Nós projetamos um DIY DIY
A idéia de criar um quebra-cabeça caseiro é mais frequentemente causada pelas falhas que as ferramentas manuais de fábrica possuem. Você pode fazer suas próprias mãos com uma pequena máquina de mesa, que incluirá um empurrador, um mecanismo alternativo, um sistema de tensão de arquivo. Neste caso, você não precisa de desenhos complexos - tendo entendido a essência, é fácil obter resultados.
Conteúdo
Como fazer sua própria instalação
O desejo de criar um quebra-cabeça caseiro pode surgir por vários motivos:
- Não há fonte de alimentação na oficina, mas é possível usar motores de combustão interna de baixa potência.
- Existem motores pneumáticos, mas a potência do compressor não é suficiente para uma ferramenta serial.
- A potência do motor vem de baterias ou painéis solares, a fonte de energia não é suficiente para usar uma ferramenta elétrica.
- É necessário obter parâmetros de movimento de serra que não podem ser obtidos ao usar uma ferramenta serial.
Não é difícil construir um quebra-cabeças. Estrutura típica se parece com isso:
A instalação é fácil de adaptar a qualquer fonte de torque. Um par de polias (uma está localizada no eixo do motor, a outra aciona o mecanismo de manivela) permite variar a relação de transmissão, reduzindo a carga na unidade de potência e permitindo obter a velocidade desejada (eles também são responsáveis pelo número de tacadas por minuto) no atuador.
Uma máquina construída de acordo com o esquema acima pode ter o mais configuração diferente, o material de fabricação também é escolhido individualmente. Um exemplo de uma instalação finalizada tem o seguinte formato:
Desvantagens de um quebra-cabeças manual
Serra manual é projetada para formar cortes retos. Neste caso, como os roletes, a haste, o empurrador se desgasta, a serra pode estar batendo e se desviando da linha reta, alterando o ângulo de ataque.Independentemente da qualidade dos conjuntos de ferramentas, os seguintes recursos estão sempre presentes:
- Quando a serra é opaca, há um desvio da linha reta ao cortar material de densidade irregular (por exemplo, aglomerado de baixa qualidade). A serra é capaz de deixar a linha de corte, tendo encontrado um nó na madeira.
- Ao tentar fazer um corte de raio modelado, você pode observar a seguinte figura: a linha de corte superior, seguida pelo trabalhador, segue a trajetória exata, a inferior se desvia, vai para o lado, o raio se torna maior. Quanto maior o desgaste da ferramenta e menor a nitidez da serra, mais pronunciado é esse fenômeno.
- Não é possível trabalhar com alguns materiais usando o pick-up ou menor avanço da serra. É exigido do carpinteiro que conduza a ferramenta de forma extremamente uniforme para a frente, o que não pode ser feito com muita precisão, como resultado, a serra bate ao longo do caminho de entrada e saída.
Ainda mais difícil trabalhar com o fino, projetado para serras de corte moldadas. Se não houver prática, é muito difícil obter um bom resultado, especialmente em uma placa grossa ou em materiais de madeira. Considere como você pode facilitar o trabalho de um marceneiro, e o resultado é melhor.
Soluções padrão
A máquina é feita de manual de quebra-cabeça elétrica baseado em uma tabela simples. Este dispositivo é comum, fabricado em série, as amostras podem ser vistas nas fotografias abaixo.
A mecânica é simples:
- Jigsaw máquina claramente corrige a ferramenta, garantindo a ausência da influência do fator humano (a mão pode levar o quebra-cabeça de forma desigual)
- A presença de um suporte permite que você mova o dispositivo sem desvios ao longo do caminho.
Usando a mesa, os quebra-cabeças começam a cortar em linha reta, mas as possibilidades de tal dispositivo são limitadas. Se você remover o batente lateral e tentar conduzir a peça de trabalho, formando um corte curvo, os mesmos problemas de deflexão da serra surgem. O problema pode ser resolvido usando uma serra simples, rigidamente fixada com um par de rolos. Fazer cortes encaracolados agora é conveniente e rápido. Como produtos caseiros e produtos industriais deste tipo são mostrados nas fotos a seguir.
Dispositivos de tensão para cortes de figuras
Para realizar cortes curvos muito finos e precisos, você pode fazer uma serra elétrica com um sistema de tensionamento de lâminas. A ideia de criar suas próprias mãos é a seguinte:
- Uma serra muito fina é usada, idealmente para um quebra-cabeças manual.
- Uma braçadeira é presa à haste da ferramenta elétrica que tensionará a lâmina de corte.
- O sistema de estabilização da trajetória do movimento regulará tanto uma liberdade de movimento quanto duas (horizontal e vertical).
Como uma unidade de tensão é usada braçadeira de quebra-cabeçasao qual o adaptador é fabricado, o qual por sua vez é inserido no dispositivo de fixação da haste da ferramenta elétrica. Um par de cantos e um parafuso são usados para garantir o ajuste de uma liberdade de movimento O resultado da implementação da ideia é apresentado na foto a seguir.
A serra fornece um movimento vertical claro, você pode criar uma boa tensão, mas na direção horizontal há uma surra obrigatória. A tela vem com uma garra, não se move em linha reta.
O desenvolvimento desta ideia está na próxima foto. Aqui a peça de fixação se move e a braçadeira de metal fornece rigidez e resistência mecânica.
O sistema é estabilizado em dois graus de liberdade, o corte feito com sua ajuda - precisa e exata. Usando um fio com um revestimento de diamante para um quebra-cabeça manual, você pode cortar o vidro sem a formação de lascas desleixadas nas bordas.
Equipamentos Extremamente delicados
Se for necessário agir com extrema delicadeza e lentidão, será necessário reduzir a força na lâmina de corte e, ao mesmo tempo, fornecer uma forte tensão e movimento preciso da lima. Para este jigsaw caseiro equipar espaçadores com ombros compridos.
Ao mesmo tempo, a ferramenta elétrica não atua na zona de corte, mas a alguma distância. Isto permite, dependendo dos desejos do marceneiro, regular a força, velocidade e amplitude do movimento da serra. Uma das opções para implementar a ideia é apresentada na foto a seguir.
Dependendo das necessidades do mestre, o projeto pode ser feito de aço, tem zonas de bloqueio adicionais, a ferramenta elétrica não é instalada rigidamente, mas com a possibilidade de movimento dentro de seu feixe de suporte.
Na prática, tais soluções raramente são usadas. Para trabalhos delicados que são realizados continuamente, é muito mais lucrativo comprar uma serra de fita especializada que proporcionará qualidade e produtividade.
Como pode ser visto nos desenhos apresentados, a serra de vaivém pode ser feita mesmo a partir de uma máquina de costura com uma haste móvel.