Como a impressora jato de tinta funciona
A invenção das impressoras a jato de tinta tornou possível obter impressões em cores sem sair de casa. E tão alta qualidade que até as impressões fotográficas têm uma resolução inerente às fotografias comuns. E o custo de tais dispositivos permite que você compre um futuro mini-laboratório em qualquer apartamento. O futuro usuário não será impedido de conhecer a estrutura e operação de uma impressora a jato de tinta.
Conteúdo
Como a impressão a jato de tinta
A descoberta, que mais tarde formou a base para a impressão a jato de tinta, foi descoberta pelo cientista francês Felix Savart em 1833. O fenômeno foi baseado no fato de que, quando gotículas de líquido passam por uma abertura minimamente estreita, elas terão o mesmo tamanho e textura.
Na prática, foi usado apenas em 1951. Laboratórios Siemensonde a mesma consistência de gotículas foi detectada no aparelho de medição de tensão. Uma década depois, os cientistas de Stanford apresentaram um método segundo o qual as gotas iguais e equidistantes caíam à superfície com a ajuda de uma carga elétrica. Assim, a tensão foi formada a partir deles, e as partículas não utilizadas com uma carga retornaram ao dispositivo coletor. Foi assim que a impressão a jato de tinta foi inventada.
Nos últimos dez anos, a tecnologia de jato de tinta impressionou com seu progresso. Se antes era uma impressão de textos coloridos, formas geométricas e logotipos simples, agora é realista imprimir imagens artísticas de alta qualidade em uma impressora a jato de tinta.
Todas as modernas impressoras jato de tinta - opções coloridas, preto e branco hoje simplesmente não produzem. E sendo coloridas, elas já estão divididas em classes:
- Cor;
- Foto.
No primeiro caso, o dispositivo opera no modo de quatro cores, e as fotos-unidades já usam seis ou mais cores.
O que tem dentro
Como é uma impressora a jato de tinta? O elemento principal é cabeça de impressão (na sua produção colocou 80% do preço do aparelho).É aqui que o corante entra, passando anteriormente pelos bicos. Não há motivo para preocupação, nada será derramado - os orifícios são muito pequenos e a própria tinta reterá a atração superficial. Diretamente sob os "buracos" há pequenas cavidades onde a tinta fluirá dos tanques.
Talvez uma solução quando a cabeça vem com o cartucho e, portanto, deve ser substituída por ele. E há opções em que as cabeças são instaladas no dispositivo sem a possibilidade de substituição.
A cabeça em si, junto com as ranhuras de tinta, é conectada carruagem. É essa parte que faz um movimento para frente e para trás através de uma folha de papel e garante que a tinta fique sobre ela.
O design da impressora é tal que depois de receber a folha de trabalho entra no compartimento de impressão. Além disso mover-se-á para dentro graças a um mecanismo especial que o empurra (o rolo move o motor). O papel será adicionalmente pressionado na folha com rolos especiais. Alguns dispositivos têm possibilidade de impressão duplex - neste caso, a impressão é executada simultaneamente nos dois lados de uma folha de papel.
Como uma impressora jato de tinta moderna
Impressoras trabalham com gotas de tinta microscópicas com várias cores.O princípio de operação de uma impressora a jato de tinta é semelhante às unidades de matriz, mas aqui, em vez de agulhas, são usados bicos, através dos quais a tinta vem em uma forma de gota em uma folha de papel. O tamanho de cada gota é de alguns décimos de micron de diâmetro (que é substancialmente mais fino do que um cabelo humano comum). Apenas sob um microscópio você pode ver muitos mini-pontos que compõem a imagem.
As gotículas entram no papel por extrusão. E aqui diferentes fabricantes usam diferentes tecnologias de impressão.
- Método térmico Nasceu nos anos 70 na Canon. Sua essência está no elemento microscópico, que está localizado nos bicos - pode instantaneamente aquecer até grandes regimes de temperatura. Isso contribui para a formação de bolhas de gás ejetando tinta. Hoje, a Canon e a HP estão trabalhando nesse método.
- Opção piezoelétrica com base no fato de que um piezocrystal está localizado acima do bocal. Quando uma corrente elétrica é aplicada a ela, ela começa a dobrar e puxa os diafragmas para trás. Maior pressão é criada, o que empurra uma gota no material.Este método formou a base para a criação de dispositivos da Epson.
Cada uma dessas tecnologias tem seus prós e contras.
- A termotecnologia está associada a altas temperaturas. Isto provoca a formação de uma camada de incrustação e contribui para a falha da cabeça de impressão.
- O elemento piezoelétrico é a opção mais barata e permite que você atinja altas velocidades em operação.
