Tornou-se possível detectar vazamentos de água nas comunicações com a ajuda de papel.
Especialistas da American University em Washington criaram um papel inteligente que pode conduzir eletricidade e é capaz de informar sobre vazamentos de água.
A complexidade da criação de instrumentos e tecnologias que identificam vazamentos de água está associada à complexa estrutura química da água. Todos esses métodos que existem no momento são muito caros para usar na vida cotidiana.
A abordagem fundamentalmente nova proposta por especialistas americanos é baseada no revestimento de papel com nano partículas especiais.
Papel com uma nanossensibilidade única, foi descoberto por acaso. Realizou um dos experimentos, que envolveu um revestimento com indicadores LED. Durante o experimento, uma gota de água caiu acidentalmente no papel. E imediatamente um dos indicadores falhou. A primeira reação dos cientistas foi o esmagamento de um experimento fracassado.No entanto, logo perceberam que, graças a esse descuido, eles eram os autores de uma invenção única - papel que reage ao ingresso de água.
O princípio de funcionamento de tal documento é o seguinte. Quando a água atinge a superfície, suas fibras se expandem. Tal expansão empurra os nanomateriais presentes no interior, a destruição das conexões elétricas ocorre, o indicador LED se apaga. A vantagem deste processo é em sua reversibilidade. Ou seja, assim que o papel seca, ele novamente se torna capaz de capturar as menores mudanças na umidade.
Tal invenção pode ser muito útil na produção. O papel é capaz de detectar um vazamento e sinalizá-lo para a sede através de uma rede sem fio. Ao mesmo tempo, não há necessidade de alterar o ciclo de produção devido a essa inovação - nanopartículas podem ser adicionadas a qualquer revestimento de papel que já esteja disponível.