Qual bateria para a chave de fenda é melhor escolher

A aparafusadora sem fio é uma ferramenta bastante conveniente e procurada. A independência da rede elétrica torna este dispositivo móvel e permite que você trabalhe em locais de difícil acesso. Mas, apesar de todas as vantagens, a bateria recarregável (bateria) é o elo mais fraco da chave de fenda. Portanto, escolhendo uma ferramenta elétrica, você primeiro precisa entender quais tipos de baterias existem, qual é a diferença entre elas, os prós e contras de diferentes tipos de baterias.

Variedades de baterias para a chave de fenda

Existem 3 tipos de baterias no mercado de ferramentas elétricas:

  • (NiCd) níquel-cádmio;
  • (NiMH) hidreto de metal níquel;
  • (Li-Ion) de iões de lítio.

 Chave de fenda em um caso

Bateria de níquel cádmio

Este tipo de bateria é mais comum, embora tenham mais de 100 anos de idade. As baterias de NiCd têm boa capacidade e baixo custo.

As baterias de níquel-cádmio apresentam as seguintes vantagens.

  1. Durabilidade. Com o funcionamento adequado da bateria pode servir 8-10 anos.
  2. Oportunidade de trabalho a baixas temperaturas. A carga da bateria quase não é reduzida, o que permite que você use a ferramenta no inverno ao ar livre.
  3. Alto grau de confiabilidade e despretensão às condições de trabalho.
  4. Uma bateria aguenta mil ciclos de descarga de carga.
  5. A bateria pode ser armazenada por um longo tempo em um estado descarregado.

Como as baterias de NiCd não têm “medo” de uma descarga completa, você pode operar a ferramenta até que ela pare completamente, ou seja, até que a bateria esteja profundamente descarregada. Só depois disso você pode colocá-lo em carga sem medo de que a capacidade da bateria diminua.

No entanto, as baterias de níquel-cádmio não são isentas de inconvenientes. Toxicidade interna Baterias causam problemas ao descartá-las.

Em alguns países europeus, o uso de baterias de níquel-cádmioproibida a fim de preservar a ecologia.

As baterias deste tipo são bastante pesadas quando comparadas com outros tipos de baterias. Além disso, eles tem um "efeito de memória"". Tal fenômeno ocorre em uma bateria de níquel-cádmio, quando não é permitido descarregar completamente. Se você ligar uma bateria desse tipo para recarregar, ela “lembrará” esse valor e, durante trabalhos futuros, ele descarregará essa marca. Assim, uma parte significativa da capacidade da bateria será perdida. A figura abaixo demonstra claramente como o “efeito memória” aparece.

 Bateria de níquel cádmio

Baterias de hidreto de metal níquel

As baterias NiMH foram projetadas para eliminar as desvantagens de uma bateria de níquel-cádmio. As características positivas das baterias de hidreto de níquel-metal são as seguintes:

  • ter dimensões e peso menores;
  • tem baixa toxicidade;
  • “Efeito memória” é fraco;
  • tem altas características capacitivas;
  • resistente a danos mecânicos;
  • aumento do número de ciclos de carga e descarga (até 1500).

No entanto, as baterias NiMH têm suas desvantagens:

  • eles não devem ser usados ​​em temperaturas ambientes negativas;
  • A bateria tem a capacidade de descarregar rapidamente;
  • menor duração da bateria quando comparada com uma bateria de níquel-cádmio;
  • alto custo;
  • leva muito tempo para cobrar;
  • A bateria não "carrega" uma descarga profunda.

Assim, embora as baterias NiMH fossem criadas para competir com uma bateria de níquel-cádmio, elas inferior no desempenho último um.

Baterias de iões de lítio

As baterias Li-Ion visivelmente ganham a maioria das posições de outros tipos de baterias. As vantagens das baterias de íons de lítio incluem o seguinte:

  • falta quase completa de “efeito memória”;
  • Você pode recarregar a bateria de íons de lítio em qualquer estágio de descarga, sem medo de perda de capacidade;
  • sem perda de potência com baixa carga de bateria;
  • a vida eficaz é 5-8 anos;
  • baixa auto-descarga;
  • demora um pouco para cobrar;
  • sem elementos tóxicos;
  • alta potência com pequenas dimensões.

 Bateria de iões de lítio

Contras de baterias de iões de lítio:

  • sensibilidade a choques (pode explodir com choques fortes);
  • a bateria não tolera uma descarga completa e sobrecarga - desta bateria falhar;
  • a baixas temperaturas descarrega rapidamente;
  • preço alto;
  • a vida útil é menor que a de uma bateria de níquel-cádmio.

Definitivamente dizer qual bateria é melhor é difícil. Principalmente, você tem que decidir para quais propósitos você vai comprar uma chave de fenda. Se para uso doméstico, o que significa inclusão frequente de um longo intervalos de trabalho, você precisa escolher as ferramentas com baterias de níquel-cádmio.

Isto pode ser explicado pelo fato de que o armazenamento a longo prazo sem carregamento da bateria NiCd não perde suas propriedades, desde que tenha sido totalmente descarregada.

As baterias de iões de lítio são escolha de profissionais. Eles são projetados para trabalho contínuo, a longo prazo e contínuo. Também para ferramentas profissionais, é importante recarregar a bateria. Mas vale a pena lembrar de uma regra: a bateria de lítio não pode ser descarregada totalmente.

O que pode substituir a bateria "nativa" na chave de fenda

Se as baterias da sua chave de fenda estiverem gastas, elas podem ser facilmente substituídas. Existe algo como a permutabilidade da bateria. Por exemplo, sob marca PowerPlant fabricado pela bateria, tendo compatibilidade com as marcas mais populares de ferramentas elétricas. Eles custam muito menos do que as baterias “nativas” e são bastante eficientes.

