Como consertar os principais problemas com uma motosserra faça você mesmo

Apesar da simplicidade do design da motosserra, com interrupções no seu trabalho, e às vezes com a falha completa da unidade é bastante difícil encontrar a causa do problema. Naturalmente, um mestre experiente será capaz de determinar imediatamente o que levou a essa ou àquela falha. Mas para o usuário comum, a fim de encontrar motosserras defeituosas e reparar-se, será necessário estudar os sintomas que são inerentes a uma ou outra falha.

Mau funcionamento do motor de motosserra

O motor é o principal nó da motosserra, e a maioria das falhas que ocorrem nele são associadas à unidade de gasolina.O diagnóstico correto é capaz de determinar as causas e os métodos de solução de problemas até mesmo para um usuário despreparado.

Os principais problemas com o arranque do motor podem ser os seguintes:

  • o motor não inicia;
  • funciona instável;
  • ocorre uma partida, após o que a unidade pára imediatamente;
  • barracas sob carga.

Avaria do sistema de ignição

Em primeiro lugar, a razão pela qual a motosserra não inicia deve ser procurada no sistema de ignição da unidade. Precisa começar com verificando velas, porque existe a possibilidade de que a faísca se foi.

De acordo com a condição da vela trançada, é possível determinar como funciona o sistema de combustível. A vela é torcida com uma chave especial.

 Vela de combustível

A figura a seguir mostra 3 opções para o estado da vela de ignição.

 Condição da vela de ignição

Vela esparramada fala sobre seu excesso no cilindro. Se a vela se enche, então o carburador é provavelmente ajustado incorretamente, ou as regras de partida do motor foram violadas. A vela deve ser bem limpa e seca. Você também deve drenar a câmara de combustão:

  • cortar o fornecimento de combustível;
  • quando a vela é desapertada, puxe o motor de arranque várias vezes para que toda a gasolina seja removida do cilindro:
  • Coloque a vela no lugar e ajuste o carburador de acordo com as instruções.

Uma grande quantidade de fuligem na vela causada pela relação errada entre óleo e gasolina durante a preparação da mistura de combustível, bem como problemas no sistema de abastecimento de combustível. Se a mistura for preparada corretamente, usando óleo de alta qualidade, o carburador deve ser ajustado. Vela com fuligem deve ser lavada com gasolina. Depois disso, é necessário secá-lo, com uma agulha para remover os restos de queima e limpar os eletrodos com papel de esmeril fino.

Você também deve verificar a vela para a folga adequada entre os eletrodos. Normalmente, o centelhador deve estar entre 0,5 e 0,65 mm.

Se a vela está seca, é necessário verificar a presença de uma faísca em seus eletrodos, a fim de excluir um mau funcionamento do sistema de ignição

  1. Coloque uma tampa com um cabo de alta voltagem na vela.
  2. Segurando a tampa, coloque as linhas da vela no cilindro.
  3. Puxe a alavanca de partida algumas vezes e veja se uma faísca desliza entre os eletrodos. Normalmente, a faísca deve ser brilhante. Uma faísca fraca indica um possível mau funcionamento na bobina de ignição ou na própria vela.

Se houver uma faísca, o problema deve ser procurado no sistema de combustível. Nenhuma faísca - a razão pode estar na própria vela (precisa ser substituída) ou o sistema de ignição. A ausência de uma faísca pode causar um cabo danificado, que deve ser verificado "tocando" o testador. Com um bom fio, você precisa seguir em frente - verifique o módulo de ignição. Um mau funcionamento da bobina de ignição ou um espaço incorreto entre ela e o imã também pode ser causado pelo fato de que uma faísca desapareceu.

A ignição na motosserra é simples: um ímã permanente é preso ao eixo do motor. Uma bobina é fixada perto dela sob um certo espaço. Quando o ímã gira na bobina, é gerada uma corrente elétrica, que é fornecida aos eletrodos da vela. Na foto ao lado, a seta mostra onde lacuna correta entre a bobina e o ímã.

 Sistema de ignição

A diferença entre essas partes deve ser de 0,2-0,4 mm. As paredes de uma garrafa de plástico comum têm essa espessura, e um modelo (sonda) pode ser feito a partir dela cortando uma pequena tira.

A folga é definida da seguinte forma:

  • desapertar os parafusos que prendem a bobina;
  • Coloque um gabarito entre o ímã e a bobina;
  • pressione levemente a bobina contra o imã;
  • Aperte os parafusos de montagem do carretel e remova o gabarito.

Mau funcionamento do sistema de combustível

Se a motosserra não começar bem, e o sistema de ignição estiver em ordem, é necessário verificar todo o sistema de combustível da unidade. Primeiro de tudo, é necessário ajustar o fornecimento de combustível no cilindro do motor através do carburador, configurando-o corretamente.

Em seguida, você precisa observar como a motosserra se comporta.

