Modos de pressão e temperatura em panela de pressão
A moderna panela de pressão proporciona uma excelente oportunidade não apenas para preparar rapidamente o prato desejado, mas também para torná-lo o mais saboroso e saudável possível. A principal vantagem de usar uma panela de pressão ao cozinhar é considerada a preservação da quantidade máxima de vitaminas e oligoelementos benéficos no alimento preparado. Afinal, com a culinária tradicional em uma panela, ao interagir com o oxigênio, não apenas o sabor muda, mas também parte dos ingredientes. Para conseguir este efeito, ajuda especialmente selecionada de temperatura e pressão, e quais parâmetros desses parâmetros na panela de pressão - nós tentaremos descobrir.
Conteúdo
Recursos de design
Em primeiro lugar, vale notar que cada um desses indicadores afeta diretamente não apenas as características técnicas, mas também velocidade de cozimento. Externamente, a panela de pressão se assemelha a um recipiente de grande capacidade, que é provido de uma tampa justa. Graças a este último, no processo de cozinhar dentro não recebe oxigênio.
Apesar da complexidade do design, o trabalho da panela de pressão é muito simples. Devido ao aperto da tampa, cria-se pressão no interior do dispositivo, que é responsável pelo aumento da temperatura, que em conjunto acelera o processo de cozedura.
Pressão do instrumento
Dos fundamentos da física, todos sabemos que a temperatura de um líquido depende diretamente da pressão atmosférica. Se a coluna de mercúrio aumentar em 10 mm, a temperatura aumentará em aproximadamente 0,3 C. O ponto de ebulição da água sob condições naturais de cozimento permanece inalterado e não excede 100 ° C, sendo quase impossível de influenciar. Mas, graças à tampa hermética, os ajudantes milagrosos conseguiram alcançar com o aumento da pressão e o aumento da temperatura, graças à qual a comida é cozida muito mais rapidamente.
Com base nessa lei específica, foi criada uma moderna panela de pressão.
Cada modelo tem mais de um modo. Em qualquer modelo, existem dois fundamentais:
- modo de operação a 0,7 baro que torna possível cozinhar rapidamente carne, cereais, feijões e outros pratos de alimentos com uma estrutura bastante densa;
- e aqui está o modo a 0,3 bar assemelha-se ao uso de multicooker.
A última opção será ideal quando cozinhar produtos com uma estrutura macia e porosa, por exemplo, peixe, legumes, aves de capoeira.
Existe tal coisa como pressão absoluta em uma panela de pressão. Normalmente, isso é 0,7 ou 1 bar. Quando o dispositivo atinge este nível, é necessário parar o aquecimento adicional - isto é uma explosão, mesmo com a presença de uma válvula de segurança. Para unidades mecânicas que são aquecidas no fogão, o usuário é responsável pela função de ajuste de temperatura. Você precisa ler atentamente as instruções de operação para saber qual pressão é considerada absoluta para este dispositivo. Em panelas elétricas de pressão, os automáticos são responsáveis por manter a temperatura, o que certamente é mais conveniente.
Temperatura durante o cozimento
Como já foi observado, o princípio de funcionamento do dispositivo é baseado no efeito da pressão dentro da panela sobre a temperatura. Com o aumento da pressão, respectivamente, o regime de temperatura aumenta, o que acelera o processo de cozimento imediato.A maioria das donas de casa que usa uma panela milagrosa na cozinha nem pensa na temperatura da panela de pressão durante o cozimento. Mas tal conhecimento será útil, porque conhecendo a temperatura, é muito mais fácil determinar o tempo certo que será necessário para cozinhar.
Como já foi observado, na maioria das vezes, a maioria dos modelos usa dois modos básicos de pressão. Assim, haverá 2 condições de temperatura.
- Com 0,3 bar, a escala do termômetro mostrará cerca de 109 C. Este modo de operação é o mais suave e adequado para cozinhar uma grande variedade de produtos.
- O segundo modo acelera significativamente o processo de cozimento, especialmente carne. Com 0,7 bar, permite alcançar 116 C.
Característica comparativa
Para entender a viabilidade de usar tal dispositivo, é necessário comparar o tempo de cozimento de vários pratos. Se considerarmos os produtos mais comuns, obtemos a seguinte imagem.
- Quando cozinhar galinhas em uma panela de pressão, leva 15 minutos de seu trabalho, enquanto um fogão lento gasta cerca de uma hora em um prato similar.
- Mingau de arrozo que requer cerca de 40 minutos de cozimento, em uma panela de pressão estará pronta em apenas 12 minutos.
- Para cozinhar força muscular Em uma panela milagrosa leva apenas 40 minutos, e o fogão lento vai cozinhar todos os ingredientes em apenas 2-3 horas.
Cozinhar em uma panela de pressão é um prazer. Mas antes de embarcar em tal caso, vale a pena estudar todas as características do dispositivo e entender as características de seu trabalho. Conhecendo a pressão e a temperatura na panela de pressão, você pode aproveitar ao máximo seu potencial.