Características de operação de uma chave pneumática
Qualquer mestre sabe que o processo mais demorado ao montar estruturas ou reparar mecanismos é desparafusar e apertar as conexões roscadas. Mas, se as chaves pneumáticas são usadas para esses propósitos, então esse trabalho se transforma em uma formalidade comum. Esta ferramenta útil tem muitas vantagens, mas você deve aprender mais sobre as nuances de sua operação.
Conteúdo
O dispositivo e o princípio de funcionamento da chave pneumática
Na figura abaixo você pode ver em detalhes a chave pneumática do dispositivo. A unidade consiste nos seguintes elementos colocados em um caixa de metal.
- Motor a ar de alto desempenho.
- Mecanismo de impacto.
- Cartucho de aço de liga (parada).
- Regulador de torque e reverso.
- Botão Iniciar.
- A união, para conexão de uma mangueira do compressor.
- Válvula de ar.
Esta unidade, devido à falta de um motor, é muito mais leve que a sua contraparte elétrica. E a chave de torque tem altas taxas - de 300 a 2200 Nm (Newtons por metro).
Dentro da unidade pode ser identificado 2 unidades principais de energiacada um deles é projetado para funcionar em diferentes modos. O primeiro bloco é um motor pneumático que transmite movimento de rotação para a cabeça da ferramenta. O segundo bloco é o nó que cria as cargas de choque. O atuador pneumático gira devido à passagem através dele de ar comprimido fornecido através de uma mangueira de alta pressão do compressor.
No caso do dispositivo, existem 2 canais. Para cada um deles, o ar é direcionado em diferentes direções em relação à turbina. No primeiro caso, o ar empurra a turbina na direção da seta, isto é, no aperto, e no segundo - contra a flecha na direção, no desaparafusamento do fixador. Interruptor especial de fluxo de ar distribuído.
Princípio de funcionamento chave pneumática é a seguinte.
- Depois de pressionar o botão de partida, a válvula se abre e o fluxo de ar da mangueira conectada ao corpo do dispositivo começa a se mover pela turbina, girando-a.
- A partir do movimento rotacional da turbina é transmitido para o mecanismo de impacto, que em seu princípio de operação se assemelha a uma embreagem. Como parte do mecanismo, existem 2 cames de configuração complexa. A força de impacto é formada pelos cames no momento em que a liberação do fixador não tem torque suficiente.
- Além disso, o movimento de rotação é transmitido para o batente (cartucho), no qual o bocal é colocado sob um certo tamanho da porca. Como resultado, aperte ou afrouxe os fixadores. Algumas chaves de ar não usam um mecanismo de percussão ao apertar, o processo ocorre no modo não acentuado.
- Se a porca estiver presa, será necessário mais esforço para desparafusá-la e, nesse ponto, a rotação da parada será interrompida.
- Os martelos começam a se inclinar para trás, girando simultaneamente.
- No próximo estágio, as cames contornam o engate com a parada e, continuando o movimento, ganham inércia.
- Continuando a girar, as cames novamente engatam com a parada e batem nela (na direção do movimento).
- Os pulsos de impacto continuam até que o fixador esteja “quebrado” do ponto.
Assim, usando uma ferramenta pneumática de impacto, o processo de desatarraxar parafusos e porcas esticados é fácil e rápido.
A escolha do compressor para pnevmogaykovert
Muitos motoristas, comprando uma chave pneumática, imaginam que tipo de compressor é necessário para esta unidade. Primeiro de tudo, você deve prestar atenção ao seu desempenho no passaporte. Aqui há uma ressalva: algumas empresas que produzem compressores, para aumentar as vendas, indicam a produtividade não na saída, mas na entrada. Por exemplo, na documentação para a unidade indicou seu desempenho de 210 litros por minuto. Portanto, este indicador deve ser interpretado como a taxa de injeção de ar pelo compressor em si, isto é, no receptor. Na saída, a produtividade pode cair em aproximadamente 30-40%. E acontece que a unidade realmente produz apenas 146-127 l / min.