  1. O dispositivo trava após o lançamento. Se você preparar a mistura de combustível incorretamente, adicionando mais óleo do que deveria, então a unidade irá imediatamente parar ou trabalhar somente na sucção.
  2. O motor pára em marcha lenta. Este é um sinal de um silenciador silencioso (é necessária a remoção de carbono), um filtro de ar entupido (lavagem), configurações incorretas do carburador.
  3. A unidade trava à velocidade máxima. Combustível ou filtro de ar contaminado, que deve ser bem limpo. Muitas vezes, esse comportamento do motor pode causar um respiro do tanque de gás entupido. É limpo com uma agulha comum. Além disso, a falha do diafragma, agindo como uma bomba de combustível, também pode impedir que o motor ganhe velocidade máxima.Você precisará desmontar o carburador e substituir a membrana se perder a elasticidade.
  4. Motosserra pára de funcionar sob carga. Este é um sinal de ajuste inadequado do carburador, mistura inadequadamente preparada ou um filtro de ar sujo.
  5. Injeção de combustível não funciona. Se o primer não bombear gasolina, e isso acontece, na maioria das vezes, após uma longa interrupção na operação da unidade, então você precisa verificar o carburador. Parece, e onde é o primer na motosserra Husqvarna, mostrado na foto a seguir.
     Primer da Motosserra Husqvarna
    Dentro do carburador há uma válvula de spray que pode grudar quando o combustível estiver por perto por um longo tempo. Para eliminar o mau funcionamento, é necessário lavar bem o carburador com gasolina ou líquido de lavagem e depois soprar todos os orifícios com ar comprimido.
  6. A motosserra não vai começar quente. Se você, tendo afogado a motosserra, sem sucesso tentando iniciá-lo após um curto período de tempo, na maioria dos casos isso é causado por uma perda de compressão no grupo do pistão.

A compressão é verificada com um compressômetro, que é parafusado no cilindro em vez da vela de ignição. Em seguida, você precisa puxar o motor de partida e observar as leituras do instrumento.Normalmente, uma nova motosserra mostra compressão variando de 8 a 12 atmosferas. Se o indicador estiver abaixo de 8 atmosferas, o motor não funcionará.

A compressão pode desaparecer devido a arranhões no interior do cilindro e na superfície lateral do pistão. Nesse caso, você precisa alterar todo o grupo de pistão.

Problemas de corrente de motosserra

Além dos problemas com o motor, a motosserra pode apresentar problemas na operação devido ao mau funcionamento da unidade de corte (serragem), que consiste na bomba de óleo, na corrente do pneu e na corrente da serra.

Não há óleo no pneu.

Geralmente, se não houver óleo fluindo para a corrente da motosserra, é necessário verificar os canais através dos quais o óleo é fornecido ao pneu e limpá-lo da contaminação. Se as etapas anteriores não revelaram a causa do mau funcionamento, você terá que verificar a bomba de óleo. Para isso você precisa:

  • remova parte da cobertura da corrente;
  • remova a embreagem;
  • desaparafusando os 3 parafusos, remova a tampa que esconde a bomba;
  • Chegar à engrenagem, que gira o eixo da bomba.

Se a linha estiver desgastada, o eixo não gira, a bomba não funciona, a corrente não está lubrificada. Engrenagem desgastada deve ser substituída. Você também pode extrair a própria bomba de óleo e manualmente tentar bombear o óleo através dela. Se não for bombeado, a bomba deve ser substituída.

 Filtro de óleo

Filtro de óleo motosserra

Lembre-se de remover o filtro de óleo do reservatório e limpá-lo, se necessário.

Também falta de lubrificação pode ser a razão para o seu vazamento. É necessário verificar com que precisão os tubos provenientes da bomba de óleo estão conectados. Se o aperto estiver quebrado, os tubos são substituídos por novos.

Quebra de cadeia

Se a corrente quebrou durante a operação da motosserra, isso poderia ter acontecido se ela atingisse um objeto duro, por exemplo, um prego. Se a corrente estiver constantemente quebrada, as razões podem ser as seguintes.

  1. Metal de baixa qualidadea partir do qual a corrente da serra é feita. É necessário comprar serras para cortadores de gás de marcas famosas.
  2. Circuito de superaquecimento devido a lubrificação ruim. Como resultado, a serra superaquece, as propriedades do metal mudam e ele se rompe sob carga. Requer a verificação de todo o sistema de lubrificação da motosserra (discutido acima).

 Corrente de Chainsaw

Também sobre as causas de frequentes quebras de corrente podem ser encontradas a partir disso. vídeo.

A corrente não gira

Este problema muitas vezes assombra donos de motosserras inexperientes. Eles esquecem depois de ligar o motor remova o freio. Como resultado, a corrente não gira, o sistema de freio superaquece e o mecanismo da embreagem falha.O problema é resolvido removendo a serra do freio. Se a embreagem não “queimar”, você notará a rotação da corrente. Caso contrário, o mecanismo da embreagem precisará ser substituído.

