Como escolher um bom dosímetro de fundo de radiação
Um dosímetro doméstico pode ser muito útil se você souber como escolher e usá-lo corretamente. O termo "dosímetro" significa uma rica variedade de técnicas para medir o nível de radiação. Diferentes modelos e suas modificações podem diferir de acordo com o princípio de operação, design, funcionalidade e design. Na maioria das vezes, ao escolher o melhor de qualquer dispositivo, a primeira coisa a considerar são as necessidades do usuário. Dosímetros, radiômetros ou radiômetros-dosímetros não são uma exceção aqui, a finalidade do uso decide radicalmente qual modelo é mais adequado.
Conteúdo
Profissional ou doméstico
Qualquer dosímetro é projetado para garantir a segurança da saúde humana, então você precisa decidir sobre a classe de equipamento.Primeiro de tudo, vale a pena entender a diferença entre modelos domésticos e profissionais.
Dosímetros ou radiômetros profissional level Especialistas que trabalham em condições potencialmente perigosas: em usinas nucleares, fábricas para a produção de armas ou equipamentos médicos, em bancos. Muitas organizações compram medidores de radiação de fundo para funcionários de outras especialidades, a fim de proteger sua saúde. Os dispositivos estão sujeitos a um rigoroso controle de produção e seus requisitos mínimos são regulados por lei.
Cada modelo específico é inserido no registro do Rosstandart. Se o dispositivo não é inserido no registro, não é profissional, apesar dos parâmetros, as garantias do vendedor ou fabricante.
As capacidades dos radiômetros profissionais ou dos dosímetros são, na maioria dos casos, superiores aos dispositivos de nível doméstico. Eles são capazes de registrar até mesmo um pequeno excesso da taxa de radiação radioativa, e grandes doses são determinadas à distância. Além disso, eles são uma ordem de grandeza mais precisa, o erro do modelo médio não excederá 15%, e os parâmetros declarados podem ser confiáveis.
O princípio de funcionamento do dosímetro ou radiômetro classe doméstica na maioria das vezes semelhante a versões profissionais. Dispositivos diferem em custo relativamente acessível, eles são menores e mais fáceis de usar. Nem todo modelo é capaz de separar radiação beta e gama, e praticamente não há medidores de partículas alfa, mas raramente há uma necessidade real disso. O erro e a precisão do registro de dados são naturalmente menores, mas isso é suficiente para determinar e medir estudos radioativos.
Tipos de contadores
Um detector ou contador de fundo radioativo é a base de um dosímetro ou radiômetro. Existem diferentes tipos de contadores projetados para registrar radiação alfa, beta ou gama e, na maioria dos casos, suas combinações, como beta e gama.
Quais detectores são usados em vários dosímetros?
- Mica Contadores Geiger (final) registrar radiação alfa e beta.
- Popular descarga de gás SBM-20 e suas modificações. Suas versões em miniatura do SBM-10 são usadas para pequenos dispositivos, mas deve-se notar que o dosímetro mostrará somente o excesso crítico da norma. Os sensores registram radiação beta e gama.
- Lâmpadas termoluminescentes ou TLD eles são pequenos em tamanho e são mais usados em dosímetros individuais. Uma área efetiva de aplicação é a medição da dose cumulativa dos raios X.
- Cristais de cintilaçãoDe acordo com os fabricantes, é mais sensível do que todo o resto (cerca de um contador Geiger cerca de 20 vezes), além disso, eles são menores e podem ser instalados mesmo em modelos de bolso. Se levarmos em conta que os próprios cristais dentro do dispositivo estão envoltos em papel alumínio, então eles são inúteis para registrar a radiação alfa. Na maioria das vezes eles são usados em radiômetros para procurar uma fonte de radiação.
- Diodos de pinoinstalado em pequenos plugues ao telefone ou pequenos “dosímetros-brinquedos”. Tais medidores dificilmente são adequados para pelo menos alguma medição adequada, eles são sensíveis apenas à radiação muito crítica.
O dispositivo do dosímetro pode conter qualquer um dos detectores listados, o tipo de contador sempre afeta o custo e a área de uso do dispositivo.
