Como organizar o trabalho em um plotter

A impressão em grandes formatos está firmemente presente em nossas vidas. É difícil imaginar uma empresa que nunca recorreu aos serviços de produção de plotter de impressão. Cartazes, banners, cartazes enormes, adesivos grandes - tudo isso e muito mais é impresso em máquinas especiais que exigem uso cuidadoso e cuidadoso. Tais dispositivos são chamados plotters, ou plotters de corte (dispositivos operando no princípio 2 em 1, impressão e corte simultâneo). Vamos tentar entender as complexidades da operação desta técnica, considerar alguns exemplos e lançar luz sobre as nuances que precisam ser consideradas antes de começar a trabalhar com uma plotadora.

O que é um plotter

Estes dispositivos foram inventados para imprimir e cortar produtos widescreen adesivos. Mas os conspiradores verdadeiramente massivos ajudaram a tornar-se filme de transferência térmica. Quando os consumíveis se tornaram acessíveis e confiáveis ​​em qualidade, a popularidade dos plotters aumentou drasticamente. Olhando para qualquer inscrição ou imagem aplicada a têxteis, pode-se ter certeza de que foi feita usando um plotter. No entanto, como quase qualquer inscrição no filme.

 Plotter

O corte (papelão ou papel) também é realizado por um plotter. De acordo com a classificação mais comum, esses plotters são geralmente divididos nas seguintes variantes.

  1. Flat. O material é colocado em uma grande superfície horizontal que é completamente plana. A imagem é cortada usando uma carruagem móvel com uma faca fixada nela.
     Plotter plana

  2. Laminado. O fornecimento de material é realizado desenrolando o rolo, e o corte ao longo das marcas é devido ao movimento do carro em apenas uma posição (direita e esquerda). Este tipo de dispositivos não pode se gabar de alta precisão de imagem.
     Plotter de rolo

  3. Laser. À primeira vista, um plotter plano comum pode lembrar um pouco.A diferença é que, em vez de uma faca, uma cabeça de laser é cortada.
     Impressora a laser

Software para trabalhar

O plotter funciona de acordo com um algoritmo predeterminado. Primeiro você precisa se conectar a um computador pessoal. A imagem a ser impressa é enviada para o dispositivo, após o que ocorre o processo de corte. A velocidade do trabalho é altamente dependente da tecnologia usada por um ou outro modelo. No futuro, o material resultante é aplicado a uma superfície de metal ou têxtil, dependendo da necessidade.

Na plotadora, há um software que implementa o processo. Naturalmente, um programa correspondente também deve ser instalado em um computador pessoal, sem o qual é impossível enviar um desenho para o corte. A maneira mais fácil de fazer isso é de Korela - Coreldrawsoftware para impressão de plotter.

 Software para impressão plotter

Se o corte do contorno for executado incorretamente, ou se o corte tiver sido deslocado sobre o impresso, você deverá configurar o software.

Além do CorelDraw, você pode usar o programa Plotcalc. Tem uma interface bastante simples, é fácil de trabalhar, além de não demorar muito tempo para aprender.Outro programa de plotter bem conhecido é Signcut. A versão completa é paga, mas a partir do site oficial você pode baixar uma versão de teste de teste, que tem algumas limitações. Em geral, o menu do programa acabou por ser um pouco sobrecarregado, mas a funcionalidade é impressionante. Com este utilitário, você pode controlar a profundidade de corte da faca, desde que essa opção seja suportada pelo próprio modelo.

Programa ligeiramente menos conhecido eCut. A principal vantagem deste software é que ele permite cortar arquivos diretamente do CorelDraw. Os arquivos são gravados diretamente na porta da plotadora, ignorando a participação dos drivers, portanto, a ocorrência de erros e incompatibilidade é minimizada.

O seguinte software para exibir informações em uma plotadora é chamado OMEGA CUT. Omega é usado principalmente para trabalhar com documentação de projetos e é popular entre aqueles que trabalham com plotters neste campo. A funcionalidade é limitada ao escopo, talvez o programa possa ser descrito como médio.

