Escolhendo a melhor tela para um smartphone

Há alguns anos, ao escolher um smartphone, um usuário raro se perguntou qual era a matriz e quais tecnologias eram usadas na produção. Basicamente, o tamanho da tela foi avaliado, alguém queria um grande e alguém queria um pequeno. Hoje, a matriz é um argumento importante na escolha de um dispositivo, portanto, este texto informará quais telas de smartphones existem e qual é a melhor para escolher.

Visão geral do tipo de matriz

Atualmente, o tipo de exibição é um dos primeiros critérios para escolher um telefone, portanto, faz sentido começar a revisão com os tipos de telas dos smartphones e suas diferenças.Não existem muitos tipos, mas muito depende do tamanho da matriz. Exibe para smartphones agora fabricado de acordo com duas tecnologias principais:

  • cristais líquidos (LCD), estes incluem matrizes IPS e TN;
  • LEDs orgânicos - AMOLED.

 LCD e AMOLED

A matriz TFT é a base para criar todos os outros tipos de telas de smartphones. Um TFT pode ser decodificado como um transistor de filme fino, um filme fino de transistores que controla cada subpixel individual. Sua existência se tornou a base para a produção de todas as matrizes acima, incluindo AMOLED. Isso é especialmente verdadeiro para matrizes TN e IPS, o que às vezes faz com que a comparação não seja a mais correta. A diferença entre eles é que o silício amorfo é usado para as matrizes TN, enquanto o silício policristalino é usado para o IPS. Sua vantagem é uma alta densidade de pixels e baixo consumo de energia.

TN

Matriz TN hoje considerado o mais barato e mais fácil de fabricar. Caracteriza-se por baixos ângulos de visão, baixa precisão de cores e baixo contraste. Na maioria das vezes, esse tipo de matriz é colocado em smartphones de um segmento barato. A vantagem deste tipo pode ser considerada o preço, bem como o baixo tempo de resposta, o que é importante para os jogos. Apesar disso, os contras de exibições TN superam os profissionais, então Hoje a tecnologia é considerada obsoleta.

 TN

IPS

Matriz IPS pode ser chamada o tipo mais comum de telas de smartphones. Eles têm um grande ângulo de visão (pode chegar a 180 graus), reprodução de cor realista, alta densidade de pixels. Além disso, eles são bastante baratos, o que permite colocá-los em dispositivos do segmento de preço médio para os dispositivos mais caros. As matrizes IPS têm divisão dentro do grupo:

  • AH-IPS - criado pela LG;
  • PLS - produzido pela marca Samsung;
  • Retina - Apple.

 IPS

Não faz sentido comparar essas matrizes, pois suas características são geralmente as mesmas.

Nota! Se falamos de matrizes IPS baratas e caras, então as primeiras podem ser distinguidas pela baixa reprodução de cores (nos cantos a imagem desbota), e também pelo desvanecimento quando o dispositivo é usado.

Deve ser entendido que as matrizes IPS têm muitas subespécies, cada uma das quais tem ênfase em diferentes aspectos do trabalho - eficiência energética, brilho, contraste. A vantagem mais importante da exibição do IPS é a transferência natural de cores no nível da própria matriz. As telas criadas usando essa tecnologia não precisam de uma configuração de software separada ou de uma intervenção do processador em sua operação.Tudo é inicialmente transmitido conforme necessário. Esta matriz IPS é melhor que AMOLED.

AMOLED

Um segmento separado são matrizes baseadas em diodos orgânicos emissores de luz. Esta tecnologia recebeu o nome OLED, no meio de telefones sua marca Samsung está engajada em sua produção, o que deu a seu desenvolvimento o nome AMOLED. A diferença dessas matrizes em baixo consumo de energia, a profundidade de cores pretas e ricas. Muitas pessoas acreditam que a matriz AMOLED às vezes é muito saturada, portanto, ao fazer um smartphone, a forma como a matriz é configurada é de grande importância.

Pode acontecer que o dispositivo seja muito contrastante, e será extremamente inconveniente usá-lo. Foi dito acima que o display IPS não precisa ser configurado, o mesmo não pode ser dito sobre a tela AMOLED. Muitas vezes, em telefones caros colocar a melhor exibição, que geralmente é no mundo, mas devido a configurações incorretas, não permite desfrutar plenamente da imagem. Um exemplo simples é a novidade de 2017 - o iPhone X. A Apple comprou telas da Samsung, mas não conseguiu configurá-las corretamente para obter uma boa imagem. Em 2018, a situação mudou nos modelos XS e XS Max, a matriz permaneceu a mesma, mas a configuração correta tornou a imagem muito melhor.Caso contrário, as matrizes AMOLED podem ser chamadas de a melhor tela de um smartphone em 2018, e não é surpreendente que os dispositivos mais caros usem essas matrizes como uma tela.