Com base no exposto, pode ser entendido que se o compressor tem uma capacidade de 210 l / min, então você precisa escolher uma chave com velocidades de jato de ar significativamente menores.Por exemplo, se o caudal de ar no instrumento for de 200 l / min e o compressor de acordo com a documentação for de 210 l / min (na verdade - 146-127 l / min), não poderá desaparafusar ou aparafusar qualitativamente com essa ferramenta.
Além disso volume do receptor também desempenha um papel importante. Em unidades domésticas, o cilindro pode ter um volume de apenas 24 a 50 litros. Sob essas condições, a chave não funcionará normalmente. Mesmo com um volume de receptor de 50 litros, após alguns segundos de operação da ferramenta, a pressão é significativamente reduzida e, para continuar o trabalho, é preciso esperar até que ela se recupere. Portanto, o receptor do compressor deve ter um volume de mais de 50 litros, e a própria unidade deve criar uma pressão não inferior a 6,2 kg / cm². Caso contrário, o dispositivo não poderá desenvolver a energia necessária.
Mas não se deve permitir uma pressão muito alta no sistema. Exceder o indicador de pressão recomendado afeta adversamente os componentes principais da ferramenta, levando-os a desgaste rápido e, como resultado, a falha da chave.
O resultado do procedimento acima é o seguinte: se a ferramenta for projetada para uma velocidade operacional de 119 l / min e o compressor para a chave fornecer 135 l / min na realidade, ela pode ser usada para desapertar e apertar os fixadores nas rodas sem problemas.Mas não se esqueça que a ferramenta deve ter um torque não inferior a 550 Nm.
Seleção de mangueira
Você deve estar ciente de que a mangueira que vem com o compressor, especialmente da China, não é adequada para o funcionamento eficaz da chave. Na maioria das vezes, essas mangueiras têm uma seção transversal interna de cerca de 6 mm. Tal capacidade da mangueira não será suficiente para fornecer a quantidade necessária de ar à ferramenta pneumática. Eles, talvez, você pode soprar a poeira, aplique a pistola de pulverização, mas não mais. Até mesmo bombear pneus leva muito tempo.
Portanto, é necessário obter outra mangueira com maior capacidade. Idealmente, poderia ser mangueira de gásque é comprado na loja de equipamentos de gás. Ele mostrará a marcação (Propano-Butano), e também indica a pressão máxima que pode suportar, o valor do diâmetro interno.
Por que o compressor precisa de um filtro?
O ar que sai do compressor deve estar limpo, isto é, sem várias impurezas que possam danificar a chave. Nem todo mundo sabe que no espaço interno do receptor durante a compressão de ar condensado cai. Além disso, o óleo pode entrar no receptor junto com o ar injetado se a parte mecânica da unidade estiver severamente desgastada. O óleo, misturado com condensado (umidade), toma a forma de uma emulsão e entra no instrumento através de uma mangueira conectada a ele. Esta emulsão pode causar corrosão de todas as partes parte mecânica da unidade. Por essa razão, as chaves cheias de água e ferrugem, com nós quebrados, geralmente entram nas oficinas de serviço.
Para não levar o instrumento a um estado tão deplorável, é costume instalar o compressor desumidificador de filtro. No interior é um filtro de rede, feito por uma tecnologia especial de bronze.
O ar que passa pelo filtro desiste de umidade e perde todas as impurezas que entram no reservatório. Normalmente, o corpo do desumidificador é feito de um material transparente para rastrear a quantidade de sujeira acumulada durante a operação.
O poço também tem uma válvula (localizada na parte inferior) através da qual todos os contaminantes são facilmente removidos.
O fato de o filtro estar sujo e não fornecer a taxa de fluxo de ar desejada pode ser determinado pela queda na potência da ferramenta. A chave nos primeiros segundos começa a funcionar dentro da faixa normal, mas de repente diminui a velocidade e perde energia. Este fato é explicado pelo fato de que o lançamento da ferramenta é devido ao ar acumulado na mangueira, após o qual torna-se insuficiente devido ao baixo rendimento do filtro entupido. Em tais casos, o filtro é removido, lavado em solvente e bem soprado por ar. Em casos extremos, o filtro deve ser alterado. Pode ser comprado em lojas que vendem ferramentas pneumáticas.
