Como carregar e armazenar uma bateria de chave de fenda
Chave de fenda - é uma das mais populares ferramentas domésticas e profissionais. Ele permite não apenas torcer e desapertar vários tipos de fixadores, mas também fazer furos. De acordo com o método de alimentação do dispositivo são divididos em rede e bateria. Os modelos com baterias não são praticamente inferiores em seu desempenho às ferramentas que operam a partir de tomadas de 220 V. Ao mesmo tempo, eles podem ser usados para realizar operações de trabalho off-line. Também é conveniente que o cabo de alimentação não restrinja o movimento. Mas você deve carregar e armazenar adequadamente a bateria da chave de fenda para que ela dure muito tempo. Muitos problemas com a bateria podem ser resolvidos usando o multímetro para identificar a causa do mau funcionamento.
Conteúdo
Aparafusadora sem fio
A bateria é uma fonte de energia para aparafusadoras sem fio. Devido ao curso dos processos físico-químicos (eletrólise), esse elemento acumula eletricidade e, em seguida, fornece uma tensão constante do valor desejado em suas respectivas saídas. Tensão e capacidade são os principais parâmetros de qualquer unidade. O primeiro mostra a diferença de potencial entre o cátodo e o ânodo da bateria. A tensão é medida em volts. A capacidade determina a quantidade de corrente fornecida em 1 hora pela bateria, portanto, esse parâmetro é medido em horas de amperagem.
Diferentes modelos da bateria (bateria) parecem e são organizados de forma semelhante. Consiste nos seguintes elementos estruturais:
- gabinetes com contatos localizados nele;
- elementos de potência (baterias);
- um circuito sensor de temperatura (termistor) que desempenha a função de proteger a unidade contra superaquecimento (faixa de 50 a 600 graus).
Nem todos os modelos estão equipados com termistores.O caso é geralmente uma caixa de plástico, composta por duas partes. Cerca de 10 baterias são colocadas principalmente dentro dela e, às vezes, seu número é maior. Neste caso, as baterias são conectadas umas às outras em uma corrente. Os terminais livres das latas externas são conectados aos contatos localizados na caixa, destinados a alimentar o motor do instrumento e conectá-lo ao equipamento de carga. Tensão de saída da bateria determinado pela soma deste parâmetro de todas as baterias conectadas em uma única cadeia.
No caso da bateria existem 4 contatos:
- 2 potência ("+", "-"), destinada a carregar e descarregar;
- um controle superior conectado ao termistor;
- um contato usado para carregar de estações especiais que são capazes de equalizar a quantidade de carga para todas as baterias presentes na unidade.
Por vista das baterias As unidades de bateria são divididas nos seguintes tipos:
- Hidreto de níquel-metal (designado - NiMh) com uma tensão de saída de 1,2 V;
- O níquel-cádmio (NiCd marcado) na saída também dá 1,2 V;
- lítio-íon (denotado pelos símbolos Li-Ion), cuja tensão depende do número de elementos da fonte de alimentação na bateria e pode estar na faixa de 1,2-3,6 V.
As baterias de íons de lítio possuem uma placa de controle.Neste controlador especial, monitora o funcionamento das baterias.
Uma bateria separada consiste nos seguintes elementos estruturais:
- contatos positivos e negativos;
- eletrodo de carga positiva;
- cobertura externa do caso;
- eletrólito;
- eletrodo negativo.
Os mais difundidos são os dispositivos de armazenamento de energia de níquel-cádmio devido ao seu preço acessível, tamanho compacto e grande capacidade. Eles podem ser recarregados mais de mil vezes.
Regras gerais para carregar baterias
Para carregar corretamente a bateria da chave de fenda, uma determinada condição externa deve ser fornecida. condições de temperatura. A temperatura ótima é de 10 a 40 graus. Um ponto indesejável é o possível superaquecimento da bateria durante o acúmulo de carga. Para evitar possíveis conseqüências negativas deste fenômeno, é necessário desconectar a bateria para resfriamento do carregador.
Não é recomendado depois que as baterias ocupam toda a capacidade, deixe-as no carregador desconectado ou insira-as em uma chave de fenda que não será usada mais tarde, é melhor empilhá-las no gabinete debaixo da ferramenta.
Baterias que não são usadas por um longo período de tempo são recomendadas para serem recarregadas uma vez por mês.
O tempo de carregamento recomendado da bateria é de 30 minutos a 7 horas e depende do tipo. Para um modelo específico de ferramentas elétricas, é indicado nas instruções de operação. Essas instruções devem ser seguidas com precisão para que o produto dure por muito tempo. A maioria dos carregadores equipado com indicadoresmostrando em que estágio o processo está. Em tais casos, a iluminação dos LEDs de uma determinada cor não é difícil de determinar quanto você precisa carregar as baterias. Depois de atingir o nível total de capacidade, você precisa interromper o processo imediatamente.
