Qual cadeia é melhor colocar uma motosserra
Cadeia é um elemento-chave de qualquer motosserra. A qualidade e a rapidez do trabalho ao serrar madeira dependem do tipo de ferramenta de corte instalada na unidade. Para usuários iniciantes de motosserras, a escolha de uma corrente de serra parece ser um processo difícil, já que você precisa saber quais tipos de uma determinada peça existem, suas características, etc. O artigo discutirá os principais fatores que devem ser considerados para escolher uma boa cadeia para motosserras.
Conteúdo
- 1 Tipos de correntes para motosserras
- 2 Tamanhos de etapa existentes
- 3 A espessura do elo principal (cauda)
- 4 Profundidade de corte e altura do perfil
- 5 Geometria do dente
- 6 Tamanho do pneu
- 7 Tamanho da cadeia
- 8 A ordem dos elos de corte
- 9 Correntes de metal duro
- 10 Cadeias de marca superior para motosserras
Tipos de correntes para motosserras
Aqueles que se deparam com serrar madeira, sabem que você pode cortá-lo, seja ao longo das fibras, ou através de.Com base nisso, diferentes tipos de correntes para motosserras são produzidos: para corte transversal ou longitudinal madeira Em ambos os casos, a diferença na resistência do material será significativamente diferente. Para corte longitudinal, os dentes são afiados em um ângulo de 5 a 15 °. O corte transversal requer afiar a ferramenta em um ângulo de 25 a 35 °. A figura abaixo mostra como o ângulo de afiação dos dentes é determinado.
De que tipo o elemento de serra pertence pode ser aprendido com a marcação nele, além disso, o ângulo de afiação é determinado visualmente.
Correntes para corte longitudinal raramente são usadas, porque é muito mais fácil dissolver a peça de trabalho. em uma circular. Devido à baixa demanda, os fabricantes desta ferramenta não estão particularmente engajados em sua melhoria, e é bastante difícil encontrar uma cadeia para serrar longitudinalmente para venda. A maioria dos compradores de motosserras escolhe uma ferramenta com um tipo de corte transversal, e é a mais popular entre os profissionais e artesãos domésticos. Mas, antes de escolher uma corrente para uma motosserra, você deve estudar os principais parâmetros que afetam o desempenho e a qualidade da ferramenta.
Tamanhos de etapa existentes
O passo da corrente é um parâmetro chave que requer atenção especial ao escolher um elemento de corte para uma motosserra. É medido em polegadas e é definido como o espaço entre os elos de corte ou o espaço entre os três rebites do elemento da serra. A imagem a seguir ilustra como o passo da corrente é determinado.
Cada serra tem um passo de corrente individual.
Vale a pena notar que a ferramenta pro class trabalha com qualquer tipo de correntes.
Correntes com um certo campo são sempre destinadas a unidades de uma determinada potência, levando em conta o torque. Reduzir o passo não só reduz o desempenho do dispositivo, mas reduz a carga no motor. Por outro lado, com um grande passo aumenta a produtividade do dispositivo, mas mais energia é necessária.
Além disso, existe tal coisa como “Agressividade” da unidade. Neste caso, refere-se à facilidade de gerenciamento. Quanto maior o degrau, mais vigorosamente os dentes “rasgam” a madeira. Além disso, devido ao grande tamanho dos elos de corte, a largura do corte aumenta e, portanto, o operador precisará exercer mais esforço para segurar o dispositivo em suas mãos. Com base no exposto acima, você não deve usar uma corrente com uma inclinação grande em uma unidade de baixa potência, pois dessa forma o dispositivo pode ser inutilizado.
Passo de 0,325 polegadas
Este é o valor mínimo do passo, mas, no entanto, o mais comum. Os elementos de serra com este passo são normalmente instalados em unidades amadoras e semi-profissionais com uma potência pequena - na faixa de 3-3,5 hp. Isso é suficiente para cortar facilmente os galhos, cortar árvores finas, realizar pequenos trabalhos de construção. A corrente de 0,325 polegadas corre suavemente, sem vibração, não rasga a madeira, não sobrecarrega o motor e não cansa o operador.
