Convectores elétricos de parede com termostato
Com o início do tempo frio, muitos proprietários começaram a procurar aquecedores adicionais para tornar a temperatura ambiente mais confortável. Para estes fins, os fabricantes produzem aparelhos modernos - montagem na parede convectores elétricos aquecimento com termostato, que rapidamente aquece quase qualquer ambiente até a temperatura ideal. Estas fontes de calor podem ser usadas como aquecimento principal e como auxiliar - o alcance em lojas especiais é muito impressionante. Eles são mais baratos ao ar livre ou convectores de chãoPara eles, não há necessidade de colocar canos ou outras comunicações: basta conectá-los à rede doméstica por uma tomada e aproveitar o calor.
Conteúdo
Recursos de design
Um convetor elétrico montado na parede difere de dispositivos de aquecimento similares na medida em que implementa o caminho mais simples da fonte de calor - o trocador de calor do produto - para o fluxo de ar que passa pelo alojamento. O design de qualquer eletrodoméstico é extremamente simples:
- habitação;
- Tena ou trocador de calor;
- termostato.
O processo de extração de calor dos elementos de aquecimento é o seguinte: no caso do convector elétrico de baixo e de cima, existem slots especiaisatravés do qual o ar frio entra, aquece, entra em contato com o trocador de calor, e o fluxo quente sobe pelas grades superiores até o teto e aquece a sala (para mais detalhes sobre o esquema de ação, veja o artigocomo funciona o convector elétrico).
Habitação
Aquecimento de convectores de parede são feitos de uma maneira especial, porque um lado está constantemente em contato com a parede: os cortes no topo sempre têm uma direção longe do eixo do corpo para criar um fluxo suave de ar. Os especialistas classificam os seguintes tipos de design do sistema de gabinetes do produto:
- corpo oco com base em uma chapa de aço fino com revestimento de esmalte;
- radiador com reforços, TEH são construídos em.
A primeira opção é o convector elétrico do modelo mais simples, onde a caixa serve como uma proteção comum do elemento de aquecimento ou do trocador de calor contra danos mecânicos. Tais dispositivos são leves, então eles são temporariamente instalados na parede e desmontados para o período de verão.
Na segunda versão, o produto não é praticamente diferente de um radiador de aquecimento central bimetálico de alumínio ou de moda. As costelas fornecem mais interação com o fluxo de ar. Tais produtos são mais econômicos, e seu design é considerado pelos especialistas como a melhor solução para tal instalação.
Trocador de calor
Do tipo de desempenho são distinguidos tipos de elementos de aquecimento:
- espiral de filamento de nicromo, aberto;
- Dez tipos de ar;
- trocador de calor em aço ou alumínio;
- Aquecedores de cerâmica.
De espirais abertas Fabricantes modernos de dispositivos como os convectores de aquecimento elétrico há muito tempo abandonaram - eles estão ativamente queimando oxigênio, e toda a poeira na sala queima, passando pelo convector, liberando substâncias nocivas.Não importa o quanto seja ventilado, sempre há um cheiro desagradável. Outras variantes das espirais diferem em diferentes tipos de isolamento de fluxo de ar, mas nem todas são usadas na construção do eletroconector montado na parede.
Permutadores de calor em aço e alumínio são utilizados em uma faixa mais ampla: devido à abundância de nervuras e placas de contato com o fluxo de ar é mais denso, o problema de queima de oxigênio ou poeira não é mais, desde o aquecimento do caso não é tão significativo.
Elementos de aquecimento cerâmicos - é uma construção sólida de aquecedores monolíticos com uma espiral interna (ela é inserida na cerâmica fundida). Juntamente com trocadores de calor de metal, eles formam um grupo ideal, que é instalado em um convector elétrico que funciona em uma sala onde as pessoas estão constantemente localizadas.
O sistema de controle, assim como toda a funcionalidade do convector, determina o custo final do produto, portanto, discutiremos os termostatos que ligam e desligam o produto, dependendo da temperatura da sala.
Variedades de termostatos
Reguladores de temperatura são emitidos tipo eletrônico e mecânico. Os convectores de parede da empresa líder neste campo, o NOBO da Noruega, estão equipados com vários termóstatos:
- Termostatos embutidos de um design fixo implantados no corpo do produto durante a produção, eles não podem ser substituídos por outros tipos, eles são caracterizados por controle mecânico manual.