 Tela AMOLED

É importante! Sobre AMOLED vale a pena saber que eles têm uma vida útil limitada - cerca de 3 anos de operação contínua. Dado o fato de que a exibição do smartphone não está sempre ligada, isso é o suficiente.

QLED

Devemos mencionar também a tecnologia para a produção da matriz - QLED. Ela está atualmente ativa usado na fabricação de televisores, mas o desenvolvimento está em andamento para a implementação dessas exibições na produção de smartphones. Neste caso, a tecnologia é baseada em pontos quânticos que brilham por si mesmos. A vantagem da matriz QLED sobre AMOLED está em melhor contraste, precisão de cor, brilho e menor consumo de energia. Além disso, eles não precisam ajustar como Amoled.

 Tela QLED

O resultado

Ao final da discussão sobre os tipos de matriz, pode-se distinguir o seguinte: as melhores matrizes neste momento são AMOLED, as seguintes telas IPS, que podem diferir entre si na tecnologia de produção. Às vezes, uma tela IPS de alta qualidade pode ser um pouco inferior à tela AMOLED, e isso será perceptível apenas em testes especializados, mas não durante o uso normal do dispositivo.Os arrays TN estão desatualizados, e não faz sentido habitar neles, já que pelo mesmo preço você pode comprar um display IPS simples, que será melhor comparado.

Recursos de design da tela

Escolhendo a melhor exibição, você deve prestar atenção a outras características de sua fabricação - a presença de um espaço de ar, bordas curvas, falta de quadros, o número de toques simultâneos, a força da pressão.

Abertura de ar

Algumas tecnologias criadas por desenvolvedores encontram sua aplicação na produção, enquanto outras acabam desaparecendo como não promissoras. A chamada tecnologia OGS é do primeiro tipo e, em seu tempo, criou uma sensação real. Por muito tempo, a tela do aparelho do smartphone era uma espécie de sanduíche, que consistia em várias camadas - vidro protetor, entreferro, diretamente a matriz. A essência do OGS reside no fato de que os engenheiros aprenderam a remover uma camada de ar e, assim, a matriz se torna parte direta do vidro protetor. Ou seja, a imagem está no vidro e não embaixo dele.

 Abertura de ar

A diferença neste caso é perceptível mesmo a olho nu - o ângulo de visão fica mais alto e a imagem é mais precisa e suculenta em cores. Hoje, os tipos de telas sem intervalo de ar nos bastidores se tornaram os principais e são usados ​​em quase todos os dispositivos, independentemente do preço.

É importante! A tecnologia tem o seu negativo - mais cedo em caso de danos no vidro, foi necessário alterar apenas a camada superior, ou seja, o vidro, hoje toda a matriz requer substituição.

Exibição curvada

Uma nova tendência que a Samsung introduziu nos smartphones é uma tela curva. O primeiro telefone com tela curva foi Samsung Galaxy Edge. As bordas curvas da matriz não apenas tornam o dispositivo visualmente mais interessante, mas também nos permitem fazer funções úteis para essas faces. Além disso, visualmente A imagem fica mais volumosa.

 Exibição curvada

Um adepto de tecnologia é a Samsung, e são os seus telefones que têm matrizes semelhantes. No entanto, há alguns anos, foi possível encontrar nas vitrines Smartphones LG da série Flex, que tinha uma curva no centro do dispositivo, de tal forma que o dispositivo estava perfeitamente na mão.

Nota! Outra característica útil do desenvolvimento da LG é a proteção do dispositivo em caso de queda.Ao cair de bruços, o telefone bateu nas bordas superiores, mas não na superfície inteira da matriz, o que evitou que fosse substituído.

Os telefones curvos da LG não são amplamente difundidos, por isso hoje a empresa os recusou.

 Telefone curvo

Outra tendência interessante associada a telas curvas - Mostradores 2.5D. Aqui não é a matriz que é dobrada, mas sim a superfície da tela, de modo que todos os rostos fluam suavemente um para o outro. Do ponto de vista da exibição de informações, não há diferença, mas em termos de ergonomia, os telefones ficaram mais confortáveis ​​e óculos similares são encontrados em muitos dispositivos de preço médio de vários fabricantes.

