Tudo o que você precisa saber sobre o plotter
Hoje, quase todos os computadores domésticos e de escritório estão equipados com uma impressora: a necessidade de imprimir documentos literalmente rapidamente ocorre com bastante frequência. Mas os recursos de uma impressora convencional ou dispositivo multifuncional (MFP) nem sempre são suficientes. Se uma impressora simples for adequada para a impressão de A4 normal, isso não será suficiente para a impressão em grandes formatos. Então o plotter vem em nosso socorro. Traduzido da língua grega, é um dispositivo para construir um padrão gráfico exato em um formato amplo (até A0). Diferentemente, esses dispositivos também são chamados de plotters.
Conteúdo
Informações gerais sobre plotters
A diferença fundamental entre uma plotadora e uma impressora convencional (ou MFP) é que, além de imprimir em papel comum, a plotadora é capaz de trabalhar com vários tipos de consumíveis, bem como cortar produtos impressos.. Os modelos de impressora personalizados não podem trabalhar com tamanhos grandes de papel (A1, A0), mas a plotadora pode. Além disso, em plotters, o papel especializado é mais frequentemente utilizado, impregnado com corantes e reagentes, que se manifestam durante uma reação química. MFP convencional implica o uso de consumíveis clássicos.
O que é um plotter em um sentido mais amplo? Como já ficou claro, esse tipo de dispositivo é usado quando há necessidade de imprimir produtos em folhas grandes de papel. Um bom exemplo são anúncios, cartazes publicitários e outdoors, desenhos de impressão.
No entanto, a plotadora pode ser usada não apenas para imprimir papel, mas sua área de aplicação é muito mais ampla. A onda é real, por exemplo, madeira ou vinil, você pode encontrar um plotter têxtil e até mesmo uma máquina de comida 3D. Mas o custo de tais modelos é muito alto, então eles não são amplamente difundidos.
Os modelos mais populares de plotters trabalham com papel, filme, vinil, plástico, realizando layouts para diversos fins.
Para cortar produtos impressos, existem dispositivos especiais - cortadorese eles também são referidos como plotadoras. Menos comumente, existem dispositivos 2 em 1 que combinam as duas possibilidades - impressão e corte. Vamos tentar descobrir como esses dispositivos são classificados.
Classificação básica
No momento não há uma classificação geralmente aceita de plotters, que é amplamente usada em todos os lugares. Apesar dessa omissão, existem vários princípios para distinguir plotters. Um deles - por nomeação. A separação será pequena, apenas duas versões:
- corte;
- digitando.
Aparelhos de impressão não é capaz de cortar produtos impressos por conta própria. Por via de regra, para isto você tem que comprar um segundo dispositivo, ou inicialmente considerar um dispositivo que combina estas funções (se necessário). Para o corte de produtos promocionais já impressos destina-se plotter de corte - cortador, é adequado para adesivos, filmes e, em casos raros, mesmo para produtos de vinil.
Por tipo de plotters de construção são:
- apartamento (comprimido);
- rolo;
- laser.
Flat fixa a folha, e o corte do filme é realizado por uma carruagem móvel com uma faca, movendo-se de acordo com um determinado padrão. No caso de enrolado o dispositivo, o carro se move em direções diferentes, cortando assim o padrão necessário durante a alimentação do material. Laser O cortador tem um design plano, mas, ao contrário da primeira opção, em vez de um carro com uma faca, um laser de alta precisão é responsável pelo corte. Naturalmente, a qualidade de tais produtos será muito maior: é possível elaborar detalhes menores e mais precisos.
A plotter de impressão é a unidade mais acessível para a criação de pequenas quantidades de produtos publicitários ou de férias em um ambiente de escritório. Para armazenamento e manutenção de tal dispositivo não requer uma sala de armazenamento ou quaisquer condições especiais, que não podem ser ditas sobre consumíveis.
