Limpeza de forno catalítico e hidrolítico
O forno, como qualquer outro aparelho, precisa ser limpo periodicamente. O que é e como é a limpeza catalítica do forno?
Recursos de limpeza catalítica
Cientificamente, é decomposição química de substâncias. Do ponto de vista do usuário médio, esse procedimento é semelhante.
- Toda a superfície do forno é coberta com uma mistura especial, que tem uma estrutura áspera e uma cor escura. Esta substância contém um catalisador especial de oxidação (óxido).
- Óxidos para purificação catalítica do forno são: cobre, cobalto, manganês, dióxido de cério.
- Esta mistura absorve gordura da superfície. O princípio de sua operação é como um mata-borrão. Na prática, com o aumento da temperatura, os catalisadores são ativados, iniciando o início do processo de oxidação das gorduras acumuladas.Após o final da purificação catalítica, as gorduras tornam-se cinzas carbonizadas e partículas de água.
É possível realizar a limpeza pelo método catalítico na temperatura inicial. a 150 graus. O trabalho mais eficaz começa quando o forno é aquecido a 220 graus Celsius.
A limpeza catalítica não requer a inclusão de um modo especial - ela inicia automaticamente ao cozinhar no forno.
Prós e contras
Este método é adequado para recepcionistas que não têm tempo suficiente para lave o forno à mãomas não consigo imaginar o processo de cozinhar sem este dispositivo. Prós maneiras:
- Placas com esse recurso não são tão caras. A limpeza catalítica não é uma tecnologia séria e cara.
- Economias de tempo significativas, como o processo ocorre durante o cozimento, para que o forno permaneça sempre limpo.
- Não é difícil remover os resultados da limpeza catalítica, bastando simplesmente limpar a placa especial do dispositivo.
- A vida do revestimento de absorção de gordura é de cerca de cinco anos, após o que pode ser substituído. Muitos modelos estão equipados com uma placa de dupla face.Isso permite que você simplesmente o vire e esqueça a limpeza do forno por mais 5 anos. Você pode fazer isso sozinho, apenas seguindo as instruções.
- Ambos fogões a gás e elétricos têm uma função, então você pode escolher o que você gosta.
- Se as placas catalíticas estiverem instaladas em uma placa elétrica, esse método de limpeza economiza energia.
- É igualmente eficaz em todos os modelos e marcas.
- Efeito amplificador com uso repetido.
Infelizmente, nem tudo é tão perfeito, e o sistema catalítico tem o seu próprio desvantagens:
- Revestimento catalítico (placa) não pode limpar uma grande quantidade de gordura acumulada. Isto leva ao fato de que você tem que dirigir o forno à toa ou usar outros métodos disponíveis para limpar a superfície contaminada.
- A porta e o fundo do forno não estão protegidos: terão que ser lavados manualmente.
- A grade e outros aparelhos de cozinha também devem ser lavados por conta própria.
- Uma das formas mais ineficazes.
- Não tolera a ingestão de doce ou leite.Aqueles lugares da placa onde as substâncias proibidas entraram imediatamente perdem sua função de absorção de gordura.
É proibido lavar as placas catalíticas com uma esponja dura e ao mesmo tempo usar produtos que contenham elementos abrasivos.
Limpeza de forno hidrolítico
A limpeza com hidrólise é outra maneira conveniente de limpar o forno de gordura. Ela carregava com agua e é isso:
- Água com detergente é despejada no recipiente.
- O recipiente é colocado no forno incluído por 20-30 minutos a uma temperatura não superior a 90 graus.
- Sob a influência do vapor, a gordura é limpa e, depois que o processo é concluído, resta apenas limpá-lo com um pano.
É importante entender que a hidrólise não é tanto um método de autolimpeza, mas sim uma maneira conveniente e rápida de lidar com contaminantes. Pode ser usado somente se a gordura não tiver tempo de secar.
Vantagens do método:
- Baixo custo.
- Baixo consumo de energia.
Desvantagens:
- Não é um método de limpeza automática.
- O método é eficaz apenas nos casos em que a sujeira é fresca.
- Não pode ser usado imediatamente depois de terminar de cozinhar. Isso ocorre porque o forno estará muito quente para usar este método.
Mesmo os especialistas nem sempre sabem qual é o método de limpeza ideal para o seu forno. Mas existem vários invençõesisso ajudará a simplificar seu trabalho:
- A capacidade de instalar uma porta removível no forno.
- Instalação de um design especial que empurra toda a parte de trabalho do forno para fora e permite removê-lo completamente.
Conclusão
A escolha do método de limpeza depende da frequência de uso do forno. Ao decidir qual limpeza é melhor: hidrolítica ou catalítica, é importante entender que a primeira opção não é um método autolimpante, mas é adequada para modelos que não estão equipados com placas catalíticas. A segunda opção é ideal para quem costuma usar o forno para cozinhar.