Restauração, alteração e reparo da bateria da chave de fenda
Não é nenhum segredo que o custo de uma nova bateria para uma chave de fenda é igual a 70% do custo total do dispositivo. Durante a operação, qualquer bateria recarregável (bateria) começa a perder sua capacidade e, como resultado, falha total ou parcialmente. Mas não jogue fora a bateria que serviu o seu tempo, porque pode ser reanimado em casa.
Conteúdo
Como diagnosticar a falha da bateria
Os principais problemas com a bateria de chave de fenda incluem o seguinte:
- bateria não está carregando;
- A bateria carrega rapidamente e descarrega com a mesma rapidez;
- A bateria não aguenta carregar por um longo tempo.
Um mau funcionamento da bateria da chave de fenda pode ser causado pela falha de um ou vários elementos de armazenamento. O mau funcionamento de todas as latas na bateria é muito raro, por isso é possível restaurar a bateria. Como todos os bancos estão conectados em série, você precisará desmontar a unidade e encontrar os defeituosos.
A verificação completa da bateria é realizada em vários estágios, com uma bateria totalmente carregada.
Teste com um multímetro
Como todos os componentes da bateria devem ter o mesmo nível de voltagem, não será difícil encontrar a célula defeituosa. Para esses propósitos, geralmente use um multímetro, alternando-o para o modo de medição de tensão. Ao medir, considere tensão nominal para diferentes tipos de baterias:
- A bateria Li-Ion (lítio-ion) tem uma tensão nominal de 3,6-3,8 V;
- As baterias Ni-Cd (níquel-cádmio) e Ni-MH (níquel-metal-hidreto) têm uma tensão nominal de 1,2-1,4 V.
A busca por uma bateria defeituosa é a seguinte.
- Conecte a bateria ao carregador e aguarde a carga total.
- Desmonte a caixa da bateria, retire todas as latas e meça a voltagem em cada uma delas.
- Bancos com tensão nominal abaixo da norma devem ser marcados.
- Monte a unidade instalando todos os elementos extraídos nela e conecte-a à chave de fenda.
- Na próxima etapa, você precisa ativar a ferramenta e executar várias operações com ela para obter uma queda notável na energia.
- Após a descarga, você deve desmontar novamente a bateria e medir a tensão em todas as baterias do circuito. Preste atenção especial às latas etiquetadas.
- Se você notar uma queda de tensão de 0,5-0,7 V em qualquer bateria, essa bateria pode ser considerada inadequada e você terá que substituí-la.
Teste de carga
Para descobrir depois de quanto tempo a bateria está totalmente assentada, você precisa verificar a bateria sob carga. Este último é selecionado de acordo com o poder da bateria.
Como regra geral, é costume selecionar a carga para verificar a bateria na faixa de 35 a 40 watts. Para fazer isso, você pode usar uma lâmpada de 12 V com uma potência de 40 watts.
Ligue a bateria através do amperímetro à lâmpada durante 2-3 minutos. Todas as medições devem ser realizadas com um voltímetro.A tensão nas tomadas da bateria deve ser ligeiramente maior que 12,4 V. Se durante esse tempo as leituras caírem e estiverem na faixa de 12 a 12,4 V, isso indica que há bancos danificados no circuito. Além disso, o fato de o bloco conter elementos defeituosos pode sinalizar queda no brilho da lâmpada conectada.
Formas de restaurar a bateria em casa
Deve-se notar que a recuperação só é possível para baterias Ni-Cd com um efeito de memória pronunciado, devido ao qual a capacidade da bateria é perdida. Como resultado, a bateria se assenta rapidamente e, após um intervalo, ela começa a funcionar novamente. Esse problema é bem fácil de consertar.
- Carregue totalmente a bateria da maneira normal, idealmente, o carregamento deve ser feito com uma corrente pequena.
- Em seguida, você deve descarregar completamente a bateria conectando a carga a ela. Como o último, você pode usar uma lâmpada convencional em 12 V e poder até 40 watts. Assim, haverá uma leve descarga, em conseqüência da qual não somente a camada externa da bateria será descarregada, mas também suas placas internas.