Qualquer impressora a jato de tinta tem suas desvantagens. O mais importante deles é o lento processo de trabalho e o alto custo de impressão. Outro ponto é o uso de papel fotográfico com um revestimento especial para impressão de fotos. Além disso, o cartucho tem um tamanho pequeno e, portanto, um recurso desvantajoso.
O último aspecto indica uma significativa manutenção cara do dispositivo. Assim, com uma mudança constante de cartuchos no strujniki, isso afetará significativamente o orçamento. No entanto, a saída foi encontrada - unidades de impressão com CISS.
Diferença entre cartuchos e CISS
Um dos principais elementos do jato de tinta é um dispositivo de cartucho, que tem em sua composição uma placa especial com elementos de impressão (uma cabeça com um chip) e um recipiente contendo tinta.
Cartuchos são divididos em dois tipos:
- Separadoem que apenas tintas monocromáticas são usadas (para a geração mais antiga de jatos de tinta).
- Combinado variantes em que existem três compartimentos contendo, por exemplo, tinta magenta, amarela e ciano.
A última opção é mais moderna, mas é usada para pequenos volumes de trabalho. Outra grande desvantagem é que, se uma cor secar, você terá que jogar fora toda a peça (mesmo que haja outras cores).
Para evitar isso, você pode usar o sistema de limpeza de bicos.
Mas a SPN, em sua essência, fornece fornecimento de tinta por gravidade". Um sistema com esses recursos consiste nas seguintes partes:
- compartimentos de tinta;
- tubos de tinta;
- microchips que são redefinidos automaticamente.
Como o ciss funciona? As membranas dos elementos piezoelétricos do cabeçote de impressão estão envolvidas aqui - durante a operação, uma descarga começa na parte do cartucho do CISP. Então começa o fluxo de tinta. O sistema é completamente selado e permite manter um nível constante de tinta.
As vantagens do CISS são que tal acessório reduz o custo de compra de cartuchos. Isso ajuda especialmente ao trabalhar com grandes volumes de impressão. A custo, é muito mais barato que os dispositivos laser a cores. CISS é muito fácil de instalar e usar - até mesmo um usuário iniciante pode lidar com isso. Mas você precisa saber sobre a pequena diferença entre os sistemas de cartucho e cápsula.
- Em sistema de cartuchos no lugar dos modelos originais de cartuchos, há constantes similares que têm um autochip, que dá sinais quando estão vazias.
- E em modelo de cápsula As cápsulas são colocadas nas “agulhas” de entrada da própria cabeça de impressão. Esta opção é fácil de manter - as cápsulas têm paredes transparentes e o usuário pode controlar o nível de tinta a qualquer momento.
Que tinta é necessária para uma impressora jato de tinta?
A tinta usada nos dispositivos pode ser dividida em grupos específicos. Nós damos as características de cada um deles.
- Solúvel em águaque pode ser facilmente dissolvido em água. No papel, eles são perfeitamente absorvidos pelas fibras e fornecem uma camada uniforme contínua. Isso garante excelente reprodução de cores. O mais comum é a tinta do tipo solvente.
- Pigmento A tinta é geralmente usada na impressão de interiores e na obtenção de fotografias. Eles são baseados em partículas sólidas - essas imagens não são lavadas com água, elas permanecem saturadas e brilhantes por um longo período de tempo. Mas também há desvantagens - tais tintas são muito mais caras e secam rapidamente nos nós das impressoras. Além disso, ao imprimir com esses materiais, não é possível obter alta resolução (isso é compensado com o uso de mais cores).
- Sublimação a tinta tem uma estrutura semelhante com pigmento (o escopo e as propriedades são diferentes). Essas tintas são usadas para transferir imagens para fibras sintéticas. Uma impressora com impressão por sublimação e papel especial (tipo de termotransferência) é usada para isso. É melhor instalar um CISS. Você precisa saber que a transferência para o tecido é realizada em temperaturas muito altas. Na vida cotidiana, você pode usar um ferro comum, mas para obter um resultado melhor, é necessária uma prensa térmica - nele o corante de sublimação entrará em um estado gasoso e permeará a superfície.
A impressora a jato de tinta é uma oportunidade interessante e excelente para obter ferramentas coloridas e fotográficas de alta qualidade. Essa aquisição é especialmente popular para artistas e fotógrafos. No entanto, antes de comprar é perguntar a si mesmo a pergunta: qual é a necessidade de tal dispositivo? E, claro, você deve conhecer sua estrutura interna e as possibilidades de trabalho - isso permitirá que você escolha a melhor opção para si mesmo.