Como reparar o moedor em casa
O búlgaro, sendo a ferramenta mais procurada na casa, está exposto a cargas consideráveis e a um uso intensivo. Devido a isso, depois de algum tempo acontece que ao iniciar os tremores do motor aparecem, o cheiro de queima e outros defeitos, sugerindo que a rebarbadora (rebarbadora) quebrou. Mas não carregue imediatamente o dispositivo para reparar ou comprar um novo. A maioria das falhas deste dispositivo pode ser corrigida por você mesmo.
Conteúdo
Dispositivo e circuito elétrico do moedor
Durante os longos anos de existência de uma ferramenta como a LBM, sua aparência, assim como sua estrutura interna, não mudou. Para reparar o moinho com as próprias mãos, você precisa conhecer a estrutura de sua peça mecânica, bem como a parte elétrica.
Se você observar a figura abaixo, poderá ver de que partes do LBM são feitas.
- Roda para ajustar as engrenagens do fuso da unidade.
- Um motor elétrico que consiste em um rotor e um estator.
- Botão Iniciar. Às vezes, um sistema de partida suave é conectado a ele.
- O corpo de plástico resistente ao impacto.
- Botão para fixação do fuso (usado na troca de ferramentas).
- Acoplamento de segurança. Protege o motor contra sobrecarga quando a ferramenta está obstruída.
- Capa protetora Fecha a ferramenta e protege o usuário de partículas que voam do material que está sendo processado, e também previne danos a uma pessoa quando a ferramenta, por exemplo, um disco abrasivo, é destruída.
- Porca, ferramenta de fixação. Desaparafusar com uma chave especial que vem com uma ferramenta elétrica.Há também porcas de travamento rápido que podem ser desatarraxadas sem uma chave.
- Caixa de engrenagens e a própria caixa de câmbio. Consiste em um bloco de engrenagens que transmite o movimento de rotação do rotor para o fuso com a ferramenta.
A figura abaixo mostra circuito elétrico do moedor.
A parte elétrica do LBM tem os seguintes elementos:
- cabo elétrico com plugue para conexão elétrica;
- botão de partida;
- estator;
- Escovas elétricas (carbono ou grafite);
- colecionador;
- âncora (rotor).
A imagem a seguir mostra Esquema de conexão búlgaro, ou seja, o seu motor.
Todos os componentes do motor elétrico executam determinadas funções.
- Rotor - é um eixo no qual bobinas e um coletor são colocados. O rotor, girando no campo magnético do estator, transmite movimento de rotação para a rebarbadora.
- Colecionador. É uma parte do rotor, ao qual todos os cabos de controle estão conectados. Sinais elétricos da unidade de controle para o motor passam pelo coletor. Está ligado às escovas elétricas do coletor.
- Escovas Eletro. Sua principal tarefa é transferir corrente elétrica do cabo de energia para o coletor.
- Estator É uma bobina com um certo número de voltas. A tarefa do estator é criar um campo magnético que, interagindo com a âncora, coloque o último em movimento.
Principais avarias do moinho e suas causas
Segundo as estatísticas, a maioria dos casos de falha de esmerilhadeiras angulares está associada à parte elétrica do aparelho. Alguns danos podem ser menores, o que lhe permite reparar a churrasqueira com as próprias mãos. Mas, por exemplo, quando os enrolamentos do motor passam, somente o especialista pode reparar a rebarbadora.
Búlgaro não liga
As razões pelas quais a rebarbadora não está incluída podem ser as seguintes:
- plugue elétrico defeituoso;
- cabo elétrico defeituoso;
- o botão de partida está quebrado;
- o contato entre o cabo de alimentação e o botão está quebrado;
- quebra do fio de contato da solda elétrica;
- forte desgaste de escovas elétricas;
- falha dos enrolamentos do rotor ou do estator.
LBM não desenvolve momentum
As razões pelas quais a rebarbadora não está ganhando impulso podem ser diferentes.
- Divisão da unidade de ajuste de velocidade. Para verificar esta versão, você precisa conectar o motor do dispositivo diretamente, ignorando o regulador e verificar o funcionamento do dispositivo.
- Cabo elétrico defeituoso devido a torção constante ou danos mecânicos. Por causa disso, o fio danificado começa a aquecer sob carga e a velocidade do motor diminui.
- Coletor de poeira. É necessário remover a contaminação com álcool.
- Problemas com escovas. Eles podem se desgastar ou ter um fio de contato curto, conforme mostrado na foto a seguir.
O pincel, embora parcialmente apagado, é bastante viável. Neste caso, um fio de contato curto não permite que a mola pressione o eletrodo no coletor. Essa situação também pode ser a razão pela qual o LBM parou de funcionar no modo normal.
Motor elétrico é aquecido
As razões pelas quais o búlgaro é aquecido podem ser as seguintes.
- Modo de operação do dispositivo errado. Como resultado de sobrecargas, o motor elétrico pode ficar muito quente, o que geralmente leva à queima dos enrolamentos.
