Seleção e substituição de discos para o moedor
A rebarbadora (angular), comumente chamada de “búlgaro” em pessoas comuns, é amplamente usada na construção e na vida cotidiana para reparos. Com isso, você pode realizar muitos processos tecnológicos diferentes. Para escolher a ferramenta certa para executar um determinado tipo de trabalho, você precisa se familiarizar com os discos e acessórios para rebarbadoras. A ferramenta para este dispositivo é selecionada por tamanho e propósito.
Conteúdo
Tamanhos de disco típicos
Ao escolher um disco para o triturador, você deve garantir que o diâmetro externo do bocal não exceda os valores máximos permitidos permitidos para sua rebarbadora. Por exemplo, se um búlgaro for projetado para usar um círculo com um diâmetro máximo de 125 mm, um círculo não poderá ser definido como 230 mm. E existem várias explicações para isso:
- a velocidade linear da aresta de corte será excedida, o que é carregado com a destruição da roda abrasiva e danos ao usuário;
- um pequeno moinho não tem energia suficiente para trabalhar com uma ferramenta grande;
- Instalar um bocal que exceda as dimensões permitidas requer a remoção da tampa de proteção, e isso é uma violação das regras de segurança.
Discos para rebarbadoras têm tamanhos padrão: 115, 125, 150, 180 e 230 mm. Nos búlgaros modernos diâmetro do furo (o diâmetro do eixo no qual a ferramenta é montada) é quase o mesmo e é igual a 22,2 mm. Se você tem um “desatualizado” búlgaro “deitado ao redor”, então você precisará usar adaptadores - anéis de diferentes diâmetros.
Todas as rodas abrasivas de todos os tamanhos rotulagem especiala partir do qual você pode encontrar as seguintes informações: o diâmetro do disco e sua espessura,diâmetro do assento, a velocidade máxima de rotação, bem como para o processamento de quais materiais se destina.
Atribuindo discos e bicos
Os círculos para moedores diferem em propósito para:
- cortando;
- descamação
- moagem;
- afiação.
Discos de corte
A tarefa mais comum executada com a ajuda do moedor é cortar vários materiais. A escolha do material da ferramenta depende de qual material será cortado.
- Corte de metal. O disco de corte para metal é feito de corindo cristalino de alumina, bem como corindo sintético, chamado eletrocorundum. Os principais círculos de cor para cortar metais - azul.
- Corte de pedra e concreto. Para cortar a pedra, você deve escolher um disco de outro material abrasivo - carboneto de silício. Este abrasivo corta tijolo branco (silicato) e ardósia com facilidade. Mas, para cortar um tijolo vermelho, alguns tipos de concreto ou cerâmica, este material circular não funcionará. Discos de pedra estão disponíveis em verde.
- Cortar telhas cerâmicas, tijolo vermelho, porcelanato e concreto. Para estes fins, já usando um disco de diamante.
Este bocal é feito de metal, na ponta é aplicada massa abrasiva com grão de diamante. A figura acima mostra uma lâmina de serra segmentada projetada para corte a seco do material. Todos os discos de metal requerem resfriamento a água durante a operação. - Cortar madeira. Embora existam lâminas de serra para madeira que não são diferentes das lâminas de serra circular, é melhor parar de usá-las por razões de segurança. Ao trabalhar com esta ferramenta, o usuário freqüentemente sofre ferimentos graves devido a travamentos, ressaltos, escorregões acidentais da ferramenta, etc.
Portanto, se você ainda vai usar uma lâmina de serra em uma árvore, então você deve seguir as medidas de segurança. No moedor deve ser instalado caixa protetora e alça, o usuário deve usar uma máscara protetora ou óculos de proteção. Além disso, você não pode cortar este material da ferramenta que não é destinado a ele.
Os discos mais seguros são considerados como madeira, no final do qual uma corrente de uma motosserra é instalada. No caso de uma obstrução da ferramenta, a corrente permanece no lugar e o disco está em marcha lenta, o que reduz a chance de ferimentos para o usuário.
