Escolhendo uma mangueira no compressor
A operação adicional segura do compressor como um todo depende da escolha correta da “luva”. "Manga", por via de regra, chama-se a mangueira habitual do compressor. Apesar da aparente simplicidade, este produto esconde vários recursos. Com a escolha da mangueira para o compressor, enfrenta cada proprietário desta unidade.
Conteúdo
Finalidade da mangueira do compressor
A bucha para o compressor é necessária para fornecer ar do compressor para a ferramenta pneumática conectada:
- chave inglesa;
- pistola de pulverização;
- aerógrafo;
- uma pistola;
- moedor;
- broca;
- zaklepochnik e outros.
Por via de regra, o equipamento de compressor não se completa com uma mangueira de borracha, e tem de comprá-lo além disso separadamente.
Tipos de mangas
É claro que, como qualquer outro objeto, a mangueira do compressor é classificada de acordo com as áreas de aplicação e parâmetros técnicos. A divisão mais comum é o produto reto e torcido.
Direto para a organização da linha pneumática
Como regra geral, essa mangueira maior diâmetro e rendimento. Geralmente é usado onde é necessária uma grande pressão de descarga. A mangueira de tronco reto é bem reforçada (reforçada) e tem a maior resistência às mudanças de temperatura. Na maioria das vezes, esse formato de manga é usado na indústria e na fabricação.
Torcido (espiral)
O tipo mais comum de manga recebido em todos os tipos de serviços de carroonde ferramentas pneumáticas são mais frequentemente usadas (bombeamento de roda, furadeiras, etc.). A peculiaridade da mangueira torcida é que ela é fabricada usando uma tecnologia que não permite o endireitamento. Mesmo em uma posição livre, ele tenderá a uma posição em espiral torcida. Este fato torna compacto e fácil de armazenar. Além disso, o trabalhador não precisa cuidar da instalação do equipamento: imediatamente após a conclusão da operação, essa mangueira é simplesmente torcida em espiral.
É importante! O diâmetro e o rendimento de uma bucha torcida podem variar dependendo da área de sua aplicação, mas, com maior frequência, são muito menores do que a principal.
Características de seleção
Qualquer produto técnico implica certos parâmetros pelos quais ele é selecionado. No caso de uma mangueira de compressor, os parâmetros são determinados pelo comprimento, diâmetro, material de fabricação, tipo de conexão e pressão que o produto é capaz de suportar.
Comprimento
Um dos parâmetros importantes ao escolher um produto. Se o comprimento da mangueira de ar não estiver correto, perda de pressão será proporcional. Em alguns casos, a pressão pode diminuir não é tão significativa a ponto de atrair a atenção, em outros, o rebaixamento será visível a olho nu. Em qualquer caso, os parâmetros para escolher o comprimento da mangueira devem ser levados a sério.
Este parâmetro depende diretamente da potência do próprio compressor: quanto maior a potência, mais longa a manga pode ser. É melhor escolher o comprimento dependendo do modelo de um compressor em particular - é mais provável que as proporções ótimas de todas as características.No futuro, ao substituir a mangueira, é melhor simplesmente comprar um segmento do mesmo comprimento.
Deve-se notar que o comprimento da mangueira deve ser cuidado com antecedência. Se comprimento de trabalho (o comprimento no qual o compressor é capaz de fornecer a pressão de trabalho) se mostrará insuficiente, será necessário resolver muitas tarefas para otimizar o fluxo de trabalho. Tamanhos tradicionais de mangueiras são 6, 8, 12, bem como 15 metros.
É importante! Durante a operação, deve ser lembrado que não é recomendado apertar a mangueira.
Diâmetro
A mangueira é importante para escolher o diâmetro certo. Deste parâmetro dependerá capacidade do produto. Assim, quanto maior o diâmetro, maior a quantidade de ar que o compressor é capaz de bombear em uma unidade de tempo. O diâmetro é extremamente importante ao operar uma ferramenta pneumática especializada, há um bombeamento de ar bastante intenso durante as pausas curtas. Quanto maior o diâmetro do anel interno do produto, melhor ele é adequado para operação em conjunto com um compressor para equipamentos pneumáticos e para trabalhar com alta pressão. Mangueiras de pequeno diâmetro têm menor capacidade de bombeamento, portanto, têm menor eficiência.No entanto, em alguns casos, pode ser limitada a uma luva em forma de espiral de pequeno diâmetro, o principal é que fornece a pressão necessária para o fornecimento adequado de ar.
Também é importante prestar atenção ao seguinte recurso: quanto maior a espessura da parede da mangueira, maior o impacto que ela é capaz de suportar.
Diâmetro padrão de mangas espirais é 6x8 mm (interno / externo), mas você pode encontrar 8x10 mm. Os últimos são menos comuns e são usados para resolver tarefas altamente especializadas. Na maioria dos casos, pode ser limitado ao uso de tamanhos de amostra padrão.
Material
Mangas são feitas de vários materiais básicos. Não apenas o preço do produto, mas também suas características de desempenho dependerão do material de fabricação.