Mas se esta opção não combina com você, então as próprias baterias da unidade podem ser substituídas por novas. Para fazer isso, é necessário desmontar a bateria e remover os elementos contidos nela.

Substituir as pilhas por outras semelhantes

Em alguns blocos, você pode ver os parafusos de montagem que precisam ser desparafusados. Mas na maioria das baterias não há parafusos auto-roscantes, já que a caixa é colada. Para abrir essa unidade, você precisará inserir cuidadosamente uma chave de fenda no local de colagem (mostrado na foto com uma seta) e pressionar levemente para soltar as paredes da caixa. Os mesmos passos precisam ser feitos ao redor do perímetro.

 Foto da bateria

Depois de abrir a unidade, você verá as baterias nela.

 Bateria Desmontada

Em seguida, você deve olhar o rótulo aplicado aos elementos, anotá-lo e selecionar os mesmos na loja online. Quando novas baterias estão disponíveis, elas precisam ser soldadas e colocadas de volta no estojo. Para baterias de solda, você precisará de um ferro de solda e fluxo (álcool em resina ou ácido de solda), bem como estanho. É necessário levar em conta várias nuances durante a soldagem.

  1. Você precisa soldar rapidamente, não permitindo que a bateria aqueça, pois pode se tornar inutilizável.
  2. Para conexões você precisa use placas nativas, tendo-os dessoldado de baterias velhas (eles têm a seção necessária e resistência).
  3. É importante conectar corretamente mais a menos a bateria. Os elementos devem ser conectados em série: a menos da bateria anterior deve ser conectada à soma da nova, e a menos da nova bateria ao terminal positivo da próxima bateria.

Depois de ligar todos os elementos, é necessário equalizar os potenciais em todas as baterias, uma vez que diferem. Gaste um ciclo de carga e descarga: conecte o carregador à bateria durante a noite, deixe esfriar por 24 horas e meça a tensão de saída de todos os elementos. Se tudo correu bem, então em todas as baterias o indicador será o mesmo - dentro de 1,3 V.

Agora a bateria deve ser descarregada inserindo-a na chave de fenda e carregando o último no máximo. O principal é não sobreaquecer a ferramenta do motor. Dê-lhe um pouco de descanso. Traga a bateria para descarga total. Este procedimento deve ser repetido mais 2 vezes (carga total e carga total).

Substituição para baterias de lítio

A substituição de elementos NiCd por Li-Ion também não é difícil.Sabe-se no curso da escola que, se as baterias estiverem conectadas em série, suas classificações de voltagem serão somadas. Por exemplo, sua chave de fenda é alimentada por uma bateria com uma tensão de 14,4 V, o que significa que ela pode ser substituída por quatro baterias de 3,3 V. Essa tensão será suficiente, porque as baterias de lítio não cedem muito quando o dispositivo é ligado.

 Bateria de lítio

Recomenda-se comprar baterias de fabricantes conhecidos, por exemplo, Sistem A123. Bateria LiFePO4 desta empresa tem uma capacidade de 2400 mAh, suficiente para o funcionamento normal da chave de fenda. Se você comprar baterias pela Internet, elas custarão menos - cerca de 900 rublos por 3 peças.

Ao comprar baterias, preste atenção se há fitas de cobre em seus contatos. Se eles são, o processo de soldagem é muito mais fácil.

Também precisa comprar em vez de fluxo de álcool ácido de solda. Neste caso, o superaquecimento das baterias será minimizado. O ferro de solda deve ter uma potência de 65 watts.

Você pode aprender mais sobre como as baterias são substituídas por baterias de lítio, observando-as. vídeo.

Carregador para a bateria chave de fenda DIY

Se o carregamento da chave de fenda estiver com defeito ou se você tiver alterado a bateria do instrumento, substituindo as baterias de NiCd por células de Li-Ion, será necessário adquirir um novo carregador. Abaixo está um diagrama de um carregador capaz de fornecer uma corrente de carga adequada para qualquer tipo de bateria.

 Circuito carregador

Este carregador é um gerador de corrente, que é baseado no transistor VT2. Este último recebe energia da ponte retificadora. A ponte, por sua vez, está conectada a Transformadortendo a tensão de saída necessária. Este transformador deve ter boa potência para que ele possa trabalhar por um longo tempo sem superaquecer, fornecendo a corrente necessária. Caso contrário, o transformador pode queimar. A tensão fornecida pelo transformador não deve ser superior a 27 V.

A corrente de carga é regulada por um resistor R1 (a bateria da chave de fenda deve estar conectada). Deve permanecer constante durante todo o processo de carregamento. Resistor R3 é projetado para limitar a corrente máxima. LED VD6 vai queimar enquanto a carga continuar.Quando o processo de carregamento chegar ao fim, a luz do LED começará a diminuir e apagará.

Para baterias de íons de lítio, o controle de temperatura e os valores de tensão precisos são importantes.

Todos os elementos do circuito eletrônico estão instalados PCB PCBcoberto com uma camada de folha de cobre. Os diodos indicados no circuito podem ser substituídos por diodos extraídos de equipamentos de rádio antigos, KD202 ou D242. Detalhes no quadro devem ser colocados de tal forma que não haja interseções. O posicionamento de alta densidade de peças não é necessário. Se você deixar 3-5 mm entre eles, será mais fácil soldar. Certifique-se de instalar o transistor em um radiador com uma área de pelo menos 20-50 cm2.

Com base no tamanho da placa, você precisará faça um caso (pode ser feito de plástico) usando uma pistola adesiva. A tabela abaixo fornece a lista completa dos componentes de rádio necessários.

 Tabela

Se você montar o carregador seguindo este esquema, obterá um carregamento confiável, simples e barato para sua chave de fenda.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música