Como escolher um gerador para soldagem
Ao realizar trabalhos de construção ou reparo, na maioria dos casos, a soldagem de peças ou estruturas metálicas é necessária. É bom que estas obras sejam realizadas perto de redes elétricas às quais o equipamento de soldagem possa ser conectado. Na ausência de fontes de eletricidade, os geradores vêm em socorro, com motores a gasolina ou diesel e operam de forma autônoma.
Conteúdo
O que é um gerador de solda
Existem 2 tipos de geradores de energia disponíveis que podem funcionar com equipamentos de solda: soldagem e síncrona.
Um gerador de solda é uma usina que combina 2 unidades: uma máquina de solda e um gerador de energia elétrica convencional.
Para preparar tal dispositivo para operação, basta conectar os cabos a ele, um dos quais tem um suporte para eletrodos e dar partida no motor. Equipamentos adicionais para soldagem não são necessários. Devido à facilidade de configuração e uso, os geradores de soldagem são amplamente utilizados por organizações de construção e utilitários. Além disso, essas unidades são usadas na execução de uma grande quantidade de trabalho de soldagem e na colocação de tubulações em locais remotos da rede elétrica.
Geradores síncronos Eles são uma fonte de tensão para máquinas de soldagem de transformadores e máquinas de solda inversoras.
É importante saber que uma usina de energia convencional convencional muitas vezes não é adequada para conectar uma máquina de solda a ela, uma vez que ela requer certos parâmetros de energia. Embora o uso a curto prazo de uma estação padrão seja possível, mas na maioria dos casos leva à sua falha.
A classificação das usinas é realizada de acordo com o tipo de motor.Essas unidades podem operar com gasolina e diesel.
Gerador a gasolina
Este tipo de gerador elétrico é o mais popular entre os profissionais e artesãos domésticos. Pode ter um motor a gasolina a dois tempos ou a quatro tempos. O dispositivo tem uma potência baixa e é usado para trabalho com cargas menores. Além disso, o gerador de gás de solda é diferente melhor desempenho atualque afetam positivamente a qualidade da soldagem.
Os modelos de gasolina de potência variam de 2,5 kW a 14 kW. O volume do tanque nas unidades de gasolina também é pequeno - cerca de 4 a 25 litros. Este tipo de gerador é capaz de fornecer uma corrente máxima na faixa de 160 a 300 A e pode trabalhar com eletrodos de até 5 mm de diâmetro.
Vantagens das unidades de gasolina:
- custo aceitável;
- peso pequeno (de 50 a 100 kg);
- facilidade de uso;
- a capacidade de correr e trabalhar a baixas temperaturas.
Unidades de gasolina Cons:
- vida útil curta, de 500 a 3000 horas;
- alto consumo de combustívelpor exemplo, uma unidade de 4 kW consumirá, em média, de 1,7 a 2,4 litros de gasolina por hora;
- o gerador deve poder descansar depois de um certo tempo (indicado nas instruções para o dispositivo).
Gerador diesel
Permite que você realize trabalhos de soldagem com grandes cargas e tenha uma longa vida útil. Para fins domésticos, as unidades a diesel não são adequadas porque têm capacidade de 6 a 16 kW e alto custo. Unidades estacionárias podem ter uma potência de até 80 kW.
Usinas a diesel têm tanques de combustível com capacidade de 12 a 65 litros, amperagem de 160 a 520 A e podem trabalhar com eletrodos de até 8 mm de diâmetro.
Vantagens das unidades a diesel:
- vida útil de cerca de 40.000 horas;
- estabilidade do trabalho;
- soldagem de metais em altas cargas;
- alta eficiência;
- menor consumo de combustível em comparação com o tipo de gasolina do gerador, cerca de 1,6 l / h com potência de 4 kW;
- unidade diesel pode trabalhar sem interrupçãoquase o tempo todo.
Contras de unidades a diesel:
- motor difícil de iniciar a baixas temperaturas ambientes;
- grande peso (a partir de 100 kg e acima);
- alto custo (mais de 100 mil rublos.).
Critérios para selecionar um gerador para soldagem
Acima foram considerados geradores de solda, que são, como já mencionado,uma mistura de máquina de solda e poder para ele. Mas há casos em que é necessário alimentar a máquina de solda a partir de uma estação de energia autônoma. Que tipo de gerador é necessário para um inversor de soldagem ou uma unidade do tipo transformador em tais situações?