- Falha de rolamentolocalizado na âncora. Como resultado, o rotor se agarra ao estator, o motor é dificultado e os enrolamentos sobreaquecem. O problema é resolvido substituindo os rolamentos.
- Dutos de ventilação entupidosatravés do qual o ar entra para refrigerar o motor.É necessário limpar os orifícios de ventilação do pó.
- Falha do rotorusado para resfriar o motor. Está instalado no rotor, no lado oposto ao coletor. Se o impulsor estiver quebrado, ele deve ser substituído por um novo.
- Interrupções de Interrupção enrolamentos do estator e do rotor. Você precisará rebobinar as bobinas ou substituir essas peças por novas.
Faíscas búlgaras
Se você observar uma alta faísca quando você liga a rebarbadora no local onde o coletor está localizado, as razões para esse problema podem ser as seguintes.
- Danos ao enrolamento da armadura: quebra de uma ou várias secções sinuosas, fecho de relâmpago. Com tais avarias, aparece um aumento de ruído, a velocidade do motor diminui e as escovas queimam.
- O contato entre as placas coletoras e o enrolamento está quebrado.
- Braçadeira de escova fraca. Nos regimes de longo prazo do búlgaro, as molas superaquecem e podem “recozer”, enquanto perdem a elasticidade.
- Desequilíbrio do rotor do motor.
- Violação da superfície cilíndrica do coletor. Isso às vezes acontece após o rebobinamento, se a âncora não é perfurada em um torno, mas é imediatamente instalada na máquina.Nesse caso, também pode ser observado que as escovas irão brilhar excessivamente.
- Isolamento entre as lamelas do coletor. Também pode haver um entupimento das ranhuras da protrópia com grafite ou quebra entre as lamelas.
- Desgaste do rolamento, fazendo com que o rotor bata, também faz com que as escovas disparem fortemente.
- Violação da geometria do eixo da armadura. Geralmente isso acontece quando a desmontagem descuidada do motor elétrico quando o eixo se dobra.
- Escovas de grafite instaladas da marca errada. Escovas são selecionadas com base na velocidade e tensão esperadas.
- Levantando uma ou mais lâminas faz com que as escovas se queimem rapidamente. Isso acontece devido ao superaquecimento do motor durante o funcionamento prolongado. Como resultado, o vidro fundido que serve como base do reservatório amolece e as lamelas começam a subir. Devido ao fato de que as ripas são levantadas, as escovas são apagadas muito rapidamente.
Como desmontar o moedor para diagnóstico
Para diagnosticar a parte elétrica do LBM, bem como para eliminar danos mecânicos ao dispositivo, você precisará desmontá-lo. A desmontagem é realizada de acordo com o seguinte algoritmo.
- Usando uma chave, remova o disco ou outro bocal do eixo da unidade.
- Desaparafuse o manípulo.
- Remova a tampa de proteção.
- Abra as janelas especiais localizadas nas laterais da caixa da rebarbadora e remova as escovas elétricas, depois de desconectar os terminais.
- Desparafuse o alojamento da caixa de engrenagens do motor do LBM.
- Sem muito esforço, puxe a caixa de engrenagens e desconecte-a da caixa. Neste caso, o redutor é removido junto com o rotor.
- Após a remoção da armadura, o estator do motor permanecerá na caixa, o que também é facilmente recuperado para diagnóstico após o afrouxamento do fixador.
- Para desmontar a caixa de engrenagens, solte os parafusos que prendem a tampa. Removendo a tampa, você verá a engrenagem.
- Para remover a âncora do moinho, você precisa desparafusar a porca dentro da caixa de câmbio.
- Para remover o rolamento da armadura, é recomendável usar um extrator especial. Caso contrário, o eixo pode estar danificado.
Diagnóstico da parte elétrica do LBM
Como mencionado acima, na maioria das vezes o LBM se recusa a trabalhar devido a falhas da parte elétrica da unidade. Para diagnosticar adequadamente os circuitos elétricos do instrumento, o técnico de reparos de equipamentos elétricos usa um dispositivo especial - um testador.
Se você pressionou o botão de partida da unidade, e isso não funciona, então em 90% dos casos a causa da avaria não é tão grave que você não possa consertar o moedor com suas próprias mãos.
Especialistas aconselham a aderir à regra básica de reparo de ferramentas elétricas: passar do simples ao complexo.
A primeira coisa é necessária verificação de cabo elétrico e plugue no seu final. Se for dobrável, desenrole e verifique a confiabilidade dos contatos. Caso contrário, você terá que desmontar o triturador (remover a tampa do dispositivo) e “tocar o cabo” com um testador, e também certificar-se de que a corrente é adequada para os contatos do botão “Iniciar”. Se o dispositivo mostrar uma quebra, o cabo deve ser substituído por um novo.
A situação quando a corrente entra no botão, mas não vai além (quando a posição está ativada), indica comutar falhas. O botão não pode ser consertado. Ele deve ser substituído por um novo, mas primeiro marque os contatos a serem removidos para conectá-los corretamente no futuro. Se os contatos estiverem conectados incorretamente, o enrolamento do motor pode queimar.
