A escolha do eletroplano para atividades domésticas e profissionais
A plaina elétrica é a ferramenta de carpintaria mais acessível, aumentando consideravelmente a eficiência do trabalho em casa, na construção e em pequenas oficinas. Com ela, madeira serrada aplainada, chanfrada a partir deles, um quarto é escolhido dos espaços em branco. O uso desta ferramenta permite que você economize em materiais: adquira barras ou placas não planas e, em seguida, processe-as você mesmo até que a qualidade da superfície desejada seja alcançada.
Quão bem uma plaina elétrica será selecionada para o desempenho, dependerá do desempenho de trabalhar com ele e da qualidade do processamento de madeira. Ao escolher um modelo, também é necessário levar em consideração a intensidade de uso pretendida.
Conteúdo
Opções de seleção de eletroplanos
O mercado está saturado com muitos modelos de fabricantes em diferentes países. Em tais circunstâncias, a escolha do eletroplano deve ser realizada conscientemente. As seguintes características do instrumento devem ser consideradas:
- preço;
- especificações técnicas;
- ergonomia;
- funcionalidade adicional.
Esses critérios são combinados em produtos técnicos de diferentes maneiras. A tarefa do usuário é escolher a versão ideal do produto. O custo de plainas elétricas varia em uma ampla gama: de alguns milhares de ferramentas domésticas a centenas de milhares de produtos profissionais destinados ao uso prático intensivo.
A aparência da ferramenta não funciona como um critério sério. Cada pessoa tem suas próprias preferências em relação à cor e à geometria dos dispositivos. Mas, se a forma da ferramenta tem um impacto sobre a usabilidade de trabalhar com ela, ela deve ser levada em consideração antes de comprar o produto que você gosta externamente.Marcas famosas usam cores individuais para pintar produtos, por exemplo:
- Makita - azul;
- DeWalt é amarelo;
- Bosch - azul e verde;
- Hilti é vermelho.
Além da afiliação à marca, na Bosch, o verde indica que a plaina elétrica é destinada à casa de campo ou em casa, e azul indica a finalidade profissional do instrumento.
Conhecer as cores usadas pelos fabricantes populares é um dos sinais que você pode usar para distinguir produtos falsificados do original.
Indicadores técnicos
Completo com plainas elétricas deve ir documentação. Ele contém todos os dados sobre as características técnicas do modelo de instrumento de interesse. Também disponibilidade de passaporte de equipamentos indica indiretamente a solidez da empresa produtora de produtos. As características técnicas mais importantes para uma escolha correta da ferramenta elétrica com uma faixa de seus valores possíveis ou recomendados são apresentadas na tabela abaixo.
Indicador de desempenho | Intervalo de valor |
valor de potência do motor | de 400 W a 2 kW |
RPM | 10000÷19000 |
largura de aplainamento | 50, 75, 82, 102 e 110 mm são o padrão de facas (o seu número é de 1 a 3), para modelos profissionais pode ser de 170 e até 312 mm |
peso do produto | 2,5 ÷ 9 kg |
profundidade da camada de corte ao aplainar | 0,1 ÷ 18 mm |
Nos modelos de bateria, um parâmetro importante é a capacidade da bateria e a tensão de saída (18 ou 14,5 V). Uma ferramenta sem fio é conveniente para uso se não houver acesso à rede elétrica de 220 V, e também é mais seguro do ponto de vista da possibilidade de choque elétrico.
É sobre as características técnicas consideradas da plaina elétrica depender de sua funcionalidade básica, bem como a conveniência de trabalhar com esta ferramenta. Quanto maior o poder da ferramenta usada, mais rápido a madeira pode ser processada com ela. A qualidade do aplainamento da madeira serrada é determinada pela velocidade com que o tambor com facas gira. Ótimo speed determinado pelas propriedades da madeira tratada:
- 10 mil revoluções por minuto são a velocidade certa para aplainar madeira macia;
- mais de 12.000 rpm é a velocidade de rotação necessária do tambor ao usinar peças de madeira dura.
Levando em conta esses fatores, recomenda-se comprar uma plaina elétrica universal para necessidades domésticas com a capacidade de controlar a velocidade do tambor na faixa de 10.000 a 15.000 rpm, que tem capacidade de até 1 kW.
É necessário levar em conta como a velocidade de rotação das facas muda sob carga em comparação com a marcha lenta: para modelos de boa qualidade, este parâmetro permanece estável.
Entre e poder e aplainamento de profundidade dependência direta, que é apresentada na tabela abaixo.
