Como instalar, executar e configurar a estação de bombeamento
O fornecimento autônomo de água é uma estrutura de engenharia prioritária em uma residência particular, especialmente se não houver abastecimento de água centralizado nas proximidades. Para garantir um fornecimento constante de água para a casa, será necessária a instalação e conexão de uma estação de bombeamento. Embora este equipamento não seja barato, você ainda pode economizar uma quantia significativa se instalar e conectar a estação por conta própria.
Conteúdo
Variantes do local de instalação da estação de bombeamento
Ao planejar a montagem e conexão da estação de bombeamento ao sistema de abastecimento de água da casa, os seguintes pontos devem ser considerados.
- A unidade deve estar localizada perto de uma fonte de água. Isso garantirá a absorção estável de fluido da fonte e a operação suave da estação. Se o equipamento for colocado longe do poço (poço), ele não poderá bombear água e falhará.
- Para instalar o equipamento, você precisa escolher um local seco, bem ventilado e quente.
- O dispositivo não deve tocar em objetos e paredes.
- O acesso a equipamentos para inspeção de rotina e trabalhos de reparo deve ser gratuito.
É importante! Ao instalar uma estação com uma bomba de superfície, considere o alto nível de ruído que ela cria ao trabalhar.
Com base no exposto, pode haver várias opções para instalar a unidade.
Na casa
Para o correto funcionamento da estação, a opção mais ideal é uma sala aquecida.. Bem, se numa casa particular lá sala de caldeiras com bom isolamento de ruído.
Em casos extremos, o equipamento de abastecimento de água pode ser instalado. no corredor, banheiro, corredor ou na despensa. Mas estes quartos devem estar localizados o mais longe possível das salas de descanso (quarto, sala de estar). O dispositivo é colocado em um gabinete ou fechado com um invólucro especial que fornece isolamento acústico.
No porão
Na maioria das vezes, o equipamento de bombeamento é instalado no porão da casa ou no porão. Às vezes a unidade é instalada debaixo do chão, fornecendo acesso a ele através da escotilha. Em qualquer caso, o local onde o aparelho está sendo instalado deve estar com bom isolamento de som e água. Também deve estar quente o suficiente para que a temperatura não caia abaixo de 0 ° C durante o período de inverno.
No poço
Para colocar a estação no poço, ela é instalada pequena plataforma. Está fixado abaixo do limite do solo congelado.
No caixão
Neste caso, a fim de instalar corretamente a bomba, uma pequena sala (caixão) é construída em torno da fonte de água, de largura e profundidade suficientes (abaixo do limite de congelamento).
Top Caisson coberto com uma escotilhaatravés do qual a manutenção da unidade. No inverno, a tampa é bem isolada.
Graças à cava, é possível fornecer abastecimento de água autônomo com uma bomba de superfície, mesmo se o nível de água do solo estiver a uma profundidade de 9 a 11 metros.
No caso da estação de assembléia com bomba submersa Não há necessidade de se preocupar com a insonorização, uma vez que a unidade está localizada no subsolo e sua operação é quase inédita. Todos os elementos da estação são instalados em qualquer sala aquecida e na própria bomba - no poço ou poço. Esta versão da montagem da estação de bombeamento é adequada para dar.
Opções para amarrar a estação de bombeamento
Ao amarrar uma estação de bombeamento, costuma-se significar conectar equipamentos de bombeamento a um sistema de tubulação e outros elementos.
Conectando a estação ao poço
Para a instalação da estação de bombeamento no caixão ou na casa use o mesmo esquema. O começo do esquema é tubo de abastecimentoque é colocado no subsolo, a uma profundidade abaixo do nível de congelamento do solo. No final da tubulação, instale um filtro grosso, consistindo de uma malha fina. Depois que o filtro estiver instalado válvula de retençãoimpede o fluxo reverso de água quando a bomba é desligada. Abaixo está um fluxograma (desenho) de uma estação de bombeamento.
É importante! Este diagrama de ligação da estação de bombeamento envolve a localização do tubo de alimentação no interior da fundação da casa. Ele deveria estar bem isolado neste lugar.
Em seguida, o tubo de alimentação é conectado à bomba com um acoplamento. A figura a seguir mostra um layout simples da estação de bombeamento.
O esquema de montagem acima pode ser melhorado (veja a figura abaixo) se você quiser se conectar à unidade vários pontos de ingestão de água.
Conexão bem
Para conectar uma estação com uma bomba de superfície a um poço no qual o nível de água dinâmico esteja abaixo de 8 metros, será necessário instalá-la em um caixão com uma profundidade de aproximadamente 2 m. Se uma bomba submersível é usada, um hidroacumulador e vários equipamentos elétricos, como um estabilizador de voltagem, um sistema de automação, etc., também podem ser colocados no caixão.
Automação do processo de água no tanque de pressão é implementado via pressostato, que liga e desliga a bomba a uma determinada pressão no sistema. Além disso, para automatizar a operação da bomba, você pode fazer a unidade de controle independentemente. Abaixo está um diagrama de circuito de tal unidade.
