Tudo sobre a escolha de óleo para motosserras

O recurso de qualquer motosserra, sem dúvida, depende da qualidade de sua manutenção e operação. O requisito mais importante para esta unidade é a lubrificação oportuna de todas as suas partes móveis. O óleo de motosserra está disponível em diferentes tipos, a saber: motor e corrente. O motor é despejado no motor de combustão interna e a corrente é destinada à corrente da serra. Vamos entender como escolher o óleo certo para motosserras.

Quais partes das motosserras precisam de óleo

Se você olhar para uma motosserra de trabalho, então a sua parte móvel principal é imediatamente aparente - a corrente da serra, que desliza ao longo do pneu durante a serra.Como a lei da fricção ainda existe, ambas as partes se desgastam gradualmente. Para retardar este processo, é costume usar óleo de correnteespecialmente projetado para lubrificar correntes de serra.

As motosserras podem ser equipadas com motores de quatro tempos e motores de dois tempos. Em unidades de 4 tempos, o grupo de manivelas é lubrificado com óleo no cárter do motor. Os motores de dois tempos são ligeiramente diferentes em seu design e princípio de operação. A gasolina neste tipo de inversor entra diretamente no espaço sob o pistão, onde existe um mecanismo de manivela, que possui vários mancais e buchas que necessitam de lubrificação. Portanto, na gasolina é adicionado óleo a dois tempos Motosserras, de modo que, quando atingem as partes friccionadas dessa unidade, elas as lubrificam.

 Motosserra e óleo

Seleção de óleo do motor

O óleo destinado a um motor de dois tempos deve atender aos seguintes requisitos.

  1. A lubrificação deve se formar quando queimada. cinzas mínimas. Idealmente, deve queimar completamente.
  2. O lubrificante deve ter boa solubilidade na gasolina e um alto grau de purificação de várias impurezas que podem entupir canais de carburador muito estreitos.
  3. O óleo deve ter alta propriedade anticorrosiva, antidesgaste e lubrificante.

Existem certos padrões para óleos destinados a motores a 2 tempos: TC-W3 e 2T. Graxa apropriada Padrão TC-W3, usado para motores refrigerados a água (motores de barco, jet skis). Óleo 2T usado como um aditivo na gasolina para motores de 2 tempos com refrigeração a ar (benzocóicos, ciclomotores, motosserras, etc.).

 MOTUL Outboard Tech 2T

Tecnologia de popa de óleo MOTUL 2T

Óleos podem ter uma cor verde, vermelha ou azul. Isso é feito para garantir que sua presença na gasolina seja facilmente determinada.

Ao usar um lubrificante de baixa qualidade, todo o grupo de pistão do motor pode falhar devido à formação de carbono sob os anéis do pistão. Como resultado, eles não serão capazes de encolher, e a pontuação se formará nas paredes do cilindro. Também a lubrificação inadequada dos mancais do mecanismo de manivela leva ao superaquecimento e, por fim, ao emperramento. Importante: o uso de óleo diesel para preparar a mistura de combustível é proibido, uma vez que não corresponde a nenhum dos parâmetros acima.

Visão geral dos fabricantes de óleos para motores de combustão interna

Entre os fabricantes que produzem os melhores óleos a dois tempos, podemos nomear com confiança 2 líderes - estas são as empresas Husqvarna (Husvarna) e Stihl (Calm). As empresas produzem não apenas óleos minerais comuns, mas também lubrificantes sintéticos projetados para motores a 2 tempos que operam em condições difíceis.

Husqvarna HP

Este é um fabricante sueco, que inclui várias marcas bem conhecidas, incluindo a empresa Partner (Partner), conhecida por seu equipamento de jardinagem para uso semiprofissional e profissional. A Husqvarna produz não apenas equipamentos, mas também lubrificantes de alta qualidade usados ​​em quase todas as marcas de ferramentas movidas a gás.

A foto abaixo mostra o óleo 2 tempos Husqvarna HP, que possui em sua composição aditivos especiaiscapaz de compensar a má qualidade do combustível, o que não é incomum em nosso país. Afinal, o número de octanas da gasolina comprada em um posto de gasolina nem sempre é o mesmo que o indicado.

 Óleo de 2 tempos Husqvarna HP

Esta graxa é verde e contém base semi-sintética. Pode ser embalado em um contêiner de 10 litros e em um litro. A mistura é diluída numa proporção padrão de 1:50 (20 g por 1 litro de gasolina).Mas quando o motor ainda não está ligado, ou o trabalho no gelo está chegando, a proporção pode ser aumentada para 1:40.

