Como consertar uma coluna de gás
Para atender às necessidades dos consumidores em água quente, muitos aquecedores de água, tanto elétricos quanto a gás, foram desenvolvidos. Para uma operação confiável, eles são equipados com novos sistemas de monitoramento e proteção para operação segura e de longo prazo. Mas não importa quão confiáveis sejam os aquecedores de água, com o tempo eles também falharão. O reparo de gêiseres, por via de regra, deve executar-se por profissionais, mas em alguns casos também é possível auto-solucionar problemas.
Conteúdo
Avarias típicas de aquecedores de água a gás
Gêiser - o dispositivo é bastante despretensioso em operação e pode funcionar por um longo tempo sem avarias.Mas, se acontecerem, você poderá diagnosticar uma coluna de gás para o reparo adequado do dispositivo pelos seguintes sinais:
- problemas de energia;
- mau funcionamento da unidade de água;
- problemas de unidade de gás;
- instalação errada.
Se houver algum problema no bloco de gás, o reparo da coluna de gás Ariston ou o reparo da coluna de gás Junkers, assim como qualquer outro aquecedor de água, não poderão ser executados por conta própria. Corrigir o dano deve ser um mestre qualificado. Em outros casos, você pode tentar lidar sozinho.
Problemas de energia
Para a operação normal da maioria dos componentes dentro da unidade, é necessária uma fonte de alimentação estável. Portanto, se houver mau funcionamento da coluna de gás na forma de falhas, que são caracterizadas pelo fato de que a chama não inflama ou sai durante a operação do dispositivo, então falta de energia atualfornecido por baterias.
Isso não se aplica a unidades sem componentes eletrônicos no design. Por exemplo, não o encontrará na unidade Neva 3208, cuja reparação pretende fazer, ou quando reparar a coluna de gás Astra do modelo antigo.
Muitas vezes, os usuários quando consertam uma coluna de gás Oasis, bem como uma Junkers de coluna de gás, são enganados pelo fato de que a tela LCD está acesa e não há problemas com a fonte de alimentação. Mas deve-se ter em mente que, para a ignição, uma carga suficientemente forte é necessária para que uma faísca em uma vela de ignição possa se formar. Além disso, a fonte de alimentação também é necessária para que a unidade eletrônica a transmita para a válvula solenoide de modo que fique no estado “aberto”. Portanto, se as baterias já estiverem gastas, pode não haver energia suficiente para garantir a operação desses módulos.
Nas instruções para o fabricante do aquecedor de água indica o tempo de um conjunto de baterias. Como não é difícil adivinhar, esse valor é aproximado e depende da qualidade das baterias usadas. Ao comprar baterias deve prestar atenção às marcações sobre eles. Para coluna de gás de trabalho longo é recomendado para escolher pilhas rotuladas LR20. Isso significa que eles são alcalinos, ou seja, alcalinos.
Mais barato, com a inscrição R20, falha muito rapidamente e não consegue lidar com uma carga constante. A melhor opção é as baterias de lítio CR20.Sua principal diferença em relação aos alcalinos é a alta capacidade, a corrente gerada estável, a operação a longo prazo, excedendo várias vezes a vida útil das baterias LR20. A única desvantagem para as baterias CR20 é a sua alto custo. Assim, a compra de baterias alcalinas LR20 em termos de eficiência e rentabilidade será a escolha certa.
Deve ser lembrado: nunca compre baterias em quiosques de rua, e mais ainda no mercado com bandejas. Especialmente esta recomendação refere-se ao período de inverno, já que a partir do frio as baterias perdem a carga.
Removendo o revestimento da coluna
Essa reparação do gêiser com as próprias mãos, como a substituição de baterias, é a única maneira de solução de problemas que não requer a remoção do revestimento externo da unidade. Para o reparo de colunas de gás Vector, Oasis e qualquer outro com outras falhas exigirá a abertura do dispositivo. Para começar a remover a carcaça do aquecedor de água, é necessário desligar todas as válvulas de fornecimento de água e gás, e então fazer o seguinte (por exemplo, o aquecedor de água Neva 5611 é retirado, o qual desmontamos na mesa).
- No começo você quer remover botões de controle do painel da unidade.Eles não são fixos de forma alguma, portanto é suficiente puxá-los para si mesmos. Se você não conseguir puxar a alça livremente, você pode usar um objeto plano, erguendo-o cuidadosamente para evitar que ele se quebre. O gêiser Oasis (série Turbo) também tem uma terceira alça “inverno-verão” localizada no centro.