A unidade de controle opera de acordo com o seguinte princípio:
- relé K1, liga e desliga a unidade;
- interruptor S1, é responsável pelo modo de operação (drenagem de água);
- monitorar o nível de água no tanque de armazenamento, sensores “monitorados” F1 e F2;
- a energia é ligada pelo interruptor S1 desde que o nível da água esteja abaixo do sensor F1 - neste caso, a unidade é ligada através dos contatos K1;
- quando a água atinge o sensor F1, o transistor VT abrirá1então o relé K ligará1.
Este esquema usa um transformador de baixa potência de um receptor de broadcast convencional. A tensão fornecida ao capacitor deve ser de pelo menos 24 V. Qualquer diodo pode ser usado, com uma tensão reversa maior que 100 V e uma corrente de 1 A.
A estação é montada com uma bomba de poço submersível de acordo com o esquema abaixo.
Conectando a estação ao sistema de abastecimento de água
Às vezes, é necessário usar uma estação de bombeamento, mesmo quando um sistema centralizado de abastecimento de água está conectado à casa. Uma estação com um tanque de armazenamento é geralmente instalada baixa pressão no sistema de abastecimento de água. Além disso, este equipamento será indispensável se o fornecimento de água pela rodovia for realizado em determinadas horas.
A estação de bombeamento é conectada ao suprimento centralizado de água da seguinte maneira:
- traga o tubo da estrada centralizada para o tanque de armazenamento;
- conecte o tubo de entrada da bomba ao tanque;
- o tubo de saída da bomba deve ser conectado ao sistema de abastecimento de água da casa;
- rotear e conectar a fiação elétrica à unidade;
- Execute uma execução de teste do dispositivo e ajuste o equipamento ao desempenho desejado.
Regras para iniciar e configurar equipamentos
Antes do primeiro start-up do equipamento de bombeamento, primeiro é necessário preparar um hidroacumulador, uma vez que a estabilidade de todo o sistema de abastecimento de água depende de uma pressão adequadamente selecionada.. Uma alta pressão no tanque provocará com freqüência a ativação e desativação da unidade, o que não afetará da melhor maneira sua durabilidade. Se houver uma pressão baixa na câmara de ar do tanque, isso levará ao estiramento excessivo da bolsa de borracha com água, e falhará.
O tanque hidráulico é preparado da seguinte forma. Antes de bombear ar para dentro do tanque, certifique-se de que a pêra esteja vazia. Em seguida, verifique a pressão do tanque com um medidor de automóvel. Como regra geral, novos tanques são bombeados com ar na fábrica.Tanques hidráulicos de até 25 litros devem ter uma pressão na faixa de 1,4-1,7 bar. Em contêineres de 50 a 100 litros, a pressão do ar deve estar na faixa de 1,7 a 1,9 bar.
Primeiro lançamento da estação
Para executar corretamente a primeira partida da estação de bombeamento, execute os seguintes passos, passo a passo.
- Desaperte o bujão que cobre o orifício de água localizado no alojamento da unidade. Em alguns dispositivos, em vez de um plugue, pode haver uma válvula. Deve estar aberto.
- Em seguida, encha o tubo de sucção e bombeie com água. Pare de derramar o líquido deve, quando ele começa a fluir para fora do buraco para o Golfo.
- Quando o tubo de sucção estiver cheio, feche a abertura com a tampa (feche a válvula)
- Ligue a estação à corrente e ligue-a.
- Para remover o ar restante do equipamento, abra a torneira no ponto de entrada mais próximo da bomba.
- Deixe a unidade funcionar por 2-3 minutos. Durante este tempo, a água deve fluir da torneira. Se isso não acontecer, você deve desligar a bomba e reabastecer a água, em seguida, inicie a estação de bombeamento.
Configuração de automação
Após um lançamento bem-sucedido, você precisa verificar e configurar a operação da automação. O novo pressostato configurações de fábrica superior e inferior limiar de pressãoem que liga ou desliga a bomba. Às vezes, é necessário alterar esses valores, colocando-os na pressão desejada.
O ajuste da automação é o seguinte.
- Desligue a unidade e drene a água do acumulador.
- Remova a tampa do pressostato.
- Em seguida, você deve iniciar a bomba para começar a coletar água no tanque hidráulico.
- Quando o dispositivo estiver desligado, registre as leituras do manômetro - este será o valor limite superior de desligamento.
- Depois disso, abra a torneira no ponto mais distante ou mais alto da entrada de água. À medida que a água flui, a pressão no sistema começará a diminuir e o relé ligará a bomba. As leituras do manômetro neste ponto significam limiar mais baixo. Registre esse valor e encontre a diferença entre os limites superior e inferior.
Normalmente, a pressão de acionamento deve ser de 2,7 bar e o desligamento deve ser de 1,3 bar. Por conseguinte, a diferença de pressão é de 1,4 bar. Se a figura resultante for de 1,4 bar, nada precisará ser alterado. No baixa pressão a unidade ligará frequentemente, o que causará o desgaste prematuro de seus componentes. Se a bomba estiver muito alta, a bomba funcionará em um modo mais benigno, mas ao mesmo tempo a diferença na cabeça será óbvia: ela será instável.
Ao testar a operação do relé, observe com que pressão a água flui da torneira. Se a pressão é fraca, então você precisa ajustar a pressão. Nesse caso, a pressão no sistema deve ser maior. Para levantá-lo, você deve desligar a máquina e apertar ligeiramente a porca que pressiona a mola grande do pressostato. Para reduzir a pressão, a porca deve ser afrouxada.