- Você pode gastar de 3 a 5 ciclos de descarga de carga. Depois disso, o efeito de memória da bateria será apagado e a capacidade da bateria aumentará significativamente.
Em alguns casos, quando não é possível comprar novos bancos para a bateria, eles podem ser revividos água destiladaporque com o passar do tempo o eletrólito nos bancos se esvai e eles falham. Você pode restaurar a bateria da seguinte maneira.
- Identifique as baterias defeituosas usando o método descrito acima.
- Descarregue totalmente a bateria conectando uma lâmpada de 12 V (40 W) aos terminais.
- Desconecte os itens inadequados (marcados) do resto.
- Remova um pequeno pedaço de papel de isolamento da parte superior do jarro para abrir uma pequena área com uma ranhura. Se você remover todo o papel, terá que enrolar a bateria com fita adesiva.
- Usando uma broca fina com um diâmetro de 1 mm, faça um orifício na caixa da bateria, ou seja, na ranhura, como mostrado na foto abaixo.
- Em seguida, você precisa discar para a água destilada da seringa e despejar lentamente no frasco. Para restaurar a bateria, a capacidade deve estar completamente cheia.
- Espere um pouco para que a água absorva bem, em seguida, sele os orifícios com epóxi ou fita adesiva.
- Agora você pode soldar os bancos restaurados, colocando-os nos mesmos lugares.
- Monte a unidade e faça 3-5 ciclos, incluindo uma carga completa e uma descarga completa da bateria. Somente após a realização desses procedimentos será possível usar a ferramenta.
Como substituir baterias defeituosas
Além da restauração de elementos inadequados da bateria de chave de fenda, o reparo mais eficaz da bateria de chave de fenda é a substituição das baterias incluídas nela por novas. Antes do reparo é necessário comprar baterias adequadas na internet. Suas características técnicas devem ser idênticas às indicadas no corpo da lata da bateria da chave de fenda.
Para trocar as baterias da unidade com suas próprias mãos, você precisará de um ferro de solda e materiais para soldagem: fluxo de estanho e álcool (para resina).
Substituir as pilhas requer certas regras.
- Para conectar as latas, você precisa usar as placas, previamente vedadas das baterias. Eles têm a seção transversal correta e o indicador desejado de resistência.
- Para não superaqueça bancos durante a soldagem, deve ser realizado rapidamente. O aquecimento excessivo das baterias pode torná-las inutilizáveis.
- Baterias conectado em série: o menos de cada um pode se conectar com o mais do próximo.
- Depois de coletar a bateria, gaste pelo menos 3 ciclos de descarga total e carga da bateria.
Conversão de chave de fenda para lítio
Proprietários de chaves de fenda com baterias de níquel-cádmio muitas vezes os transformam em íons de lítio, quando as baterias “nativas” estão completamente fora de ordem. Alteração da chave de fenda para baterias de lítio 18650 não é um grande problema. Só é necessário adquirir as peças necessárias: pilhas tipo dedo na quantidade necessária e o cartão de carga BMS (Battery Management System). Todas as peças podem ser compradas nos sites da China.
BMS é projetado para controlar o processo de carga / descarga de todos os elementos separadamente, o nível de consumo de corrente e temperatura. A BMS também é capaz de balancear baterias. Este controlador é selecionado dependendo do número de latas que precisam ser carregadas.
Por exemplo, a designação BMS 5S significa que o controlador é projetado para 5 elementos.
Abreviação “18650” indica o tamanho da bateria, isto é, um diâmetro de 18 mm e um comprimento de 65 mm. Esses tamanhos de baterias são suficientes para acomodá-los na fonte de alimentação da chave de fenda.
Por exemplo, a transferência de uma chave de fenda de Ni-Cd para 4 baterias de lítio será considerada. Assim, o BMS será calculado em 4 elementos. Abaixo está um diagrama da conexão do BMS às baterias.
Em seguida, você precisa conectar as baterias, soldando-as sequencialmente, como mostrado no diagrama, e depois conectá-las à placa controladora.