- Termostatos embutidos removíveis tem ajuste manual. Este termostato vem com uma capa de convetor, mas se você desejar, os usuários podem remover um anel de fixação especial e instalar um tipo diferente de produto. Sensor térmico removível é diferente em que você pode instalar um programa específico para manter a temperatura ideal na sala. Esses edifícios originais da empresa norueguesa são vendidos em toda a Rússia, e é fácil adquiri-los para os usuários do interior da Rússia.
- Termostatos embutidos com controle de rádio. O convector elétrico e estes produtos são vendidos separadamente, mas os desenvolvedores organizaram um local para a instalação de um sensor térmico no corpo da unidade de aquecimento. Definir a temperatura ideal é feita manualmente e, em parte, por uma unidade de controle automático, tudo depende do desejo dos usuários.Você pode substituí-lo por um modo totalmente automático - para isso, você precisa adquirir uma unidade de automação.
Em termostatos de grau mecânico, uma placa é instalada com uma mola que imediatamente chama a temperatura do fluxo de entrada de ar: quando frio, os contatos fecham e o aquecimento de todos os elementos de aquecimento ou trocador de calor é iniciado e quando o ar quente entra, a placa se expande e os contatos abrem. A desvantagem é o fato de que você não será capaz de estabelecer a temperatura ideal exata - há sempre uma variação de até 5 graus. - Unidades de controle eletrônico Possuem configurações flexíveis e podem controlar a temperatura definida com precisão específica - reagem a qualquer alteração de temperatura de 0,1 ° C. Na saída e no trocador de calor, são instalados sensores que monitoram a temperatura do fluxo de ar e a potência do convector. O usuário pode definir um modo de operação aceitável e agendar o dia ou a semana. Para controlar vários convectores no apartamento ou em sua própria casa, conecte um controlador especial.
Naturalmente, o custo de convetores controlados eletronicamente é muito maiordo que os análogos com um termostato mecânico, mas a funcionalidade é muito mais extensa - uma temperatura confortável, o controle remoto permite que você altere os modos de operação do convector.
Modos de operação
Convectores de aquecimento elétrico com termostato tipo eletrônico podem ter os seguintes modos de operação:
- conforto, econômico e automático;
- anti-congelamento, isto é, temperatura não inferior a + 5 ° C;
- ionização de ar - esta é a saturação do fluxo de ar com íons carregados negativamente, este modo também funciona quando o trocador de calor está desligado;
- Reiniciar é a capacidade da eletrônica de restaurar todas as configurações após um desligamento;
- proteção contra capotamento (somente para versões de chão) - o produto é desligado imediatamente, para não causar incêndio;
- termostato eletrônico pode definir o programa para o dia ou semana de trabalho.
Modo de economia permite o uso mínimo de eletricidade quando modo conforto o modo de consumo de energia é um pouco maior, e os usuários podem aprender sobre as configurações automáticas do manual do usuário - eles estão definidosfabricante
Aquecedores modernos instalaram modo anticongelante ou a temperatura mínima na qual um convector pode ser usado. Este modo é usado naqueles edifícios onde é necessário manter uma temperatura constante acima de +5 graus para que as paredes não se molhem, e as janelas com vidros duplos funcionem corretamente.
Escolhendo um convector
Antes de comprar um convector elétrico, você precisa decidir onde pendurá-lo na parede para economizar espaço. Também é necessário determinar o objetivo prático:
- use-o como um aquecedor adicional para o aquecimento central durante o período de geadas severas;
- aquecimento sazonal do quarto, onde não há possibilidade de realizar aquecimento padrão;
- sistema de vários convectores para aquecimento permanente de uma casa particular.
Para a primeira opção, será suficiente adquirir o convector mais simples e fácil, com uma potência não superior a 2 kW, com um termóstato mecânico e um preço atraente. Os produtos desta classe funcionam com confiança, mas não podem fornecer uma temperatura estritamente especificada.
Instalar um convector não requer certas habilidades - qualquer usuário poderá aparafusar um parafuso na parede.
Para aquecimento instalações não residenciais qualquer tipo de convector elétrico com um termostato mecânico ou controle eletrônico vai fazer - tudo vai depender do estado do orçamento familiar, quanto dinheiro pode ser gasto em aquecer uma casa em uma aldeia onde ninguém mora constantemente.
Se você decidir todos os quartos em seu apartamento ou aquecer uma casa privada com aquecedores elétricos, então você precisará de vários convectores de parede, que serão com fãs dentro - para um aquecimento mais rápido do ar nos quartos. Eles devem estar com unidades de controle eletrônico para que um programador possa ser conectado a eles, que estarão envolvidos em ajustar o funcionamento de cada produto de acordo com um programa específico. Tal ajuste reduzirá significativamente o consumo de energia em geral.
