Tipos de ferros antigos
É difícil imaginar a vida sem um dispositivo tão simples como um ferro. Ele entrou firmemente em nossa vida, assumindo um lugar digno. Mas como as pessoas viveram no século passado e como resolveram o problema de engomar? Como os ferros velhos funcionavam e olhavam?
Conteúdo
O primeiro dispositivo de engomar
É difícil dizer quem foi o primeiro inventor do protótipo de um ferro moderno, mas está claro que o ferro passou a ser usado no quinto século.
O primeiro ferro nas brasas, que tinha um segundo nome - vapor, apareceu início do século XVI. Este ferro antigo consistia em:
- recipientes em que o carvão foi derramado;
- canetas;
- saídas de vapor.
Esses aparelhos eram extremamente pesados, mas, para inflar os carvões, precisavam acenar com força. Um ferro velho poderia facilmente queimar uma coisa favorita, especialmente se um carvão caísse fora dela.
Ferro fundido
O ferro de carvão não era o mais conveniente de usar, logo começou a ser substituído por ferro fundido. Inicialmente, usava-se ferro fundido a quente em vez de carvão, depois começaram a fazer construções inteiras de ferro a partir deste metal. É verdade que o peso de tal dispositivo atingiu 10 quilogramasque impossibilitava o uso de tecidos delicados.
Nos velhos tempos não houve adaptação universal, portanto, havia ferros para diferentes tecidos e peças de vestuário. Havia até um eletrodoméstico que era usado para passar as luvas.
Antes do uso, a estrutura deve ser colocada em um fogo para aquecer o ferro. Ferro poderia ficar lá cerca de uma hora, o que tornou o processo de engomar extremamente lento.
Álcool
Este dispositivo foi desenvolvido na Alemanha no século XIX e tinha o seguinte design:
- Pelo mesmo ferro foi anexada uma pequena caixa, que foi derramada álcool.
- De dentro do dispositivo, havia tubos finos através dos quais o líquido fluía.
- Quando o álcool entrou no dispositivo, ele foi incendiado e o calor liberado aqueceu a estrutura.
Durante muito tempo, esse ferro não existia porque, apesar da diferença significativa de peso, não era lucrativo transferir álcool, mas muito dele era necessário.
Gás
No final do século XIX, o gás havia se tornado um dos recursos naturais mais procurados. Foi usado em todos os lugares, inclusive no negócio de engomar. O desenho de tal ferro foi o seguinte:
- O cilindro de gás foi anexado ao próprio dispositivo, que foi conectado a ele com um tubo.
- Na superfície do dispositivo foi localizada uma bomba, durante a qual o gás fluiu para o queimador.
- Antes de iniciar o trabalho, foi necessário iniciar o ferro usando uma chave especial.
Apesar das vantagens, a segurança de tal ferro foi seriamente posta em dúvida, incêndios ou explosões, muitas vezes ocorreram por negligência.
Elétrico
O primeiro ferro elétrico apareceu em 1882. Seu inventor foi Henry Seeley. Claro, os primeiros modelos eram imperfeitos e podiam facilmente choque. Para testar seu calor, tivemos que cuspir no fundo e esperar que a saliva começasse a assobiar. Isso levou à formação de ferrugem na sola.
Antes de limpar tal ferro, a cera foi aplicada ao seu fundo em brasa. O método de limpeza consistiu no fato de que a sola, com cera aplicada sobre ela, era afagada com sal. A ferrugem desapareceu instantaneamente.
Nova geração
Nas últimas décadas, o progresso não pisa, voa.Também tocou o mundo dos ferros. Uma das invenções mais recentes nesta área foi o sistema Laura.
O sistema Laurastar fornece vapor directamente à tábua de engomar, o que aumenta a eficiência do processo de engomar.
Este princípio é seguro para qualquer tecido, além da nova tecnologia remove não só dobras, mas também cheiros e manchas. Agora você pode remover o brilho do tecido. Com esse ferro você pode até roupas secas, como a superfície de engomar aquece a própria superfície de trabalho.
Conclusão
Tudo muda. Isso também se aplica ao mundo dos eletrodomésticos. Nós seguimos todos os passos da evolução dos ferros. Tudo começou com um dispositivo pesado em carvão, e hoje estamos lidando com unidades pequenas, simples e seguras de usar. Tudo mudou, exceto por um detalhe: desde a invenção, o ferro não mudou sua forma em forma de cunha.