Como reabastecer uma impressora a laser

Modernos dispositivos de impressão que operam com tecnologia laser proporcionam alta velocidade e excelente qualidade de trabalho. Mas a visualização do arquivo no papel não aparece do nada, para isso você precisa Toner consumível. Se a qualidade do resultado impresso deixar muito a desejar (cores fracas, faixas claras no texto ou na imagem), isso indica apenas uma coisa: o toner está gasto e a impressora a laser precisa ser recarregada. Você pode fazer isso sozinho - siga estas recomendações.

Como escolher o toner certo

Qualquer dispositivo desse tipo é carregado com um pó de toner especialmente projetado. É importante que diferentes modelos de impressoras e toners sejam usados. O fabricante geralmente torna mais fácil para o usuário escolher, indicando no frasco uma lista de modelos de impressoras a laser para as quais o produto proposto é adequado. No centro desta mistura de pintura está a tecnologia desenvolvida para uma marca específica.

 Toner de impressora

Entre os toners para uma impressora a laser podem ser divididos em várias categorias.

  1. Toner original. Só está dentro do cartucho corporativo e é adequado para um modelo de impressora específico. Você pode encomendar esta mistura de coloração apenas em grandes fábricas de produtos químicos de fabricantes conhecidos. Para a maioria das marcas (por exemplo, para a Samsung e outras), é impossível comprar material similar. No entanto, não há exceções sem regras: por exemplo, é bem possível adquirir um cartucho desse tipo para a OKI, Lexmark e Canon.
  2. Mais frequentemente, os especialistas em reabastecimento usam opções compatíveis. Mas aqui também é preciso olhar para a organização que oferece seus serviços: para as impressoras HP, Uninet, Katun, Colortek e Hi-Black estão fazendo isso. Muitos toners compatíveis são erroneamente chamados de universais.
  3. A opção mais injusta é toner falso. Externamente, a embalagem e o design serão uma cópia exata dos consumíveis originais, e no interior há um pó produzido em violação dos padrões prescritos ou até mesmo destinado a uma marca diferente.

Aqui estão algumas recomendações que ajudarão você a escolher um toner realmente de alta qualidade. Primeiro, preste atenção ao custo - se for muito baixo, então isso deve dar origem ao pensamento de uma farsa. A segunda regra: as opções compatíveis são melhor compradas de fabricante confiável de renome, em que a embalagem em si deve estar acima de todas as reclamações. Por exemplo, para uma impressora a laser Samsung, é melhor usar a Profiline e, para modelos HP (exceto HP - 436), o Hi-black é perfeito. O líder reconhecido é AQC (com embalagem americana).

 Toner HI-BLACK

Um toner bem escolhido garante uma impressão de alta qualidade e a possibilidade de até 5 recargas. Economizar no preço aqui pode não oferecer o melhor serviço.

O que você precisa saber sobre o cartucho a laser

O futuro "tanker" deve saber antecipadamente sobre a estrutura interna do cartucho. Isso pode ser feito usando as instruções anexadas à técnica. Normalmente, para todos os fabricantes, consiste em duas partes principais:

  • bunkerem que o corante é derramado;
  • compartimento para pó residual e coleta de lixo.
 Dispositivo de cartucho

Dispositivo de cartucho de impressora a laser

Existem 2 tipos de cartuchos para uma impressora a laser.No primeiro, o toner é carregado em um bunker em um buraco especialmente projetado. No segundo, não há tal "ajuda", e você tem que trabalhar um pouco para abrir o pote de lixo.

Como é o reabastecimento

Um evento similar é realizado em 2 etapas:

  • limpar o recipiente de lixo;
  • reabastecimento direto.

Limpeza de contêineres

Para o trabalho, precisamos de uma chave de fenda. O algoritmo de ações será o seguinte.