O princípio do plotter, além da impressão, também implica o corte. Naturalmente, nem todo software é escrito com essa função em mente.Simplificando, nem todos os programas de plotadora são adequados para um cortador de corte e vice-versa. Para dispositivos que operam no princípio 2 em 1, o mais frequentemente fornecido é o software “nativo”, desenvolvido e implementado pelo fabricante do equipamento. No entanto, há sempre a opção de usar software de terceiros, se os recursos do software pré-instalado não atenderem mais aos requisitos.

 Trabalho plotter

Se você só precisa cortar as fotos, então, para isso, não há necessidade de comprar um programa, cuja licença é medida em centenas de milhares de rublos. Suficiente limitado a contrapartes mais acessíveis. Além disso, se o trabalho envolver apenas impressão, você poderá limitar-se às capacidades do software incorporado, sem investir um centavo na compra de software. É claro que, se no decorrer do trabalho você tiver que recorrer aos serviços de um editor de gráficos vetoriais, bem como imprimir padrões complexos, deve considerar expandir a funcionalidade do software para a plotadora.

Algoritmo de impressão na plotadora

O algoritmo de impressão em uma plotadora (pelo exemplo de Korela) é o seguinte.

  1. Você precisa encontrar e abrir o "arquivo" na janela que parece encontrar opções de layout de página e escolha uma delas: impressão rápida (usando padrões padrão), parâmetros da configuração anterior ou recorrer à configuração atual da próxima impressão.
  2. Se o desenho implica layout da página, você pode ajustar este parâmetro no menu apropriado. O layout da página inclui vários subitens de uma só vez, nos quais muitos valores diferentes são controlados. A maioria deles tem marcadores de sinalizaçãoque esclarecer quais dos parâmetros serão alterados. Após a conclusão de todas as manipulações, você pode usar a visualização e, se desejar, cancelar as alterações.
  3. Em seguida, você deve continuar a imprimir (ou imprimir na plotadora) e na coluna "nome", selecione o modelo da plotadora na qual a impressão será executada. Nas propriedades, você pode definir as configurações do driver da plotadora.
  4. Na seção "tamanho do papel" você só precisa usar dimensões padronizadaspara eliminar a confusão. É melhor ficar com o formato suportado pelo modelo. Para descobrir com quais formatos o modelo trabalha, você precisa examinar suas características de desempenho.
  5. Na coluna "escala de impressão", você deve indicar "por tamanho de papel" ou defini-lo para o tamanho desejado. A espessura das linhas também deve ser dimensionada de acordo com a escala de impressão.
  6. A coluna "intervalo de impressão" permite escolher entre os seguintes itens: "todas as geometrias", "bordas de desenho", "visão com nome" ou fazer alterações em todos esses parâmetros.
  7. Depois disso, você precisa definir o número necessário de cópias do selo.
  8. Para enviar informações para uma impressora, mas para um arquivo salvo, você pode clicar no elemento "imprimir para arquivo".
  9. Depois de todas as manipulações, o programa oferecerá preview impressões planejadas. Se o usuário quiser imprimir o documento no formulário existente, bastará clicar em "ok", após o qual o arquivo será imediatamente enviado para a plotadora ou enfileirado para impressão se o dispositivo não estiver disponível no momento por algum motivo.

Existem vários comandos curtos e teclas de atalho que podem ser usados ​​para tornar a impressão muito mais fácil. Inserindo o comando "print" na linha de comando, o usuário iniciará o processo de impressão.E para acesso rápido à impressão, basta pressionar o menu no explorador de programas aberto, apontar o cursor para o elemento “arquivo” e pressionar “imprimir”, depois “impressão rápida” (ou tecla de atalho Ctrl + P).

Corte de vários materiais

Naturalmente, para a implementação desta função é necessário um plotter de corte ou plotter-cutter. A qualidade do corte depende de vários critérios.

  1. Nitidez da lâmina. Quanto mais nova for a faca, mais nítida será. É claro que, para tarefas simples, por exemplo, cortar papel, não é a mais nova, mas para trabalhos com jóias, onde a precisão depende muito, a lâmina deve ser a mais afiada possível.