Peeling
Se você quiser remover uma camada de tinta ou outra aplicação, bem como ferrugem de qualquer superfície, aplique korshchetki. Eles são disco ou na forma de uma tigela com fio de metal incorporado.
O fio nestes bicos pode ser torcido ou não resfriado. Sua espessura também pode ser diferente. Quanto mais espesso o fio, mais áspero é o bico ou o bico em forma de taça para decapagem grossa e vice-versa.
Moagem
Para retificar e polir várias superfícies (metal, madeira, plástico e outras), são utilizados rebolos e bicos. Usado frequentemente para moer o rebolo tipo de pétala. Consiste em uma infinidade de “pétalas” feitas de uma lixa. O grão de papel Emery pode ser selecionado com base no tipo de tratamento desejado (acabamento ou desbaste).
Lixa também pode ser anexado ao bocal com velcro. Tal ferramenta é aparafusada no fuso de LBM.
Para superfícies de polimento, estão disponíveis círculos e bicos especiais, que se parecem com travesseiros feitos de feltro ou como discos de tecido.
Afiação
Para afiar a ferramenta, máquinas de afiar (afiadores) são comumente usadas.Mas se você não tem o último, mas há um moedor, então você pode obter um rebolo (rebolo) para ele, com o qual você pode facilmente afiar quase qualquer ferramenta de corte.
A principal diferença entre rebolos e rodas de corte é sua espessura (pelo menos 5 mm).
Como mudar a unidade no búlgaro
Como os círculos dos moedores são um material consumível, mais cedo ou mais tarde eles precisam ser trocados. Eles são montados no fuso do UShM usando flange de aperto (porca) com rosca M14. Para desparafusá-lo, um especial deve ir para a configuração chave inglesatendo pinos de um lado.
Portanto, para substituir a ferramenta no moedor, siga estas etapas.
- Desenergize a máquina puxando o plugue para fora do soquete.
- Trave o eixo do moedor com o botão localizado na parte frontal do gabinete. Quando você pressiona o botão, o batente entra no orifício no disco instalado na caixa de engrenagens, que fixa o fuso em uma posição fixa.
- Insira os pinos-chave nos orifícios do flange de pressão.
- Segurando a trava com uma mão, gire a chave com a outra mão para a esquerda (sentido anti-horário) até que a porca se afaste. Então você pode desparafusá-lo sem uma chave e removê-lo do eixo.
Neste caso, o fuso do LBM gira no sentido horário. Mas qual a maneira de desparafusar a porca se a sua máquina girar o eixo no sentido anti-horário? Lembre-se: o flange de fixação deve sempre ser desparafusado na direção oposta à rotação do eixo. - Agora você pode mudar a ferramenta, depois de remover a antiga.
Se você perceber que a sujeira se acumulou dentro da carcaça, você deve remover a flange inferior e remover a sujeira de todas as superfícies com uma escova de aço. - Em seguida, instale o flange inferior no lugar. Coloque-o para a direita, certifique-se de alinhar as ranhuras no fuso e no flange.
- Coloque em cima do flange inferior. Junta Não é necessário instalá-lo, mas é desejável, uma vez que fornecerá um desaparafusamento fácil da porca de aperto no futuro, caso seja necessário trocar a ferramenta.
- Instale uma nova ferramenta. Às vezes os donos da LBM fazem a pergunta: de que lado colocar o círculo? A resposta é simples: o disco é colocado com o lado marcado no lado de fora.
- Coloque uma junta no disco abrasivo. Se não houver juntas para o seu búlgaro no kit, elas podem ser compradas em uma loja especializada ou de forma independente corte de lata fina ou papelão.
- Aparafuse a flange no eixo com a mão. Aperte a porca até que você possa girá-lo sem uma chave. Depois disso, segurando a tampa, aperte a porca com a chave, mas não mais que um quarto de volta, caso contrário o disco começará a se deformar.
Depois de executar as etapas acima, a substituição da ferramenta é considerada concluída.
