Instalação adequada da bomba de circulação no sistema de aquecimento
Sistema de aquecimento moderno é econômico, conveniente e gerenciável. No entanto, a prática de sua organização muitas vezes contradiz os princípios de construção de tais estruturas. Em um apartamento médio ou em um chalé de um andar, é difícil implementar a mecânica gravitacional clássica do movimento do refrigerante. A instalação de uma bomba de circulação permitirá que o sistema de aquecimento atinja um bom nível de estabilidade e eficiência. Tal dispositivo também é útil em estruturas com um componente gravitacional do movimento de refrigerante, e um piso aquecido sem um superalimentador forçado simplesmente não funciona.
Conteúdo
- 1 A escolha do local de instalação da bomba no sistema de aquecimento
- 2 Esquemas de ligação de sistemas de aquecimento
- 3 Conectando a bomba à fonte de alimentação
- 4 Ajuste e começar a trabalhar
- 5 Possíveis avarias de bombas de circulação
- 5.1 A bomba é muito agitada, mas não há circulação de refrigerante
- 5.2 O dispositivo é muito barulhento quando se trabalha
- 5.3 Bomba não liga
- 5.4 O dispositivo inicia e pára de funcionar após um curto período de tempo.
- 5.5 Forte ruído, vibração, calor
- 5.6 Constante, aumento da vibração
- 5.7 Pressão insuficiente
- 6 Conclusão
A escolha do local de instalação da bomba no sistema de aquecimento
Uma bomba de circulação moderna é um dispositivo tecnológico. Ele usa componentes e materiais que podem funcionar por um longo tempo em altas temperaturas. Portanto, a instalação do ventilador no sistema de aquecimento de uma casa particular pode ser feita quase sem levar em conta os parâmetros do refrigerante e outros critérios.
Para estender a vida útil do dispositivo, para garantir ótimas condições de trabalho, recomenda-se instalar a bomba de acordo com os requisitos padrão, ou seja, no fluxo de retorno do sistema de aquecimento, onde o refrigerante tem uma temperatura mais baixa.. Ao mesmo tempo, existem várias regras simples para a organização de sistemas de circulação, abertos e fechados.
- Uma bomba de circulação deve ser instalada em cada circuito de aquecimento fechado. Esta regra é sempre observada aquando do aquecimento de partes individuais de uma casa privada ou quando se aplica refrigerante a radiadores de apartamentos e aquecimento de pavimentos.
- Instalação de uma bomba adicional produzido em edifícios onde a rede de oleodutos é bastante longa. Recomenda-se montar outro soprador se o comprimento do tubo for de 80 metros ou mais.
- Se o fluxo e o fluxo de retorno variam em temperatura em mais de 20 graus - isso significa a necessidade de instalar uma bomba de alimentação em um sistema com circulação natural. supercharger adicionalse existente não lidar com a tarefa.
- Controle da bomba de circulação por mudanças em sua velocidade pode não só fornecer o melhor modo de aquecimento, mas também economizar dinheiro graças às condições ideais de trabalho da caldeira.
Supercharger fácil de instalar com suas próprias mãos. Ao mesmo tempo, é necessário escolher o local certo para a instalação de acordo com os requisitos de operação ideal do equipamento. Ao mesmo tempo, o ajuste conveniente da bomba de aquecimento e o acesso para sua desmontagem rápida para reparo devem ser fornecidos.
As regras para escolher um ponto no sistema de aquecimento, onde a instalação de um dispositivo de circulação forçada está sendo feita, são bastante simples e claras.
- A bomba deve ser o mais próximo possível do equipamento de aquecimento.
- Recomenda-se instalar o dispositivo no tubo de retorno.
- Tanto quando instalado na linha de alimentação quanto no tubo de retorno, não deve haver cotovelos entre a caldeira e a bomba de circulação, exceto para tubos especiais projetados para manutenção do sistema.
De acordo com as regras padrão, o esquema de conexão do superalimentador deve prever a possibilidade de isolar o ponto de instalação para desmontagem, garantir a operação do equipamento no modo normal, garantir a fácil manutenção do sistema e o comissionamento.
