Qual temperatura deve estar no compressor do refrigerador
Para entender as causas do aquecimento do compressor, você precisa tentar entender o princípio de operação das unidades de refrigeração. E seu princípio é bombear calor de um lugar para outro. Isto é, do congelador para o exterior. Você também precisa saber a que temperatura o compressor pode aquecer e qual é o motivo de seu superaquecimento.
Conteúdo
Como o compressor funciona
No modelo clássico do refrigerador, a unidade compressora, absorvendo o freon da câmara de evaporação, filtra e envia para o condensador. O gás está muito quente. Refrigerando no condensador, o Freon entra em um estado líquido, esfria a unidade de refrigeração e então, voltando ao estado gasoso, retorna através da câmara de evaporação para o condensador.Isso é repetido até que a temperatura definida pelo termostato seja atingida.
Em outras palavras, o compressor do refrigerador precisa funcionar quase em condições extremas. Por exemplo, para atingir uma temperatura de +5 C no refrigerador e aproximadamente - 18-20 C no freezer, o compressor precisa fazer uma certa quantidade de trabalho, comprimindo o refrigerante com muita pressão. Ao mesmo tempo, o freon comprimido atinge uma alta temperatura, o que dá parcialmente ao compressor, e parcialmente o deixa em um trocador de calor de treliça especial. Aliás, este último acumula calor emitido pela corrente elétrica ao passar pelos enrolamentos do compressor.
Lembre-se de que a temperatura aceitável do compressor na condição de trabalho pode ser de +50 a +60 ° C, mas não superior a +90 ° C. Com um forte desgaste da unidade de refrigeração, esses valores podem ser ligeiramente superiores.
O aquecimento do compressor até a temperatura na qual o relé de proteção começa a operar, em apenas alguns minutos, pode indicar danos ao enrolamento do motor. Neste caso, você precisa produzir substituição total o compressor.
Causas típicas de superaquecimento
Existem vários deles:
- Um sensor de temperatura defeituoso que não desliga o compressor depois de atingir a temperatura especificada.
- Em cargas aumentadas na unidade, especialmente no calor do verão, quando seu resfriamento oportuno é problemático.
- Trocador de calor com defeito.
- Vazamento do elemento de resfriamento (freon).
- Falha do indicador de luz de fundo.
- Motor desgastado.
Além disso, as razões para o superaquecimento do compressor incluem a não conformidade com os padrões para a operação da unidade de refrigeração, especificadas nas instruções de instalação:
- Portas sem a necessidade de um longo tempo para não abrir.
- Não coloque o refrigerador perto das paredes para que a circulação do ar de refrigeração não se deteriore.
- Não coloque a unidade de refrigeração perto dos radiadores.
- O refrigerador não deve ser exposto à luz solar direta.
- Não coloque alimentos quentes.
- Refrigeradores sobrecarregados com produtos.
- O congelador não foi descongelado por muito tempo (na ausência do sistema de descongelamento automático NoFrost).
Sinais de uma unidade de refrigeração defeituosa
Os principais tipos de falhas, para o reparo dos quais terão que convidar um mestre profissional, como regra, são:
- O invólucro do dispositivo de refrigeração está batendo a corrente.
- O supercharger está muito quente e desliga instantaneamente depois de ligar.
- Um boné de neve se forma rapidamente nas paredes dos fundos dos quartos frios.
- O compressor do motor não liga.
- Não há arrefecimento (ar em refrigeradores frigoríficos, em vez de arrefecer).
Conclusão
Naturalmente, há falhas no funcionamento de dispositivos de refrigeração que são facilmente removíveis (uma lâmpada queima, luzes, água se acumula na parte inferior da geladeira, etc.), mas também há aqueles que você deve prestar atenção: chame um assistente que compreenda e conserte todos os defeitos. Então, imediatamente para soar o alarme quando um compressor quente não é necessário. É melhor olhar e ouvir o trabalho dele, e se nenhum outro sinal sério for encontrado, significa que o refrigerador está funcionando normalmente.