Por quanto tempo uma geladeira pode funcionar no frio?
A questão de saber se a geladeira pode funcionar no frio está longe de ser ociosa. Muitas vezes comprou uma nova unidade, quando seu irmão mais velho ainda está totalmente funcional e capaz de servir por mais de um ano. O destino do antigo "símbolo de afluência familiar", como regra, é determinado. Ele se muda para a cabana ou está na varanda. E desde que as dimensões da geladeira não são as menores, o pensamento involuntariamente se insinua na minha cabeça, e não continua a trabalhar para o benefício de preservar a comida?
E a ideia é bastante sensata, mas só se você seguir certas regras de operação! Caso contrário, o congelador se transformará rapidamente em um armário volumoso que ocupará apenas espaço. E as regras afirmam inequivocamente que a temperatura ambiente na qual o refrigerador deve ser operado é + 6 ... + 35 ° C. Daí resulta que é impossível ligar o mecanismo na varanda, que não é envidraçada ou aquecida. O mesmo vale para dar no inverno.Isso se deve às características técnicas da unidade de refrigeração do dispositivo.
O dano mais característico
O primeiro que não está adaptado para trabalhar em baixas temperaturas é o termostato. Sua função é controlar o ligar e desligar do compressor. O dispositivo está configurado para operar na faixa de temperatura especificada no passaporte do refrigerador. Ao reduzir aqueles abaixo de + 5 ° C, o termostato irá reduzir o compressor e não ligará até que o ar se aqueça novamente. Mas desde que a atmosfera circundante não ficará mais quente até a chegada da primavera, o motor da geladeira não funcionará de acordo.
Outro cenário é menos inofensivo. De vez em quando a geladeira ainda vai ligar. Mas a baixas temperaturas, o óleo que lubrifica as partes de fricção da unidade torna-se espesso. Quando o motor é ligado, a carga nos enrolamentos aumenta significativamente, resultando em um relé de proteção que pode operar. Trabalhar neste modo leva rapidamente a sérios danos.
Mas se o motor ainda funcionar e funcionar a temperaturas abaixo de zero, você não deve se alegrar. Aqui a unidade esconde o tipo mais perigoso de dano.Devido ao fato de que o freon (refrigerante) não coleta calor em volume suficiente, ele não ferve tudo. O compressor opera em um evaporador saturado com gotas.
Este modo leva ao rápido desgaste do equipamento. Mas em condições frias, pode ocorrer o chamado “choque hidráulico”, destruindo completamente o mecanismo do compressor do motor.
Refrigeradores modernos do sistema No Frost, quando operam no inverno em uma varanda fria, perdem a capacidade de descongelar. No evaporador há crescimentos do gelo. Este deve ser um alarme que a unidade está com defeito.
Rapidamente falha o sistema de vedação da geladeira. Primeiro de tudo, a borracha de vedação ao redor do perímetro da porta sofre. Eles endurecem, perdem sua elasticidade e acabam rachando e desmoronando. Ao mesmo tempo, o ar é retirado livremente do lado de fora do gabinete e o motor não pode resfriá-lo.
Além disso, ao operar em condições frias, a evaporação sempre se forma e rapidamente se transforma em condensado. Navegando em fios, pode levar à oxidação de contatos e curtos-circuitos. O sistema de controle de processo eletrônico na geladeira é especialmente sensível à umidade.Se a umidade entrar na placa, toda a unidade de automação pode falhar, cuja substituição é um prazer caro.
Recomendações dos mestres
Se você ainda tiver que operar a geladeira em uma versão extrema, os especialistas recomendam alguns conselhos práticos.
A melhor opção ao colocar a geladeira na varanda ou loggia é o seu vidro e isolamento. Isso, é claro, requer certos custos, mas condições naturais de trabalho serão criadas para a unidade. Deve ser lembrado que, apesar do envidraçamento, a temperatura do ar na varanda não deve ser inferior a + 5 ° C. Se este não for o caso, é necessário instalar dispositivos de aquecimento adicionais ou usar aquecimento local. Geralmente atrás da parede traseira da geladeira tem um "tapete quente" ou aquecedor.
Além disso, é necessário realizar uma auditoria de cabos de energia. Se o isolamento estiver velho ou rachado, é melhor substituir esses elementos. Não é recomendado cortar seções de fios inadequadas, elas devem ser removidas como um todo.
Guarde a unidade na estação fria, respeitando as seguintes regras.
Antes de guardar o refrigerador até a próxima estação, é necessário descongelar completamente as câmaras. Em seguida, limpe-os completamente do gelo e seque. É melhor deixar a porta do gabinete entreaberta para ventilação livre. Desconecte a energia da tomada.
Se a geladeira estiver na varanda, ela deve ser coberta com filme plástico. Isso protegerá o dispositivo contra poeira e chuva da rua.