Quando a TV LCD precisa de reparo
As TVs de LCD são agora quase suplantadas pelos receptores de televisão com um tubo de feixe. Os painéis LCD são caracterizados pela alta qualidade de imagem, dimensões menores (corpo fino), o que permite que eles sejam pendurados na parede e menor consumo de energia. Mas, apesar de todas essas vantagens em relação aos modelos de TV antigos, as interrupções das TVs de LCD não diminuíram. Portanto, se a sua TV LCD está fora de ordem, você tem 3 opções:
- reparar o centro de serviço;
- chame o mestre para a casa;
- consertar o equipamento você mesmo.
Mas primeiro você precisa decidir que tipo de problema apareceu na sua TV. Devo entrar em contato com um especialista ou você pode reparar a TV LCD com suas próprias mãos?
Conteúdo
Avarias típicas de TVs de LCD
Para encontrar a causa da falha, o mestre geralmente precisa usar equipamentos especiais. Mas, às vezes, um defeito em uma placa eletrônica pode ser identificado visualmente, por exemplo, se os capacitores estiverem inchados. Em qualquer caso, aquele que realiza a reparação deve ter as habilidades e conhecimentos necessários, sem os quais você pode “matar” a TV completamente. Abaixo listamos os principais blocos incluídos no design das TVs LCD / LCD, que são mais frequentemente expostos a falhas.
Placa principal
Sob o controle da placa-mãe estão todos os principais componentes do dispositivo: um inversor, um controlador de temporização, uma fonte de alimentação. Placa-mãe contém um processador, memória, sintonizador, conversores, etc. Em caso de qualquer mau funcionamento relacionado à placa principal, os seguintes sintomas podem ocorrer:
- incapaz de configurar o dispositivo,
- entradas não funcionam,
- a imagem na tela é exibida com ruído,
- há dificuldades com o gerenciamento.
Fonte de Alimentação (PSU)
Este nó dá comida para todos os módulos receptores de TV, incluindo a placa-mãe. Embora a BP tenha diferentes tipos de proteção, em alguns casos eles são ineficazes.
Se a fonte de alimentação queimar ou alguns de seus elementos falharem, os seguintes sintomas aparecerão:
- TV não liga;
- o indicador pisca ou não acende;
- o dispositivo se apaga espontaneamente;
- quando ligado, o indicador acende e apaga imediatamente;
- enquanto a TV está ligada, a tela fica preta, mas o som não desaparece.
Matriz (tela)
Na maioria das vezes, a tela é quebrada ou inundada com líquido (chá, suco, café, etc.).
Em caso de dano mecânico (e em alguns casos, químico), a matriz está além do reparo e muda para uma nova.
Mas se nela uma ou mais lâmpadas queimaram, então a recuperação da tela é possível. Os seguintes problemas com a matriz estão sujeitos a reparo:
- tela cinza;
- imagem nebulosa (como se derramar leite);
- o aparecimento de listras verticais;
- imagem de travagem;
- objetos em movimento bifurcados.
Inversor (unidade de retroiluminação)
A tarefa do inversor é a conversão de baixa tensão (12-24V), que vem da fonte de alimentação, para a alta voltagem necessária para o funcionamento das lâmpadas de retroiluminação.Se o inversor estiver com defeito, você pode observar o seguinte:
- depois de ligar o dispositivo, apenas o som funciona, mas não há imagem;
- Quando você liga a TV, a imagem aparece por um momento, após o que ela desaparece completamente.
Vale a pena notar que a imagem não desapareceu em qualquer lugar. Se você ligar uma lanterna comum e apontar para a tela, poderá ver as sombras em movimento sobre ela. Este fato confirma a falta de iluminação devido a falha do inversor.
Pode também proteção de trabalho BPse a unidade de luz de fundo falhar. Nesse caso, todas as tentativas de ligar o dispositivo não são bem-sucedidas, pois são desativadas imediatamente (às vezes você ouve um clique).
T-Con (controlador de temporização)
Este nó converte os sinais da placa-mãe em sinais que a matriz pode reconhecer e, portanto, formar uma imagem. Uma falha de T-Con causa os seguintes sintomas:
- a escala de cores está quebrada;
- "arrepios" e várias listras aparecem;
- a tela fica branca ou cinza.