Etapa 0.375 ou 3/8
Marcação pode parecer decimal ou comum. Não há diferença entre essas designações: três divididos por oito resultarão em 0,375. A fração ordinária na marcação é projetada para eliminar a confusão entre os números 0,375 e 0,325.
Por esse motivo, há casos em que é difícil encontrar um elemento em incrementos de 0,375 polegadas à venda. Em caso afirmativo, tente pesquisar a mesma parte marcada como 3/8.
Essas cadeias são instaladas em unidades mais poderosas - com 4 hp.Esses elementos de serra podem cortar árvores de diâmetro médio. Correntes com um passo de 3/8 polegadas são instaladas em motosserras semi-profissionais e unidades da classe pro.
Passo 0,404
Serras com tal passo definido apenas em unidades profissionais com uma potência de pelo menos 5,5 cv Serrar com um passo de 0,404 polegadas pode cortar árvores de qualquer espessura, e as unidades para este elemento de corte têm um grande torque, o que facilita muito o trabalho de uma pessoa.
É importante saber que o passo da corrente sempre corresponde a estrelas do passocomo um escravo e líder. Daqui resulta que, se a documentação do dispositivo indica que funciona com uma corrente que tem um passo de 0,404, então não deve colocar a corrente numa motosserra com um passo com um passo de 3/8. Antes de instalar um circuito com um passo diferente, você precisa comprar um conjunto completo, incluindo um pneu e as duas rodas motrizes: dirigir e dirigir.
Além dos valores acima, há mais dois: é 1⁄4 (0,25) polegadas e 3⁄4 (0,75) polegadas. Serras com tal inclinação não são muito populares, tanto entre profissionais quanto em artesãos domésticos.
A espessura do elo principal (cauda)
Este parâmetro é o segundo mais importante na escolha de um elemento de serra.Você deve saber que em diferentes marcas de motosserras o pneu será diferente em largura. As unidades líderes também são destinadas apenas para um tipo específico de pneu.
Os links principais são dos seguintes tamanhos.
- 0,043 "ou 1,1 mm. Este é o menor link principal. Geralmente é instalado em circuitos em miniatura, que são projetados para unidades domésticas “fracas”, não destinadas a cargas pesadas.
- 0,05 "ou 1,3 mm. Embora a diferença com o exemplo anterior não seja significativa, o elemento de corte é projetado para cargas mais tangíveis. Correntes com um link de 1,3 mm são mais comuns entre proprietários de motosserras domésticas e semi-profissionais, são leves e bastante confiáveis.
- 0,058 ”ou 1,5 mm. Esse tipo de serra não é menos popular que o anterior, mas é usado não apenas em uma ferramenta semiprofissional, mas também em dispositivos pro.
- 0,063 "ou 1,6 mm. Correntes com tal espessura de rabo de cavalo são mais duráveis e são colocadas apenas na ferramenta para profissionais.
- 0,08 ”ou 2 mm. Esse tamanho é a final entre os tipos de links principais. A corrente é projetada para operação contínua e carga séria. Não é difícil adivinhar que o elemento é usado apenas em motosserras altamente profissionais com alta potência.
Como resultado, quanto maior a espessura do elo da frente, mais forte e mais qualitativa a corrente, e maior a carga que ela pode suportar. Mas, escolhendo um elemento de corte, é necessário consultar as instruções para o dispositivo, que indica o tamanho que o pneu pode instalar nele.
Profundidade de corte e altura do perfil
A profundidade do corte depende de quão alto é o perfil da cadeia. Quanto mais alto o perfil, mais forte a corrente “morde” o material e, como resultado, a produtividade da ferramenta aumenta. Com um perfil baixo, os cavacos mais finos são removidos e a corrente não fica tão profundamente imersa no material. Normalmente, a profundidade é controlada pela trituração das paradas localizadas em cada ferramenta.
Existem os seguintes tamanhos de perfil:
- alto perfil - 0,03 ”(0,762 mm);
- baixo perfil - 0,025 ”(0,635 mm).