Nuances de carregamento de vários tipos de baterias
Carregar vários tipos de baterias tem suas próprias características. Eles estão associados às propriedades dos materiais dos quais as baterias são feitas. Para o carregamento regular das baterias, são utilizados carregadores com impulsos ou convencionais. Os adaptadores do primeiro tipo são equipados com uma ferramenta elétrica profissional e o segundo - modelos para uso doméstico.Novos ou descarregados durante o armazenamento devem ser devidamente carregados antes do uso, levando em consideração suas características.
Então baterias de níquel-cádmio caracterizada por um "efeito de memória" pronunciado. A primeira vez recomenda-se carregá-los três vezes seguidas, cada vez durante a descarga total. Somente assim será alcançado o valor máximo (de trabalho) da capacidade da bateria do inversor. Depois que você precisar realizar uma conexão regular da chave de fenda para o carregador, quando sua energia diminuirá ao mínimo.
Tem baterias de hidreto de metal de níquel existe também um “efeito de memória”. Antes da primeira utilização, recomenda-se que o ciclo completo de carga / descarga seja repetido 4-5 vezes. Durante a operação adicional, a carga é reabastecida conforme necessário.
Se a carga inicial de baterias de tipos de níquel-cádmio e níquel-hidreto metálico não for realizada corretamente, a capacidade de suas baterias diminuirá gradualmente.
Pacotes de bateria de lítio o menos caprichoso. Não há regras especiais para eles, porque não há "efeito de memória".Elementos de potência de íon de lítio por um longo tempo capaz de manter seu nível de desempenho original da capacidade de trabalho. Cada vez não é necessário levá-los a carga / descarga total.
Métodos de carregamento sem usar um carregador especial
Quando o carregador padrão está faltando ou apenas quebrado, você pode fazer sem ele. Os artesãos criaram diferentes maneiras de reabastecer a carga da bateria de diferentes fontes. Para carregar a bateria de uma chave de fenda sem um carregador de amostra padrão, você pode usar:
- carregamento de carro;
- carregador universal;
- fontes externas de eletricidade.
A melhor opção para o carregamento de carros é um dispositivo com a capacidade de controlar a tensão e a corrente. A principal coisa em tais casos é evitar o excesso de carga. Para isso, a corrente de carga é ajustada para tais limites que o processo passa de 0,5 a 0,1 Ah, dependendo da capacitância total. Por exemplo, se for 1,3 A * h, a corrente deve estar entre 650 e 130 mA.
Quando os valores atuais são muito grandes, e os menores não podem ser ajustados pelo regulador, é aplicada resistência adicional, por exemplo, uma lâmpada automotiva. Está ligado em série à bateria.
Carregamento universal conveniente para praticar. Eles têm muitas configurações adicionais que permitem escolher de forma ideal os parâmetros atuais apropriados para carregar baterias de diferentes ferramentas elétricas.
Fontes externas de eletricidade usado principalmente para aparafusadoras gastas, para as quais é impraticável do ponto de vista econômico adquirir novas baterias. Nesses casos, a ferramenta elétrica é atualizada de uma determinada maneira, com o desenvolvimento de um esquema de conexão apropriado. Um exemplo seria um carregamento USB retrabalhado, opcionalmente equipado com um fusível.
Recomendações de armazenamento da bateria
Recomenda-se armazenar baterias recarregáveis de qualquer tipo desconectando-as da chave de fenda. Cada tipo de bateria também possui características próprias a esse respeito:
- As baterias de níquel-cádmio precisam ser descarregadas antes do armazenamento de tal forma que a chave de fenda não funcione em toda a sua capacidade;
- Recomenda-se que as baterias de hidreto de metal de níquel sejam mantidas totalmente carregadas, mas sua pequena descarga é permitida;
- antes de armazenar uma bateria do tipo lítio, ela também precisa ser descarregada,mas apenas metade.
Depois de um longo período de armazenamento baterias de hidreto de metal de níquelcapaz de resistir de 200 a 300 ciclos de recarga sem perda de capacidade, é necessário recarregar dentro de 24 horas. Blocos deste tipo distinguem-se por um parâmetro significativo de auto-descarga.
Como mencionado acima, elementos de potência de íon de lítio desprovido de "efeito de memória". Eles têm alta capacidade e a menor taxa de auto-descarga. Reabastecer sua carga a qualquer momento, apesar do grau de descarga.