Desencadeando métodos se o disco estiver preso
O que fazer se o flange de fixação estiver preso? Esse problema, quando ele mordeu a porca, geralmente ocorre se a ferramenta estiver congestionada na peça de trabalho enquanto estiver trabalhando com materiais espessos e duráveis. Neste caso, a roda abrasiva normalmente se rompe e o eixo que continua girando aperta firmemente o flange de fixação. Para soltar o moedor, se o disco estiver preso, existem várias maneiras.
Usando uma chave de gás
Este método é considerado não totalmente seguro, uma vez que é possível quebrar a tampa, embora, na maioria dos casos, seja possível desenroscar a porca. Para não quebrar o retentor do fuso, não aplique muita força na chave do gás. O design da trava foi projetado para a força aplicada pela chave padrão.
Desaperte o flange excessivamente apertado usando 2 chaves de gás. Para fazer isso, rompa as extremidades salientes do disco abrasivo com um alicate para que você possa chegar ao flange inferior com a primeira chave de gás. Em seguida, prenda as duas flanges com as chaves e gire-as em direções opostas (levando em conta se a rosca no eixo está à direita ou à esquerda).
Desmontagem da caixa de engrenagens
No caso em que o retentor está quebrado, para remover a ferramenta da rebarbadora, você terá que desmontar a caixa de engrenagens. Use o alicate para romper as bordas da roda abrasiva restante para que você possa se aproximar dos parafusos que prendem a tampa da caixa de câmbio. Depois disso, desapertar os fixadores e abra a caixa de velocidades. A tampa é removida junto com o eixo do pinhão. Além disso, este eixo deve ser fixado em um torno, colocando previamente juntas de alumínio entre as garras de aço e usando uma chave de gás para desparafusar o flange (não se esqueça de determinar a direção do afrouxamento).
Porcas de aquecimento
A porca pode ser aquecida com uma tocha de gás, um secador de construção ou um maçarico. O flange aquecido é geralmente obtido para desparafusar a chave padrão para o moinho.
Costurando um círculo preso
Se, depois de aplicar as 3 primeiras formas, a porca não for desrosqueada, o restante círculo abrasivo entre as flanges pode ser esmerilhado. Para fazer isso, faça o seguinte.
- Para o máximo, use o alicate para remover os restos do círculo em torno das bordas da porca.
- Prenda um pedaço de chapa de tal espessura, como o próprio disco, ligue o moedor e retire os restos do círculo no final da chapa.
Em vez de ferro, um pedaço de roda abrasiva pode ser preso em um torno. Nesse caso, a retificação dos resíduos da ferramenta entre os flanges ocorrerá mais rapidamente e a porca poderá ser desparafusada à mão.
Mas o uso de uma roda abrasiva fixa requer muito cuidado, porque ao retificar os restos da ferramenta, você pode danificar a geometria do flange. Se isso acontecer, você tem que enfrentar a porca.
Uso de lubrificante penetrante
Liberalmente despeje a junção do flange ao eixo líquido WD-40. Tem a capacidade de penetrar nos espaços inter-threaded e pequenas lacunas. Depois de aplicar o líquido, espere cerca de 5 minutos e tente desapertar os fixadores com uma chave padrão.
Com o uso de perfurador
Alguns proprietários de búlgaros em uma situação em que a porca de fixação está congestionada, instale um bico no pon-cinzel ou britadeira”, Insira-o no orifício do flange em um ângulo e ligue o modo jackhammer sem rotação. Assim, o botão de parada deve ser pressionado. Tudo o que você precisa é de um par de prensas com um perfurador (para não quebrar o retentor do eixo), e a porca começará a girar.
Cortar o flange de fixação com uma serra
Este método pode ser chamado radical, porque você tem que comprar um novo fixador, e ele é usado se a porca não é desparafusada por outros métodos. Para cortar o flange, segure o botão do batente de modo que o eixo não gire e, usando serra, corte a porca de montagem.