A escolha do óleo para a chave
A lubrificação desta ferramenta pneumática deve ser tratada com especial gravidade. Se a unidade puder funcionar sem ar purificado por algum tempo, então, sem lubrificação, ela falhará muito rapidamente. O óleo que entra nas partes móveis do aparelho reduz o atrito entre eles e também remove os produtos de desgaste na forma de poeira fina. Esse pó é capaz de preencher as lacunas entre as lâminas e o rotor, o que inibe seu movimento. Como resultado, o poder da ferramenta é significativamente reduzido. Problema resolvido instalação no sistema de lubrificação. A foto abaixo mostra seu tipo linear.
Mas a instalação da “lata de óleo” ajudará a prolongar a vida útil da chave somente se você derramar nela um lubrificante especial destinado apenas para ferramentas pneumáticas que tenham a viscosidade necessária.
Tente pegar o óleo para a chave, que recomenda fabricante de ferramentas. No caso extremo, você deve usar apenas o óleo de um tipo sintético, que tem boas propriedades anti-desgaste e anti-corrosão e não contém silicone.
É impossível derramar óleo de transmissão ou óleo de motor no lubrificador, pois ele tem uma viscosidade maior do que a necessária e “cola” com sucesso as pás do atuador pneumático, devido às quais a unidade perde energia.
O lubrificante especial também pode ser adquirido em empresas que oferecem ferramentas pneumáticas.
Regras de lubrificação
Se por algum motivo você não tiver a oportunidade de instalar um lubrificador em sua unidade, você poderá sair da situação da seguinte maneira.
- Imediatamente antes de iniciar a chave, é necessário desparafusar a mangueira e colocar 3 a 5 gotas de graxa no encaixe da ferramenta.
- Em seguida, retorne a mangueira ao seu local original e ligue a unidade brevemente (trinta segundos serão suficientes).Graças a esta operação, uma distribuição uniforme de óleo ocorrerá em todas as unidades móveis do dispositivo.
A lubrificação deste modo também deve ser realizada antes do armazenamento a longo prazo do instrumento. Ao usar a unidade no modo intensivo, o óleo deve ser instilado no bico a cada 3-4 horas.
Embora este método ajude a prolongar a vida da chave, é muito inconveniente. Temos que interromper o trabalho e gastar tempo limpando a ferramenta da sujeira na área do bocal, na preparação da lubrificação. Também durante o procedimento, você deve garantir cuidadosamente que a unidade sem poeira. Por esses motivos, recomenda-se instalar um lubrificador no sistema, que sempre fornecerá lubrificante para a ferramenta em tempo hábil.
Pontas da chave de ar
Para prolongar a vida de uma ferramenta pneumática, recomenda-se ouvir algumas dicas de artesãos profissionais.
- Não deixe cair a ferramenta.
- É necessário garantir que a ferramenta pneumática esteja localizada fora da área onde um carro pode entrar nela.
- Para aumentar a potência do sopro, não exerça pressão excessiva sobre o sistema.Isso leva ao desgaste rápido da unidade.
- A chave não deve ser mantida sob carga por um longo período, pois esse modo de operação desativará rapidamente o mecanismo de impacto. Se a porca ou o parafuso “preso” não girar em 5 segundos, a unidade deve ser parada e substituída por uma mais potente. Também recomendado para parafusos problemáticos. fluidos penetrantesque estão no arsenal de qualquer dono de carro: gasolina, anticongelante, querosene, combustível diesel, fluido de freio. É melhor aplicar um líquido especial na junta roscada, por exemplo, WD-40.
- Não guarde o instrumento perto de fogo, bem como em locais com alta temperatura e umidade.
Se você seguir estas recomendações simples, então sua ferramenta se tornará um assistente eficaz quando realizar operações de trabalho intensivo, servirá por um longo tempo e justificará o investimento nela.