Esta informação pode ser encontrada na documentação da motosserra. Esses tipos de perfis são instalados em unidades amadoras e profissionais. Mas você deve saber que a ferramenta da classe dos profissionais nem sempre pode ser equipada com correntes de alto perfil, e a ferramenta doméstica está sempre equipada com elementos de corte de baixo perfil.
Cadeias de alto perfil - estes são os elementos mais produtivos, o que significa que aumentaram a “agressividade” e, além disso, uma vibração perceptível. Este último reduz significativamente a produtividade do trabalho, já que não permite trabalhar com a unidade por um longo tempo. Portanto, os fabricantes encontraram um meio termo: com um grande passo, uma corrente com um perfil baixo é feita e vice-versa, se o degrau for menor, então o perfil é feito alto. Essas alterações removem todos os efeitos colaterais, tanto quanto possível, a unidade começa a trabalhar com menos "agressividade" e desempenho normal.
Quais perfis são melhores é difícil de dizer. Ao escolher, você deve sempre focar nas condições de trabalho pretendidas, dureza ou viscosidade da madeira, etc.
Geometria do dente
Links de corte têm dois tipos de perfil.
- Picador, que é popularmente chamado de "foice". Tal nome tem por causa de sua forma crescente. Graças à geometria do dente do picador, a serra proporciona alto desempenho, fácil de afiar, o que não requer ângulos perfeitos. As desvantagens de tal geometria de dentes incluem a possibilidade de aumentar a carga na unidade e reduzir as qualidades de corte da serra.
- Formão, popularmente chamado de “sete” por causa da semelhança com o mesmo número. "Seven" é usado principalmente na classe de instrumento pro, em correntes com um passo de 3/8 ou 0,404 polegadas. As principais desvantagens desta geometria do dente são a dificuldade de retificação e o desgaste rápido em caso de sujeira.
Tamanho do pneu
Além da espessura do pneu, que foi mencionado acima, ao escolher uma motosserra, mais um parâmetro deve ser considerado - o comprimento do pneu. É medido em milímetros ou polegadas. Pneus dos seguintes tamanhos são freqüentemente usados: 11 ", 12", 13 ", 14", 15 ", 16", 18 ", 20", 21 ", 22".
Para trabalhos simples, como cortar galhos, cortar tábuas finas, você pode usar pneus pequenos - 11 ou 13 polegadas. A corrente em tais pneus acelera a altas velocidades, o que tem um bom efeito no desempenho. Considerado o tamanho de pneus mais versátil na faixa de 14 a 16 polegadas. Além do uso da unidade como um delimitador, uma motosserra pode ser usada na colheita de lenha (serrar troncos finos). Para cortar um tronco grosso, instale pneus de 18 a 22 polegadas. Geralmente eles são usados em motosserras semiprofissionais e mais potentes.
Você não deve instalar um pneu maior,o que é indicado no passaporte para a unidade, pois isso inevitavelmente levará a um aumento na carga do motor e, consequentemente, ao seu rápido desgaste.
Tamanho da cadeia
Esse parâmetro sempre depende tamanho do pneuinstalado na unidade. Se você comprou acidentalmente uma corrente menor do que o seu pneu, você não poderá usá-la. Se este elemento tiver um tamanho maior que o tamanho do pneu, você não poderá puxá-lo. Ambas as opções não permitem o uso de cadeias de tamanhos inadequadas. Eles geralmente são especificados em polegadas e possuem os seguintes valores: 10 ″, 12 ″, 13 ″, 14 ″, 15 ″, 16 ″, 18 ″ e acima.
O comprimento da corrente é determinado por número de links. Sob os links refere-se aos elos de ligação que entram na ranhura do pneu e não cortam os dentes. Ao comprar, você pode especificar o vendedor ou o comprimento da peça em polegadas, ou o número de links em sua composição. Alguns fabricantes, em vez do comprimento, indicam o número de links no elemento da serra. Como regra, esse número não depende da espessura da cauda, do passo e da altura do perfil. Por exemplo, uma cadeia de baixo perfil, com um link principal de 1,3 mm, pode consistir em 72 links ou 56 links ou outro número deles.