O que pode ser reparado por você
Já que a TV LCD é um dispositivo eletrônico bastante complicado, você mesmo pode resolver alguns problemas e, desde que tenha o mínimo de conhecimento e habilidades em eletrônica. Então você pode fazer isso sozinho:
- solucionar problemas com o controle remoto ou falta de sinal de TV;
- reparar a fonte de alimentação;
- substitua a luz de fundo.
Substituir a matriz em si, se estiver danificada, do ponto de vista financeiro nem sempre é justificado, já que seu preço equivale a aproximadamente 80% do custo do aparelho.
Problemas com o controle remoto
Se você tentar ligar o dispositivo do controle remoto, mas ele não responder às suas ações, então antes de tudo, você deve verifique a duração da bateria. Baterias mortas devem ser substituídas. Se houver sujeira acumulada sob os botões do console, você também não poderá usá-lo. Desmonte-o e limpe toda a sujeira dos contatos. Outra razão para o controle remoto parar de funcionar é sua queda, causando radiador de quartzo danificadoque precisam ser substituídos. No caso em que o console estava cheio de líquido, e a secagem não ajudou a trazê-lo de volta à “vida” - então você tem que jogá-lo fora e comprar um novo.
Nenhum sinal de transmissão
Muitas vezes, há uma situação em que a TV que pode ser usada se recusa a ligar. Mas nem todo mundo adivinha imediatamente que esse comportamento do dispositivo pode ser causado pela ausência banal de um sinal de TV.Este fato é explicado pelo fato de que na moderna função de redução de ruído de TVs é usada. Se não houver sinal de TV, a proteção será acionada e a TV passará para o modo de espera.. Portanto, se o seu receptor de TV parou de ligar, verifique primeiro um sinal de TV e procure outras causas de falha do equipamento.
Reparo da fonte de alimentação
Para entender, em geral, como localizar e corrigir falhas em uma fonte de alimentação, todo o processo pode ser rastreado pelo exemplo de reparo de um DAEWOO TV.
Antes de começar a reparar, verifique se o dispositivo está desconectado da tomada.
Em seguida, faça o seguinte.
- Remova os parafusos que prendem o painel traseiro e remova-o (se o painel estiver preso nas travas, tente não quebrá-las).
- Depois de remover a tampa, você verá a fonte de alimentação à esquerda e a placa-mãe - à direita.
- Se você olhar de perto a placa da fonte de alimentação, você poderá ver 3 transformadores nela. O abaixo é o afogador do retificador da rede, o topo (grande) fornece energia ao inversor, à direita (de um grande transformador) há um transformador da BP usado no modo de espera. O diagnóstico deve começar com o último, pois é graças a ele que o modo de espera é ativado.
- Normalmente, este transformador durante a operação normal na saída deve fornecer uma tensão de 5V. Para encontrar o contato desejado, você pode usar o esquema. Mas se você olhar atentamente para a placa, você vai notar que, ao contrário do contato necessário, haverá marcação 5B.
- Primeiro, é necessário excluir um circuito aberto. Toque na sonda do contato do dispositivo (5V) e a outra sonda toque no catodo do diodo localizado no radiador. A foto seguinte mostra que não há circuito aberto.
- Depois disso, fixe uma sonda na caixa de metal e a outra toque no mesmo contato (5V) para medir a tensão (a TV deve estar conectada). Se o dispositivo mostrar um valor menor que 5V, pode-se concluir que o transformador não está operando na capacidade total. Subtensão pode causar capacitores inchados ou secosque precisam ser removidos para substituição.
- Antes de substituir os capacitores, você precisará remover a placa. Mas primeiro, retire cuidadosamente os cabos que vão para a PSU da placa principal e também desconecte todos os fios que conectam a placa aos outros nós da TV. Para não ficar confuso ao montar com loops de conexão, é recomendável fotografar o posicionamento inicial.
- Desparafuse os parafusos que prendem a placa da fonte de alimentação e remova-a. Tenha cuidado: uma vez que os capacitores da placa estão em um estado carregado, você pode obter um forte choque elétrico. Portanto, removendo o cartão, você precisa descarregá-los, por exemplo, usando uma chave de fenda.