Na maioria das vezes, papel ou vinil, nos quais as impressões ocorrem de acordo com um determinado layout, é um material impregnado com soluções químicas que não toleram mudanças súbitas de temperatura.
Portanto, ao armazenar consumíveis para uma plotadora de impressão, é altamente recomendável observar as condições de temperatura.
A diferença em plotters na forma do bloco de desenho
No caso de um bloco de desenho, a classificação é mais fácil. As seguintes variedades existem:
- pena;
- tipo de jato;
- tipo de laser;
- tipo eletrostático;
- saída direta;
- transferência térmica de informações.
Vamos considerar com mais detalhes cada um dos tipos de tecnologia acima.
Pena
O princípio de funcionamento da plotter de caneta é simples: a imagem é aplicada à base com uma caneta, que pode se mover apenas em duas direções. Como um corante pode ser usado um lápis especial ou tinta líquida. O último acontece solvente e ecossolvente. O que isso significa? As tintas solventes são compostas de solventes, o que permite criar desenhos em superfícies de PVC, para as quais foram criados. As tintas com solventes também contêm solventes, mas são menos agressivas e tóxicas. Eles não emitem um cheiro pungente quando trabalham e são gastos de forma mais econômica.
Para o movimento da caneta nestes plotters é responsável motor elétricoportanto, ao criar desenhos e desenhos, eles fazem muito barulho. Outro impressionantes plotters de caneta negativa - baixa velocidade de impressão. No entanto, existem vantagens:
- alta qualidade das imagens recebidas;
- Cor saturada e bom contraste (com impressão a cores).
Jet
Na plotter a jato, a mesma tecnologia é usada na impressora: a impressão é realizada aplicando-se um conjunto de pequenos pontos coloridos de 4 cores primárias (CMYK). Plotters de jacto de tinta são populares porque fornecem muitos benefícios:
- alta velocidade;
- boa resolução;
- serviço e consumíveis acessíveis;
- custo ótimo.
Modelos de jato de tinta podem ser com ciss (sistema de fornecimento ininterrupto de tinta). Essa qualidade é muito importante nas condições de impressão tipográfica rápida contínua ou extrema, quando não há tempo para recarregar um cartucho de ponta.
Laser
O plotter laser funciona exatamente da mesma maneira que a impressora. Podemos dizer que este é um MFP a laser widescreen. A base encontra-se tecnologia eletrotécnicabaseado no efeito fotoelétrico de camadas semicondutoras fotossensíveis de materiais contendo selênio, bem como nos efeitos de campos eletrostáticos. A imagem tem um assim chamado.transportador intermediário (tambor giratório com selênio depositado nele), que pode ser carregado com um potencial extremamente alto - centenas de volts. Com a ajuda de um feixe de luz, esta carga é removida, formando uma imagem eletrostática não desenvolvida atraída pelo toner fino magnetizado. No futuro, tudo é mecanicamente transferido para o papel preparado.
Os plotters a laser são capazes de imprimir uma imagem em minutos, graças aos quais eles ganharam enorme popularidade nos negócios de publicidade e impressão.. No entanto, seu custo é bastante alto em comparação com os dois primeiros tipos.
Eletrostático
Uma plotadora eletrostática é um pouco semelhante a um laser. Seu princípio de funcionamento também é baseado na formação de imagens latentes (elétricas), as chamadas. "Alívio potencial". Infelizmente, a desvantagem dessa tecnologia é que a impressão especial é necessária para impressão. papel eletrostático, completamente revestido com dielétrico e impregnado com sal hidrofílico. Esse papel requer condições de armazenamento constantes, como umidade, para manter a eletrificação. A menor violação pode levar ao seu dano.
Outra desvantagem das plotadoras impressas eletrostáticas é a alto custo de serviço dispositivos próprios, a aquisição de consumíveis. As vantagens incluem a estabilidade do produto acabado. A imagem obtida com o auxílio de uma plotter eletrostática é resistente aos raios UV, é armazenada por um longo tempo sem perder o brilho, e também tem um alto grau de proteção contra outras condições climáticas externas.