Esquemas de ligação de sistemas de aquecimento
Construindo uma linha de apresentação para uma rápida compreensão das características da organização de vários sistemas de aquecimento, é razoável começar com a opção de circulação forçada.
Com circulação forçada
Este esquema tem vários recursos.
- Diferenças de altura, encostas de tubos, a localização de radiadores em relação à caldeira de aquecimento não são regulamentadas de forma alguma.
- O sistema usa equipamento multiponto ou um sistema de exaustão de ar de ponto único (Mayevsky bate nos radiadores ou um ponto de saída com o mais alto nível de altura).
- É permitido organizar um número arbitrariamente grande de circuitos de circulação isolados, cada um dos quais é atendido por uma bomba separada.
A principal característica do sistema com circulação forçada é que ele não pode funcionar sem a operação de uma bomba de circulação. Portanto, quando a energia é desligada, o refrigerante pára, as salas não são aquecidas.
É importante! Se ocorrer uma queda de energia a temperaturas negativas do ar, o sistema com circulação forçada requer um dreno de emergência, se o tempo para restaurar a operação permitir que o refrigerante congele.Para isso, os pontos de descarga de emergência são obrigatoriamente providos, em vários locais, da estrutura de tubulações de baixo nível. Isso não precisa ser feito se o sistema estiver fechado e o refrigerante não fornecer congelamento em temperaturas negativas.
Com circulação natural
Um sistema com circulação natural tem várias vantagens, mas exige adesão estrita às regras da organização. Suas características são as seguintes.
- Após a caldeira de aquecimento, é fornecida uma linha de aceleração, um tubo vertical, que permite criar pressão durante a expansão do refrigerante para o seu movimento através da rede.
- Um parâmetro claro da inclinação dos tubos de alimentação e retorno é regulado.
- Com múltiplos circuitos de aquecimento, é difícil ou impossível alcançar a transferência de calor ideal em cada um deles.
O controlo da bomba de circulação pelo movimento do refrigerante pode aumentar drasticamente a funcionalidade, eficiência, capacidade de personalização do sistema de aquecimento com circulação natural.
Tal sistema permite resolver várias tarefas padrão:
- erros de projeto de nível e superar a resistência hidráulica da rede de dutos;
- otimizar o carregamento dos circuitos de aquecimento ao instalar várias bombas, para regular a liberação de calor;
- melhorar as condições de trabalho do equipamento de aquecimento.
A principal vantagem do sistema com circulação natural, por toda a complexidade de sua organização, é a capacidade de trabalhar quando a energia é desconectada. Para conseguir isso, a bomba de circulação definido para ignorar. Esta é uma estrutura bastante simples.
Um bypass é uma unidade separada para a instalação de uma bomba de circulação com um bypass de loop e válvulas para manutenção.
O conjunto de bypass fornece vários recursos convenientes.
- Quando as válvulas de esfera são desligadas, o supercharger pode ser removido sem drenar todo o sistema para reparar a bomba de circulação ou substituí-la.
- O sistema é alimentado sem energia.
- É possível realizar o arranque inicial do aquecimento sem a participação da bomba de circulação.
- É fácil organizar a estrutura de proteção da bomba contra impurezas que entram na turbina instalando um filtro grosseiro ou uma unidade do tipo malha.
Esquema de aquecimento de água de uma casa particular pode usar como um bypass com controle manual ou automático.Neste último caso, na bomba de circulação bypass válvula de retenção montada.
Quando a bomba de circulação está operando, uma sobrepressão é gerada na saída da válvula de retenção. O nó se sobrepõe ao fluxo, fornecendo um padrão ideal de movimento do refrigerante. Quando a energia é desligada, a água começa a se mover através da válvula devido ao componente gravitacional natural. Este esquema não requer ajustes e ajustes, inclusive durante o comissionamento.
Conectando a bomba à fonte de alimentação
A conexão à rede de fornecimento de energia pode ser feita de duas maneiras.