Para alimentar o equipamento fora da rede elétrica centralizada, use geradores síncronos com todas as características aceitáveis para a operação de unidades de soldagem.. Para a escolha correta da unidade, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração: potência, intensidade de corrente, diâmetro dos eletrodos, compatibilidade com dispositivos inversores.
Poder
A potência é calculada pela fórmula Pmax = (Imax x Ud) x Eficiência, onde:
- Рmax - o valor máximo de consumo de energia pela unidade;
- Imax - corrente máxima da unidade para soldagem;
- Ud - tensão do arco de soldagem;
- Eficiência - tem um valor de cerca de 0,85 (para inversores).
Por exemplo, se o seu soldador pode produzir uma corrente máxima de 160 A, substituindo os números da fórmula, obtemos o valor do consumo máximo de energia: Pmax = 160 x 25 / 0,85 × 4,7 kW.Mas como a unidade não pode funcionar o tempo todo com a potência máxima, é necessário calcular seu valor médio usando a fórmula: P cf = Pmax x DF. Onde
- P cf - o poder médio;
- Pmax é seu valor máximo;
- PV - a duração da ligação do dispositivo (em média, esse valor não excede 40%).
Substituindo os valores na fórmula, você descobrirá potência nominal do inversor: Pfc = 4,7 x 0,4 = 1,88 kW.
Mas seria melhor se o gerador da máquina de solda tivesse poder de reserva. É desejável que exceda o nominal em 25-35%. Ou seja, 1,88 + 0,35 ≈ 2,5 kW - esta é a potência necessária. Quanto às unidades do tipo diesel, sua potência deve exceder a potência do soldador em 30-50%.
É importante! Calculando os parâmetros da unidade, você deve saber que o consumo de energia do soldador é medido em kW. Mas alguns fabricantes enganam os consumidores indicando este parâmetro em kVA (quilovolt-amperes). É possível transferir kVA para kW de acordo com a fórmula: 1 kW = 1 kVA x KM, onde KM é o fator de potência, que pode estar na faixa de 0,6 a 0,7.
Por exemplo, você precisa de um gerador com uma capacidade de pelo menos 2,5 kW. Uma unidade comercialmente disponível, que diz que sua potência é de 3 kVA. Se você aplicar a fórmula acima, você obtém: 3 x 0,7 = 2,1 kW.Isso significa que esta unidade tem menos que a potência necessária e não puxará a máquina de solda do inversor.
Além disso, a alteração nos parâmetros acima é afetada espessura do metal a ser soldado. Para fazer cálculos rapidamente, você pode usar a tabela abaixo.
Força atual de solda
Para um soldador do tipo inversor, é permitido usar um gerador de potência menor do que o requerido. Mas primeiro, você precisa calcular corretamente a amperagem mínima, que permitirá a soldagem sem alterar sua qualidade para pior.
Por exemplo, você conectará a soldagem do inversor a um gerador de 4 kW kW. Para calcular a corrente mínima, existe uma fórmula: Potência x Eficiência / tensão do arco. Substituindo os valores numéricos, você obtém: 4000 x 0,85 / 25 = 136. Com base nesses cálculos, você pode entender que usando um inversor com um gerador de 4 kW, você pode cozinhar até 136 A.
Diâmetro do eletrodo
Este parâmetro também é importante e deve corresponder à potência mínima do gerador. Profissionais aconselham o diâmetro do eletrodo adicione um fator de 0,5. Por exemplo, se você usar eletrodos com um diâmetro de 3 mm, então 3 + 0,5 = 3,5. Isso significa que, para um eletrodo de 3 mm, você deve escolher um gerador com uma potência mínima de 3,5 kW.
Compatibilidade do inversor
É muito importante que o gerador a gás para soldagem com inversor tenha compatibilidade com este último. Quero dizer, eu tive tipo adequado de soquetes para conectar equipamentos. Os inversores domésticos serão suficientes para ter uma tomada de 220 V. Mas para o equipamento da classe pro, será necessária uma tensão de 380 V (trifásica) e o tipo correspondente de tomada.
Visão geral de modelos populares de geradores de soldagem
Graças à combinação de um gerador e uma máquina de solda, essas unidades são amplamente utilizadas na construção e na realização de obras de reparo e construção. Em seguida, serão considerados vários dos modelos mais populares de dispositivos nesta categoria.