A ordem dos elos de corte
Na maioria dos casos, a ordem de colocação dos elementos de corte pode ser de três tipos.
- Com passe. Um elo de ligação é inserido após cada dente cortante.
- Com meia passagem. Um link de conexão é instalado entre cada par de links de corte.
- Standard. Cada dente de corte é fixado por dois elos de ligação.
Os elos de corte são os principais elementos da corrente da serra e são caros devido ao complexo processo de fabricação. Os fabricantes, mudando a ordem dos dentes de corte, reduzem seu número e, assim, reduzem o custo do produto acabado. Mas, ao mesmo tempo, devido à falta de links, a eficiência da operação da ferramenta é visivelmente reduzida, e a corrente se desgasta mais rapidamente.
Correntes de metal duro
Win - é uma liga muito dura, vidro superior à força. Portanto, cortadores de vidro domésticos, várias ferramentas de corte e torno e ferramentas de torneamento são feitos a partir dele, bem como é aplicado às correntes de motosserra. Vitórias soldadas aos elos de corte, onde desempenha o papel de durável vanguarda. Mas apesar de sua dureza, esta liga é quebradiça.
A vida útil das correntes com torneiras do vencedor excede consideravelmente a vida dos elementos de corte padrão. As correntes de metal duro são usadas para serrar madeira congelada e dura, bem como medidas de resposta a emergências, se você precisar cortar rapidamente concreto armado ou simples.
As desvantagens das correntes de metal duro podem ser atribuídas ao seu alto custo, excedendo o preço dos elementos de corte convencionais várias vezes.
Cadeias para motosserras com pobeditovy napayka na prática amadora são usadas muito raramente, porque eles são projetados para ferramentas semi-profissionais e profissionais com boa potência e alto torque.
Cadeias de marca superior para motosserras
De acordo com as avaliações dos proprietários dessas unidades, foi feita uma classificação de correntes para motosserras Abaixo estão os fabricantes que produzem as melhores correntes para motosserras.
- Stihl é uma marca suíça muito famosa, que produz correntes de serra a partir de aço cromo-níquel de alta resistência. Eles não se alongam quando aquecidos, como de costume. Isto é conseguido através da utilização no fabrico de um método especial de rebitagem a quente.Acima de tudo, este fabricante patenteou o método de lubrificação - as “ranhuras” com as quais todas as unidades de acionamento são fornecidas.
- A empresa não projeta circuitos, mas os produz usando a melhor tecnologia patenteada. Graças a isso, alta qualidade do produto é alcançada. A empresa também oferece uma ampla gama de serviços aos clientes, fornecendo serviços de garantia para seus produtos. Além disso, os clientes da empresa têm a oportunidade de comprar peças de reposição originais para mecanismos.
- Oregon é uma divisão da Blount Inc. A empresa é considerada uma das melhores entre as empresas produtoras de serras para motosserras. A Oregon também produz diversos acessórios e peças de reposição para ferramentas de outras marcas famosas. Os elementos de serra das motosserras são feitos de uma liga especial patenteada e liga de cromo é aplicada aos dentes. Para facilitar o processo de afiação, as marcações são feitas nos dentes, indicando o ângulo em que a operação deve ser realizada. Além disso, as correntes possuem um sistema que permite reduzir a vibração e o projeto original, graças ao qual o lubrificante é distribuído uniformemente.
- Carlton é uma empresa da América.Todos os elementos da corrente deste fabricante aumentaram a dureza, uma vez que são disparados na fase de fabricação. As unidades de corte possuem uma borda longa, possibilitando a produção de um grande número de afiações.
- Windsor. A empresa patenteou uma liga resistente, que é caracterizada por alta resistência ao calor e não está sujeita a alongamentos. Os elementos de corte Windsor são estampados e rebitados para garantir alta confiabilidade.
- A corrente é feita de liga de aço com dentes cromados. Os últimos são afiados de maneira especial, e um lubrificante hipóide é aplicado na corrente, facilitando o processo de corte. A empresa também aplica o método de shot peening na fabricação de correntes, o que aumenta a força dos elos.