Exibição sem moldura

Outra tendência da moda, mas longe de ser nova em termos de seu surgimento, é a falta de um quadro de exibição. Afiada começou a produzir tais matrizes em 2014, mas o mundo viu o primeiro desses smartphones em 2016, e tornou-se Mi Mix da marca chinesa Xiaomi. Na verdade, não é bem verdade chamar dispositivos sem moldura, uma vez que os quadros ainda estão lá, eles só têm um tamanho mínimo. No momento existem várias variações de tal desempenho - as matrizes estendidas para cima, quando não há quadros em ambos os ladosdispositivos com a borda inferior, bem como telas, que quase não têm nenhum quadro, e todos os elementos do painel frontal são colocados no pequeno remendo de cima.

 Tela sem moldura

O último tipo de smartphones apareceu em 2017 com um telefone da Apple - iPhone X. Modelos que são produzidos após este dispositivo, a maioria deles são feitos com tais exibições. Ao reduzir o escopo dos fabricantes conseguiu encaixar uma grande diagonal em um caso relativamente pequeno. Além disso, tornou-se possível aumentar a razão de aspecto da área de exibição útil. Se antes o padrão era considerado telas 16: 9, então hoje é cada vez mais possível atender telefone com uma matriz de 18: 9, 19: 9.

 Maçã

Nota! É importante entender que esta tecnologia não traz quaisquer benefícios reais ou vantagens, então a questão de qual tela é melhor para um smartphone não tem uma resposta, tudo depende das preferências do proprietário.

Empurrar força

A tecnologia de reconhecimento de força de pressão apareceu originalmente A Apple tem um smartphone iPhone 6s. Sua essência é que a tela compreende a força de pressionar a tela e, dependendo disso, realiza uma ou outra ação. À primeira vista, parece que isso não é muito útil ou conveniente, mas aqueles usuários que aprenderam a usar a função notam um aumento no nível de conforto.

 Tocando na tela

Essencialmente O 3D Touch tem três opções. - pressione rapidamente, médio e longo. A sensibilidade da matriz pode ser ajustada nas configurações. O que acontece com uma ou outra imprensa:

  • Toque rápido abre o aplicativo (imagem, arquivo);
  • o do meio abre a pré-visualização;
  • longo chama o menu de contexto, que oferece diferentes opções de ação.

Por exemplo, ao clicar rapidamente no ícone de e-mail, o usuário acessará imediatamente o aplicativo e, se pressionar o ícone, um menu com ações diferentes será exibido - escrever uma carta, ler a caixa de entrada e assim por diante.

No momento a tecnologia é usada ativamente pela AppleEmbora a informação oficial da marca afirme que em 2019 não estará nos novos dispositivos. Além disso, algumas marcas chinesas estão tentando usar o desenvolvimento em seus dispositivos, mas não obtiveram muito sucesso nesse campo.

Número de toques

Um parâmetro importante que muitas pessoas não prestam atenção é o número de toques simultâneos. Ele determina quais tarefas no dispositivo podem ser executadas e quais não são. Tela moderna pode reconhecer 2,3,5,10 toques. Todo usuário usa isso diariamente, mas nem pensa nisso.

 Toque para o telefone

Nota! O primeiro telefone que começou a entender dois toques foi criado pela Apple. Para ele, dois toques possibilitaram escalar a imagem deslizando dois dedos para lados diferentes da tela. Hoje, qualquer telefone pode fazer isso.

O segundo modelo de usar o dispositivo, o que requer vários toques - o jogo. Na maioria das vezes usuário usa pelo menos 2 dedos durante o jogo para controlar o personagem e realizar outras ações - correndo, batendo, atirando, aceleração. Um telefone moderno raro não compreende gestos. A oportunidade de trabalhar com eles novamente requer o apoio de vários toques. Muitos músicos colocam em seus aparelhos programas de música, quando necessário pressione simultaneamente teclas diferentese isso também requer o suporte de vários toques do dispositivo. A grande maioria dos smartphones caros tem o número máximo de toques - 10. Em modelos mais baratos, o número pode ser 5. Um número menor praticamente não ocorre.

Tipos de cobertura de tela

Nas primeiras gerações de smartphones, e alguns anos depois, o display foi usado como uma capa de exibição. placa de plástico fino. Ela tinha muitos pontos negativos - sensações táteis desagradáveis, arranhadas, quebradas rapidamente. Com o tempo, os fabricantes começaram a trabalhar nessa direção.