Visão geral e classificação
Simplesmente, todos os dosímetros domésticos, radiômetros ou radiômetros-dosímetros são chamados de "dosímetros", mas isso não é totalmente correto.Se o termo é apropriado para os modelos combinados, então os radiômetros são instrumentos de uma finalidade diferente.
A principal diferença entre os dois medidores é que o dosímetro registra a dose de radiação e sua potência ao longo de um determinado período de tempo, por exemplo, por minuto ou por dia. Os radiômetros medem a potência de radiação atual (densidade de um fluxo de partículas radioativas) de uma fonte ou várias amostras. Em outras palavras, um radiômetro é um dispositivo para pesquisar uma fonte de radiação ou determinar o nível de contaminação “aqui e agora”, e um dosímetro é um medidor da dose recebida (acumulada). Tipos de dosímetros têm um grande número de modelos diferentes, escolhendo um bom deve prestar atenção para os dispositivos que combinam o primeiro eo segundo em si mesmos.
Dosímetros individuais
Sob o nome "dosímetro pessoal" ou "dispositivo de alarme" é costume entender um pequeno dispositivo compacto, não maior que uma chave comum. A detecção de radiação iônica limiar informa o usuário com um sinal de som ou vibração. Modelos com contadores termoluminescentes têm um sinal luminoso, o que é bastante conveniente.
Estruturalmente, os modelos individuais são muito simples, eles não têm uma exibição ou uma opção ampla. Eles são usados em um cinto ou em um bolso, quando eles atingem a zona de perigo, o dosímetro envia um sinal e todos os dados são armazenados na memória. Os parâmetros técnicos dos alarmes são baixos e as informações de alteração total podem ser obtidas apenas conectando o dispositivo a um PC ou smartphone.
Dependendo da modificação, os dosímetros individuais medem a radiação de nêutrons, fótons, beta ou gama.
Dosímetros individuais usado para segurançaquando o usuário está perto de uma área potencialmente perigosa, mas não define uma meta de pesquisa. Por outro lado, alguns modelos modernos são capazes disso. Um chaveiro-dosímetro, fixado na roupa, informará rapidamente sobre a ameaça e aumento da taxa de radiação iônica, medirá a dose acumulada na pele.
Versões de bolso
O dosímetro doméstico clássico deve ser conveniente e compacto, porque os modelos de bolso são comuns entre a população. Há muitas modificações de tais dispositivos, mas todos eles estão unidos por várias características principais:
- tamanho pequeno - o dispositivo deve caber em um bolso regular;
- alimentado por bateria ou baterias convencionais;
- registro de radiação beta / gama;
- a presença do display;
- interface simples.
A faixa de uso desses dispositivos é pequena: a medição da radiação de fundo natural com um dosímetro, para identificar o excesso de dose, registra os indicadores. Diagnósticos de vários materiais ou produtos de construção são aceitáveis, mas o dispositivo só pode detectar alta atividade.
Existem também modelos mais avançados tecnologicamente, por exemplo dosímetro de cintilação de bolso Átomo Rápido. Este é um dosímetro de bolso compacto sem display, mas com ampla funcionalidade. A sincronização com o gadget permite definir limites, criar gráficos, colocar dados no mapa.
Dosímetros portáteis
Os dispositivos portáteis são em muitos aspectos semelhantes às versões de bolso, externamente diferem principalmente em tamanhos ligeiramente maiores. O resto são os mesmos radiômetros ou dosímetros-radiômetros com uma tela pequena e um conjunto aceitável de opções:
- registro de radiação gama;
- em casos raros - medindo a densidade de fluxo de partículas beta;
- arquivamento de dados;
- sincronização com computadores ou vários dispositivos para saída e análise das informações coletadas;
- vários tipos de sinal: luz, som, vibro ou display no display.
Um dosímetro de radiação portátil combina mais frequentemente um dosímetro e um radiômetro. Na maioria das vezes, esses dispositivos são uma versão compacta do dispositivo para procurar uma fonte de radiação.
Tamanhos grandes permitem que você instale até quatro detectores em um alojamento, que aumenta a precisão e a área de varredura, reduz o tempo de medição do fundo radioativo. Para remover dados de um dispositivo portátil não é necessário equipamento especializado, com exceção de um PC, tablet ou smartphone.