- Em seguida, é necessário evaporar peças com defeito e soldar com respeito à polaridade dos novos capacitores.
- Faça a montagem (de acordo com as fotos tiradas anteriormente).
- Meça novamente a tensão após a montagem (ligando a máquina). Agora está dentro de 5V, que é a norma.
A substituição de capacitores é a operação mais fácil que um assistente doméstico pode fazer. Em outros casos, você não pode ficar sem conhecimento especial, e é melhor confiar a eliminação de um defeito a um especialista, uma vez que suas ações erradas podem causar um esgotamento da placa-mãe.
Substituindo a luz de fundo
Você também pode substituir as luzes de fundo apagadas instaladas na matriz por conta própria. O processo de substituição da lâmpada será demonstrado usando a máquina Sharp. Usando esta descrição, você pode mudar a lâmpada na matriz LCD de TVs de outras marcas.
- Desconecte a TV e remova a tampa traseira da unidade.
- Observando o máximo cuidado, desconecte todos os cabos conectados à matriz.
- Em seguida, você deve desconectar o painel de controle. Você não precisa removê-lo completamente, pois você terá que usar o painel para ligar as lâmpadas.
- Verifique se todos os loops estão desconectados e remova o gabinete com as placas parafusadas. Recomenda-se que execute todas as ações durante a desmontagem da TV para tirar fotos, de modo que não haja dificuldades na remontagem e na conexão de todas as unidades.
- Desparafuse o quadro dianteiro antes de remover o dado. Solte cuidadosamente os fixadores, remova os filtros e a matriz.
- Ligue o dispositivo na rede e clique na unidade de controle algumas teclas para entrar menu de serviço. Essas ações ajudarão a ligar a lâmpada.
- A foto seguinte mostra que a quinta lâmpada acima não está acesa e precisa ser substituída.
- Substitua a lâmpada e remonte.
- Quando a construção estiver concluída, você precisa reset error error counter. Para fazer isso, você precisa encontrar a linha desejada no menu de serviço de TV e, em seguida, executar a redefinição selecionando "OK".
Quando entrar em contato com o centro de serviços
Na maioria dos casos, quando um mau funcionamento aparece na TV, você precisará entrar em contato com o centro de serviços. Abaixo está uma lista de problemas que exigem a intervenção obrigatória de especialistas.
- Todas as repartições listadas no começo deste artigo. (reparação de fornecimento de energia e substituição de lâmpadas, se você pode lidar com isso, você pode excluir da lista).
- Entrada HDMI não funciona. Uma falha ocorre quando os dispositivos são conectados a essa entrada enquanto a TV está em execução. Os usuários geralmente esquecem que isso deve ser feito quando o dispositivo é desligado.
- Imagem ausente. Antes de chamar o assistente, verifique as configurações do equipamento, a presença de um sinal de TV. Se o problema persistir, desligue a máquina e chame um especialista.
- Interferência de tela. Primeiro, verifique o sinal de TV, o cabo da antena e todas as conexões. Se isso não ajudar, pergunte ao seu provedor de serviços se o trabalho preventivo está sendo feito. Verifique quais aparelhos elétricos em sua casa estão ligados no momento e quais podem causar interferência. Em outros casos, esse problema pode ser causado por falhas internas nos nós do receptor de TV e, para se livrar deles, você precisará chamar o assistente.
- Não consigo configurar e salvar canais. Isso indica a falha dos chips de memória.
- Listras na tela. Qualquer coisa pode ser a razão para isso: mau contato de loops nas junções, problemas com a matriz e a placa-mãe, etc.
- Som perdido. A placa-mãe pode estar com defeito, o contato do laço está quebrado, os alto-falantes estão quebrados. Mas primeiro, verifique se o botão no controle remoto foi acidentalmente pressionado para silenciar o som (significando que o botão mudo de um clique com o alto-falante riscado).
- O dispositivo parou de ligar. Se o soquete, plugue e cabo de alimentação estiverem intactos, a fonte de alimentação não está desconectada, é melhor não tentar o destino, mas desconecte o dispositivo da rede e chame o assistente. Se isso não for feito e continuar a “evocar” o aparelho, os principais componentes da TV podem falhar, após o que serão necessários reparos mais sérios.