Afiação motosserra e lubrificação

Toda ferramenta precisa de manutenção periódica. Se falamos de uma motosserra, então, antes de mais nada, é necessário o seu corpo de trabalho principal - uma corrente de serra. Os dentes precisam de nitidez periódica. A vida útil da ferramenta e a qualidade de corte dependem da exatidão dos eventos. Além disso, cada motosserra possui um sistema de lubrificação de corrente. O conhecimento de seu dispositivo e o princípio de operação são necessários para cada proprietário dessa ferramenta.

Quando precisar de nitidez

Qualquer que seja a empresa, a unidade chega a hora de afiar a corrente da motosserra. Uma serra maçante pode ser reconhecida pelo tipo de serragem: se eles são compostos principalmente de poeira fina, então é hora de afiar os dentes. A operação de afiação pode ser realizada em casa, uma vez que não é particularmente complexa. As fotografias abaixo mostram o que é um dente afiado e um dente que requer endireitamento.

 Dente afiado

 Afiando o dente

Antes de começar a afiar os dentes com suas próprias mãos, é recomendável entender o princípio no qual eles trabalham. A figura a seguir mostra como a serra ocorre.

 Padrão de serração

Como pode ser visto na figura, a forma do link é semelhante a avião pequeno. Da mesma forma, ocorre material de planejamento. A espessura do cavaco é determinada pelo limitador.

Parâmetros dentais

O elemento de corte da corrente (link) possui a seguinte estrutura:

  1. a base;
  2. lâmina dentária;
  3. parada de profundidade;
  4. lâmina final;
  5. lâmina superior.

 Construção de link

Para alcançar a máxima eficiência quando a serra pode apenas afiar os dentes no ângulo correto. Se você retalhar a parte de trás da parte de trás do dente, então o ângulo posterior da lâmina superior será formado, permitindo que a borda seja facilmente cortada no material.

 O ângulo desejado de nitidez

Escápula traseira Também é retificado em um ângulo para trás, de modo que a lâmina vertical possa cortar as fibras da madeira.

 Ângulo da escápula posterior

A borda da lâmina superior deve se formar em relação à parte inferior do link. canto da frente 60-85°.

 Borda da lâmina superior

A inclinação da lâmina superior em vários tipos de serras pode ter um ângulo de 50 a 60 °.

Ângulo de nitidez medido em relação ao trilho de guia (em ângulos retos).

 Ângulo de nitidez

Esse ângulo geralmente é alterado dependendo de qual tipos de trabalho será realizada pela motosserra. Se o ângulo for aumentado, a madeira não congelada e macia será cortada mais rapidamente. A redução do ângulo de afiação possibilita a visualização de madeiras duras e madeira fortemente congelada. Além do acima, tal medida pode eliminar a forte vibração do instrumento e contribui para o seu bom funcionamento.

O ângulo de afiação deve ser de pelo menos 25 °, com exceção das correntes de serra longitudinais, onde um ângulo de 10 ° é considerado normal.

A figura a seguir mostra que há uma parada na frente do dente, o que limita a profundidade da captura do material.

 Ênfase na frente do dente

Esta ênfase, como já mencionado, você pode ajustar a espessura do chip e o desempenho da unidade. O espaço entre a borda superior e a parada limite deve ser de 0,5-0,8 mm. Se esta distância for maior, o risco de recuo da motosserra aumentará, a vibração aumentará e a máquina começará a capturar mais material. Com um pequeno espaço, a velocidade de corte diminui.

Correntes de motosserra muitas vezes são afiadas com arquivos regulares usando padrões especiais. Mas você pode fazê-lo em máquinas manuais ou elétricas.

Afiação de arquivos

Na maioria das vezes os artesãos domésticos usavam afiação manual. Então, para afiar corretamente a cadeia, você precisará 2 arquivos com perfis diferentes (plano e redondo). O contorno interno do elo de corte tem a forma de um círculo, por isso é triturado com uma ferramenta com uma seção redonda. A parada de profundidade é necessária para triturar com uma ferramenta plana.

 Esquema de afiação de arquivos

Afiação de uma cadeia de motosserras "pelo olho", mantendo todos os ângulos, é muito difícil. Simplifica significativamente este processo. uso de modelos. Um deles é mostrado na foto a seguir.

 Padrão

 Modelo e arquivo

O apontador deve ser posicionado de forma que a corrente entre nos cortes localizados na parte inferior do gabarito. O arquivo é necessário para trazer sob a borda de corte e colocar os rolos. Mova a ferramenta de nitidez em uma linha reta paralela aos lados do aparelho.

 Dispositivo de nitidez

Para cortar o limitador até a altura desejada, o gabarito é sobreposto no elo de modo que o suporte se encaixe no orifício do gabarito. Se você vai trabalhar com madeira macia, a ênfase é colocada no buraco oposto à palavra “SOFT”. Por outro lado, para preparar a serra para processamento madeira maciça, é necessário definir o delimitador sob a palavra “HARD” no modelo.

Para triturar a rolha deve ser um arquivo simples. O movimento deve ser suave e suave, longe de você.

A foto seguinte mostra que a rolha se projeta um pouco para fora da luminária, e é necessário retificá-la.