Potência da ferramenta elétrica, W | Espessura da camada que é cortada para passagem, mm |
até 500 | até 1 |
600÷800 | até 3 |
mais de 800 | mais de 4,5 |
Além disso, quanto mais potente for o equipamento, mais amplos os tambores poderão ser instalados nele. Ótimo largura da faca Considera-se 82 mm. Eles são fáceis de encontrar para venda quando substituindo. Blades podem ser:
- carboneto (ligas de alto teor de carbono);
- de aço de alta velocidade.
Os primeiros são mais duráveis e caros, e os segundos são menos sólidos, mas são baratos e podem ser afiados. Facas de HSS são mais comuns.
Se você deseja processar a superfície da peça de trabalho com a mais alta qualidade, recomenda-se usar as facas de dupla face em espiral.
Ergonomia
Sob a ergonomia de uma plaina elétrica entende-se a conveniência de seu uso prático. Este critério é principalmente focado em fabricantes conhecidos. As recomendações para incorporar as características ergonômicas dos dispositivos selecionáveis são as seguintes.
- É melhor trabalhar quando a ferramenta não está equipada com uma, mas duas alçaslocalizado em um ângulo conveniente (para cada um seu valor é diferente, portanto, deve ser selecionado por comparação). A melhor opção - quando há uma alça forro de borrachaque executam a função antiderrapante.
- Bem, se você pode explodir os chips ao planejar e coletar em uma bolsa.
- Deve ser escala de profundidade de aplainamento com um preço de graduação de 0,1 mm.
- O peso ideal da ferramenta é de 3-3,5 kg, para que as mãos não se cansem durante o processamento da madeira.
- Quanto maior a área da sola, mais estável é o eletroplano durante a operação. A sola após a exposição deve criar um único plano sem distorções.
- O corpo da plaina elétrica deve ser feito de plásticos de alta qualidadecaracterizada por brilho e falta de elementos estruturais frágeis e finos.
- Para uso prático, é conveniente quando a correia de transmissão está equipada com uma tampa que pode ser facilmente removida, o que permite uma substituição rápida, se necessário.
A ferramenta de trabalho escolhida deve ser bem balanceada, com uma localização conveniente do botão de partida (para que possa ser ligada com um dedo). Se você precisar da ajuda do outro lado para ligar o dispositivo, não é recomendável comprar esses modelos. Quando uma plaina elétrica manual pesa mais de 4 kg, a fadiga é mais rápida, o que pode afetar adversamente a produtividade.
Em termos de ergonomia, não há critérios exatos: cada usuário tem suas próprias preferências individuais e características físicas. Mas se a ferramenta de trabalho estiver equipada com duas alças, isso permite distribuir uniformemente o esforço e a carga durante o processamento da madeira e também aumenta o grau de segurança do processo de trabalho.
Recursos adicionais de plainas elétricas
Para escolher a melhor ferramenta, você também deve levar em conta as oportunidades adicionais disponíveis. Eles fornecem:
- disponibilidade de um sistema de partida suave que reduz o desgaste das peças, prolongando o período de trabalho sem reparo;
- equipamento com freio eletrodinâmico, que reduz o tempo de parada do tambor de 4-5 s para 2-3;
- sistema de controle e estabilização da velocidade de rotação do tambor de trabalho, que impedirá o superaquecimento do motor sob carga;
- a presença do segundo tubo;
- possibilidade de bloqueio por ligação involuntária, impedindo a ligação acidental do dispositivo;
- o equipamento é equipado com um fixador que permite fixar a ferramenta em uma bancada de trabalho ou mesa;
- régua, parada lateral, parada de canto.
Presença na sola Ranhuras em forma de V permite que você crie belos chanfros em espaços em branco. Se apenas o aplainamento de madeira serrada for planejado, então este elemento estrutural não estará em demanda. O deslocamento para um lado da localização do tambor de trabalho facilita a escolha de quartos.
Todas as funcionalidades adicionais aumentam a segurança do trabalho com a ferramenta e a facilidade de manuseá-la, bem como, em parte, a produtividade.
Dicas para escolher um helicóptero elétrico para uso doméstico e profissional
Convencionalmente, os produtos podem ser divididos nas seguintes categorias, que diferem na intensidade de uso da ferramenta elétrica:
- agregado familiar;
- profissional;
- uso industrial (premium).
As duas últimas categorias são de alta qualidade e preço. Em seu núcleo, as ferramentas elétricas industriais também são profissionais, projetadas apenas para trabalhos quase constantes.
Ferramenta para casa caracterizado por:
- Potência do motor instalada até 1000 W;
- preço barato (dentro de 20.000 rublos);
- peso pequeno (2,5-4 kg);
- revoluções de marcha lenta - 12-13 mil por minuto;
- profundidade de aplainamento ideal de 2-4 mm.