A corrente morre rapidamente

Basicamente, a razão pela qual a cadeia é rapidamente contundente é Serra de baixa qualidade. Tentando economizar na compra de correntes de marca, os donos de motosserras compram serras de fabricantes desconhecidos ou, devido à inexperiência, adquirem falsificações para marcas conhecidas. É melhor comprar um elemento de corte para cortadores de gasolina em lojas de varejo. As correntes de serra Stihl são muito populares entre os proprietários desta tecnologia.

 Afiação da cadeia

A corrente não para

Se, ao operar com uma motosserra, você perceber que a corrente da serra não para no momento certo, essa falha pode ter duas opções.

  1. Fita de freio sujo. Durante o trabalho de uma serra sob uma fita sujeira, serragem, poeira, etc. podem obter. Como resultado, o freio é bloqueado e o circuito não para quando o gás é liberado. O problema é resolvido limpando este nó.
  2. Fita de freio desgastado. É necessário substituir este elemento do sistema de freio.

A corrente cliva

Isso acontece quando a roda dentada acionada ou acionada se desgasta. A corrente geralmente começa a se encaixar sob carga. Mas sem carga, a serra pode girar. A foto abaixo mostra uma estrela de motosserra de condução desgastada.

 Estrela dirigida

A próxima foto mostra que a razão pela qual a corrente está presa deve ser encontrada no local da roda dentada acionada.

 Motosserra

Mas o que fazer se a motosserra está completamente encravada e todas as tentativas de puxar o starter sem sucesso? Esse mau funcionamento é encontrado às vezes em motosserras de fabricação chinesa. É chamado de desaparafusado da vibração dos parafusos, que atarraxam o motor ao invólucro de plástico da unidade. Esses parafusos estão localizados logo abaixo do volante (magneto). Na foto abaixo, as setas indicam a localização dos parafusos problemáticos.

 Parafusos de problema

Saindo, eles começam a esfregar no volante e podem atolar completamente a motosserra. A foto a seguir mostra um volante com arranhões existentes dos parafusos.

 Volante arranhado

Para eliminar o problema, você precisa remover o volante do eixo do motor e apertar os parafusos.

Serras torto motosserra

Esse problema pode ocorrer se o circuito for contuso ou incorretamente aguçado. Isso, em maior medida, se aplica a novas motosserras. Mas se pneu gastoentão, mesmo depois de substituir a corrente, você notará que a serra se afasta.O desgaste dos pneus pode ser facilmente determinado colocando-o em uma mesa plana e colocando um quadrado sobre ele, como mostrado na foto a seguir.

 Ângulo de medição

Nesse caso, você pode ver que há uma folga de cerca de 2 mm entre o pneu e o canto. É por causa de tal desgaste unilateral das motoserras do pneu torto. O problema é resolvido apenas substituindo o pneu por um novo.

Importante: para prolongar a vida útil do pneu da motosserra, é necessário, de tempos em tempos, removê-lo e virar. Devido a isso, o pneu se desgastará de maneira mais uniforme e não causará distorção da corrente.

Por que a motosserra é aquecida

A nova motosserra aquece, porque todas as partes do grupo de pistão ainda não foram usadas. Portanto, a unidade deve ser executada, durante a qual é impossível evitar o superaquecimento do motor. Se a unidade já estiver em funcionamento, o superaquecimento do motor pode ignição tardiaé claro, desde que a mistura de combustível fosse preparada sem perturbar as proporções. Para corrigir o problema, você precisa ajustar o sistema de ignição do dispositivo.

Por que o óleo está fluindo?

Muitos proprietários de motosserras enfrentam um problema como o vazamento de óleo sob a unidade. Na maioria das vezes, o óleo flui devido a danos na mangueira de óleo conectada à bomba de óleo. A foto abaixo mostra exatamente o caso quando a extremidade da mangueira quebrou e não se encaixou bem no bico da bomba.

 Danos à mangueira de óleo

Mas para chegar a este lugar, você precisa remover o mecanismo de embreagem do eixo. Em alguns modelos de motosserras, o óleo pode vazar na junção da bomba de óleo com a mangueira do tanque de óleo (indicada pela seta na foto).

 A junção da bomba de óleo com a mangueira do tanque de óleo

Para eliminar o vazamento de graxa, você precisará puxar a mangueira do local de pouso. Para fazer isso, você pode usar um alicate, puxando a parte externa dele. No final da mangueira você verá rolha de borrachaque é a causa do vazamento de óleo. Esta cortiça deve ser bem limpa para remover o óleo restante, após o que o seu assento deve ser selado com alguma coisa. Você pode usar selante automotivo ou fita fumígena, conforme mostrado na foto a seguir.

 Compactador

Em seguida, insira a mangueira no orifício, coloque o plugue de volta no lugar e feche-o usando uma chave de fenda. Nesta operação para eliminar o vazamento de óleo pode ser considerado concluído.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música