Stihl HP

O lubrificante foi especialmente desenvolvido para motores Stihl. Ela tem base mineral, possui alta capacidade de lubrificação e limpeza e pode ser usado a uma temperatura ambiente não inferior a -10 ° C.

 Stihl HP

A garrafa tem um dispensador especial que permite o processo de misturar a mistura de combustível sem o uso de recipientes de medição adicionais.

A graxa tem uma cor vermelha e é armazenada por não mais de 4 anos em um recipiente fechado. Este último pode ter uma capacidade diferente, tanto grande quanto pequena (para um único reabastecimento). Por exemplo, existe um pacote de 20 gramas vendido, cujo conteúdo é adicionado a 1 litro de gasolina. Esta é uma opção muito conveniente para os proprietários de motosserras que os usam ocasionalmente. Importante: uma mistura de gasolina com este óleo não pode ser armazenada por mais de 1 mês, pois durante esse tempo ele já perderá suas propriedades lubrificantes.

Stihl HP Ultra

O petróleo pertence à categoria mais alta. Foi criado em totalmente sintético, tem cor verde e possui as propriedades de lubrificação altas, e graças a aditivos besolny não cria um depósito.

 Stihl HP Ultra

O óleo foi especialmente desenvolvido para a lubrificação de motores que operam por um longo tempo em altas cargas e baixas temperaturas ambiente, até -25 ° C. Além disso, este lubrificante não agride o meio ambiente. Se for derramado no chão, ele irá se decompor em 80% em 21 dias. Embalado em lubrificante em frascos de 100 ml e 1 litro.

Como determinar a proporção de gasolina e óleo

A mistura de combustível usada em motores a 2 tempos é preparada a partir de uma certa quantidade de óleo e gasolina. Este último deve ter um número de octano de pelo menos 90 e ser sem chumbo. Mais adequado para este fim marca de combustível AI-92.

Gasolina com uma octanagem de 95 não é recomendada porque contém muitos aditivos diferentes que prejudicam os motores de dois tempos.

Para preparar a mistura, é necessário usar apenas óleo de motor de fabricantes de renome. O lubrificante deve ser projetado para motores de alta velocidade com um sistema de refrigeração de ar. Este componente, projetado para motores de baixa velocidade (ciclomotor, motocicleta, snowmobile), é proibido.

Ao preparar a mistura, você deve observar rigorosamente a proporção de gasolina e óleo.Por via de regra, é 1:50, isto é, tem de tomar 100 ml de óleo e dilui-lo em 5 litros de gasolina. Esta regra muda ligeiramente se o sistema do motor ou pistão for novo e correndo em exigido. Neste caso, a proporção de óleo-gasolina pode ser 1:40. Para a execução, você precisará de um reabastecimento total de 2-3 unidades com uma mistura de combustível com essa relação. Se você diluir a mistura de combustível na proporção de 1:30, então um depósito no pistão e dentro do cilindro é inevitavelmente formado, o que, como já mencionado, leva à quebra de todo o mecanismo da manivela.

Abaixo está uma tabela que ajuda a determinar rapidamente a proporção de óleo de gasolina, se você quiser preparar uma grande quantidade da mistura de combustível.

 Tabela

Regras de Mistura de Combustível

É necessário diluir a gasolina com óleo nos tanques, resistente aos efeitos dos produtos petrolíferos (latas de plástico ou metal). Não é recomendado o uso de garrafas plásticas de água, suco ou leite para esses fins, pois o plástico de qualidade alimentar se decompõe sob a influência da gasolina. Devido a este processo, a mistura de combustível mudará suas propriedades, e é difícil prever qual efeito ele terá no motor.

A mistura de combustível para motosserras é fácil de preparar.

  1. Pegue a quantidade necessária de lubrificante e despeje no recipiente preparado. Derramando no recipiente com óleo toda a gasolina preparada não deve ser suficiente e metade da quantidade necessária.
  2. Ligeiramente agitando o recipiente, espere até que o lubrificante esteja completamente dissolvido na gasolina.
  3. Agora você pode derramar a gasolina restante, misturando bem com a mistura no tanque. Nesta preparação da mistura de combustível para fins de motosserra.