Conexão direta
O primeiro é um padrão, é um direto Ligue o cabo de alimentação à tomada com o tipo de tensão desejado. Com isso:
- escolha um fio com uma seção transversal de pelo menos 2 metros quadrados;
- os condutores devem ficar presos para reduzir a probabilidade de fraturas ao dobrar;
- a conexão deve ser feita usando o fio terra.
A seção transversal específica dos condutores deve ser selecionada com base nas recomendações do fabricante e na capacidade da placa de identificação da bomba. O soquete no qual o dispositivo está conectado deve estar localizado o mais próximo possível do ponto de instalação, é recomendado instalar dispositivos de desligamento de emergência entre ele e a bomba RCD.
Recomenda-se conectar o fio de aterramento do soquete, a estrutura geral da rede elétrica. Se isso não puder ser feito devido ao tipo desatualizado de fiação, a bomba pode ser conectada a um circuito externo.
Aplicação UPS
Durante a operação do supercharger, especialmente sob carga, pode haver falhas de energia, casos de sua terminação, mudanças nos parâmetros de tensão de entrada. Isso pode afetar negativamente a vida útil do dispositivo, sua eficácia, levar a avarias. Portanto, se possível, você deve usar uma conexão através de fonte de alimentação ininterrupta.
Ao escolher um modelo de fonte de alimentação ininterrupta, execute um cálculo simples. As condições básicas incluem a potência da bomba de circulação e o tempo durante o qual sua operação deve ser mantida. De acordo com os resultados do cálculo, escolha a capacidade da bateria ou modelo UPS. Muitos fabricantes de tais equipamentos em seus recursos oficiais oferecem gráficos e tabelas que facilitam a determinação da melhor fonte de energia.
Ajuste e começar a trabalhar
O comissionamento após a instalação da bomba de circulação não é difícil, mas deve ser realizado em uma ordem específica.
- A bomba é montada no bypass ou colide com o tubo de retorno.
- O aparelho está conectado à rede elétrica.
- O sistema de aquecimento está cheio de água.
- Os bujões de ar são removidos abrindo as válvulas em torneiras especialmente feitas ou em torneiras Mayevsky instaladas em radiadores.
- O ar é removido da carcaça da bomba de circulação abrindo a válvula, desparafusando o parafuso na tampa do dispositivo.
Assim que a água começa a deixar a drenagem especial da bomba, o dispositivo está pronto para operação. Depois disso, é suficiente para iniciar a caldeira de aquecimento, verificar o passaporte, que velocidade é melhor ligar na bomba de aquecimento, definir o modo ideal e ajustar os parâmetros de pressão no sistema no processo de aquecimento do transportador de calor.
Possíveis avarias de bombas de circulação
Bomba de circulação - um dispositivo bastante simples. Seu dano grave está no desgaste da roda da turbina, nos danos físicos aos elementos ou na falha do circuito elétrico. Alguns defeitos da bomba de aquecimento podem ser fixados manualmente. Para este dispositivo precisa desmontar e desmontar. A ordem de ação é a seguinte.
- Desligue a energia do equipamento.
- Se a bomba estiver instalada no bypass ou houver torneiras em ambos os lados - o fornecimento de refrigerante é desligado, o dispositivo é removido do ponto de instalação.
- Com reparo a longo prazo - você deve instalar uma bomba de reposição.
Ao desmontar a bomba de circulação, você pode acessar suas principais partes funcionais:
A bomba é muito agitada, mas não há circulação de refrigerante
Tal mau funcionamento ocorre longo tempo de inatividade do equipamento. Dispositivos de vedação, rolamentos são privados de graxa, depósitos minerais densos são formados. Para iniciar a bomba é necessário desmontar de acordo com as instruções do fabricante. O caso, a unidade elétrica é removida. Usando uma chave de fenda ou qualquer dispositivo de fixação, gire o rotor e atinja sua rotação relativamente livre. Depois disso, a bomba é instalada em um local regular e ligada.
