O Sistema de Reconhecimento Facial de Washington Identifica Migrantes Ilegais
O reconhecimento facial por computador está firmemente incorporado na vida cotidiana. Recentemente, ficou claro que, em um dos aeroportos nos Estados Unidos, a tecnologia descobriu uma pessoa que estava prestes a entrar no país com um passaporte falso.
O incidente ocorreu no aeroporto internacional de Washington, o violador era um cidadão francês. Como regra geral, um passaporte francês fornece o direito de entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de um visto adicional. Esta condição pretendia aproveitar o "francês". A rede instalada no aeroporto revelou uma discrepância entre a aparência do homem e seu passaporte e foi informada pelas autoridades reguladoras.
Durante a investigação subseqüente, descobriu-se que, na verdade, o ilegal era um cidadão do Congo, que foi deportado dos Estados Unidos há vários anos sem o direito de obter um visto por 20 anos. Durante a busca, foi descoberto o passaporte do estado africano, que desta vez foi genuíno.
A fonte não revela a razão pela qual o homem precisava penetrar no território do país contrariando a lei. No entanto, o sucesso do uso do sistema de reconhecimento facial motivou a introdução de esquemas similares em todos os aeroportos do país em um futuro muito próximo. Atualmente, a tecnologia funciona em modo de teste apenas em Nova York e Washington.