Os modelos domésticos permitem que você ajuste a profundidade do aplainamento, mas para pegar todos os acessórios necessários para eles é problemático. Também é muito difícil processar madeira dura.
Uma ou duas facas é a melhor opção para o eletroplano doméstico.
Ferramenta profissional destina-se a ser utilizado em oficinas de produção ou de carpintaria com carga máxima. Difere pelos seguintes critérios:
- aumento de potência de 1000 W para 2200 W;
- um grande número de funções adicionais (portanto, dispositivos);
- grande aderência da superfície tratada;
- alta velocidade de rotação do tambor;
- profundidade de aplainamento de 4 mm ou mais;
- alta qualidade do resultado (superfície lisa);
- alto custo;
- grande em comparação com modelos de dimensões e peso do agregado familiar (4-9 kg);
- velocidade do tambor sem carga - 15-19 mil rev / min.
A largura das ferramentas eléctricas domésticas e profissionais do tambor deve corresponder às partes processadas com maior frequência:
- 82 mm - ao trabalhar com caixilhos de janelas, cadeiras, prateleiras, vigas, tábuas de largura apropriada;
- 110 ÷ 170 mm - ao processar a superfície de mesas, armários, tábuas largas, portas.
O uso de ferramentas com uma largura da área capturada de mais de 110 mm é justificado apenas quando se trabalha com madeira de grande porte constantemente.
Se você tem que trabalhar apenas com madeira seca, na superfície de que você precisa remover pequenas irregularidades, é o suficiente para comprar uma ferramenta com uma profundidade de aplainamento de até 2 mm. Quando é necessário processar placas ou tábuas com casca, você precisa de uma plaina elétrica com a capacidade de amostrar uma camada de madeira de até 1 cm de espessura.
Como pode ser visto, existem diferenças significativas entre as características de desempenho das plainas elétricas profissionais e domésticas. Conhecendo-os, você pode categorizar essa ferramenta de forma independente.
Visão geral de fabricantes e modelos populares
Uma revisão de produto de qualidade é baseada nos seguintes critérios:
- a relação entre o desempenho do produto e seu custo;
- revisões de clientes comuns e representantes de várias oficinas;
- conclusões de fontes oficiais impressas e da Internet, bem como especialistas individuais;
- comparação de indicadores técnicos de produtos.
A tabela abaixo apresenta (por categoria) fabricantes populares com modelos de plainas elétricas demandadas no mercado.
Categoria de eletroplano ao destino | Fabricante do produto | Modelo do produto |
Casa | Makita | KP 0800 |
KP 0810 | ||
1911B | ||
Rebir | IE-5708C | |
Skil | 1550 AA | |
Bosch | GHO 18 V-LI | |
GHO 15-82 | ||
Dewalt | DW 680 | |
Profissional | Interskol | Р-110 / 1100М |
R-110 / 2000M | ||
Makita | 1806B | |
Mafell | MHU 82 912710 | |
Dewalt | D26501K | |
Hitachi | P18DSL-RJ | |
Classe Premium (Industrial) | Mafell | ZH 320 Ec |
ZH 205 Ec | ||
Makita | KP312S |
Para uso doméstico, você também pode comprar os produtos das empresas Energomash, Hammer, Baikal (representado por 4 modelos: E312 AK, E313, E315 AK, E314), Fiolent.A vida útil do equipamento depende da intensidade do trabalho desta ferramenta. Raramente no mercado existem aviões elétricos Diold e fabricantes menos conhecidos. Comentários exatos sobre eles estão ausentes.
Os produtos profissionais distinguem-se pela alta qualidade da Hilti. Os produtos Interskol são considerados ótimos em termos de preço, funcionalidade e qualidade. A Makita e a Bosch são as líderes de mercado tradicionais, cujos produtos se distinguem pela alta confiabilidade e recursos adicionais úteis.
Todas as empresas estão constantemente expandindo a série de modelos de seus produtos, tornando a plaina elétrica mais produtiva e conveniente na aplicação prática. Eles se esforçam para permanecer competitivos no segmento de mercado deste produto. Isso permite que você escolha os parâmetros necessários, como uma ferramenta universal e produtos mais específicos.
A vastidão das opções transforma o próprio processo de seleção em uma tarefa bastante difícil. Além dos critérios discutidos acima, recomenda-se considerar a disponibilidade de centros de serviço fabricante da empresa do modelo selecionado de ferramentas elétricas ou a disponibilidade de seus componentes na rede de distribuição. Em caso de avaria, isto permitirá resolver rapidamente um problema com a ajuda de especialistas ou de forma independente