- Plástico As mangas plásticas são consideradas as mais leves dos materiais apresentados. Eles fazem um excelente trabalho com baixas temperaturas e efeitos físicos brutos. Uma das principais recomendações dos fabricantes dessas mangueiras é operar apenas em uma sala aquecida. Uma ótima opção para uso em um prédio ou depósito.
- Borracha Por si só, a borracha mantém suas propriedades de desempenho por muito mais tempo do que qualquer plástico. A principal desvantagem das mangueiras de borracha é o peso, elas são muito mais pesadas do que suas contrapartes plásticas. Embora essas mangueiras sejam mais flexíveis. No entanto, com o uso prolongado, a gravidade da manga pode causar aumento da fadiga.
- Poliuretano Mangueira de poliuretano é a proporção ideal de todas as propriedades operacionais básicas. É bastante fácil, forte, transfere notavelmente a temperatura fria e a operação agressiva. Se você planeja usar uma mangueira espiral para o ar, então, na maioria dos casos, será melhor dar preferência ao poliuretano.
- Manga blindada. Este é um híbrido de borracha e poliuretano. Na maioria das vezes, esse produto é reforçado com um revestimento adicional de fios sintéticos, o que torna a mangueira mais resistente a quedas e compressão. Mesmo que você encontre uma mangueira com uma roda inflada, é improvável que de alguma forma o prejudique. Infelizmente, o revestimento aumenta significativamente o peso do material já difícil. As mangas reforçadas são consideradas as mais pesadas.A sua utilização justifica-se quando é necessário um material resistente ao desgaste. Na maioria das vezes eles são usados ao colocar a linha pneumática principal. Também usado para compressores e dispositivos de alta pressão.
Tipo de conexão
O tipo de conexão está diretamente relacionado ao diâmetro interno da luva. Os tamanhos mais comuns são 6 mm e 9 mm. É suficiente inserir esses produtos no compressor e esticá-los com grampos especiais. Para mangueiras espirais projetadas para ferramentas pneumáticas, existem conexões parafusadas em parafusos com um diâmetro de ¼ e 3/8 polegadas, respectivamente. Para conectar a extremidade da mangueira ao dispositivo, você deve usar o acoplamento rápido europés. Tal acoplamento, uma vez inserido, facilita muito todas as conexões subseqüentes ao compressor. Isso é muito conveniente quando a máquina ou o compressor é um, e várias ferramentas são conectadas a ele uma por vez.
Além disso, os acessórios são usados para unificar e combinar mangueiras de diferentes diâmetros em uma única linha de ar. Esta é uma ferramenta especial para a ramificação, que é usada ao colocar a rodovia e suas curvas.
Para alternar rapidamente entre ferramentas são usadas Expressar compostos de substituição, chamados. "Engate rápido":
- conexão de baioneta;
- conexão do obturador de ar.
Ambos os tipos permitem que você conecte rapidamente mangueiras de diferentes diâmetros usando adaptadores apropriados.
Pressão de trabalho
O último parâmetro também é o mais importante. Se a pressão na mangueira não atender aos requisitos, o material do produto se deteriorará rapidamente.. Nas partes mais desgastadas das mangas, uma ruptura pode ocorrer, o que, quando se trabalha com pressão, leva a indesejáveis "batidas", para não mencionar outras conseqüências ainda menos agradáveis.
Algumas mangueiras operam a pressões de até dez atmosferas (mangueiras de alta pressão), mas isso é muito importante. Mais comum a pressão de trabalho é de 6-8 bar. O regulador do autocompressor de oxigênio pode ser ajustado ao máximo enquanto o produto está preparado para trabalhar com tais parâmetros. Acontece que a pressão deve ser aumentada, mas o parâmetro não pode mais ser adicionado, a alça está na posição extrema. Neste caso, toda a pressão vai para a mangueira da instalação ou compressor.Portanto, ao escolher um produto é extremamente importante focar nesse parâmetro. Sem levar em consideração a carga, a operação correta da mangueira sob pressão é impossível.
Sem exceção, todas as mangas têm uma certa margem de segurança. Na maioria das vezes, esse indicador varia de 2,5 a 1 a 4 a 1. No entanto, é importante notar que o aumento da carga afeta negativamente as características de resistência de qualquer produto, especialmente trabalhando sob pressão.
A pressão de trabalho mais fácil é definida para compressor de automóvel com manómetro, porque o último permite que você leve em consideração os parâmetros de pressão em tempo real. Se a máquina ou compressor não tiver um medidor de pressão, é melhor examinar os parâmetros de pressão antes de comprar para garantir o trabalho.
Conclusão
Escolher uma mangueira para um compressor é uma tarefa que requer algum conhecimento. À primeira vista, é necessário considerar apenas alguns parâmetros. Por outro lado, vale a pena cometer um erro em pelo menos um deles, e a exploração posterior pode ser problemática. A tarefa requer um estudo cuidadoso de todos os parâmetros do produto que está sendo adquirido e familiaridade com as principais características do compressor, em conjunto com as quais se planeja operar a mangueira.