- Sob uma das alças do aquecedor de água há 1 parafuso que deve ser desparafusado. A presença de um parafuso sob o manípulo é observada apenas no modelo Neva 5611, enquanto no Neva 4510 e no Neva 4610 não é.
- Um display é anexado ao invólucro do dispositivo, ao qual 4 fios estão conectados. O par de condutores vermelho e preto é conectado ao módulo de controle e o par preto e azul é conectado ao sensor de temperatura. Para facilitar a desconexão nas extremidades dos fios fornecidos pela presença de blocos de conexão, que são facilmente abertos. Desligue todos os 4 fios, clicando no pequeno bloqueio de trava (se isso não for feito, o bloco pode quebrar).
- Em seguida, você precisa desparafusar os parafusos do corpo, segurando o forro.
- Depois disso, coloque os dedos sob o revestimento (tenha cuidado, você pode se cortar) e puxe-o levemente em sua direção, para que os pinos-guia localizados no corpo da unidade saiam dos slots.
- Em seguida, o invólucro é alimentado, após o que deve ser removido dos ganchos.A figura abaixo mostra os furos para os ganchos.
- A figura a seguir mostra os furos para os pinos de alinhamento e o espaço para os parafusos de montagem (seta azul).
- A instalação do revestimento no local original ocorre na ordem inversa.
Mau funcionamento da água
Na maioria das vezes, a reparação de gêiseres é feita devido a um mau funcionamento da unidade de água. Seu trabalho é que, sob a influência da pressão do fluido, a membrana dentro dele, arqueando, transmite movimento para a haste e já move o impulsor da unidade de gás. Como resultado, a válvula de mola abre e a fonte de alimentação para o módulo de controle é ligada. Portanto, se o nó da água estiver com defeito, o dispositivo não será iniciado.
O bloqueio de água pode ser identificado por sinais externos.
- Se você abriu o suprimento de água, e a haste que pressiona a placa do interruptor, permaneceu estacionária (mostrada na figura com uma seta azul), isso significa que a membrana localizada dentro do componente principal do conjunto de água, o sapo, está danificada.
- O caule preso pode ser devido à sua aderência.
- O vazamento é possível no local onde as unidades de gás e água estão conectadas umas às outras ou o vazamento de fluido sob a válvula de ajuste (indicado pelas setas vermelhas).
Se você notar pelo menos um sinal, o nó precisará ser removido e reparado. A unidade de água é removida apenas com o módulo de gás, uma vez que representam uma estrutura única. Isso pode ser feito da seguinte maneira:
- depois de ter verificado que a válvula de gás no tubo está no estado fechado, você pode desconectar a mangueira de alimentação (a);
- da mesma forma, quando o fornecimento de água é desligado, a porca no tubo da unidade de água (b) é desrosqueada;
- depois, com uma chave, é necessário desparafusar a porca que conecta o bloco de água ao trocador de calor (c);
- desconecte o bloco de terminais (g) dos condutores que conectam a válvula solenóide ao módulo de controle;
- da mesma maneira, os fios (d) ao comutador são desconectados;
- use uma chave de fenda para desparafusar os 2 parafusos (e) que prendem o bocal à unidade de gás de água através da qual o combustível é fornecido ao coletor do queimador;
- depois de desapertar os fixadores, todo o conjunto é facilmente removido do aparelho.
Em seguida, você precisa desmontar o módulo de gás-água.
- Depois de remover o dispositivo, é necessário separar o nó de água. Para fazer isso, remova os 2 parafusos (indicados por setas).Desaparafusá-los completamente não é necessário. Com a ajuda de um grampo, eles consertam o "sapo" na unidade de gás. A fixação da “rã” a esta em diferentes modelos pode diferir, por exemplo, na coluna de gás Neva 3208.
- Parece um módulo de gás com a água desconectada.
- Em seguida, você precisará desmontar o "sapo" desatarraxando os 6 parafusos. Eles podem ficar juntos e sair com firmeza ou até mesmo “lamber” uma chave de fenda, se você fizer um grande esforço. Para evitar isso, você pode pré-soltar sobre eles com um líquido especial WD-40, após o qual eles são facilmente desparafusados, e nenhum deles quebra.
- Após desapertar os parafusos com sucesso, o módulo abre em duas metades, e você verá membrana de borracha.
- A membrana deve ser cuidadosamente examinada e, quando se verificar que ela se esticou fortemente, ou se possui impulsos, é necessário alterá-la para uma nova.
