Como escolher e usar a pistola para pintar carros
Os profissionais envolvidos na pintura de automóveis têm a oportunidade de escolher um conjunto de ferramentas, concentrando-se nas tarefas mais frequentemente encontradas, nos seus próprios hábitos e experiência de trabalho. O iniciante não tem essa oportunidade. Ele precisa comprar imediatamente uma pistola para pintar carros, capaz de resolver uma certa gama de tarefas devido às suas características. Quer se trate de um orçamento ou dispositivo profissional, pneumático ou elétrico, o conhecimento dos modelos, tipos e tipos de dispositivos oferecidos hoje será resolvido.
Conteúdo
Como escolher um modelo de sucesso adequado para resolver o problema
Escolha uma pistola de pulverização, que imediatamente atenderá perfeitamente às necessidades e dará prazer ao trabalhar com ele - quase impossível. O problema é que o iniciante muitas vezes não conhece todas as sutilezas do processo de pintura e não pode formular claramente a lista de requisitos para a ferramenta. No entanto, existem vários critérios básicos pelos quais uma pistola automática é avaliada para o nível geral de confiabilidade e conveniência.
Materiais confiáveis - a garantia de durabilidade
Escolhendo uma pistola para pintura de carros ou outros fins - não negligencie a análise cuidadosa dos materiais de que é feito. Antes de comprar vale a pena considerar todos os detalhes.
- O corpo de um bom spray necessário feito de alumínio. Nos modelos com maior confiabilidade, os elementos estruturais são revestidos com níquel para proteção contra corrosão. Você não deve considerar modelos cujo caso é feito de silumina ou outras ligas que não diferem em alta resistência mecânica e resistência a meios ácidos e alcalinos.
- O detalhe do projeto que apresenta desgaste máximo é o bico de descarga de tinta. O requisito mínimo que deve atender a um modelo de serviço adequado para longo prazo - a fabricação deste elemento de alumínio. Se você precisa de uma ferramenta realmente confiável, você deve parar a escolha na pistola Com um bico de latão ou aço inoxidável.
Em geral, toda a estrutura deve ser tão leve quanto possível, feita de alumínio e aço, com um bom curso inicial, que também deve ser feito de metal. Salvando cada grama é uma jogada inteligente.
É importante! Vale a pena lembrar que o peso total da ferramenta aumentará significativamente quando a mistura de trabalho é despejada no vidro colorido.
Outra área de avaliação completa - grau de selagem. Pulverizador automotivo, independentemente da sua classe, trabalha com alta pressão. Fluidos não devem vazar. Portanto, atenção especial é dada à qualidade das juntas e vedações. Uma boa pistola oferecerá elementos confiáveis de PTFE, tecnopolímeros. Modelos de alta qualidade são equipados com juntas de Teflon.
A localização e capacidade do tanque de pintura
Hoje, a escolha de uma pistola para pintura de um carro é proposta para ser feita entre modelos com um arranjo superior ou inferior de um tanque de pintura.Dispositivos de ambos os tipos têm seu próprio uso particular.
- Pistola de pulverização com tanque superior capaz de trabalhar com tintas de alta viscosidade, requer a manutenção de uma orientação constante da ferramenta para uma alimentação de mistura estável. A principal característica de trabalhar com esses modelos é que é desejável produzir todo o volume do vidro. Sua mudança é um processo bastante longo, por isso não é possível passar rapidamente de uma pintura para outra.
- Pistolas de pulverização com tanque inferior vai oferecer uma mudança rápida de tinta. Em tais modelos, o método sifão de fornecimento de tinta é usado. Isso impõe algumas restrições ao nível de sua viscosidade, mas pintores experientes apreciam a conveniência de trocar o vidro quase sem interromper o processo de pintura.
Modelos com tanque superior e inferior diferem em termos de distribuição de peso, facilidade de operação, visão geral da superfície pintada. Os principiantes apreciam principalmente a simplicidade. Eles preferem comprar para pintar pistola automática com um vidro de fundo. Este modelo permite alterar rapidamente a pintura, oferece uma visão geral da área de pintura e a disponibilidade de todos os ajustes.
