Combustível para a geladeira: que cheiro tem freon
Para os proprietários de refrigeradores domésticos, o súbito aparecimento de um odor desagradável é muitas vezes o sinal de alarme de uma avaria. O "aroma" resultante dá muita inconveniência, porque pode se espalhar pela cozinha e encharcar os alimentos armazenados na geladeira. Muitos acreditam que a causa do cheiro desconhecido é o vazamento de freon. Este é realmente o caso e esse cheiro de refrigerante?
Conteúdo
Características do freon e suas propriedades
Começar é esclarecer o que constitui o freon. Este gás é categorizado refrigerantes, isto é, substâncias capazes de absorção rápida e liberação de calor. A composição química é etano e metano.
O princípio de funcionamento do freon é extremamente simples. O líquido, que circula na geladeira, esfria rapidamente a câmara, depois evapora como gás e se condensa novamente ao estado líquido do compressor.
Freon é um gás inerte, não queima no ar, ferve a uma temperatura abaixo de zero. Sob condições normais baixo tóxicoNo entanto, em algumas espécies quando aquecido a 250 ° C Um produto tóxico, o fosgênio, é liberado e o último em tempo de guerra até encontrou seu uso como arma química. No entanto, esses refrigerantes não são mais usados na produção de modernas unidades de refrigeração.
A tecnologia de uso de freon em equipamentos de refrigeração vem mudando há décadas. Descobriu-se que a substância contribui para a destruição da camada de ozônio da atmosfera e afeta o chamado "efeito estufa". Assim, no início do século XXI, devido ao impacto negativo no meio ambiente, os freons contendo cromo e bromo ficaram completamente proibidos na produção.
Freon da nova geração não tem cheiro e é absolutamente seguro para a saúde humana e ecologia do meio ambiente.
Aplicação
Os ramos mais conhecidos de aplicação do freon - produção de refrigeradores e condicionadores de ar. O alcance de sua aplicação é muito amplo:
- Incluído nos aerossóis e distribuidores nas indústrias cosméticas e médicas.
- Usado como um agente espumante em cilindros de gás.
- Em meios de extinção de incêndio (por exemplo, em extintores de incêndio a gás).
- Em materiais de construção, na fabricação de espuma de poliuretano, tintas e vernizes.
Sinais de vazamento
Como o freon não tem odor e cor pronunciados, é difícil detectar seu vazamento em casa Como entender que sua substituição é necessária?
Primeiro, a refrigeração torna-se visivelmente mais fraca, os produtos começam a deteriorar-se mais rapidamente. Como resultado do vazamento de freon, a pressão na câmara de refrigeração diminui, o processo de condensação é perturbado e a temperatura aumenta. Ao mesmo tempo, o compressor continua a funcionar, portanto, o refrigerador é barulhento como de costume.
Em segundo lugar, o vazamento de refrigerante pode ser detectado por gotas de água fluindo pelas paredes do refrigerador. O descongelamento intensivo de produtos indica um problema claro com o freon.
O mais importante é detectar o problema com o freon a tempo e responder rapidamente a essa falha.
Eliminação de vazamento
Se houver suspeita de vazamento de refrigerante, primeiro é necessário chamar um especialista do departamento de serviço. Como regra geral, o reparo ocorre na casa do cliente.
Não é altamente recomendado reparar o dano sozinho, porque se você manuseá-lo de maneira descuidada, você só pode agravar a situação e danificar o equipamento.
Em geral, o algoritmo de solução de problemas é o seguinte:
- Primeiro, um técnico qualificado verificará a presença de vazamento de freon usando um dispositivo detector de vazamento. Um bipe irá alertá-lo sobre o problema.
- Em seguida, o mestre avaliará se é suficiente soldar o local do vazamento ou se é necessária a substituição completa do tubo do evaporador.
- A carga a vácuo remove completamente o refrigerante. Então freon é realimentado sob forte pressão.
- Depois de ligar o refrigerador, o fechamento do sistema de arrefecimento e a qualidade do tubo do evaporador são verificados. Isso é feito para evitar novo vazamento de freon.
Se o refrigerador foi adquirido recentemente, provavelmente ainda está coberto pela garantia do fabricante. Geralmente, o período de garantia é de um a dois anos. Nesses casos, o reparo do equipamento será feito gratuitamente no centro de serviços do fabricante.
Conclusão
Então, freon é um gás que não tem cor e cheiro, mas ao mesmo tempo é indispensável na vida cotidiana. É amplamente utilizado na fabricação de refrigeradores e condicionadores de ar. Novas marcas de freon, usadas no nosso tempo, em casa são completamente inofensivas ao corpo humano e não afetam a situação ecológica.
No entanto, deve ser lembrado: o funcionamento do frigorífico requer sempre muita atenção e, em caso de suspeita mínima de fuga de freon, é melhor chamar um especialista o mais rapidamente possível. É muito mais lucrativo eliminar um pequeno problema e economizar dinheiro do que ir à loja comprar uma geladeira nova.