Comparação motosserra: qual é o melhor para escolher
Para serrar uma grande quantidade de materiais de madeira utilizados motosserras. Dependendo da fonte de energia consumida, eles são divididos em duas classes principais:
- gasolina,
- elétrico.
Ambas as opções são generalizadas, por isso é impossível dar uma resposta definitiva à questão de saber se é melhor - uma motosserra ou uma motosserra. Tudo depende do específico condições de operaçãoem que essas ou outras características de design do instrumento são melhor manifestadas.
Conteúdo
Características do uso de motosserras
A unidade de potência da motosserra é um cilindro único de dois tempos de alta velocidade motor de combustão interna volume de cerca de 50-90 cm3trabalhando em uma mistura de combustível de gasolina com uma octanagem de 92 ou 95 e um óleo especial. O motor através de uma embreagem centrífuga é conectado com uma roda motriz, durante a rotação da qual a corrente de corte que se move ao longo do trilho de guia entra em movimento. A ferramenta é lançada em operação, sacudindo o cabo de partida. Parada instantânea do circuito fornece um freio de proteção do tipo inércia.
As vantagens das motosserras:
- total autonomia, permitindo trabalhar em áreas remotas e em locais de difícil acesso;
- independência climática;
- modelos profissionais excepcionalmente de alto desempenho;
- adaptabilidade ao trabalho de longa duração sem interrupções;
- alta confiabilidade;
- longa vida útil.
Desvantagens:
- massa aumentada, exigindo força e resistência do operador;
- alto ruído e vibração;
- limite de emissões de escape uso em áreas não ventiladas e em áreas mais profundas;
- a necessidade de alimentar periodicamente a mistura.
Características de uso de serras elétricas
Serra Elétrica Acionada motor elétrico potência até 2,5 kW, que deve ser conectada via cabo a uma rede fixa ou a um gerador.
Motores de potência mais altos para ferramentas manuais não são usados devido ao excesso de peso e ao aumento do consumo de energia.
O corpo de trabalho não é muito diferente da motosserra headset. Ele também tem uma roda dentada, corrente e pneu. A embreagem às vezes substitui o soft starter eletrônico. O freio da corrente opera com o mesmo princípio das serras a gasolina. Características distintivas são a caixa de velocidades e sistema de proteção automática do motor contra o superaquecimento.
Vantagens de serras elétricas:
- peso relativamente baixo e tamanho pequeno;
- simpatia ambiental associada à ausência de gases de exaustão;
- baixo ruído e vibração;
- começo fácil;
- manutenção mínima durante a operação;
- baixo preço
Desvantagens:
- dependência completa da fonte de energia;
- incapacidade de trabalhar na chuva e em alta umidade;
- interrupções obrigatórias em intervalos fixos para arrefecimento do motor;
- trabalho de recursos relativamente baixo.
Comparação das principais características da gasolina e serras elétricas
Com base nas características listadas inerentes a cada classe, é possível escolher qual serra é melhor, baseada apenas nas condições de uso e nas preferências do mestre.
Performance
Se você precisa de uma ferramenta que possa realizar o trabalho máximo durante um turno de trabalho, você deve optar por uma motosserra profissional. Sua potência pode ser de 6 kW, quando as serras elétricas raramente atingem 2,5 kW. Mesmo com a mesma potência, as motosserras proporcionam um desempenho muito superior. Afinal, eles são capazes de funcionar sem pausa por 8 ou mais horas e, para uma ferramenta elétrica, você terá que fazer uma pausa longa, aproximadamente a cada hora, para resfriar o motor.
A vantagem adicional da motosserra se deve a mais rotação rápida da corrente. Se também levarmos em conta a inconveniência do movimento da serra elétrica do operador do tronco para o tronco com o cabo agarrado aos objetos salientes, então podemos dizer com confiança que a motosserra vai ganhar a competição de desempenho por uma larga margem.
Autonomia e duração do trabalho
Quando usado em um local de trabalho equipado com uma intensidade média de trabalho, as serras de ambas as classes se parecerão com rivais e quarto sem ventilação fechado as ferramentas elétricas estarão geralmente fora de competição devido à ausência de gases de exaustão e baixos níveis de ruído. Mas ao fazer o corte, ao cortar madeira em uma grande área de armazenamento e em outras situações, quando você precisa agir de forma autônoma, o motor a gasolina mostra todas as suas melhores qualidades. Ele não tem medo dos caprichos do tempo, e vai durar mais do que elétrico.
Conveniência e economia
Ao comprar uma moto-serra para casa ou para dar, os problemas de desempenho diminuem em segundo plano, dando prioridade à facilidade de operação e eficiência. Aqui a serra elétrica tem suas principais vantagens: baixo peso, facilidade de manutenção, fácil partida.