 Limitador

Você também pode comprar de marca definido para links de nitidez, que inclui uma ferramenta adequada (arquivos) e acessórios. Usar este kit é tão fácil quanto o discutido acima.

 Conjunto de nitidez

Afiando a corrente com a máquina

A máquina de afiar é usada nos seguintes casos:

  • as ligações de corte tornam-se cegas, por exemplo, quando uma serra entra no solo arenoso ou no solo com cascalho;
  • Correntes de motosserra não foram afiadas por um longo tempo, e os dentes de trabalho perderam sua forma;
  • Não há tempo para afiar dentes com um arquivo, por exemplo, em produção.

As máquinas podem ser divididas em elétricas e manuais. Este último é mais corretamente chamado de adaptações, uma vez que a força física de uma pessoa é usada para moer. As máquinas elétricas possuem um motor que aciona uma roda abrasiva.

Por exemplo, a empresa Stihl lançou dois tipos de máquinas manuais.

  1. Apontador Móvel FG 1, que é facilmente preso à motosserra do pneu.
     Apontador móvel FG 1,
  2. Máquina de moagem estacionária FG 2, que pode ser anexado a uma bancada de trabalho.
     Retificadora estacionária FG 2

Se você olhar as fotos das máquinas, verá que a peça de trabalho delas é muito parecida com a serra, onde um arquivo de uma seção redonda (retangular) é fixado como uma ferramenta de trabalho. Para encurtar a ênfase na máquina é o arquivo fixo com uma seção retangular. Essas máquinas permitem que você edite e afie correntes de motosserra, ajuste os dentes em altura (um tamanho).

Para afiar um dente, você precisa de apenas 2-3 movimentos.

Como já mencionado, existem máquinas elétricas. Esses dispositivos fáceis de usar possuem um sistema flexível de configurações, graças ao qual é possível instalar a corrente a partir de diferentes ângulos e trazer o rebolo da forma mais precisa possível para a superfície a ser processada, alcançando assim a afiação correta da ferramenta.

 Máquina de afiar elétrico

A vantagem das máquinas-ferramentas elétricas é que todo trabalho de retificação é rápido, fácil, não requer conhecimentos e habilidades especiais do operador. Portanto, se você precisa afiar constantemente correntes de serra em grandes quantidades, deve escolher uma máquina com acionamento elétrico.

Como funciona o sistema de lubrificação da corrente da motosserra

A fim de fornecer o lubrificante para os elos da corrente da serra de forma mais eficaz, ele é instalado em motosserras bomba especial. Sua tarefa é dosar materiais lubrificantes para o pneu da unidade. A intensidade do óleo depende do número de revoluções da gasolina ou acionamento elétrico.

Sistema de lubrificação

Detalhes e design do sistema de lubrificação em unidades de diferentes fabricantes podem variar um pouco, mas o princípio de sua operação não muda.

O sistema de lubrificação é composto pelos seguintes componentes.

  1. Tanque para lubrificantes. Por via de regra, localiza-se no cárter.
     Tanque
  2. O elemento filtrante está localizado dentro do tanque.
  3. Tubo de óleo É uma mangueira feita de borracha resistente a óleo.
     Acionamento de óleo
  4. A bomba de óleo é o principal componente do sistema de lubrificação.
     Bomba de óleo
  5. Engrenagens sem fim. Sua principal função é a transmissão do movimento rotacional do motor para a bomba.
     Roda de engrenagem

Máquina de pneus Também é possível chamar parte do sistema de lubrificação, uma vez que possui aberturas através das quais o lubrificante é fornecido.

A propósito, a cadeia também participa do transporte de lubrificantes e possui alguns recursos de design para essa finalidade.

O princípio de funcionamento do sistema de lubrificação

O nó principal do sistema é a bomba e funciona de acordo com o seguinte princípio. Quando a rotação do motor aumenta, a engrenagem montada no eixo principal transfere a rotação para o eixo da bomba através de uma engrenagem helicoidal. Conforme o eixo da bomba gira, a pressão na linha aumenta. Devido a isso, o lubrificante começa a se mover em direção ao pneu.

O canal de óleo termina no ponto em que o pneu entra em contato com o cárter. É aqui sulcocom o qual o canal de lubrificação do pneu é combinado.

 Canal de petróleo

Este sulco fornece transporte de lubrificante para o pneu, não importa a tensão que a cadeia agregada tenha. O pneu pode ter qualquer posição durante a operação, mas o óleo continuará a fluir através deste canal.

Então o processo de lubrificação é incluído. corrente de serra. Nas suas ligações existem orifícios ou ranhuras especiais (dependendo do modelo da corrente). Graças a essas melhorias, o lubrificante se espalha por todo o perímetro do pneu e a lubrificação da corrente da motosserra ocorre de maneira uniforme. Se a velocidade do motor aumenta, respectivamente, a intensidade do suprimento de óleo aumenta.

Em alguns modelos de unidades, estão instalados bombas ajustáveis fornecimento de graxa.

 Bomba com lubrificação ajustável

Em tais unidades, se houver necessidade, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de lubrificante fornecida ao pneu.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música