Gesan GS 210 DCH
Dado gerador de energia de soldagem de gasolina trifásica é um dispositivo poderoso e confiável da empresa espanhola Gesan.A unidade está equipada com um motor HONDA (Honda) com arranque manual, tem uma potência de 3,5 kW e pode produzir uma corrente de soldadura na gama de 40 a 220 A.
A capacidade do tanque de combustível para esta unidade é de 6,5 litros. O consumo médio de combustível é de 2,8 l / h. Gesan GS 210 DCH equipado com rodas e alças para transporte conveniente. O pacote básico inclui cabos (soldagem e com clipe) de 4 e 2 m de comprimento.
Kraton GWG-5.0 / 180
Estação de soldagem equipada manual e eletrostática. Ele pode ser usado como fonte de energia de backup na ausência de uma fonte de alimentação centralizada ou desconectando-a. A estação também tem uma saída de 12 V para carregar as baterias.
A unidade produz uma corrente de soldagem variando de 50 a 180 A e tem uma potência máxima de gerador de 5,5 kW. Eletrodos com diâmetro de 2 a 4 mm podem ser usados com esta unidade.
Telwin Motoinverter 254 dC
Esta é uma estação de soldagem inversora para soldagem MMA e TIG.
Importante saber! O método de soldagem MMA é a soldagem a arco elétrico manual. O método TIG é a soldagem em eletrodo não consomável de argônio.
Com esta unidade, você pode usar eletrodos convencionais e eletrodos revestidos de rutilo, bem como eletrodos para corrente contínua.
O dispositivo tem uma potência de gerador de 8,2 kW, corrente de soldagem de 5 a 230 A e massa de 78 kg. Além disso, a estação tem:
- motor de quatro tempos com proteção bloqueando-o na ausência de óleo;
- estabilização da corrente de soldagem (com possíveis flutuações da tensão de saída);
- a função “Arc Force”, que permite ajustar a força do arco;
- funções de partida a quente e eletrodo;
- limitador de velocidade do motor;
- proteção térmica;
- a capacidade de alternar modos (soldagem / gerador).
O dispositivo também pode ser usado como fonte de energia. para ferramentas elétricas.
Principais geradores síncronos
Abaixo estão os geradores que podem ser usados para máquinas de solda, e para resolver várias tarefas domésticas para fornecer eletricidade.
Huter DY6500L
Huter DY6500L é uma unidade de qualidade que pode funcionar com gasolina e gás natural. A potência da usina é de 5 kW, o que é suficiente para usar este gerador para soldar com inversorpor exemplo, marca Svarog ARC 205 (J96).
Na frente do dispositivo há um voltímetro, 2 soquetes para 220 V e um para 12 V.
BRIMA LT 8000 B
A unidade pode ser usada como uma fonte de energia independente na ausência de eletricidade no país ou em uma casa particular. Também o BRIMA LT 8000 B atua frequentemente como gerador de equipamentos de soldagem.
A usina está equipada proteção contra sobrecorrente e sistemas de sobrecarga. A potência máxima do gerador nesta unidade é de 6,3 kW.
É importante! Este gerador elétrico para soldagem funciona bem em conjunto com o dispositivo (inversor) Resanta SAI-190.
ERGOMAX ER 5400
O gerador é uma ótima solução para o inversor KEMPPI Minarc EVO 150.
O dispositivo está equipado com proteção contra sobrecarga, diferente baixa milhagem de gásTem uma potência de 4,5 kW e um peso de 70,7 kg.
Endress ESE 606 HS-GT
A usina tem um tanque espaçoso (18 litros) para combustível, o que possibilita que o aparelho dure por um longo período sem reabastecimento.
A unidade possui um motor de 4 tempos, um gerador potente - 6,4 kW, consumo de combustível de 2,2 l / he capacidade do tanque para combustível de 18 ou 30 litros. A usina é freqüentemente usada com um inversor de soldagem EWM Pico 162.
Resumindo, podemos dizer que este equipamento é amplamente utilizado em vários campos da atividade humana. E a demanda por isso continua a crescer de ano para ano,já que a característica chave dos aparatos é a sua autonomia completa, sem a qual é impossível fazer na construção do campo ou durante o trabalho de reparo em condições de campo. Ao escolher uma máquina, antes de tudo focar na sua qualidadee depois disso - no preço. Você deve comprar produtos conhecidos e testados pelo tempo. Somente com essa abordagem você receberá equipamentos que garantem uma operação longa e sem problemas.