Ajustes disponíveis
Responsável pelo desempenho geral configuração do ponto da tocha e a taxa de fluxo da mistura de coloração. Portanto, uma boa pistola de pulverização deve ter pelo menos dois ajustes:
- definindo a tocha, na posição normal, a mancha de tinta tem uma forma redonda, ajustando-se, obtém-se uma elipse esticada verticalmente;
- mudança na posição da agulha.
Ferramentas profissionais muitas vezes diferem da pistola média para iniciantes. Em particular, ele tem um golpe de agulha mais longo, a possibilidade de restringir seu movimento e consertar a posição. Também é oferecida a oportunidade de ajustar e ajustar convenientemente o tamanho do local da tocha.
Especificações técnicas
A partir das características da arma depende diretamente da lista de trabalhos que podem ser realizados com alto desempenho. Além disso, a marcação do dispositivo pode dizer muito sobre a mecânica de usar a ferramenta, a eficiência do consumo de mistura e a conveniência de realizar operações em áreas de espaço restrito.
Diâmetro do bico
O diâmetro do bocal permite selecionar um dispositivo, concentrando-se nos tipos de corantes usados e no trabalho futuro.
- Camadas básicas, como a cor metálica ou sólida, são melhor aplicadas com um aerógrafo com um bocal de 1,2 a 1,3 mm.
- Para trabalhos com verniz e tintas acrílicas, inclusive em trabalhos de acabamento - recomenda-se escolher uma ferramenta com um bocal de 1,4 a 1,5 mm.
- Primers com um grão suficientemente grande (incluindo acrílico tipo 2K) são melhor aplicados através de um bocal de 1,5 a 1,7 mm.
- Bocal de trabalho recomendado Putty de 1,7 a 2,0 mm.
Com o crescimento da experiência e o surgimento de tarefas com requisitos específicos, o mestre começa a estudar os dados técnicos das tintas e escolher o diâmetro do bocal da pistola. No entanto, para iniciantes, uma maneira mais fácil está disponível. Um bastante versátil, adequado para uma ampla gama de tarefas, o diâmetro do bico é de 1,4 mm. Esta ferramenta pode trabalhar com quase todas as tintas, com algumas limitações para realizar operações de preparação. Ao usar misturas espessas - elas são diluídas com um solvente, selecionando empiricamente a consistência.
Diferenças pistola sobre a pressão de trabalho e eficiência
A mecânica da pistola pneumática é bastante simples.O ar sob pressão é misturado com o corante e é ejetado na forma de uma tocha através de um bocal. Aqui estão dois parâmetros principais. Na verdade pressão de entrada, parametrics da mistura ejetada, consumo de tinta e eficiência de seu uso. Hoje no mercado existem várias classes padrão de dispositivos. Os tipos de pistolas são marcados:
- HP - alta pressão;
- HVLP - fluxo alto, baixa pressão;
- LVLP - baixo fluxo, baixa pressão;
- RP - com pressão decrescente na câmara de mistura.
Outras marcações e pistolas são, em certo sentido, derivadas - combinando as propriedades e características dessas classes. Tais dispositivos serão de interesse para os profissionais realizarem trabalhos com requisitos específicos. Em particular, modelos de classe LVMP (baixo consumo de pressão média), MP (média pressão), HTE (com alta taxa de utilização de tinta) são apresentados no mercado.
Sistema HP considerado um clássico. Para comprar um carro para pintar, tal aerógrafo é decidido por pessoas que são guiadas pela opinião de, por assim dizer, velhos mestres de pintura. Esses especialistas estão acostumados com a ferramenta dessa classe e não prestam atenção às suas deficiências.
O sistema HP possui um ótimo recurso na forma de uma tocha de spray larga. Essa ferramenta é fácil de aplicar camadas finas e uniformes de tinta em uma área grande. Alta produtividade do trabalho é garantida. Mas o amador médio deve prestar atenção à principal desvantagem: a tinta pulverizada sob alta pressão no sistema HP cria uma nuvem grande, o chamado spray. A mistura de trabalho voa para o espaço, colorindo tudo ao redor. Como resultado, o uso do sistema HP em uma pequena área é ineficiente economicamente - uma enorme porcentagem de tinta é desperdiçada.