O custo de uma serra elétrica é geralmente 30-50% menor do que o de uma motosserra da mesma potência, e também é preferível para os custos operacionais.
Recomendações para escolher uma motosserra
Decidir se você precisa de uma gasolina ou serra elétrica para o trabalho decorre de considerações práticas. Com o uso periódico no domicílio, caberá modelos domésticos de ambas as classes. Para quem se preocupa com o baixo peso da ferramenta e facilidade de manutenção, é melhor comprar uma serra elétrica com a potência necessária. Deve ser entendido que seu uso longe de redes de energia estacionárias causará sérios problemas associados à busca por uma fonte de energia.
Para aqueles que dependem do uso móvel da serra, não há alternativa para unidades de gasolina.
Se necessário trabalho profissional com material de alta resistência e com cargas diárias elevadas, são adquiridas motosserras. Sob essas condições, seu custo aumentado se paga rapidamente por meio de um desempenho superior.
Tendo parado em uma certa classe de uma serra, comece a escolha do modelo de concreto. Leva em conta o feedback de artesãos experientes e especificações da ferramentaque incluem principalmente:
- potência do motor;
- comprimento do trilho de guia;
- disponibilidade de dispositivos assistivos que proporcionam comodidade e segurança de operação.
De grande importância e ferramenta de qualidade ergonômica, que cada comprador só pode avaliar de acordo com seus sentimentos, levando uma serra na mão.Profissionais acreditam que é mais seguro optar por produtos de marcas famosas, os líderes reconhecidos entre os quais são geralmente chamados de Shtil e Huskvarna.
Motosserras Calma
A Stihl foi fundada na Alemanha em 1926 e tornou-se uma das primeiras a produzir serras a gasolina. Sendo pioneira neste campo, ela primeiro usou e patenteou vários nós exclusivos para motosserras, sem os quais é impossível imaginar uma ferramenta moderna. Entre os desenvolvimentos técnicos dos engenheiros alemães estão:
- o desenho da cadeia de corte, adotada pela maioria dos seguidores;
- alças, reduzindo a intensidade da vibração;
- freio de corrente;
- sistema de ignição eletrônica.
Uma característica especial da última geração de motosserras é uma conveniente unidade de tensionamento de corrente rápida e alças aquecidas para um trabalho confortável em baixas temperaturas. A gama de serras desta marca abrange toda a gama de produtos domésticos leves a ferramentas profissionais poderosas.
As vantagens dos modelos desta marca:
- metal de alta qualidade utilizado na fabricação de componentes básicos;
- peso relativamente baixo, unidades suficientemente poderosas;
- acesso rápido ao modo de operação;
- trabalho estável em cargas máximas;
- sistema de refrigeração eficiente;
- o design pensado e a conveniência da operação.
As desvantagens incluem:
- aumento do nível de ruído;
- custo suficientemente alto de produtos acabados e peças sobressalentes de marca para eles;
- tanque de combustível relativamente pequeno.
A combinação de excelente qualidade, alta confiabilidade e facilidade de uso tornou a marca de motosserras mais vendida do mundo.
Motosserras Husqvarna
As serras a gasolina da empresa sueca Husqvarna são um concorrente digno da marca alemã. Os engenheiros escandinavos confiaram na simplicidade, confiabilidade e maior segurança de seus modelos. As características especiais dos produtos com a marca Huskvarna incluem:
- usando um motor X-Torq excepcionalmente econômico, com emissões mínimas de substâncias nocivas nos gases de escape;
- ajuste automático das configurações do carburador;
- um coletor de corrente quebrado implementado na construção de alguns modelos;
- filtro de ar de alta eficiência;
- sistema de lançamento avançado;
- ajuste conveniente do grau de tensão da corrente;
- uso de uma chave universal para a maioria das operações associadas a reparos e manutenção.
A gama de motosserras Husqvarna é representada por uma ferramenta do agregado familiar para a classe profissional.
As vantagens dos modelos desta marca:
- simplicidade de design e manutenibilidade;
- nível mínimo de ruído e vibração;
- excelente equilíbrio;
- início leve;
- bom arrefecimento do motor;
- um ótimo recurso;
- preço razoável.
As desvantagens incluem:
- requisitos aumentados para conformidade com o modo run-in;
- Às vezes há reclamações sobre o sistema de lubrificação e a qualidade das peças plásticas.
Comparando motosserras de alta classe como Huskvarna ou Stiel nunca revelará um vencedor claro. Apenas argumentos menores a favor e contra esse ou aquele modelo permanecerão. Mas se você precisa de uma ferramenta realmente conveniente e confiável, você deve procurá-la entre os produtos desses respeitados fabricantes em todo o mundo.