Smartphone e telefone: diferenças externas e funcionais

Telefones celulares e smartphones modernos fornecem comunicação de voz pela rede celular, recebendo e enviando mensagens de texto, realizam várias outras funções estruturais: notificações de chamadas e mensagens, despertador, calendário com anotações, jogos simples, MMS, rádio FM e um navegador da Internet. . Ficou difícil para os cidadãos entenderem como um smartphone difere de um telefone. Enquanto isso, essas consoantes no nome e similares em dispositivos de função são completamente diferentes. Os principais critérios pelos quais é habitual distinguir estes dispositivos móveis são os seguintes:

  • presença / ausência de um sistema operacional;
  • a capacidade de auto-instalar aplicativos;
  • recursos de design de hardware;
  • oportunidades de internet.

O sistema operacional é uma diferença importante.

O gerenciamento das funções de um smartphone é baseado em um software especial, chamado de sistema operacional (doravante referido como OS). Este fato nos permite considerar um smartphone. como um laptop. Um dispositivo móvel inteligente pode funcionar com várias aplicações, permite criar e editar documentos e imagens, bem como contactar pessoas via e-mail e redes sociais. A funcionalidade acima não está disponível com um simples firmware Java de um telefone celular. Portanto, para dummies, um critério importante para a escolha de um dispositivo móvel é a presença / ausência de um sistema operacional na descrição do dispositivo.

 Smartphone

É importante! A ausência do nome do sistema operacional nas características do dispositivo de comunicação móvel é a diferença fundamental entre o telefone e o smartphone.

Existem várias opções para operar software para smartphones, e os mais populares são Isto é iOS, Android, Windows Phone. Dependendo do sistema operacional usado no smartphone, os dispositivos inteligentes são divididos em iPhones, fundos do Windows, smartphones Android e dispositivos que executam outros sistemas operacionais menos comuns (BlackBerry OS, Tizen).

 Telefone do Windows

Sistema operacional Windows Phone

 Android

Sistema operacional Android

 Ios

Sistema operacional IOS

Oportunidades de gadgets inteligentes graças ao software operacional

A presença do sistema operacional expande significativamente a funcionalidade do dispositivo móvel, e essa é a principal diferença entre um dispositivo “inteligente” e um telefone celular. O sistema operacional móvel, como o "cérebro" operacional de um computador, suporta o trabalho de vários programas: navegadores de Internet, mensagens instantâneas, programas para leitura, escuta de música, visualização de fotos e vídeos, vários editores de texto e imagem e aplicativos.

Como regra, os fabricantes fornecem smartphones com vários aplicativos proprietários que fornecem as seguintes funções:

  • Acesso à Internet para procurar qualquer informação necessária;
  • reprodução de gravações de áudio e vídeo;

 Assistindo video

  • criar playlists;
  • correspondência por e-mail;
  • redes sociais;
  • fotografia e filmagem de vídeo;

 Fotografar em um smartphone

  • criação de notas, notas, livros de contato;
  • criação e edição de textos, gráficos, tabelas, apresentações e outras informações do escritório;
  • Navegação GPS, trabalho com mapas, oportunidades de fitness;
  • pesquisar e instalar aplicativos de terceiros (loja de aplicativos);

 Aplicações

  • Programas de leitura de livros em formato eletrónico;
  • jogos e outros entretenimentos;
  • funções de pagamento.

É importante! O conjunto de funções regulares de um smartphone depende do nível de hardware da plataforma de hardware e da versão do sistema operacional.

Além dos programas fornecidos pelo fabricante, o proprietário do smartphone pode instalar e usar aplicativos de terceiros, pesquisando e A instalação é recomendada através da loja de aplicativos.

A diferença entre o telefone e o smartphone no hardware

O firmware de um telefone comum garante a interconexão das partes componentes do dispositivo. Este é um módulo celular, display, teclado, alto-falante, microfone, bateria e outros módulos adicionais.

 Telefone celular dentro

 Firmware Java

Um smartphone, ao contrário de um telefone celular, é muito mais complexo. Como um computador, ele baseado no processador centralque, juntamente com RAM e um controlador gráfico, constitui uma base produtiva que gera comandos para módulos embarcados. Além da arquitetura básica, incluindo o chipset, RAM e ROM, os principais módulos dos smartphones modernos são:

  • tela de toque;
  • Módulo de comunicação celular com modem 2G / 3G / LTE;
  • alto-falantes internos e externos e microfones, gravador de voz;
  • Wi-Fi, adaptadores Bluetooth;
  • Módulo de navegação GPS e um conjunto de sensores;
  • câmera principal e frontal;
  • bateria

 Hardware para smartphone

Dependendo do status do modelo e do fabricante, os dispositivos inteligentes móveis podem ser equipados com os seguintes elementos funcionais:

  • foto flash;
  • Chip NFC;
  • Rádio FM;
  • sensor de impressão digital;
  • scanner de íris.

A tarefa do sistema operacional é gerenciamento de recursos potenciais do smartphone, cuja provisão é confiada à unidade computacional da equipe de computação e aos módulos embarcados. O controle é exercido através de 2-3 botões físicos (liga / desliga, controle de volume, por exemplo), botões de toque, teclado virtual e comandos de voz.

Acesso à World Wide Web

As operadoras móveis fornecem aos usuários uma variedade de planos tarifários, a maioria deles fornece pacotes de tráfego de Internet em redes de diferentes gerações (EDGE, 2G, 3G ou 4G). Todos os smartphones e a maioria dos modelos de telefones celulares comuns são equipados com suporte para redes de um nível ou outro..

 Internet no telefone

Dica! É possível determinar se o dispositivo suporta o acesso à Internet na Internet pela presença de um navegador instalado.

Configurações especiais do dispositivo após a compra de um cartão SIM com a tarifa ideal não serão exigidas do usuário quando você o iniciar pela primeira vez. Provedores fornecidos configuração semiautomática de parâmetros de rede celular com participação mínima de assinantes.

O que é melhor escolher

O que é melhor escolher, telefone ou smartphone com acesso à Internet? Depende muito do proprietário, suas preferências e habilidades de usar dispositivos móveis. Ambos os dispositivos têm suas vantagens e desvantagens.

Os smartphones são multifuncionais e produtivos., eles podem substituir toda uma gama de dispositivos: de uma comunicação por voz ou fonte Wi-Fi a um reprodutor de áudio e vídeo, câmera ou um dispositivo de pagamento (terminal). E estes são os méritos indiscutíveis dos dispositivos inteligentes.

Vulnerabilidade a malware e vírus, consumo de energia de smartphones, por um lado, bem como a capacidade dos usuários de dominar uma ampla gama de funcionalidades e consideráveis ​​pagamentos mensais a uma tarifa, por outro lado, nos fazem pensar na conveniência de comprar um dispositivo inteligente.

Dica! As pessoas mais velhas e os estudantes mais jovens podem facilmente usar um telefone celular simples, sem funcionalidades desnecessárias, que você ainda precisa saber como lidar.
Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música