Mais interessante para iniciantes Sistema HVLP. Tais armas emitem a mistura sob pressão de cerca de 0,7 atm, exigindo na entrada cerca de 2,5-3 atm. O sistema é caracterizado por partículas extremamente pequenas de tinta, uma tocha focada, uma pequena porcentagem de spray. Ele fornece não apenas alta produtividade de mão-de-obra, mas também bons indicadores de eficiência econômica. As pistolas HVLP aplicam pelo menos 65% de tinta na superfície alvo.
Mas o mais atraente para iniciantes é Sistema LVLP. Esses dispositivos são perfeitos em tudo:
- fornecer uma tocha limpa;
- diferem no spray mínimo;
- aplicar pelo menos 65% de tinta na superfície alvo;
- requerem desempenho de compressor relativamente modesto;
- reagem pouco à pulsação e mudanças na pressão de entrada.
É importante! Outra característica atraente do sistema de baixa pressão LVLP é a capacidade de trabalhar em lugares difíceis de alcançar. O baixo consumo em combinação com uma tocha limpa permite que você aumente a distância da ponta do bico até a superfície alvo em 50 a 100 mm.
Sistema RP pode ser considerado universal para o consumidor pouco exigente. Pulverizadores deste tipo trabalham com a maioria dos vernizes, tintas, primários, fornecem uma ampla tocha, bom desempenho e qualidade de aplicação de tinta. As ferramentas dessa classe possuem requisitos médios para o compressor, pois podem alcançar excelentes resultados ao processar uma grande área.
Requisitos de Compressor
Iniciantes geralmente cometem um erro padrão. Tendo um compressor pneumático na garagem ou oficina, eles acreditam que suas características serão suficientes para qualquer arma.Na prática, esse não é o caso. Cada dispositivo de uma determinada classe faz suas próprias demandas no supercharger.
- Sistema HP vai exigir até 5 atm de pressão de entrada e capacidade de até 300 litros de ar por minuto.
- Para HVLP o compressor deve fornecer 3 atm a uma taxa de fluxo de ar de 360 e acima de litros por minuto. Ao mesmo tempo, recomenda-se equipar os dispositivos com filtros de umidade e óleo, já que o supercharger tem que funcionar quase no limite de suas capacidades e continuamente.
- Sistema LVLP vai exigir até 2 atm na entrada e bombeando no nível de 150-350 litros por minuto.
Para não se enganar na escolha e não enfrentar problemas, recomenda-se descobrir as características exatas do compressor existente antes de ir à loja. Ou compre um conjunto completo de equipamentos. Há outra opção: as pistolas elétricas são muito populares entre os iniciantes.
Pistola elétrica para pintura de carros
Pistola de pulverização elétrica - um dispositivo relativamente novo no mercado. É completamente equilibrado, muitas vezes complexo automático. Por seu trabalho só precisa de acesso à fonte de alimentação. Todo o equipamento necessário (compressor, cabo de spray, vidro colorido) é organizado em unidades bastante compactas.
Mais recentemente, a principal desvantagem da pistola elétrica chamada de grande massa e baixa usabilidade. Mas hoje os modelos estão sendo produzidos e quase não trazem inconvenientes. A opção ideal para um iniciante é uma pistola elétrica, cuja unidade compressor está pendurada na alça da mochila - descarregando atrás da parte de trás do operador (ou no ombro).
Modelos separados sugerem instalação do supercharger no chão.
Oferta ainda mais desconfortável mantenha o compressor na mão.
Pistola de pulverização elétrica moderna oferece uma série de características convenientes:
- trabalho contínuo longo graças ao uso do compressor de membrana;
- modelos de alto desempenho com compressor de pistão;
- alta confiabilidade geral e durabilidade;
- uma variedade de gama de tintas usadas, vernizes, primers;
- trabalho de alto desempenho.
Além disso, a pistola elétrica permite que você não use totalmente a mistura de trabalho e mude rapidamente a capacidade. Você precisa escolher esse dispositivo de acordo com o diâmetro do bocal, os ajustes disponíveis e a natureza do consumo de tinta. Em geral - a ferramenta desta classe não oferece alta flexibilidade e versatilidade,mas permite usar um dispositivo sem configurações complicadas para realizar as operações necessárias.