A instalação aproximada de tal equipamento mostra-se na fotografia, mas fazer tudo segundo a ciência - convide especialistas do centro de serviços. Primeiro, eles farão as medições necessárias da tensão na rede doméstica, estabelecerãose os soquetes satisfazem os requisitos que serão impostos a eles e instalam os convectores no melhor local para aquecimento de alta qualidade da sala.
Vantagens e desvantagens do equipamento
Todos os modernos convectores elétricos, de parede ou de pavimento, possuem estas qualidades:
- não exigem custos significativos durante a operação;
- facilidade de instalação;
- controle conveniente - mecânico ou eletrônico;
- habilidades funcionais cumprem os requisitos de ecologia;
- segurança de uso.
Todos os convectores são seguros para crianças de qualquer idade: não têm cantos agudos, o corpo não aquece acima de +650C, portanto, é impossível se queimar.
Com trabalho ativo o oxigênio não é queimado e o ar da sala não está seco, como é o caso de outros aquecedores. Alguns modelos têm fonte de alimentação autônoma, garantindo o funcionamento do produto durante uma falta de energia de emergência. Comprar um novo controlador de temperatura não é difícil, porque o seu preço é baixo.
Não há dispositivos no mundo que tenham apenas qualidades positivas - os convectores elétricos também não são exceção à regra. A principal desvantagem é o aquecimento irregular de toda a sala, do chão ao teto, especialmente a uma altura de teto de 2,5 a 3 metros. Em casas onde há porões não aquecidos, ele é sentido imediatamente - um fluxo de ar mais frio se espalha pelo chão.
Os especialistas nos asseguram que os convectores do tipo parede são a opção mais aceitável para aquecer o espaço de vida das pessoas. Com a instalação e ajuste adequados da automação eletrônica, você sempre se sentirá confortável, mesmo quando houver geadas acirradas fora das janelas. Poder do produto é necessário selecionar para cada sala separadamente, levando em conta seu volume e perda de calor. O padrão é essa relação: 1000 watts por 10 metros quadrados. m, a altura do teto ao mesmo tempo - não mais do que 254 cm.Todos os convectores estão disponíveis em potência de até 3,5 kW - eles podem ser conectados a tomadas públicas.
Fabricantes populares
É muito difícil para o usuário fazer uma escolha ao comprar - há tantos aquecedores de fabricantes de todo o mundo no mercado que a cabeça está girando.Abaixo está uma lista dos fabricantes mais conhecidos, produzindo aquecimento de convectores de alta qualidade e ganhou uma boa reputação.
- NOBO- uma empresa da Noruega, é representada por uma ampla gama de aquecedores sob a forma de painéis. A temperatura pode ser ajustada opcionalmente - um termostato mecânico ou uma unidade eletrônica automatizada. Os desenvolvedores prestam muita atenção em proteger a tensão contra flutuações e operação a longo prazo do trocador de calor ou do elemento de aquecimento.
- NOIROT - Uma empresa da França, que no início dos anos 30 foi fundada por Jacques Noir. Ele tem experiência na criação de diferentes equipamentos climáticos, porque este ano a empresa celebrará 80 anos a partir da data do primeiro eletrodoméstico. O intervalo do modelo é representado por convectores com qualquer tipo de controle e vários contornos do corpo.
- Zanussi- Hoje, esta empresa italiana é considerada um fabricante mundialmente famoso de vários eletrodomésticos, e o fundador da dinastia, Antonio Zanussi, glorificou pela primeira vez uma oficina privada no distante ano de 1916, quando o pessoal de uma empresa jovem era apenas uma dúzia de pessoas. Hoje, os engenheiros da empresa concentram-se nos modelos mais procurados, garantindo sua alta durabilidade.
- Electrolux- O sueco Axel Wenner-Gren é considerado o fundador da mundialmente famosa Electrolux, ele inventou o primeiro aspirador europeu Lux 1, que pesava 13 kg, em 1912. Hoje, é uma marca global bem conhecida de eletrodomésticos, de refrigeradores a uma classe diferente de aquecedores, que são fabricados pelas subsidiárias regionais da empresa, portanto, suas características às vezes são bem diferentes umas das outras. A principal vantagem de todos os equipamentos domésticos da Electrolux e convectores elétricos de parede, incluindo o preço muito acessível para todos os setores da sociedade.