Gorilla glass

Em muitos smartphones de alta qualidade nos últimos anos, você pode ver o vidro da empresa Corning, chamada Gorilla Glass, como proteção de matriz. É um revestimento resistente a riscos que é difícil de riscar ou quebrar. Não distorce a cor, ao contrário da camada plástica. Existem várias gerações, e a mais alta qualidade no momento é a quinta, que pode ser encontrada em telefones premium. As gerações anteriores são comuns em modelos menos caros.

 Gorilla glass

Revestimento oleofóbico

O vidro da tela interage constantemente com os dedos. Devido a isso, impressões, manchas gordurosas e outros traços desagradáveis ​​aparecem na tela. Para proteger contra sua ocorrência foi criado camada repelente de graxa, que é chamado oleofóbico. Ele não apenas se opõe à aparência das impressões, mas também facilita sua remoção. Outro ponto importante: com a presença de tal cobertura deslizar o dedo na tela fica mais agradável e simples.

 Revestimento oleofóbico

Dica! Verifique se a presença da camada oleofóbica é muito simples - basta soltar uma gota de água na tela. Quanto melhor a gota é preservada, ou seja, não se espalha, melhor é a camada.

Revestimento anti-reflexo

Qualquer proprietário de smartphone se deparou com uma situação em que é impossível ver qualquer coisa no verão sob luz solar direta no monitor. Existem duas maneiras de lidar com isso:

  • definir o brilho máximo da luz de fundo, o que coloca a bateria mais rápida e nem sempre ajuda;
  • use camada anti-reflexo.

 Tela anti-reflexo

Relativamente recentemente, antes do aparecimento de uma camada especial nas matrizes da loja, os vendedores se ofereciam para comprar filme fosco, que possui propriedades anti-reflexo. Sua essência é que dispersa os raios do sol e aumenta a visibilidade na tela. A desvantagem de tais filmes está na redução da reprodução de cores, e é preciso escolher - perder a cor ou ter a oportunidade de se livrar do brilho.

Hoje, os fabricantes de telas criaram uma camada semelhante que é aplicada diretamente na tela. Sua vantagem é que o dispositivo não brilha ao sol, permite visualizar a imagem. Além disso, essa camada não estraga como um filme, ou seja, não precisa ser alterada. Mas a diferença mais importante do filme - camada não afeta a qualidade das cores da tela, a tela permanece brilhante e bonita. A função é útil, por isso, ao escolher um smartphone, você deve verificar com o vendedor se ele está na matriz, e é melhor conhecer essas informações antecipadamente nas revisões do dispositivo, como muitas vezes não são indicadas nas especificações técnicas.

Seleção e resolução diagonal

A diagonal e a resolução da tela são importantes e esses dois parâmetros estão sempre próximos. Pode-se argumentar que, até certo ponto, outro depende de um.

Seleção diagonal

A diagonal é medida em polegadas. Uma polegada equivale a 2,54 cm, ou seja, a tela de cinco polegadas é de 12,7 cm. Meça corretamente a diagonal da tela somente na matriz de um ângulo para o oposto sem capturar o quadro. O quadro não afeta a diagonal, e é por isso que na descrição você pode ver o parâmetro - o tamanho físico, e é medido em centímetros. Assim, para descobrir a diagonal da tela, basta medir a distância de um ângulo de outro ângulo para outro e dividir esse número por 2,54.

 Diagonal

É difícil responder à pergunta qual é o tamanho de tela ideal. Os smartphones modernos oferecem aos usuários opções de 3,5 a 7 polegadas.Escolher o melhor aqui é impossível, tudo depende das preferências do proprietário, assim como do modelo de uso.

  1. O comprador, que está envolvido em trabalho físico, e o smartphone usa exclusivamente para chamadas, é mais adequado para um pequeno dispositivo, uma vez que a probabilidade de seu dano é mínima.
  2. Para o trabalho e uso constante da Internet, é mais conveniente levar a versão média de 5 a 5,7 polegadas. É conveniente trabalhar com uma mão e é ótimo no bolso.
  3. Para quem desenha, joga, assiste filmes, lê ou faz apresentações no dispositivo, um dispositivo de 5,7 polegadas ou mais seria uma excelente opção. Estes telefones são inconvenientes para transportar no seu bolso e trabalhar com eles com uma mão, mas o tamanho da tela permitirá que você veja os menores detalhes da imagem.

