Reparo e lubrificação do aparador de engrenagem
Com o uso freqüente e intenso de cortadores de grama, a caixa de mudanças pode começar a aquecer ou fazer com que os sons não sejam característicos de sua operação normal, por exemplo, um gnash. Isso indica que o mecanismo deve ser lubrificado. Se isto não for feito a tempo, surgirão problemas mais sérios (por exemplo, as engrenagens se desgastarão rapidamente e você precisará substituí-las), até o emperramento. Com o mecanismo de engrenagem também existem outras avarias. O reparo e a engrenagem de lubrificação podem ser feitos independentemente - para isso, você só precisa se familiarizar com os recursos desses trabalhos e estocar algumas das ferramentas disponíveis.
Conteúdo
Redutor do aparador
Uma caixa de engrenagens é um nó que transmite o movimento de rotação do eixo do motor para uma faca ou linha de pesca. Ele está localizado na extremidade inferior da haste motokos. O redutor também é projetado para reduzir a velocidade do motor do trimmer.
O mecanismo depende do modelo dos motokos de várias engrenagens girando em alta velocidade. Como resultado, eles se aquecem devido ao forte atrito. Se não houver lubrificação suficiente, ou se não houver nenhuma, o processo leva a um superaquecimento e a falhas graves das peças e, consequentemente, à necessidade de realizar reparos complexos.. Para evitar que isso aconteça, a unidade de transmissão deve ser lubrificada a tempo. A caixa de câmbio desmontada é apresentada na foto abaixo.
Caixas de velocidades de aparadores modernos de diferentes modelos de diferentes fabricantes diferem entre si em design e tamanho assento. Acontece:
- rodada;
- na forma de um asterisco;
- quadrado.
Os diâmetros mais comuns dos assentos redondos são 24, 25,5 e 26 mm.
Motokos equipam caixas de câmbio com diferentes tipos de engrenagem:
- cônica;
- verme;
- espiroide;
- cilíndrico;
- planetário;
- onda;
- combinado.
O eixo de acionamento e a caixa de engrenagens são conjuntos de aparas pesadamente carregados, altamente suscetíveis ao desgaste. Entre eles, o movimento é transmitido devido à adesão dos dentes da engrenagem, localizados em ângulos diferentes entre si. Efetivamente trem de engrenagens só funciona se não houver danos mecânicos. Neste caso, o mecanismo não deve superaquecer, caso contrário, pode atolar.
Avarias na caixa de velocidades principal e formas de as eliminar
Com a caixa de velocidades de um aparador eléctrico ou a gasolina, ocorrem várias falhas. Os mais frequentes são apresentados na tabela abaixo. Você também pode encontrar as causas de sua ocorrência e métodos de eliminação.
Mau funcionamento da caixa de engrenagens | Causas possíveis de falha | Remédio |
a unidade de transferência está quente | uso de lubrificante inadequado (de baixa qualidade) ou a falta dele | precisa substituir ou adicionar lubrificante |
engrena novo e não foi usado | deve ser executado por um curto período de tempo sem cargas pesadas com paradas regulares, para que o mecanismo tenha tempo para esfriar | |
travamento do eixo durante rotação, folga e batida | destruição ou desgaste significativo de qualquer um dos rolamentos | substitua o rolamento com falha por um novo |
o mecanismo de engrenagem voa da barra do motokos ou staggers | dano ao seu corpo | é necessário substituir a peça |
em alguns casos, com danos menores com um colar feito de metal, o lugar com uma fratura é apertado | ||
não fixado no tubo | desgaste da doca | você pode fazer um enrolamento de fita isolante no lugar de fixação ou mudar a barra |
o eixo de saída com uma faca não gira ou pára em caso de carga crescente | desgaste dentário em engrenagens de qualquer um deles | a substituição de um par de partes desgastadas é necessária |
Os rolamentos são destruídos devido ao uso de lubrificante inadequado ou devido à sua ausência. Além disso, seus danos causam condições de operação severas motokosy e golpe de partículas estrangeiras de um material (por exemplo, os dentes de metal quebrados de transferências mecânicas) porque a integridade de anteras se quebra.
Para remover o rolamento, você precisa desmontar a caixa de engrenagens e usar puxador especial. Se não, então você pode tentar fazê-lo com um martelo com uma predefinição.Neste caso, o trabalho deve ser feito com cuidado para não danificar o assento. O uso do método de pré-aquecimento para fotografar o rolamento não é recomendado. Isso se deve ao fato de que o metal pode perder as características de desempenho exigidas.
Se a faca parar de girar sob carga ou mesmo ficar parada, isso é acompanhado por um som não característico.
A maioria dos problemas da caixa de câmbio pode ser facilmente consertada manualmente. Peças substituídas são encorajadas a comprar "nativo", projetado para o modelo usado motokos.
Lubrificante para engrenagem de corte
A lubrificação das engrenagens deve ser realizada regularmente de acordo com as recomendações manual de instruções modelo usado. Isso também deve ser feito se:
- novas engrenagens foram instaladas;
- sons atípicos da caixa de velocidades durante o funcionamento do aparador;
- facas giram muito.
Além da caixa de engrenagens, também é necessário lubrificar regularmente o eixo do aparador. Esta é a norma para o cuidado adequado do dispositivo.
Com o uso constante de um aparador, seu mecanismo de engrenagem fica sob pressão da grama presa às facas, sujeira ou devido a uma mudança no torque.O lubrificante deve ser de alta qualidade para prolongar a vida útil da caixa de engrenagens.
Tipos usados de graxa
Ao escolher um lubrificante, você deve considerar os seguintes fatores:
- o grau de aderência da composição com o nó de metal;
- marca de produto;
- consumo de lubrificante por engrenagens.