Antes de cada reabastecimento da motosserra, é necessário sacudir a mistura combustível. Também não se esqueça de apertar bem a tampa do depósito de combustível, caso contrário levará à depleção da mistura e falha do motor.

Mistura de combustível pronto melhor usar imediatamente. Portanto, é necessário prepará-lo em tal quantidade que seja suficiente para a quantidade pretendida de trabalho. Se, no entanto, a mistura permanecer, ela não poderá ser armazenada por mais de 1-1,5 meses. Durante este tempo, perderá uma parte significativa de suas propriedades lubrificantes.

Seleção de óleo para lubrificação de corrente

Após cada enchimento da motosserra com a mistura de combustível, não esqueça de verificar a quantidade de óleo no tanque de óleo.Em uma motosserra, a bomba de óleo fornece lubrificante para o pneu sobre o qual a corrente da serra desliza. Normalmente, o reabastecimento de ambos os tanques - combustível e óleo - deve ser realizado simultaneamente. Óleo para lubrificação da corrente deve ser derramado no tanque apropriado para o pescoço. Caso contrário, pode esgotar-se antes do combustível, o que levará ao sobreaquecimento da corrente e do pneu.

O lubrificante de corrente de motosserra deve ser desenvolvido especificamente para esse propósito. O uso de outros lubrificantes é ineficiente e reduz a vida útil não apenas da serra, mas também do pneu da unidade. Isto é explicado pelo fato de que o óleo da cadeia contém aditivos adesivos, graças ao qual o lubrificante literalmente “adere” à corrente. Esta propriedade do óleo reduz o seu consumo, resultando em melhor lubrificação da motosserra do pneu e da corrente da serra, aumentando a sua vida útil.

Também um importante parâmetro de lubrificação da cadeia é a sua densidade Se você pretende usar um lubrificante que não é destinado a motosserras, você pode perceber que o óleo está vazando durante a operação da unidade ou depois que ela parar. Este fato sugere que o lubrificante é muito líquido.Além disso, o lubrificante líquido se separará rapidamente em todas as direções e, consequentemente, terminará rapidamente.

 Combustível Chainsaw

Ao operar a motosserra no inverno, é necessário usar óleo projetado para baixas temperaturas para lubrificar a corrente, caso contrário a bomba de óleo falhará. Portanto, o lubrificante restante no tanque precisa ser substituído por um de baixa temperatura.

Os principais fabricantes de benzoinstrumenat, como Stiel, Huskvarna, Makita, Bosh e fabricante de acessórios para motosserras Oregon, recomendam o uso de produtos especiais óleos adesivos de altaincluindo biodegradável. Mas os óleos de marcas famosas têm uma única desvantagem - o preço é de 300 rublos por litro e acima. Além disso, o lubrificante no tanque com o tempo pode engrossar e entupir os canais. Por esta razão, tem que ser drenado, e isso já aumenta o fluxo. Mas, apesar disso, temos que admitir o fato de que apenas o uso de lubrificantes especiais pode prolongar a vida útil da motosserra.

Recomendações para escolher o óleo

O óleo é melhor para motosserras, não há resposta definitiva, porque o mercado está saturado com lubrificantes para motores de 2 tempos.Mas, na opinião de mestres com experiência, ainda é melhor confiar em lubrificantes de fabricantes conhecidos, como: Oregon, Stiel, Champion, Huskvarna. Comprando óleos dessas marcas, você pode estender a vida útil de sua ferramenta e fornecer proteção máxima ao motor.

Deve-se notar que existem falsificações para marcas bem conhecidas à venda, tendo comprado, você pode arruinar sua motosserra. Portanto, os lubrificantes devem ser adquiridos somente em revendedores autorizados que tenham certificados de produtos.

Lubrificante de Corrente de ChainsawDe acordo com alguns usuários, é possível substituir com qualquer óleo mineral com uma viscosidade de 15-40 para o período de verão e com um índice de 10-30 para a estação fria. A marca pode ser M8 ou M10. Além disso, muitos donos de motosserra estão começando a se perguntar se substitua o óleo de 2 tempos. Mestres experientes não recomendam a adição de outros lubrificantes à gasolina, porque você pode desativar completamente o motor da unidade, cujo reparo levará tanto dinheiro quanto você não economiza lubrificação. Além disso, se você contar, um litro de óleo será suficiente para produzir 50 litros da mistura de combustível, que só pode ser consumida trabalhando no local de extração.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música