  1. Usando a ferramenta, desaparafuse os plugues laterais que prendem o gabinete.
     Removendo os plugues da caixa
  2. Delicadamente recuperar tambor fotossensível. Mantenha-o atrás das laterais ou da engrenagem - caso contrário, você poderá danificar a peça e ela se tornará inadequada para uso posterior. Photoval deve ser posto de lado e protegido do pó, coberto com uma folha de papel.
     Removendo o tambor
  3. O próximo passo é remover a parte emborrachada. eixo de carregamento (está localizado atrás do tambor fotossensível). Vale a pena puxar novamente, segurando os lados.
     Removendo o eixo de carga

  4. Agora você precisa desparafusar rodo (lâmina de limpeza).
     Remoção do rodo

  5. Continuamos a trabalhar com extrema cautela, sacudindo os restos de detritos e pó.
  6. Resta limpar as partes liberadas das partículas de sujeira.

Como você pode ver, todas as etapas de limpeza são realizadas com especial atenção e frugalidade. Se uma pessoa não possui essas qualidades, você nem deveria pensar em realizar um evento de forma independente.

Idealmente, todos esses trabalhos devem ser realizados em uma sala especial com boa ventilação de exaustão.

Processo de reabastecimento

Para começar, é necessário passar por um cartucho de "anatomia" de curta duração. Uma inspeção mostrará se há um orifício no dispositivo onde você pode encher o próprio toner. Se isto não for observado, você terá que desmontar completamente o cartucho e encher o toner no slot através do qual ele cairá ainda mais. eixo magnético.

  1. A tampa do funil magnético abre. Utilizando uma folha de papel A4 enrolada em funil, o pó de toner pré-cozido é vertido na tremonha.
     Bujão de bancada magnética
  2. É melhor deixar de 1,5 a 2 cm até a borda do cartucho - isso evitará o congestionamento da peça.
     Reabastecimento de toner
  3. A tampa é fechada, ambas as partes da peça são montadas e toda a instalação é realizada na ordem inversa.

Alguns modelos de impressoras a laser são equipados com cartucho com chips. Este item representa uma contagem de impressões. Você não deve tentar reabastecer esses cartuchos - o mais provável é que leve à falha de todo o dispositivo.Esta situação é completamente justificada, porque o contador "pensa" que seu recurso foi usado.

Redefinir informações (ou alterar o chip) ajudará em centros de serviços especializados.

Além do preto e branco "lazernik", há também modelos coloridoseles também, se necessário, preenchem os seus. Na fase de preparação, você precisará de toners das cores necessárias. O reabastecimento é realizado usando a mesma tecnologia, mas separadamente para cada cartucho colorido. Depois disso, é necessário imprimir uma página de teste e, se necessário, realizar as calibrações apropriadas.

 Toners coloridos

Toners a cores para recargas de cartuchos

Precauções de segurança

Qualquer toner é uma substância tóxica quimicamente perigosa. Use com extrema cautela. É importante tomar medidas especiais.

  1. Antes de começar o trabalho, coloque um roupão de trabalho ou outras roupas que você não se importe de se sujar. Nas mãos devem ser luvas de borracha. É aconselhável usar uma máscara respiratória especial ou atadura de gaze - isso reduzirá o risco de envenenamento.
  2. A sala em que você executará o processo de reabastecimento deve ser bem ventilada. Partículas individuais de pó de toner podem até penetrar através de uma máscara de gás.
  3. A mesa na qual a ação será realizada é coberta com uma camada protetora. Um jornal simples também é adequado como opção de orçamento.

 Ferramentas de recarga de cartuchos

Igualmente importante é o recurso de manipulação de detalhes da impressora a laser. Em média, você pode fazer o procedimento para recarregar o cartucho 5-15 vezes. No entanto, após cada terceiro procedimento, a restauração deve ser feita, ou seja, substituir os consumíveis que a exigem.

Em geral, é perfeitamente possível recarregar uma impressora a laser. Mas durante o evento, você precisa estar confiante em suas próprias habilidades e estudar cuidadosamente o manual para o seu próprio modelo. Caso contrário, não é possível falar sobre como salvar o serviço "faça você mesmo". É melhor fazer essa manutenção com as mãos de especialistas.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música