A escolha do aparelho de soldadura doméstica
A soldagem por arco elétrico é amplamente usada para criar juntas fortes e estreitas de peça única. Com sua ajuda, você pode colocar um duto, fazer uma porta de metal ou fixá-la nos pilares da seção da cerca. Mesmo a mais simples máquina de soldar para casa e jardim pode ser uma ferramenta indispensável na implementação de construção, reparação ou outro trabalho doméstico. Qualquer mestre novato que tenha um conhecimento básico de engenharia elétrica e experiência mínima em metalurgia pode dominá-lo.
Conteúdo
Tipos de máquinas de solda
Para uso individual, uma mini-máquina de solda que opera em uma fonte de alimentação CA de 220 volts é a mais adequada. Decidir qual soldador é melhor comprar para uma garagem ou oficina de casa, você precisa saber quais são esses tipos de equipamento.
Transformador de soldagem
Máquinas de soldagem profissionais desse tipo surgiram há mais de um século. Eles incorporam transformadores abaixadores com uma faixa mínima de controle. Sua tamanho volumoso e grande massa não pode ser considerado satisfatório para uso doméstico. Na saída, eles dão apenas corrente alternada, o que afeta negativamente a estabilidade do arco e leva à formação de um grande número de salpicos.
Até mesmo uma máquina de solda doméstica de baixa potência de projeto similar no momento queda de tensão acentuada na redeisso para assentamentos suburbanos pode ter conseqüências adversas. A aquisição de equipamentos obsoletos dificilmente pode ser considerada a escolha certa, por isso você deve se interessar por modelos mais modernos.
Retificador de soldagem
A máquina de solda manual nesta categoria difere das amostras anteriores pela presença de unidade retificadora adicional. Devido a isso, ele é capaz de cozinhar com corrente contínua, o que dá um arco estável e uma maior qualidade da costura. Mas aqui os principais problemas dos transformadores permanecem:
- grande peso;
- dimensões desconfortáveis;
- surtos repentinos, descontentamento dos vizinhos.
Além disso, outra falha foi adicionada - diminuir a eficiência devido a perdas de energia para operação do retificador.
Inversor de soldagem
As máquinas de soldar modernas deste tipo têm um circuito eléctrico fundamentalmente diferente. O uso de transistores possibilitou transformar a corrente no modo de oscilações de alta freqüência, o que levou a uma redução no tamanho e peso total unidade. Neste caso, o processo de ajuste das características de corrente-tensão mudou qualitativamente e a estabilidade do trabalho melhorou.
Os inversores podem ser usados no modo DC e AC. Controle automático dos parâmetros de saída permitidos para implementar um número opções úteispara facilitar o trabalho do soldador.Neste caso, o mesmo aparelho portátil pode ser usado na soldagem de vários materiais com uma ampla faixa de espessura das peças que estão sendo unidas.
O inversor compacto pode pesar a partir de 3 kg, o que torna possível mantê-lo em peso, movendo-se facilmente de uma área de trabalho para outra. Uma moderna máquina de solda portátil custa apenas alguns milhares de rublos. Não leva a surtos de energia e difere pouco em energia de outras ferramentas elétricas ou eletrodomésticos. Mas ele mesmo não tem problemas com sério acúmulo dos parâmetros da rede de fornecimento de energia.
O único fator significativo que pode limitar o uso do inversor é a necessidade de armazená-lo e usá-lo fora da zona de alta umidade e baixas temperaturas. Mas na garagem ou na oficina de casa essas condições são quase sempre atendidas.
Máquina de solda automática
Um aparelho automático deste tipo difere de um inversor pela presença de alimentadores de arame de solda, queimador especial e sistema de controle mais complexo. É conveniente usá-lo para soldar metais não ferrosos ou chapas de aço finas.Universal semi-automática pode funcionar em diferentes modos:
- MIG - gás inerte;
- MAG - na corrente de gases ativos que protegem a costura quente do contato com o oxigênio;
- MMA - soldagem a arco manual convencional com eletrodos consumíveis com revestimento protetor.
Com a ajuda de uma máquina multifuncional, um soldador profissional atinge a perfeita qualidade de solda. Essas unidades são muito caras e raramente são usadas no lar.
Recursos da escolha de equipamentos de soldagem para uso individual
A escolha da máquina de solda é sempre baseada nas condições de uso e na natureza do trabalho a ser realizado. Isso se reflete nas características técnicas da unidade. Existem poucos parâmetros, mas cada um deles deve receber a devida atenção.
Fonte de alimentação
Para tomar a decisão certa, você precisa verificar se há um ponto de conexão de rede de 380 volts em seu prédio. Se estiver ausente, escolha modelos com uma voltagem de 220 V. Eles estão em alta demanda entre os residentes de verão e artesãos amadores. Um bom inversor geralmente não é muito exigente nas características de entrada e estávelfunciona mesmo em áreas rurais com freqüentes flutuações na rede elétrica. Aparelho Trifásico mais poderoso e confiável, mas mais caro, por isso eles são freqüentemente comprados para necessidades profissionais.
Corrente de saída
A corrente de soldagem está diretamente relacionada ao tipo de metal a ser soldado, sua espessura e o diâmetro dos eletrodos utilizados. Na maioria dos casos, barras de aço de 3-4 mm são usadas como material de consumo, 160 a 180 ampères serão suficientes para que funcionem. Somente se for necessário cozinhar peças de trabalho maciças, escolha modelos mais potentes de máquinas de solda e eletrodos mais grossos. Com uma grande variedade de modos, uma pequena faixa de regulação das características de corrente-tensão pode ser insuficiente.
Tensão sem carga
Este indicador afeta facilidade de ignição de arco. Geralmente está na faixa de 45 a 95 volts. Quanto mais alto estiver, mais fácil será iniciar a soldagem e mais estável será o processo de fusão de metal. Eletrodos de diferentes tipos se comportam de maneira diferente durante a operação. Rutilo inflamar a baixa tensão, o principal - em elevado.
Dicas úteis antes de comprar
Tendo decidido o desempenhobasta selecionar a máquina de solda correta. Somente para trabalhos simples e brutos, o transformador se encaixará, mas não deve ser comprado especialmente. Se necessário, a ligação de metais não ferrosos ou chapas finas de aço terá que comprar um semi-automático. Mas na maioria dos casos, a família escolhe inversor móvel.
Para soldadores novatos em dispositivos do tipo inversor, as seguintes opções serão úteis:
- o regime começo quente cria um impulso aumentado no início do trabalho, o que simplifica a ignição do eletrodo;
- função antiaderente reduz automaticamente a corrente em caso de uma aproximação acidental do eletrodo à peça, reduzindo a probabilidade de sua soldagem entre si;
- impulso de poder Aumenta brevemente a corrente na formação de uma grande gota de metal.