Em outras palavras, ao escolher um dispositivo, é necessário entender quais tarefas serão executadas, bem como testar o dispositivo na ergonomia.

Isso é interessante! A moda para a diagonal está mudando: uma vez que os fabricantes quisessem reduzir a tela, e todos quisessem comprar um pequeno dispositivo, então os chamados fablets entraram em voga - uma versão de transição do smartphone para o tablet.Hoje, os usuários querem ter um telefone pequeno em tamanho, mas com uma matriz grande. Isso é facilitado pelo surgimento de uma nova proporção, bem como dispositivos sem moldura.

Resolução

Se você escolher uma diagonal difícil o suficiente, então tudo fica mais fácil com a resolução. O conceito de resolução é a razão entre o número de pixels por área de unidade. Quanto maior a proporção, mais clara e precisa é a imagem. Deve ser entendido que a mesma resolução será diferente em diferentes tamanhos de tela de smartphones. Afinal, um número de pixels na diagonal maior diminui a densidade, o que significa que a imagem fica granulada. Ao escolher e comparar dispositivos, este ponto deve ser levado em consideração. Você geralmente pode ter uma regra para essa relação: grande diagonal - grande resolução.

 Resolução

É importante! A densidade de pixels é abreviada como PPI. Na verdade, você não pode pensar em quantas polegadas a tela, e qual o número de pixels, e comparar a densidade. Por exemplo, um telefone tem um PPI de 443 e outro 403, o que significa que o primeiro modelo terá uma imagem menos granulada.

Hoje não existem regras específicas para a resolução do telefone, dependendo da diagonal, mas você pode selecionar as mais populares:

  • 840 * 480 pontos - até 4,5 polegadas;
  • 1280 * 720 (HD) - de 4,5 a 5 polegadas;
  • 1920 * 1080 (FHD) - de 5 polegadas e acima.

Além disso, dispositivos caros com diagonais grandes também têm resolução mais alta, por exemplo, QHD - 1440 * 2560 pontos. Esta é uma das maiores opções para a proporção de pontos para a área, e hoje, para um smartphone caro ter uma resolução menor, é considerado um sinal negativo. Você não deve pagar em excesso por tal permissão em uma pequena matriz, a diferença na diagonal de 5,5 polegadas entre as resoluções de FHD e QHD não será visível.

Smartphones com duas telas

Em conclusão, o tema dos monitores deve lembrar outra tendência interessante, que não é generalizada, mas é encontrada ocasionalmente em smartphones. Estamos falando de dispositivos com duas telas.

 Duas telas no smartphone

Normalmente a segunda tela é pequena e serve para exibir informações adicionais, como notificações ou controlar algumas funções. Este é um truque bastante peculiar, que está longe de ser necessário para todos os usuários, portanto os smartphones com 2 telas não são muito comuns.

 Smartphone com uma segunda tela

O segundo monitor pode ser criado usando uma das tecnologias acima - IPS ou AMOLED, ou pode ser completamente diferente - por exemplo, com tecnologia de tinta eletrônica. Inicialmente, foi criado para e-books, já que a característica da produção de tais matrizes permite que você os otimize para leitura (eles não pisquem, os olhos não se cansam), e além disso, eles têm consumo de energia mínimo que praticamente não colocam a bateria. Um exemplo de telefone com esta tela é YotaPhone russo, aqui todo o painel traseiro é uma matriz de tinta eletrônica (tinta eletrônica). Ele exibe notificações, exibe horas e outros recursos úteis.

 Meizu

Um dos mais brilhantes representantes de dispositivos modernos com um display auxiliar - Meizu Pro 7. Uma tela adicional é criada pela tecnologia AMOLED, sua diagonal é de 1,9 polegadas e a resolução é de 240 * 536 pixels. Ele é usado para exibir uma notificação, criar uma foto selfie na câmera principal, bem como para executar um conjunto limitado de funções.

Lista dos smartphones mais vendidos de acordo com os compradores em 2018

Smartphone iPhone da Apple Xs Max 64GB no mercado Yandex

Xiaomi Mi8 6 / 128GB Smartphone no mercado Yandex

Smartphone Xiaomi Redmi S2 4 / 64GB no mercado Yandex

Xiaomi Mi Max 2 64GB Smartphone no mercado Yandex

Smartphone ASUS ZenFone 5Z ZS620KL 8 / 256GB no mercado Yandex

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música