispositivo.
Conteúdo
O princípio de funcionamento dos oradores
Por que o aquecedor de água a gás não está aquecendo? Para responder a essa pergunta, você precisa entender a estrutura interna da unidade. A complexidade do reparo dependerá dos recursos de design de um modelo específico.
O funcionamento de um aquecedor de água a gás permite que você forneça um apartamento ou uma pequena casa com água quente. Para aquecimento direto do líquido, uma parte especial é fornecida no dispositivo - trocador de calor. Nele, o fluxo de água é distribuído ao longo de dutos finos que passam por um queimador a gás.
Este método permite obter um aquecimento rápido durante o uso, eliminando a necessidade de adicionar líquido a um tanque adicional.
Outras peças e sensores servem para controlar o aquecimento, proteger o dispositivo, fornecer e inflamar o combustível. Por tipo de sistema de ignição aquecedores de água são divididos em três tipos.
- Piezorozhzhig - um sistema que permite que você faça sem o acendedor.
- O dispositivo com um dispositivo de ignição é feito sob a forma de um pavio em constante combustão. É colocado no fogo manualmente ou com um copo. Não é o dispositivo mais prático, amplamente utilizado nas colunas da geração anterior.
- Sistema de ignição elétrica.Atua sobre o princípio da ignição do carro.
O design do dispositivo inclui nó de água ("Sapo"), que inclui uma membrana e uma válvula de gás conectada por uma haste. A válvula de fornecimento de gás pode abrir apenas com boa pressão de água na membrana. Basta colocar - sem fluxo de água, o suprimento de combustível para o queimador é impossível. Além disso, este sistema permite economizar gás.
Grandes avarias
Tendo entendido a estrutura, você pode considerar problemas típicos que ocorrem em tais dispositivos.
Bloqueio de chaminé
Uma das razões mais comuns pelas quais a água não aquece pode ser uma ventilação bloqueada. Uma chaminé entupida com detritos não é capaz de criar tração suficiente para queimar, portanto, o sistema de proteção incorporado ao dispositivo bloqueia o fornecimento de combustível.
Ao limpar a chaminé de fuligem e objetos estranhos, você eliminará o problema. Verifique o desempenho do sistema usando uma vela acesa. Traga-o para o poço e observe a chama. Se for fortemente desviado, significa que o impulso está em ordem.
Sistema de ignição defeituoso
O segundo problema mais comum com aquecedores de água é baterias descarregadas. Este problema só se aplica a sistemas com ignição automática. Apesar das declarações veementes dos fabricantes de que suas baterias duram até um ano, elas devem ser trocadas com mais frequência. Além da descarga simples, o elemento pode oxidar ou simplesmente estar com defeito. Entre em uma regra para verificar periodicamente seu status.
Para eliminar o dano que você precisa:
- verificar o funcionamento das chaves de ativação da ignição;
- Troque as pilhas.
Este é o procedimento mais simples, que pode ser feito de forma independente.
Baixa pressão da água
Muitas vezes a coluna de gás aquece a água mal porque falso positivo sistema de proteção. Devido à fraca pressão do líquido na membrana, o sistema não inclui uma válvula de fornecimento de gás. Revelar um problema é simples: abra o mixer e siga o fluxo de água. Se é fraco, isso significa que em algum lugar no abastecimento de água há problemas.
Para resolver o problema, você precisará de:
- entre em contato com o serviço público e esclareça a causa da baixa pressão;
- limpe o sistema de filtragem da contaminação ou substitua-o por um novo;
- deixar um pedido de limpeza de tubulações no serviço público;
- limpe completamente o aquecedor de água a partir de fuligem e fuligem;
- verifique o desempenho da membrana e substitua-a por uma nova, se necessário;
Sistema de abastecimento de água perdida
Um problema muito raro que ocorre quando a configuração errada do equipamento. Se o aquecedor de água a gás se acender, mas apagar após algum tempo, o equilíbrio no sistema de fornecimento de líquido quente e frio provavelmente foi perturbado. Especialistas dizem o seguinte sobre isso: não misture água fria e quente durante a operação da coluna. Isso provoca a atenuação da chama do queimador e também contradiz as regras de operação do dispositivo. É possível consertar a quebra reduzindo a cabeça do fluxo de água fria.
Membrana de desgaste
O próximo provocador do disjuntor pode ser sua própria membrana na válvula de retenção. Com o tempo, o trabalho intensivo deforma a peça com cargas constantes. Isto leva a uma perda de sensibilidade no sensor de ignição do queimador, a válvula de gás não abre e a coluna se apaga. Para evitar que a situação não funcione, mesmo as membranas mais confiáveis perdem a elasticidade com o tempo. Os especialistas recomendam realizar a substituição os detalhes a cada cinco a sete anos.
Para identificar o desgaste é bastante simples - ligue a pressão máxima da água. Se o queimador se apagou, a matéria está na membrana antiga.
Atenuação durante a operação
Se o gás na coluna de gás acender e depois apagar durante a operação, ele estará fora de serviço. sensor bimetálico. Sua principal tarefa é medir a temperatura e proteger o dispositivo do aquecimento excessivo. Esse colapso pode se manifestar de maneiras diferentes.
- A coluna liga e funciona por algum tempo sem incidentes, então o queimador é extinto sem qualquer razão, e o trabalho é interrompido. As tentativas de acendê-lo novamente não trazem resultados. Após 10 minutos, o dispositivo pode funcionar novamente, mas logo o gás irá parar de fluir novamente. A explicação para isso está na sensibilidade excessiva do sensor.
- Desligamentos e ignições têm uma natureza caótica, é impossível prever períodos de operação estável. Desta vez, o problema ocorre devido a fios danificados do dispositivo. O isolamento interrompido dos condutores provoca um curto-circuito no corpo e o funcionamento do fusível.
Esta repartição não pode ser corrigida em casa. Você deve entrar em contato com o serviço ou diretamente para o fabricante.
Esse problema tem uma natureza "sazonal". O entupimento do verão ou as salas fechadas podem provocar o superaquecimento do dispositivo, o que não é uma falha por si só. Tente mover o dispositivo para uma área ventilada ou entre em contato com um assistente competente.
Escumalha
A razão banal pela qual a coluna aquece a água fracamente pode ser um acúmulo excessivo de escala nos elementos de aquecimento. Com este problema, o gás é fornecido de forma estável ao queimador, a água circula através dele, mas sob condições semelhantes, ele não aquece até a temperatura desejada.
Formas de escala como resultado do contato do dispositivo com água ruim ou queima lenta do ignitor. Trabalhando depois de desligar o sistema principal, o trocador de calor evapora a água restante, aumentando assim a camada de escala. Não atingido por afluentes de água doce, consegue se fixar nas paredes e se firmar com firmeza. Ao longo do tempo, o elemento de aquecimento irá parar de aquecer e a coluna deixará de funcionar. Você pode consertar o problema lavando o trocador de calor em uma solução especial.
Para evitar a formação ativa de escala, os especialistas recomendam recorrer à instalação de um filtro de água.
Aqui está uma breve lista de razões pelas quais um aquecedor de água a gás comum não aquece a água.Alguns deles são fáceis de resolver por conta própria, outros exigem a intervenção de profissionais. Lembre-se de tomar precauções ao trabalhar com equipamentos a gás e siga todas as instruções de mecânicos profissionais. Entre outras coisas, a substituição oportuna de peças de desgaste ajudará a evitar a maioria dos danos.