Novo robô capaz de evoluir
Especialistas da Universidade da Noruega criaram um robô que pode se mover sobre quatro pernas em superfícies irregulares - areia, neve, gelo. O carro foi chamado DyRET.
Devido ao fato de que o DyRET é capaz de aprender com seus erros, ele rapidamente se adapta a novas condições. Estudando vários ângulos de inclinação, caindo e subindo, o sistema de inteligência artificial resume a informação. O banco de dados resultante é submetido a uma análise independente, após o qual é desenvolvida uma estratégia atualizada que é mais eficaz em uma área específica.
Depois que a nova superfície é dominada, começa a trabalhar na redução da intensidade de energia. Com uma bateria totalmente carregada, o robô se move intensamente, tomando passos largos e confiantes. Se a energia estiver acabando, os passos se tornam mais curtos, mas freqüentes.
Pode-se dizer que o robô DyREY é um modelo em evolução. Sua evolução ocorre no processo de estudar vários cenários e escolher o ideal.
O desenvolvimento de robôs capazes de evolução pode, às vezes, facilitar o trabalho de programadores que passam meses e anos atualizando modelos existentes.
Um modelo popular entre as máquinas de autoaprendizagem é o braço robótico da BAXTER. Ele pode agarrar objetos independentemente, independentemente do seu peso e forma.