O dispositivo é muito barulhento quando se trabalha
A razão para o ruído excessivo é entrada de lixo na área do eixo do motor e da unidade da roda da turbina. O problema é eliminado pela completa desmontagem e limpeza do dispositivo.
Bomba não liga
Pode haver vários motivos para a falha no lançamento. O mais comum é falha de energia Você deve verificar o cabo de alimentação (desconectar os disjuntores ou retirar o plugue do soquete) quanto a fraturas, danos e testar a voltagem da fonte de alimentação.
Outra razão para o fracasso do lançamento é operação de proteção. Para eliminar o problema, substitua os fusíveis ou outros elementos fornecidos pelo fabricante. Antes de ligar a bomba, verifique cuidadosamente o status e os parâmetros da alimentação principal, certifique-se de que outros sistemas conectados ao supercharger estejam funcionando corretamente.
O dispositivo inicia e pára de funcionar após um curto período de tempo.
A razão para o desligamento automático é sobrecarga. Isso é causado pela escala nas partes do rotor úmido. Para restaurar o funcionamento normal da bomba deve ser desmontado, remova os depósitos minerais usando ferramentas especiais.
Forte ruído, vibração, calor
As razões para as mudanças abruptas no som e outros parâmetros operacionais são ar na bomba de circulação. Este problema pode ser causado pelo comissionamento inadequado ou por exceder o limite mínimo de cavitação. A resolução de problemas é feita ajustando os parâmetros do sistema de aquecimento. Os bujões de ar são removidos dos tubos, uma operação semelhante é realizada por uma válvula na parte superior da carcaça da bomba.
Constante, aumento da vibração
A causa do excesso de vibração pode ser desgaste do rolamento. Esses elementos estruturais têm uma vida útil limitada, mesmo com parâmetros de refrigeração ideais. O intervalo recomendado para substituição de rolamentos em bombas de circulação é necessariamente indicado no passaporte de um modelo específico.
Vale lembrar que você pode puxar um rolamento pressionado no furo usando um extrator especial. A reinstalação em casa é feita com um martelo de madeira.O novo rolamento é colocado no furo de montagem e entupido com traços leves e precisos.
Pressão insuficiente
Instalada corretamente, a bomba de circulação de trabalho em alguns casos não é capaz de fornecer pressão suficiente. O motivo pode ser Configuração de velocidade de rotação incorreta o que é frequentemente observado em alta viscosidade do transportador de calor ou comprimento excessivo de oleodutos. Se houver tal possibilidade - o dispositivo é regulado, no caso de uma escolha errada do modelo, ele é substituído.
Em bombas trifásicas A causa da pressão insuficiente pode estar na fiação errada. Portanto, a primeira fase da solução de problemas deve ser verificar a fase, a condição do fio neutro, a tensão da rede.
É sempre necessário lembrar que a bomba circulante não alcança o usuário imediatamente após a produção. Portanto, saber como desmontar e limpar o dispositivo, bem como seus componentes, é útil. Por exemplo, tal informação ajudará facilmente a lidar com o caso quando a viagem ocorrer devido à oxidação dos contatos dos fusíveis. A operação de desmontagem e desmontagem parcial neste caso pode ser realizada mesmo sem desmontar o dispositivo.
É importante! Se os métodos simples de solução de problemas não ajudarem, procure ajuda profissional. Para determinar a folga (grau de desgaste da roda da turbina) entre o impulsor e a caixa, pode ser necessário usar ferramentas especiais. O mesmo se aplica à avaliação dos parâmetros dos enrolamentos do motor. Em alguns casos, reparos profissionais complexos podem ser necessários.
Conclusão
Para não encontrar defeitos no sistema de aquecimento, não congele, não gaste tempo e dinheiro para fazer alterações no chicote, você não deve economizar no projeto e na organização adequada dos locais de instalação das bombas de circulação. Bypass equipados com válvulas de fechamento, filtros, válvulas de retenção, a escolha certa do ponto de instalação ajudará a simplificar o ajuste do aquecimento, fornecer controle automático, garantir ótimas condições de trabalho e aumentar significativamente sua confiabilidade e vida útil.