Saída direta
Plotter de saída direta também é necessário. papel especializado, sem o qual sua operação se torna impossível. Esse papel é especialmente impregnado e, ao longo das bordas, fica uma linha estreita do “pente” de mini aquecedores. O aquecimento é realizado enquanto o papel está sendo alimentado a partir do rolo. A mudança de cor ocorre nos locais de aquecimento e depende da temperatura.
Infelizmente, esta tecnologia de impressão é em preto e branco. A saída direta não é capaz de fornecer cores, apenas alguns tons de cinza.
No momento, os consumíveis para plotters de saída direta estão disponíveis e são amplamente utilizados na impressão. Muitos cofres de arquivamento ordenam a impressão usando saída direta. Isso se deve ao fato de que o produto acabado longa vida de prateleira e sensibilidade mínima a influências externas. A impressão é realizada em papel, papel vegetal e filme.
Com transferência térmica
Dispositivos que operam com base no princípio da transferência térmica distinguem-se pelo fato de que entre o elemento de aquecimento e o papel especial (incluindo uma película de diferentes níveis de transparência) é colocado matriz de cores. Sua espessura geralmente não excede 4-10 mícrons. A matriz de cores é colocada perto do papel, ao qual parte da tinta passa quando aquecida. A camada de coloração é feita de cera e não é fusível.
Em uma passagem, uma cor é aplicada. A correção de cores é obtida em quatro passagens completas. Infelizmente, em conexão com isso, temos que lembrar consumíveis caros e a necessidade de sua substituição frequente. Então, para criar uma imagem colorida, é preciso quatro vezes mais tinta do que desenhar uma imagem em preto e branco. É por causa deste fator que esta tecnologia de impressão não ganhou popularidade em massa. Na maioria das vezes, os termoplotadores são usados onde é necessário criar uma imagem tridimensional (por exemplo, cartografia) com renderização de cores de alta qualidade. Além disso, essa tecnologia é usada para criar apresentações de alta qualidade.
Plotters "dois em um"
Um plotter de impressão com uma função de corte é geralmente chamado de híbrido ou cortador. Apesar de alguma confusão na terminologia, com os dispositivos de dados do dispositivo tudo parece bastante simples. Na maioria das vezes estamos falando de uma plotadora impressa do tipo rolo com a possibilidade de cortar produtos. Tal combinação de funções sob um corpo é muito conveniente, especialmente quando se trata de cortar filme ou papel imediatamente após a impressão dos produtos. Neste caso, acaba por usar um dispositivo em vez de dois, o que simplifica bastante o processo.
A liberação de tais dispositivos envolve-se, especialmente, a companhia Cricut. Embora entre seus produtos existam plotters comuns.
Especificações plotter cortador pode variar dependendo das solicitações. Basicamente, ao escolher esses dispositivos são guiados pelos seguintes indicadores.
- O grau de largura de cortePor via de regra, alcança 1.000 mm. Isso é suficiente para a fabricação da maioria dos tipos de produtos promocionais. Para a fabricação de pedidos mais especializados usando plotadoras de grande formato, mas a maioria das necessidades diárias pode cobrir dispositivos com uma largura de 500 a 720 mm.
- Precisão de corte não menos importante. Quanto mais fino o material necessário para ser cortado, maior será a precisão das lâminas. Dependência neste caso é direta. Naturalmente, quanto maior a precisão, maior o preço desse cortador.
- Características ópticas também importante para este tipo de dispositivo. O posicionamento mais comum da óptica é a presença de um sensor especializado capaz de fazer marcas em um layout já impresso. Usando os contornos indicados, você pode cortar o material de qualquer complexidade. Tal sensor ótico trabalha amarrando às dimensões (grade de coordenação) do material de fonte. Tendo-se unido pelo tamanho, a lâmina será capaz de cortar o papel ou um filme precisamente pelo tamanho e uma curva, repetindo as nuances mais pequenas do desenho.