As baterias de íons de lítio não devem ser completamente descarregadas, pois isso pode fazer com que o sistema de proteção eletrônica integrado evite que a temperatura ou a tensão sejam desligadas.
Para obter 50% da carga necessária para o armazenamento adequado, as baterias de íons de lítio precisam ser carregadas de um nível próximo de zero durante um período de aproximadamente 65% do tempo necessário para configurar a capacidade total.
A conformidade com as recomendações mais simples para o armazenamento e carregamento de diferentes tipos de conjuntos de baterias permitirá que você trabalhe durante toda a vida útil das baterias neles contidas pelos fabricantes.
Verificando o status da bateria com um multímetro
Nem sempre, quando a bateria se assenta rapidamente ou não funciona, é necessário comprar uma nova ou levar a unidade a um especialista do centro de serviços. Em muitos casos, até mesmo um eletricista inexperiente será capaz de encontrar a causa do mau funcionamento, tendo se familiarizado com o algoritmo de busca. Para fazer isso, você precisará usar um multímetro ou dispositivos semelhantes em termos de capacidade de medição. Além deste dispositivo, as seguintes ferramentas também são necessárias:
- chave de fenda;
- ferro de soldar com um conjunto para soldar;
- uma faca;
- alicate.
Para determinar com precisão a causa dos problemas da bateria, você precisa descobrir o desempenho de cada fonte de alimentação individual. Mas primeiro recomendado verifique o carregador. Usando um multímetro, faça assim:
- ligue o dispositivo;
- definir o interruptor dos valores medidos do multímetro para uma tensão constante;
- instale as sondas nos soquetes correspondentes do multímetro e toque-as nos contatos ("+" e "-") do carregador;
- comparar o valor exibido no painel de instrumentos com a tensão de saída do dispositivo de carga indicado no manual de instruções ou na caixa;
- se os valores não corresponderem, conserte o adaptador ou compre um novo.
Quando for possível, selecione a faixa de medição no instrumento usado mais próximo da tensão de saída indicada no carregador.
Para verifique a bateria da chave de fenda multímetro, execute as seguintes ações:
- carregar totalmente a bateria;
- verifique a voltagem de saída da bateria com um multímetro, colocando o interruptor do instrumento em seu valor constante, e tocando no sinal de mais e menos com as pontas de prova;
- se houver uma discrepância entre o parâmetro medido e o valor indicado no manual de operação, a bateria é desmontada e todas as baterias são retiradas;
- quando não há latas danificadas (vazadas ou inchadas), então elas verificam a voltagem nos terminais de cada bateria com um multímetro, primeiro soldando o circuito usando um ferro de solda;
- às baterias por sua vez, a carga é conectada pelo mesmo tempo (por exemplo, uma lâmpada da voltagem correspondente);
- Em qual bateria o maior rebaixamento ocorreu, está danificado.
Para o teste, os dispositivos de armazenamento de energia de níquel-hidreto metálico e níquel-cádmio são completamente descarregados - isto é feito para evitar o “efeito de memória”.
Ao testar as baterias, deve-se notar que para tipos de baterias de níquel-cádmio e níquel-hidreto metálico, a tensão de saída deve estar na faixa de 1,2 a 1,4 V e para baterias de lítio - de 3,6 a 3,8 V.
Tendo encontrado uma bateria defeituosa, você pode substituí-la por uma nova ou tentar restaurá-la temporariamente adicionando água destilada ou exposição a alta voltagem. Também um multímetro pode medir corrente: se cresce e na primeira hora excede 1 A, então a bateria é considerada eficiente.
Se a tensão na saída da bateria estiver ausente, existe uma alta probabilidade de que a integridade do circuito dentro da unidade seja violada. Ao mesmo tempo, eles também desmontam a unidade e olham primeiro visualmente e, depois, com a ajuda de um multímetro, o local do intervalo.
Ao começar a usar uma nova chave de fenda, você deve estudar cuidadosamente as instruções de uso deste produto, fornecidas pelo fabricante. É necessário levar em conta as características do tipo de bateria instalada em uma ferramenta elétrica, a fim de executar corretamente o carregamento, bem como armazená-las por um longo período. A conformidade com recomendações simples prolongará a vida útil da bateria até o esgotamento total do recurso.Quando não houver um carregador de marca, os seguintes métodos alternativos de carregamento serão temporariamente úteis.
Se a capacidade da bateria diminuir, o tempo de operação com uma única carga diminui, você pode repará-las você mesmo. Para fazer isso, basta configurar a corrente ou tensão de saída com um multímetro e comparar sua conformidade com os valores padrão desses parâmetros.