 Faca de plotter

  1. Qualidade da fonteisto é quão difícil e verdadeiro é o desenho em si. Às vezes é preciso a maior parte do tempo para finalizar um arquivo do que imprimir e projetar. Afinal, se mesmo um indicador não convergir para algum lugar, a estrutura da figura será quebrada.
  2. O tapete deve ser pegajoso o suficientepara consertar bem um consumível (tecido, vinil, etc.).
  3. Customização para um material específico. Normalmente, todas as configurações disponíveis podem ser visualizadas nas propriedades do próprio dispositivo. É melhor configurá-los manualmente, porque a técnica não pode reconhecer o material por conta própria.

Para experimentar um novo material no negócio, você deve sempre ter em mãos algum tipo de desenho. As amostras de teste oferecidas pelo fabricante nem sempre refletem a imagem real, porque implica círculos e quadrados cortantes, nos quais não há nada complicado.

Sem testes preliminares, não é altamente recomendável executar um padrão completo - a probabilidade de material exibido incorretamente é alta.

Outro fator importante no caso significa cortar vários materiais de uma só vez. Sob cada material, você deve ter uma faca separada: as lâminas para papel e tecido são bem diferentes. Alguns especialistas rotulam as lâminas para não confundi-las. Por exemplo, "T" - tecido, "K" - papelão, etc.

Se não apenas a impressão de padrões for planejada, será necessário trabalhar com pressão e saliência da lâminaexpondo o necessário nas configurações do sistema. A diferença no trabalho no tecido apenas no princípio de uso posterior: corte sob a adaptação ou execução da aplicação. Para cortar em papelão, a altura em que a lâmina vai subir é importante. Como o material em si é fácil de “tocar”, é necessário traçarde modo que ao cortar o papelão foi bem fixo em uma posição para eliminar a distorção.

 Cartão de corte

Filme

O filme Oracal requer especial precisão ao preparar para cortar. Como a base de vinil pode ser facilmente deformada, a precisão da joalheria é necessária no momento da fixação. Quanto maior a imagem (imagem, logotipo, etc.), mais cauteloso deve ser o layout do designer. Durante o trabalho com este material é necessário considerar que o corte será apenas um processo intermediário. O filme de vinil, antes de você ter uma aparência finalizada, passa por vários estágios de processamento. Se você compará-lo com outros materiais, como pano, você pode notar uma certa complexidade durante a operação.

Paper

Ao trabalhar com papel comum de formato largo, basta seguir a nitidez das lâminas e alterá-las a tempo. Papel é muito despretensioso em termos de corte. Suas desvantagens podem ocorrer durante reações químicas e térmicas, mas durante o corte do próprio padrão, a probabilidade de um defeito não é tão alta.

Considerando todos os aspectos acima, cortar vários materiais com um cortador de plotter não será difícil.Claro, sem uma certa experiência, sempre haverá o risco de estragar um lote de espaços em branco. É por isso que os especialistas recomendam tentar cortar primeiro em pequenos materiais de teste. Para iniciar o corte principal de qualquer um dos materiais acima é somente quando há confiança de que o arquivo original com a imagem está corretamente construído e todas as suas partes são calculadas e convergem. Também é importante prestar atenção à condição técnica do dispositivo, colocar as lâminas sob o material e verificar sua nitidez.

Conclusão

Trabalhar em uma plotadora é fácil, você precisa apenas de um pouco de habilidade e cuidado. Todos os aspectos do trabalho têm seu próprio algoritmo passo a passo, desde a seleção e instalação de um programa para trabalhar com arquivos até a manutenção de elementos individuais do dispositivo. Mesmo que algo não funcione na primeira vez, não se desespere e desista. Tendo demonstrado paciência, qualquer um dos estágios de trabalho com uma plotadora será aprendido com sucesso. Deve-se notar que o uso de tecnologia de impressão de grande formato na maioria não é muito diferente da operação de impressoras ou de quaisquer dispositivos multifuncionais. Certas nuances específicas, é claro, estão presentes, mas se você desejar, todos esses pontos podem ser estudados e aprendidos para trabalhar com eles.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música