Todos os componentes são colocados no corpo da bateria. Nesta fase, a alteração da chave de fenda da bateria foi concluída.
Durante a operação da chave de fenda, o controlador monitora o nível de tensão em cada banco. Se a tensão cair abaixo de 3 V em um deles, a descarga será desligada. A mesma coisa acontece com carga. Se a tensão subir para 4,2 V, o carregamento é interrompido.
Assim, o controlador não permite que a bateria descarregue e sobrecarregue totalmente, o que é muito importante para as baterias de íons de lítio.
Falhas e reparo do carregador de bateria
Para reparar o carregamento, é necessário ter pelo menos conhecimento mínimo no setor de rádio, bem como um dispositivo para "discagem" dos componentes de rádio do dispositivo - um testador. Todos os carregadores para chaves de fenda são semelhantes entre si e possuem os seguintes nós:
- parte de baixa tensão, que inclui um retificador de conversor, bem como um circuito que fornece energia para carregar a bateria;
- inversor de redução;
- retificador de rede.
Retificadores de Rede Podem ser chamados os elementos mais duráveis dos carregadores, se devidamente explorados. Mas se o carregamento for projetado para funcionar a partir da rede elétrica de 120-130 V, e quando ele estiver conectado através do conversor, um fusível queima, então, para repará-lo, a falha deve ser procurada no retificador. Carregadores operando a partir de 220 V, muitas vezes queimam transistores de alta tensão do inversor. Ao mesmo tempo, o restante da eletrônica de carregamento e o retificador do inversor falham muito raramente. Também a razão pela qual o carregador não funciona pode ser considerada capacitores perfurados ou inchados.
Antes de solucionar o problema, você precisa desmontar o estojo do carregador. Isso deve ser feito com cuidado, uma vez que a maioria dos casos é montada em um parafuso e em travas que se quebram facilmente.
Todos os componentes do circuito de carregamento eletrônico são necessários verifique com um testador. Na maioria das vezes, acaba por ser um capacitor retificador com defeito.Mesmo que durante a inspeção visual você veja eletrólitos inchados, eles precisam ser re-soldados, substituindo-os por análogos de trabalho. Em seguida, depois de instalar o fusível com a classificação necessária, você poderá verificar a operação da placa no modo de carregamento da bateria. Se nenhum problema for detectado, os indicadores de corrente e tensão estão dentro da faixa normal, então a placa pode ser montada no gabinete.
Se a placa do carregador ainda se recusar a funcionar, e a bateria não carregar, então você precisa procurar o problema ainda mais. A operabilidade do fusível, assim como a presença de tensão no capacitor, indica que a falha está no inversor. Diagnóstico do Inversor é uma tarefa complexa e requer uma certa experiência, assim como um equipamento especial - um osciloscópio. Se não houver experiência e equipamento, o carregamento pode ser reparado verificando alternadamente todos os componentes do rádio, trocando os transistores e os chips do conversor, e cada vez verificando a placa quanto à operabilidade.
Também durante a inspeção visual você pode ver diodos perfurados. Eles diferem em seu amarelo devido ao superaquecimento. Se pelo menos um diodo (ponte de diodos) romper, ele encurtará o transformador.O que aconteceu causou o superaquecimento dos diodos remanescentes, resultando em superaquecimento dos enrolamentos do transformador e seu curto-circuito na troca. Portanto, é necessário verificar com o testador todos os diodos suspeitos e os dois enrolamentos do transformador. A verificação mostra com mais freqüência uma quebra no enrolamento primário.
Vale a pena saber que em quase todos os transformadores deste tipo existe proteção térmica, que opera a uma temperatura de 130 ° C. Geralmente este sensor está localizado sob as camadas superiores de isolamento do transformador. Se não houver nada para substituir o sensor, então, por sua conta e risco, você pode simplesmente soldar as pernas do sensor, eliminando uma pausa. Em seguida, você deve retornar o isolamento removido dos enrolamentos para o local e verificar o funcionamento do carregador. Na maioria dos casos, esse mau funcionamento do transformador é resolvido de uma maneira bastante simples.