Entre a ampla gama, você pode encontrar dosímetros e radiômetros domésticos e profissionais. Últimas notícias como SOEKS Quantum pode ser atribuído à média de ouro, é um dosímetro funcional e compacto com dois contadores SBM-20-1 e um display colorido, feito registro de Rosstandard. Apesar das garantias dos fabricantes, o dispositivo dificilmente pode ser chamado de profissional, não é capaz de separar a radiação beta e gama, mas capta a alta atividade de produtos, materiais de construção ou outros objetos.
Dicas para escolher
Antes de escolher um dosímetro, você deve decidir com que finalidade ele será usado. Para determinar o aumento da radiação de fundo pode qualquer um dos modelos acima. Se esta é a única tarefa, a escolha do dosímetro pode ser baseada somente no custo.
Há outra classificação de dispositivos, de acordo com o tipo de trabalho. Antes de comprar, é útil saber qual dosímetro corresponderá às tarefas.
- Indicadores de baixa sensibilidade de baixo limiar - tal dosímetro pode determinar a presença de um fundo radioativo de qualquer objeto, mas não mais.
- Dispositivos de sinalização - estes são os mesmos indicadores, mas com valores limiares, sobre os quais o dosímetro informa com um som ou sinal de vibração (por exemplo, Neiva-ИР-001).
- Medidores equipar sensores de radiação mais sensíveis e precisos. Eles fornecem aos usuários informações detalhadas sobre alterações de radiação registradas. Este é o dosímetro ideal para medir a radioatividade de objetos, por exemplo, o MKS-03SA pode ser usado para estudar materiais de construção ou jóias.
- Dispositivos de pesquisa usado para detectar fontes de radiação.Eles não são tão precisos quanto os medidores, mas são muito sensíveis a qualquer mudança no plano de fundo. Como um detector, como regra, eles usam cristais de cintilação. Em termos simples, eles captam a radiação à distância e as vibrações determinam a direção da fonte. Os dosímetros de cintilação respondem à radiação gama, em casos raros - a “beta alta”.
- Espectrômetros - Esta é uma técnica mais complexa, além da fonte de radiação, eles são capazes de determinar o tipo de isótopo que causou o aumento da radiação. Dispositivos deste nível são mais caros do que os domésticos em 10, por exemplo, o dosímetro laser LD-07.
É bom se dois ou mais medidores estiverem instalados no dosímetro, e esses instrumentos de alcance amplo trabalham mais rápido. O SBM-20, SBT-11, SBT-9 e Beta se recomendaram como sensores altamente sensíveis.
Preste atenção ao limite superior das medições - seu valor recomendado é de 10.000 μR / h. Dispositivos com um pequeno valor superior podem simplesmente não determinar um alto nível de radiação, enquanto o indicador não o registra, ou ressalta os indicadores reais várias vezes, o que é extremamente perigoso para uma pessoa.
Se a escolha for entre o GMS-20 e sensor de mica facial - escolha o segundo, em primeiro lugar, eles são mais sensíveis e, em segundo lugar, eles são capazes de registrar “radiação beta macia”. Sua única desvantagem é a fragilidade, que deve ser manuseado com cuidado, exceto por quedas súbitas de pressão, choques, vibrações, vapores de líquidos ou contato com mica.
Os "motores de busca" do cintilador no ambiente doméstico são extremamente raramente necessários. Se houver essa necessidade, você deve prestar atenção ao tamanho do cristal de cintilação: quanto maior, mais sensível será o dispositivo.
Recuse-se a comprar dosímetros militares aposentados, você precisa escolher entre modelos modernos. Na melhor das hipóteses, o dispositivo não funcionará, na pior das hipóteses, pode ser perigoso. Variações diferentes com diodos de pino ou aplicativos para smartphones têm uma base real no título de “dosímetro”, mas na prática são inúteis.
Operação do Medidor
É muito simples certificar-se de que está funcionando ou de verificar como o dosímetro funciona, apenas observe o que o instrumento mostra.
O fundo de radiação natural varia de 5 a 15 μR / hora, o granito emite cerca de 35 - 90 μR / hora, e o fertilizante de potássio mostrará de 20 a 40 μR / hora.
Informações sobre como usar o dosímetro ou radiômetro estão indicadas no manual do usuário. Na maioria dos casos, os eletrodomésticos são fáceis de usar e possuem uma interface intuitiva.