Manual para iniciantes: como pintar um carro com suas próprias mãos
É melhor pintar o carro em um lugar bem iluminado, se isso acontecer na garagem - não deve haver poeira, teias de aranha, sujeira no carro. Estágios de preparação para pintura parecem.
- O corpo é completamente lavado, toda a poeira, vestígios de betume e gordura serão removidos. Deve ser usado apenas solventes especiais ou espírito branco.
- Pára-choques, luminárias, elementos decorativos, proteção de rodas em arcos e outras partes que não podem ser pintadas são desmontados.
- A condição do revestimento é examinada. Todos os defeitos (lascas, rachaduras) são marcados com giz ou tinta acrílica.
- Nas áreas marcadas, a tinta é removida com uma chave de fenda para o metal, as áreas são suavizadas com uma lixa 60-80, garantindo uma transição suave para a superfície intacta da tinta.
- Zonas defeituosas são colocadas. Para isso é usado mistura de acabamento, é necessário alisá-lo, conseguindo uma superfície plana, o mínimo possível projetando-se acima da tinta intacta.
- Após a massa ter secado (de acordo com as instruções do fabricante), lixar de 120 a 600 é feito, alinhando perfeitamente a área do defeito com a superfície da tinta intacta.
É importante! Na fase final de polimento, em caso de zelo excessivo do empreiteiro, a aplicação adicional de uma camada de massa pode ser necessária para nivelar a superfície.
Antes de pintar, todas as áreas desnecessárias devem ser protegidas com fita adesiva, jornais ou fita. Toda a superfície do corpo uniformemente areia grão 1200 a embotamento. Depois disso, faça a limpeza do pó, esfregando com o White Spirit, seguido de secagem. Auto pronto para pintar.
- Esmalte cor desejada deve ser diluída. A mistura é bem misturada. Adicionando solvente, alcançar o seguinte resultado: depois de mergulhar uma haste de metal por 1-2 mm e remover a tinta deve fluir a uma velocidade de 3-4 gotas por segundo. Depois disso, a tinta através do filtro (por exemplo, um pedaço de meia de nylon) é despejada no recipiente da pistola.
- Na maioria dos casos, recomenda-se trabalhar um bocal de 1,4 mm a uma pressão na entrada do pulverizador para 3 atm. Antes de aplicar a pintura no carro é para garantir a uniformidade do spray e ajustar a tocha. Definir a pistola para pintar o carro é feito em uma superfície desnecessária. Depois disso é feito coloração.
- Pintar corretamente o carro - a partir do telhado. A arma deve ser mantida de modo que, do bico até a superfície do corpo, seja de 120 a 250 mm. É necessário aplicar tinta no movimento, incluindo dar quando o spray se move e pará-lo antes de chegar ao ponto final da trajetória.
- Pintar no carro é aplicado necessariamente em 2-3 camadas, o intervalo de pré-secagem entre eles é de 15 a 20 minutos. Só assim, ao trabalhar com as próprias mãos, você consegue obter uma marca uniforme, saturada e autêntica de tinta. Depois que a pintura é concluída, o carro é deixado em uma sala quente, moderadamente ventilada com uma temperatura não inferior a 20 graus Celsius por 1-1,5 dias.
Após a conclusão do processo de secagem, remova as películas de proteção, jornais, fita adesiva. Os pontos das juntas de parafusos preenchidos com tinta são cuidadosamente cortados por torneiras e matrizes. Depois disso, eles instalam todos os equipamentos removidos anteriormente em seus lugares regulares e se alegram com a aparência atualizada do carro.
Conclusão
Os iniciantes não devem pensar que a única pistola que compraram permitirá que trabalhem com todas as tintas, primers e composições especiais. Também é impossível realizar absolutamente todas as operações. A ferramenta é selecionada por vários parâmetros, concentrando-se apenas no trabalho básico necessário.Se você fizer tudo com cuidado e não tentar salvar - no mercado moderno você pode comprar uma pistola de pulverização muito conveniente, durável e confiável, tipo pneumático ou elétrico.