O que é um eletroplano
Os artesãos de marcenaria sabem o que são os aviões elétricos: hoje é uma das suas principais ferramentas de trabalho. O uso desta plaina analógica, equipado com um motor elétrico, aumenta significativamente a produtividade, especialmente ao aplainar painéis ou vigas. É conveniente manuseá-lo: basta definir a direção e o esforço de trabalho é fornecido pelo motor elétrico.
Conteúdo
Finalidade da ferramenta
O plano elétrico é uma ferramenta cujo objetivo principal é nivelar as superfícies de madeira após o tratamento inicial bruto.. Como resultado, a madeira torna-se lisa, vários defeitos são eliminados de sua superfície, assim como irregularidades existentes.
O avião elétrico foi produzido pela primeira vez pela empresa "Makita" em 1958. Eles foram destinados a substituir as plainas manuais.
Hoje, as plainas elétricas são fornecidas por uma série de fabricantes nacionais e estrangeiros. Bens de consumo de tais empresas estão em demanda:
- Makita;
- Bosch;
- Rebir;
- Skil;
- Interskol;
- DeWalt;
- Mafell;
- Hitachi
Para uso na vida cotidiana, também adquira ferramentas elétricas da Hammer, Fiolent, Energomash, Baikal. Além de empresas de manufatura populares, outras empresas, por exemplo, a Diold, também fornecem aviões elétricos ao mercado. Mas esses produtos são muito menos comuns.
Área de uso e funcionalidade
Para o que mais é possível usar os aviões elétricos, além do planejamento, depende de suas características técnicas e capacidades adicionais. Se os recursos de design do modelo existente de ferramentas elétricas permitirem, você ainda poderá executar as seguintes operações:
- corte de chanfro;
- a criação de sulcos nos espaços em branco;
- processamento de madeira e seu ajuste para o tamanho desejado;
- amostragem de trimestre;
- recebendo protrusões nas bordas de barras ou placas (tarugos), projetadas para conectá-los juntos.
Isso não é tudo, por que precisamos de um avião elétrico? Suas capacidades não estão limitadas a esta lista de operações de trabalho. Mas eles são procurados apenas por especialistas: a maioria dos artesãos da casa usa dispositivos principalmente apenas para aplainar tábuas ou tábuas.
Ao aplainar superfícies de madeira com o uso de eletroplanos, existe a possibilidade de controle sobre a profundidade de corte. Isto é conseguido ajustando a posição da sola (parte frontal) em altura (na diagonal e na vertical) com a ajuda de uma alça especial ou um botão que tenha divisões. Quando isso é alcançado, a precisão da profundidade de corte ao aplainar até 1/10 de um milímetro.
Outra característica útil da plaina elétrica é possibilidade de amostragem dobra ou trimestre. A operação é executada usando uma parada angular (régua), que mantém um ângulo constante de 90 graus entre a ferramenta elétrica e a madeira ou a placa sendo usinada. Também limita a área de aplainamento.A fixação no lado direito do equipamento limitador de profundidade permite o processamento de madeira serrada sem cortar o excesso de madeira.
Quando facas retas são usadas no trabalho, o resultado não é totalmente satisfatório: uma ligeira ondulação permanece na superfície de madeira tratada. Pedido de processamento "bocais de corte em espiral elimina essa desvantagem.
Acabamento de tábuas, placas e outros materiais de madeira é freqüentemente realizado com um avião projetado para moer. Com essa ferramenta, as facas têm um pequeno curso preciso, o que garante um resultado de alta qualidade. Isto permite não realizar o polimento de superfícies de madeira separadamente.
Devido à presença do botão de bloqueio, fornece proteção contra ativação acidental do equipamento. Além disso, a operação do dispositivo torna mais seguro iniciar sem problemas.
O uso de diferentes facas, bem como dispositivos especiais, expande a funcionalidade básica da plaina elétrica. A presença do bocal possibilita a colocação de um saco ou aspirador de pó que permite remover fragmentos e poeira da área tratada.Isso contribui para a coleta rápida de lixo.
Dispositivo de plaina elétrica
O conhecimento do dispositivo de plainas elétricas, bem como o seu princípio de funcionamento, é necessário para todos que usam este dispositivo ou só o vão. Isso ajuda a usar corretamente a ferramenta e também permite que você a conserte, se necessário.
O eletroplano do dispositivo não mudou significativamente desde a primeira liberação de produtos desse tipo. Apenas funções separadas e eletrônicos no gerenciamento foram adicionados. Os motores elétricos instalados foram melhorados: eles se tornaram mais fáceis, mais potência. Inovações fundamentais estão ausentes.
As plainas elétricas consistem nos seguintes elementos estruturais:
- recintos;
- unidade motora;
- bolsa projetada para coleta de chips;
- alças que servem como suporte;
- revestimentos de borracha;
- Solas (lajes), realizando as funções de um suporte e constituídas por 2 partes (frente ajustável, traseira fixa);
- um bocal que remove os cavacos gerados durante a operação da ferramenta;
- disparar, ativar e desativar o dispositivo;
- revestimento (borracha);
- um botão de trava (quando pressionado, o equipamento não pode ser ligado ou desligado);
- regulador que define a profundidade do aplainamento;
- tambor com facas (o seu número pode ser de 1 a 3;
- contenção lateral;
- mecanismo de transmissão.
Os elementos considerados da construção da ferramenta são mostrados na foto.