- Para chegar ao prato de mola, você precisa remover a membrana. Se estiver inteiro, é necessário fazer isso com cuidado para não danificar o anel que ele coloca no mamilo (indicado pela seta vermelha na figura acima).
- Depois de remover a membrana, você verá uma placa com uma mola.
- Que você mais uma vez não desmontou a unidade, gasta inspeção da glândula. Para fazer isso, remova cuidadosamente a placa com a haste.
- Pegue uma mola e você verá uma rolha com um kerf para uma chave de fenda. Sob ele é um anel de vedação. O tampão deve ser desapertado de vez em quando para lubrificar e substituir o bucim de borracha.
- Antes de adquirir o kit de reparo para o sapo, troque a bucha e a membrana danificadas. Quando você instalar a glândula de volta, não se esqueça de lubrificá-la com graxa de silicone e também lubrificar sua localização.
- A coluna de água é montada na ordem inversa. O bujão deve ser apertado de forma que a haste passe sem esforço. Quando você tiver montado totalmente o sapo, o reparo do bloco de água pode ser considerado completo.
Reparação da coluna de gás Neva 3208 sobre o mau funcionamento do "sapo" é semelhante e intuitiva, embora a aparência interna da unidade é um pouco diferente. Ele também entende a coluna de gás Neva 4511, cujo reparo é bastante viável.
Quando reparos são feitos coluna de gás chinesa, sempre surpreso com o tamanho do nó da água.Ele é pequeno o suficiente em tamanho e, para desmontar o “sapo”, você só precisa desparafusar os 4 parafusos.
Reparo do permutador de calor
A reparação do permutador de calor da coluna de gás será necessária em caso de:
- se na saída da coluna de gás for notada uma pressão de água insuficiente;
- baixo aquecimento de fluido;
- o ruído é ouvido quando a unidade está funcionando.
A razão para tudo isso pode ser escumalhaformado na superfície interna dos tubos de cobre. Portanto, reduziu a transferência de calor e capacidade do último. Além disso, se a unidade não tiver sido atendida por um longo período, ela pode se acumular entre as placas do trocador de calor poeira e fuligemque também interfere no processo de aquecimento da água. O trocador de calor é removido simplesmente.
- Antes de reparar a unidade, ela deve ser desconectada do sistema principal de abastecimento de água e drenada do trocador de calor, desparafusando o plugue sob a seção de água.
- Em seguida, você precisa desconectar o suprimento de água e os tubos de drenagem (mostrados na figura com setas verdes).
- Solte os parafusos (setas azuis) e remova a placa de fixação (ponteiro amarelo).
O reparo de trocadores de calor de qualquer coluna de gás começa com a lavagem sob um fluxo forte de água para remover poeira e outros contaminantes. Depois disso, recomenda-se abaixá-lo por meia hora em água com a adição de detergente, por exemplo, para pratos.
A limpeza da unidade continua com uma escova pequena e não rígida, após o que é lavada novamente com água corrente. Tubos queimados de aquecedores de água são limpos com um forte fluxo de água na direção oposta. Se a balança não for completamente removida, você terá que preencher o tubo solução ácida especial. Para a sua preparação, você pode usar o ácido cítrico usual. É necessário tomar 100 g de ácido e diluí-lo em 1 litro de água aquecida a 40 ° C. Essa solução é despejada no tubo do trocador de calor até que apareça do outro. A reação será imediatamente visível na forma de espuma em fuga. A solução inundada é deixada por 15 minutos, após o que todos os canais do local são bem enxaguados sob a pressão da água.
Se o resultado não combina com você, a dissolução da escala pode ser repetida.
Deste modo, o permutador de calor de coluna de gás Neva Lux, Dion, OIG, Selene e a coluna de gás de trânsito Neva são lavados.
Instalação incorreta
A razão pela qual o aquecedor de água é desligado após o arranque pode ser a sua instalação incorreta.O diagrama abaixo mostra como instalar a unidade.
As figuras a seguir mostram erros comuns ao instalar um aquecedor de água.
- A chaminé é inserida de modo a fechar o poço de ventilação.
- No mesmo nível da chaminé, há outro orifício de ventilação.
- Um extrator de cozinha é embutido no canal para o gadfly de produtos de combustão.
Tais métodos de instalação violam o calado normal, em conseqüência do qual a operação do aquecedor de água fica incorreta e em alguns casos impossível.