Fabricantes famosos, por exemplo, StihlHusqvarna e outros, exceto para aparadores, liberam e lubrificam para eles. Tais produtos não apenas reduzem o desgaste, mas também protegem as engrenagens de metal contra corrosão. Portanto, para os motokos dessas marcas, é melhor usar seus próprios produtos lubrificantes.
Se a composição usada para lubrificação tiver boa aderência, então ela praticamente não é espremida para fora do redutor através das aberturas.
Diferentes modelos de graxa consumidos de diferentes maneiras. Isso é determinado em grande parte pela intensidade do uso de motokos e pelo aquecimento do mecanismo de transmissão. Considera-se que um lubrificante é suficiente se a temperatura da caixa de engrenagens durante a operação não exceder 40 ° C.
Por uma questão de consistência, os lubrificantes trimmer podem ser:
- líquido;
- semi-fluido;
- duro;
- plástico.
Em termos de composição, os seguintes tipos de lubrificantes estão em demanda:
- grafite, reduzindo significativamente o atrito, resultando em melhor rotação de engrenagens;
- lítio, que também é uma excelente composição anticorrosiva, saturada com aditivos que aumentam a resistência ao desgaste do metal sem substâncias nocivas;
- universalcontendo óleos minerais altamente refinados e componentes que aumentam o desempenho.
Exemplos de lubrificantes adequados são: Champion EP-0, lubrificante para engrenagens OREGON, Oleo-Mas, Azmol 158, Litol -24. Você também deve prestar atenção ao conselho dos fabricantes sobre esta questão e usar os materiais que eles oferecem. Você pode comprá-los em lojas especializadas.
Algoritmo de engrenagem de auto-lubrificação
Para realizar a lubrificação do mecanismo de transmissão de suas preliminares a desmontagem não é necessária. Um buraco especial já foi inserido no dispositivo para este fim (é mostrado na foto abaixo). Além das engrenagens durante a lubrificação, deve-se prestar atenção aos seguintes elementos do mecanismo:
- montagem de rolamentos;
- volante e arranque de bobina cachorrinho.
Encha o óleo ou aplique um lubrificante sólido através da caixa de graxa, fechado com um parafuso.Ao mesmo tempo, execute as ações na seguinte sequência:
- o corpo da caixa de engrenagem é limpo de sujeira e grama aderente, a área ao redor do toco é especialmente cuidadosa para que os detritos não entrem no mecanismo;
- usando a ferramenta apropriada (geralmente vem com um aparador), desparafuse o plug;
- o lubrificante selecionado é introduzido no orifício tecnológico aberto a partir de um tubo, ou usando uma seringa, como mostrado na foto abaixo;
- aperte a rolha no lugar.
Ao fazer lubrificante, você precisa girar a faca de forma que ela seja distribuída uniformemente sobre os dentes das engrenagens móveis.
Se, por qualquer motivo, a caixa de engrenagens precisar ser desmontada, o lubrificante antigo deve ser completamente removido de toda a superfície das engrenagens e da carcaça do eixo, e somente depois usar um novo. O mecanismo desmontado é convenientemente lubrificado com compostos sólidos.
Todo o processo de lubrificação da caixa de engrenagens é demonstrado no vídeo:
É necessário lubrificar a unidade de transferência pelo menos uma vez por ano, mas recomenda-se que o faça de 20 em 20 horas após o uso intensivo dos cortadores. Se aparecerem os primeiros sinais de mau funcionamento com o mecanismo, o lubrificante deve ser aplicado o mais rápido possível.
Como substituir uma caixa de câmbio do aparador: um algoritmo de ação
Para substituir o redutor por uma peça similar do mesmo fabricante, ele deve primeiro ser desmontado e removido da haste. Opere com o seguinte algoritmo:
- Solte os parafusos de fixação localizados sob o mecanismo de transmissão;
- usando alicates redondos, remova dois anéis de saca-rolhas;
- Usando um extrator, os rolamentos são acionados pelos eixos acionado e acionado;
- em seguida, monte o mecanismo, na ordem inversa, instalando todas as peças.
A engrenagem desmontada é mostrada na foto abaixo.
Se o puxador não está à mão, então você pode tentar com cuidado derrubar rolamentos. Quando eles se prendem e não se movem, você pode aquecê-los com um secador industrial (a uma temperatura de 600 ° C) e removê-los.
Montar um conjunto de engrenagens é mais fácil do que desmontá-lo. Você pode precisar apenas de um martelo de rosqueamento leve para o plantio de peças no lugar. Após a montagem, certifique-se de verificar se o eixo acionado gira manualmente.
Quando houver necessidade de substituir a unidade de transmissão por uma peça não original, então você deve considerar sua permutabilidade. Isso deve levar em conta:
- diâmetro da haste (este parâmetro é frequentemente 25,4 ou 26 mm);
- os parâmetros do eixo de acionamento são a forma do ponto de encaixe e diâmetro (seu valor comum é de 8 mm);
- opção para anexar proteção.
Se os parâmetros considerados corresponderem, será possível instalar peças de outros modelos.
A lubrificação oportuna da caixa de câmbio garantirá sua operação contínua sem reparos. Além disso, materiais modernos também protegem o metal contra a corrosão, aumentando sua resistência ao desgaste. A preferência na escolha deve ser dada ao lubrificante recomendado pelo fabricante do aparador em uso. Se tais composições não estiverem disponíveis para compra, então os análogos considerados ou outros análogos adequados devem ser usados. Quando for necessário desmontar o mecanismo ao realizar os reparos, isso deve ser feito com cuidado para não danificar as peças individuais.