A estabilidade da ferramenta durante a operação depende do tamanho da área exclusiva. Seu comprimento para diferentes modelos é de 30 a 40 cm.
Para uso doméstico, basta comprar um instrumento, no tambor do qual há apenas uma faca. Para modelos caros, eletrônicos unidade de controle de velocidade de operação, ajustando a velocidade de rotação do eixo do motor, dependendo do tamanho da carga de trabalho.
Recursos de plainas elétricas de bateria
A tendência geral no mercado de ferramentas elétricas para um aumento no segmento de equipamentos sem fio (alimentados por bateria) também é característica das plainas elétricas. Aumentou significativamente os produtos da bateria de energia, bem como as suas outras características mais próximas dos parâmetros dos modelos estacionários, alimentados pela rede.Ferramentas sem fio permitem trabalhar com segurança. com aumento da umidade do ar. Eles também são indispensáveis na ausência de fontes de energia.
As ferramentas com fio são mais baratas e isso é uma desvantagem dos modelos de bateria.
Quase todos os fabricantes de modelos com fio também produzem contrapartes sem fio. Seu dispositivo é semelhante aos modelos com fio, apenas a energia é fornecida por baterias. As baterias fornecem uma tensão de 18 ou 14,4 V.
Designs de modelos não padronizados
Os especialistas que trabalham com madeira são confrontados com uma variedade de tarefas. Para atender as necessidades dos mestres, os fabricantes de eletroplanes estão constantemente aprimorando-os, ampliando a funcionalidade. Por este motivo, uma ferramenta elétrica de design não padronizado, também em demanda no mercado.
Vários modelos fabricados têm uma opção de instalação fixa, quando nem um plano é movido ao longo da peça de trabalho, mas vice-versa. Tais produtos possuem elementos estruturais projetados para fixação rígida dos mesmos de forma invertida. A construção criada é semelhante à pequena máquina de aplainar.
A fim de chanfrar até 2,5 cm de profundidade, o design da sola da ferramenta foi mudado: eles fizeram isso na forma de um entalhe em forma de V. O resultado foi modelos de dobra produtos.
Ao mudar o design das facas, conseguimos produtos que nos permitem processar as peças com um total de superfícies muito lisas.
Para trabalhar nas superfícies de forma curvilínea, a sola de metal da plaina foi dobrada (sua geometria foi alterada). Isso tornou possível lidar com protuberâncias com um raio de curvatura superior a 400 mm e porções côncavas com um parâmetro determinado superior a 450 mm.
No mercado moderno, existem também outras versões altamente especializadas de produtos. Mas eles permitem que você execute apenas operações individuais. Uma revisão de toda a diversidade de modelos é muito difícil de realizar, porque novos produtos aparecem regularmente.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento do equipamento de qualquer fabricante é o mesmo. A operação da plaina elétrica é baseada na rotação do rotor do motor elétrico quando a tensão de alimentação é aplicada aos enrolamentos do estator. Com a ajuda de mecanismo de engrenagem (correia de transmissão), o torque é transmitido para o tambor, com lâminas de aço localizadas em sua superfície (seu número pode diferir de modelos diferentes, mas geralmente há dois deles).
Quando a energia é ligada e desligada, o motor inicia e pára em conformidade. Sua sobrecarga durante a operação é eliminada pelo uso de um ajuste suave da velocidade usando sistemas eletrônicos.
Diferenças do eletroplano da contraparte manual
Os principais elementos estruturais das plainas manuais e elétricas são os mesmos. Mas o avião elétrico tem as seguintes diferenças:
- mais complexo do ponto de vista técnico;
- pode ser usado somente se houver uma fonte de energia (bateria ou acesso à rede com tensão de 220 V) devido à presença de um motor elétrico e eletrônica;
- trabalhando com ele, você precisa colocar menos esforço físico do que ao usar uma contraparte manual;
- alto desempenho;
- outro desenho de facas;
- pode ser usado como um medidor de superfície ou uma plaina de energia;
- eles podem escolher quartos;
- a qualidade final e a precisão do trabalho realizado acima;
- ao trabalhar com a ferramenta, o aplainamento ocorre devido à rotação das facas do tambor e não devido a movimentos alternativos do plano;
- com a sua ajuda, é impossível processar os cantos e partes finais das peças, nivelar e também raspar o chão;
- devido à alta velocidade de rotação do tambor, aumentou a probabilidade de lesão ao usar esta ferramenta;
- os cavacos formados durante a operação não são removidos através da ranhura no topo, mas através do bocal para dentro de um saco especial;
- Existe a possibilidade de ajustar a largura da tira que é capturada durante o aplainamento (usando uma parada lateral).
Acontece que as plainas elétricas diferem de dispositivos manuais, não só pelo aumento da eficiência prática do trabalho e um dispositivo mais complexo, mas também por uma gama de funcionalidade, segurança de uso. As plainas elétricas têm alta produtividade ao processar superfícies de madeira em comparação com as contrapartes manuais, mas devem ser tratadas com muito mais cuidado.. São amplamente utilizados, tanto ao nível do agregado familiar como ao nível profissional.
O uso prático de eletroplanos permite significativamente economizar em madeira: comprar bruto mais barato e, em seguida, planejando-os independentemente.Ao comprar esses produtos, você deve prestar atenção não só aos seus indicadores técnicos, mas também para levar em conta o fabricante do produto, seu preço. É melhor dar preferência a ferramentas de empresas bem conhecidas, comprando-as em redes de varejo especializadas onde você pode ver o certificado.