- Pressão da lâmina. Tudo é simples aqui: quanto mais forte a pressão da lâmina no material, mais espesso é o papel ou filme que a lâmina pode cortar. Para manusear papel comum, uma pressão de 350g será suficiente.Se for feito para trabalhar com um material mais duro, como o vinil, essa pressão não será suficiente. Para vinil, o grau de pressão na faca não deve ser inferior a 400-500g.
- Velocidade de corte. Se as tarefas diárias não incluírem cortes urgentes de produtos impressos, você não deve considerar um modelo com alta velocidade. O pagamento a maior para esta opção será muito substancial.
Além das características discutidas acima, os cortadores de plotter são diferenciados pela presença de uma tela, um ponteiro de rede, uma faca transversal, uma cesta para materiais e um suporte para rolos.
Como usar diferentes tipos de plotadoras
É aí que realmente não há limite para a imaginação, por isso é na aplicação de plotters modernos. Claro, o principal pedido vem de atender às necessidades produtos promocionais e materiais tipográficos. Um percentual ligeiramente menor é ocupado por todos os tipos de documentos arquivísticos e cartográficos, em que o consumidor está mais interessado na alta qualidade do produto impresso do que em sua quantidade.
Hoje, a indústria de uso comercial de plotters está se desenvolvendo de forma muito ativa e bem sucedida. no campo do empreendedorismo individual: pequenos salões fotográficos, estúdios privados, trabalhando em pedidos individuais. Tais oficinas aceitam pedidos de trabalho em feltro, tecidos, para scrapbooking - tudo isso é feito usando um plotter.
Para tarefas específicas que exigem uma abordagem especial, você pode até usar material de corte de látex, mas deve-se notar que nem todos os modelos podem trabalhar com ele.
O material para impressão pode ter propriedades especiais, neste caso, apenas a imaginação do cliente serve como um limitador. Quase tudo pode ser impresso na superfície do material. Em alguns casos, a aplicação da tinta já está peças de volume (por exemplo, mapeamento usando penas coloridas). Exemplos de vários usos são a massa, variando de cartazes impressos em material de vinil, até papéis de parede de "alongamento" individuais feitos de materiais inovadores, que são pintados com a ajuda de um moderno cortador de corte e, posteriormente, também cortados.
Outra área de plotadoras de aplicativos - impressão de notas bancárias. Eles são feitos em plotters de corte, que inicialmente marcam e cortam as contas. O mesmo se aplica à impressão de quaisquer documentos do governo com a marca "sinal de estado". Grandes volumes de impressão são sempre realizados em uma técnica de grande formato, após o que são cortados e entregues quando estão prontos para o seu destino.Até mesmo o papel no qual os dados do passaporte são impressos, imprime e corta o plotter, os dados são digitados posteriormente, no escritório local de passaportes.
É difícil imaginar documentos, roupas, cartazes publicitários, cartazes e banners sem um dispositivo para impressão e corte. Pode-se dizer, sem exagero, que esse tipo de equipamento movimenta indústrias e organizações sociais inteiras, garantindo sua interação.
Conclusão
Apesar do fato de que existem muitos tipos de plotadoras, uma coisa permanece inalterada - sua demanda de massa. Todos os dias, este tipo de equipamento cobre as necessidades de uma variedade de promoções, anúncios e projetos. Esse plotador permite que uma pessoa expresse suas emoções de maneira mais vívida e eficiente, como elas merecem. Apesar do alto custo dos consumíveis, o uso de cortadores de plotter continua sendo relevante. Raramente, quando uma máquina industrial está em marcha lenta ociosa por mais de um dia, na maioria das vezes o dispositivo é carregado no máximo nos finais de semana, durante o dia e à noite. E isso é fácil de explicar - apenas o plotter é capaz de trabalhar com grandes formatos, imprimindo todas as informações necessárias sobre eles.