Se, durante o teste, o cabo e o botão de partida estiverem intactos, mas nenhuma corrente fluir para as escovas, limpeza de placas de contato de porta-escovas. Em caso de ineficiência deste procedimento, recomenda-se a substituição de escovas. Além disso, se tudo estiver bem com as escovas e a corrente fluir para elas, você deve verificar o rotor e o estator quanto a curtos-circuitos e circuitos abertos.
Verifique a armadura do motor
O rotor do motor elétrico pode apresentar os seguintes defeitos: inter-curva de curto-circuito e quebra dos condutores nos contatos das lâminas. É possível verificar a âncora do moedor com um multímetro: o dispositivo é comutado para o modo de mudança de resistência, o valor é definido para 200 Ohms e a resistência entre as duas lamelas adjacentes é medida usando sondas. Assim, é necessário verificar todos os pares de lamelas. Se os valores de resistência forem os mesmos, o enrolamento do rotor não será danificado. A detecção durante o “toque” de outros valores de resistência, bem como a detecção de um circuito aberto, indica uma falha nesta bobina. Neste caso, a necessidade de reparação de moedores âncoras.
Normalmente, uma quebra nos condutores ocorre na junção com o enrolamento. Inspecione os locais onde as bobinas estão conectadas com as lamelas, certifique-se de que os contatos estejam soldados.
Se você não tem um dispositivo de medição, você pode verificar o rotor usando para este fim Lâmpada de 12 V e bateria. A potência deve estar na faixa de 30 a 40 watts. A verificação é feita da seguinte maneira: aplique tensão de 12 V da bateria ao plugue da rebarbadora, conecte uma lâmpada à quebra de um fio e comece a girar o fuso da rebarbadora. Se o enrolamento estiver funcionando corretamente, a lâmpada ficará acesa sem piscar. Com o circuito de interligação, o grau de filamento da espiral da lâmpada varia. Neste caso, consertar a âncora do moedor com suas próprias mãos será difícil, porque o esquema de enrolar a âncora é bastante complicado, e o próprio processo requer equipamento e conhecimento especiais. Portanto, esta operação é recomendada para confiar especialistas. Mas a melhor saída é substituir a âncora no búlgaro por uma nova.
Se a lâmpada não acender ao testar o rotor, isso indica a presença de um circuito aberto no estator ou um curto-circuito nos enrolamentos, bem como problemas com as escovas elétricas.
Verificação do estator do motor
Para verificar o estator do triturador, use, como no caso anterior, um multímetro. Valores precisam definido para 20-200 ohms e faça o seguinte. Toque uma sonda no contato do enrolamento do estator e a segunda - no corpo da peça.Se o dispositivo mostrar resistência, isso significa que ocorreu uma avaria no gabinete. Toque nas sondas para os contatos de um enrolamento e depois para os contatos de outro. Se a resistência é a mesma, então as bobinas estão OK. Se o dispositivo mostrar um circuito aberto em um enrolamento, isso significa que o estator deve ser rebobinado ou que uma peça nova seja substituída.
Rebobinar o estator em casa, sem ter conhecimentos, habilidades e equipamentos especiais, será problemático. É melhor recorrer a profissionais envolvidos profissionalmente em rebobinagem de mecanismos.
Danos mecânicos e sua remoção
Avarias mecânicas de rebarbadoras incluem o seguinte.
- Rolamentos desgastados da armadura do motor. Normalmente, quando os rolamentos estão desgastados, você pode sentir uma forte vibração enquanto a máquina está funcionando. Além disso, pode haver chocalhos e outros ruídos. Mais cedo ou mais tarde, o rolamento ainda entrará em colapso e as esferas derramadas cairão nas engrenagens da caixa de câmbio. Se isso acontecer, então, além do rolamento, as engrenagens terão que ser trocadas. É claro que é melhor não esperar por esse problema e, ao primeiro sinal de uma falha no rolamento, substituí-lo. Como chegar a esta parte da rebarbadora, foi descrito acima.
- Rolamento de esferas desgastadas ou rolamento da caixa de velocidades. Como no caso anterior, quando você liga o dispositivo, você sentirá a vibração e ouvirá o ruído, incomum para a operação normal das rebarbadoras. Para evitar mais danos à caixa de velocidades, é necessário substituir a peça defeituosa.
- Use engrenagem de engrenagem. As engrenagens desgastam-se rapidamente devido a lubrificação insuficiente. Pela mesma razão, a caixa de câmbio é aquecida. É necessário monitorar a condição do lubrificante dentro da caixa de mudanças e, se necessário, trocá-lo. Como desmontar a caixa de velocidades foi descrito acima. O lubrificante deve ser usado especialmente projetado para caixas de engrenagens de LBM, e você pode comprá-lo nos pontos onde esta ferramenta é vendida. Se por qualquer razão os dentes quebraram pelo menos uma engrenagem, então você precisa mudar todo o conjunto de engrenagens (um par).
As falhas mecânicas incluem a quebra do bloqueio do eixo. Para substituir o retentor, você precisará desmontar a caixa de engrenagens e remover a engrenagem grande.